domingo, 28 de agosto de 2022

Campanha Agosto Verde 2022, em Campo Alegre - Alagoas

 
















Na manhã da última quinta-feira, 25 de agosto, foi realizado o VII Encontro Municipal da Educação Especial Inclusiva, no CESCA – Centro Social de Campo Alegre, em comemoração à Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, numa realização da Prefeitura de Campo Alegre e Secretaria Municipal de Educação. Tema deste ano – A diferença nos enriquece e o respeito nos une.

O objetivo desse evento é fazer com que os alunos se sintam acolhidos na forma de ampliar o olhar da sociedade para a verdadeira Inclusão, que deve ser vista como um direito e não como um dever. 

O secretário adjunto de educação, professor, Lucas Rinaldo deixou em sua fala, que a educação inclusiva é integrada nas escolas, de uma forma mais justa, participativa e igualitária para todos.

A palestrante, Ana Paula Narcíseo, pedagoga, psicopedagoga e mestra em Educação, abordou o tema: Os desafios da Educação Inclusiva: foco nas redes de apoio.

O prefeito do município de Campo Alegre, Sr. Nicolas Pereira fez usa da fala, enfatizando o apoio, cuidado e respeito que tem para com as pessoas com deficiência, ao incentivo na educação inclusiva.

A palestrante, Gleyce Maria dos Santos, psicóloga, explicou sobre o tema: Sexualidade e Deficiência.

Diretora, professora, Luzia Oliveira, pós-graduada em psicopedagogia – apresentou as experiências exitosas do Espaço Crer e Ser, do Distrito Luziápolis.

Diretora, professora, Ocione Alves, pedagoga, pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva – trouxe as experiências exitosas do Espaço Crer e Ser, do Povoado Pimenteira, Campo Alegre - AL.

A equipe de apoio da Escola Felizardo Souza Lima apresentou um poema – A diferença nos enriquece e o respeito nos une.

Agosto Verde simboliza a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceito. A comemoração tem por finalidade promover a integração das pessoas com deficiência, em todos os níveis sociais. Inclusão é aceitar e respeitar as diferenças, em prol de uma educação mais justa e igualitária.

Profissionais da educação, da saúde, da assistência social – dentre eles: Professores das salas de recurso, coordenadores, cuidadores, fisioterapeutas, psicólogos; Ramilson da Adefical – Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre; Claudionor Rocha; equipe SEMED – Secretaria Municipal de Educação; o prefeito, Sr. Nicolas Pereira e demais pessoas.

O encerramento ficou por conta da coordenadora da Educação Especial Inclusiva do referido município, professora, Gilvânia da Paz.

***A 1ª edição do Agosto Verde, nesta cidade, ocorreu em 2016, com a participação da rede municipal de educação, com uma série de apresentações durante o mês.