sábado, 11 de maio de 2013

Pessoa com deficiência ganha lei

 Pessoa com deficiência ganha leiRosinha da Adefal, deputada federal por Alagoas
 
Deputada Rosinha da Adefal articulou aprovação de lei agora sancionada

Por: DA REDAÇÃO
A presidente Dilma sancionou, sem nenhum veto, a Lei Complementar nº 142, de 08 de maio de 2013, que trata da diminuição do tempo de contribuição à Previdência Social e de idade para a aposentadoria da pessoa com deficiência.

A deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB), presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, abraçou o projeto e lutou pela sua aprovação.

No Senado, Rosinha participou das reuniões e mobilizou os senadores para conseguir a aprovação do PLP naquela Casa. Quando finalmente retornou à Câmara, a deputada lutou para conseguir a relatoria do projeto na Comissão de Seguridade Social, na qual foi aprovado rapidamente.

Após passar pelas três comissões (Seguridade Social e Família; Constituição, Justiça e Cidadania; Finanças e Tributação), a deputada, que é líder do PTdoB na Câmara dos Deputados, solicitou durante as reuniões de líderes a inclusão do projeto na pauta de votação do plenário. O projeto entrou na pauta da câmara por solicitação da parlamentar, que no dia realizou uma manifestação em prol do projeto com os demais deputados, entidades e associações.
 
 
 
FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

DICA DE SAÚDE: Saiba como os remédios agem no organismo e o jeito certo de tomá-los

Especialistas explicam quais as diferenças entre os tipos de medicamentos.
Ingerir remédios com leite ou bebidas alcoólicas não é indicado; entenda.

Do G1, em São Paulo

Para tudo, tem remédio. Mas são poucos aqueles que podem ser tomados por conta própria - pelo contrário, existem medicamentos que podem até criar outros problemas para a saúde se não forem consumidos do jeito certo, como alertou o farmacêutico Tarcísio Palhano no Bem Estar desta quinta-feira (9). Por isso, é importante ler a bula e seguir as orientações de intervalo e período de uso do remédio para que o efeito dele seja atingido.

Existem diversos tipos de apresentações dos medicamentos, cada uma com um efeito e objetivo. Por exemplo, existem os remédios de efeito rápido, que são os injetáveis, inaláveis ou comprimidos que dissolvem debaixo da língua. De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui, essas pílulas que ficam debaixo da língua podem ter o efeito praticamente igual ao de uma injeção e, por isso, são indicadas para tratar problemas agudos, que precisam de solução imediata. É o caso da insulina injetável, usada por diabéticos, ou dos comprimidos que dilatam as veias e resolvem problemas cardíacos.

Bem Estar - Infográfico sobre remédios (Foto: Arte/G1)

Há ainda os medicamentos agradáveis, como xaropes, em gotas ou mastigáveis. Segundo o farmacêutico Tarcísio Palhano, a indústria criou esses remédios com cor, cheiro e sabor para facilitar que eles fossem ingeridos, principalmente, por crianças e idosos. Por exemplo, os xaropes contra gripe, as vacinas em gotas e os suplementos para anemia de ferro mastigáveis são feitos dessa maneira.

Já os blindados são aqueles remédios em pó ou em gel que vêm dentro de cápsulas. Essa "proteção" é especialmente projetada para que esses medicamentos não se desfaçam antes de chegar ao órgão alvo - geralmente, o estômago ou intestino. No entanto, alguns são feitos assim porque seu conteúdo pode prejudicar a boca e as mucosas da garganta. Segundo o cirurgião Fábio Atui, os remédios para digestão, gripe ou até mesmo laxantes são desse grupo porque só se dissolvem no intestino.

Por último, existem os remédios de efeito local, como pomadas, cremes, emplastos e sprays. Geralmente indicados para problemas de ordem muscular ou de pele, eles são usados quando não há necessidade de espalhar a substância para todo o corpo. É o caso, por exemplo, dos emplastos de dor muscular, pomadas para herpes ou sprays antissépticos, usados em machucados.


Como tomar?
Os médicos explicaram também o jeito certo e seguro de ingerir os medicamentos. Por exemplo, tomar comprimidos com leite não é recomendável porque o pH relativamente alto da bebida pode diluir prematuramente o medicamento e até diminuir a absorção desses pelo organismo.


É preciso cuidado também com as bebidas alcoólicas - segundo o cirurgião Fábio Atui, a junção de álcool e remédio pode intensificar o efeito dos dois, o que pode ser perigoso para a saúde.

Em relação aos alimentos, o farmacêutico Tarcísio Palhano explicou que é importante ler a bula e prestar atenção na orientação do médico porque cada caso é um caso.

Em algumas situações, por exemplo, se ingerido junto com a comida, o medicamento pode ter sua absorção reduzida de 30% a 40% ou até mesmo ser inativado. Por isso, é fundamental seguir as recomendações de uso, especialmente em relação ao período indicado - não é recomendável suspender o remédio caso os sintomas comecem a desaparecer, o ideal é que ele seja tomado até o fim da prescrição médica.


Para quem tem alergia, é essencial também saber tudo o que pode ter dentro do remédio. Por exemplo, leite, clara de ovo, café e corantes são substâncias extremamente comuns nos medicamentos e, caso um alérgico consuma esse produto, pode ter um problema ainda maior do que já tem.

*O cirurgião Fábio Atui e o farmacêutico Tarcísio Palhano respondem perguntas enviadas pelos internautas. Confira!


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Jogador de futebol é assassinado a tiros dentro de ônibus em MT

Vítima foi seguida por suspeito após deixar casa noturna em Várzea Grande.
Jogador foi atingido com pelo menos três tiros e não teve chance de defesa.

Dhiego Maia Do G1 MT
Marquinhos foi assassinado após deixar casa noturna em Várzea Grande (Foto: Pedro Lima/ Olhar Esportivo)Jogador atuava no Mato Grosso Esporte Clube. Ele
foi atingido com pelo menos três tiros. (Foto: Pedro Lima/Olhar Esportivo)
 
Um jogador de 27 anos que disputou a edição 2013 da primeira divisão do campeonato estadual de futebol pelo Mato Grosso Esporte Clube foi assassinado com pelo menos três tiros dentro de um ônibus por volta das 05h deste sábado (11), em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.

De acordo com a Polícia Militar, Marcos Antônio Rodrigues, mais conhecido como ‘Marquinhos’, foi seguido até um ponto de ônibus por um suspeito após ter deixado uma casa noturna localizada no bairro Cristo Rei. Testemunhas relataram à polícia que o suspeito entrou no ônibus coletivo, localizou a vítima e, antes de atirar, gritou: “Você perdeu”.

Ao G1, o tenente-coronel da PM, Victor Paulo Fortes, afirmou que o jogador não teve chance de se defender e morreu na hora. “O suspeito não levou nenhum pertence da vítima e fugiu do local.

Passageiros que estavam no veículo serão ouvidos para tentarmos localizar o suspeito”, explicou o militar. Ainda segundo Fortes, o suspeito fugiu em um carro prata e, até o fechamento desta reportagem, nenhum suspeito foi localizado.

Jogador de futebol foi morto dentro de ônibus em Várzea Grande. (Foto: 4ºBatalhão da PM)Jogador de futebol foi morto dentro de ônibus em Várzea Grande. (Foto: 4ºBatalhão da PM)
 
Para a Polícia Militar, o crime tem características de execução. O corpo do jogador de futebol foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para a realização de perícia. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento do corpo de Marquinhos.

Amigos e profissionais do futebol de Mato Grosso ficaram surpresos com a morte do jogador. De acordo com o ex-técnico do Mato Grosso, Eduardo Henrique, o jogador era ‘reservado, tímido e de boa índole’.

“Nunca ninguém falou nada se ele tinha ou não inimigos”, afirmou o treinador.

Marquinhos atuava como atacante no Mato Grosso Esporte Clube desde 2008. Na edição 2013 do Mato-grossense de Futebol, ele jogou 10 partidas.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Netinho reage a tratamento, mas segue internado em estado grave

 Cantor Netinho

Febre foi cessada com auxílio de colchão e antibióticos, que foram trocados.
Cantor respira com ajuda de aparelhos, segundo boletim médico.

Do G1 São Paulo e Do G1 Bahia

O cantor Netinho permanece internado em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para onde foi transferido na madrugada da última sexta-feira (10). Segundo apurou o SPTV, ele reage bem ao tratamento, mas segue em estado grave. Os antibióticos foram substituídos por dois novos. A assessoria de imprensa do hospital informou, em boletim médico divulgado às 13h30 deste sábado, que o cantor respira com a ajuda de aparelhos, e apresentou "discreta melhora clínica e laboratorial."

Por volta das 12h deste sábado (11), a assessoria do artista informou que o quadro de febre alta de Netinho foi controlado. Ele estava acomodado em um colchão de água gelada para auxiliar no tratamento. O paciente está sendo atendido pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Raul Cutait e David Uip. Netinho está em tratamento por problemas vasculares no abdômen. Segundo sua assessoria de imprensa, o estado de saúde é grave, mas considerado estável.

Netinho chegou ao Hospital Sírio Libanês por volta das 3h20 de sexta-feira. Ele deixou a Bahia em um avião UTI, que pousou no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, por volta de 2h40.

Netinho passou 16 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança, em Salvador. Ele viajou acompanhado apenas da equipe do Sírio-Libânes. A família e seus assessores embarcam para São Paulo na manhã desta sexta.

O artista estava internado desde o dia 24 de abril por apresentar problemas vasculares no abdômen e precisou passar por cirurgia. No domingo (5), ele deveria receber alta para um quarto na unidade de saúde, mas continuou na UTI por apresentar uma hemorragia no fígado.

No mês passado, Netinho foi internado no mesmo hospital após sentir fortes dores na coxa direita, ficando seis dias na unidade. Na ocasião, o cantor foi diagnosticado com “lesão aguda no músculo ilíaco direito”, disse a assessoria de imprensa na época.

Conforme recomendações médicas, ele foi liberado no dia 23 de abril, mas precisou voltar ao hospital no dia seguinte porque sentiu, novamente, fortes dores no abdômen.


Diagnóstico
Segundo os médicos, Netinho deu entrada no hospital pela primeira vez após sentir dores durante atividade física, onde passou por uma biópsia hepática. Ele precisou voltar ao hospital porque sentiu fortes dores no abdômen. Uma complicação após a realização da biópsia hepática provocou um grande sangramento - um catéter através da artéria femoral para que o sangramento fosse contido.

Dr. Paraná, hepatologista, Jackson Noya, clínico geral, e Jorge Bastos, cirurgião (Foto: Ruan Melo/G1)Dr. Paraná, hepatologista; Jackson Noya, clínico
geral; e Jorge Bastos, cirurgião, falam sobre quadro do cantor. (Foto: Ruan Melo / G1)
 
Adenomas hepáticos
O hepatologista Raymundo Paraná explicou que adenomas hepáticos são lesões benignas do fígado, que são classificadas em três tipos diferentes: 1, 2 e 3. Segundo Paraná, os adenomas hepáticos são, na maioria das vezes, causados por uso de hormônio e aparecem mais em mulheres. O diagnóstico em homens, de acordo com o hepatologista, é muito raro.

"Normalmente, [os adenomas hepáticos] são mais encontrados em mulheres que usam contraceptivo oral, muito raramente em homens, porque esse tipo de adenoma, que é o mais comum, se associa ao uso de hormônios femininos. Normalmente, é uma lesão no fígado que é benigna. Muito raramente sofre malignização. Em homens, o adenoma é muito raro. Hoje se torna um pouco mais comum em função de algumas práticas na academia, por exemplo, onde se faz uso de medicamentos com testosterona. Não estou dizendo que seja o caso do paciente, é importante dizer isso. O adenoma em homens é um caso de absoluta exceção", afirmou.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mães de jovens com dislexia lutam por educação adequada ao transtorno

Dislexia é um transtorno de aprendizagem de causa neurológica.
Alexandra e Augusta promovem eventos e batalham por aprovação de lei.

Vanessa Fajardo Do G1, em São Paulo
Maria Augusta e Ricardo (lado esquerdo) e Alexandra e Anna Lia (direito) (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)Maria Augusta e Ricardo (lado esquerdo) e Alexandra e Anna Lia (direito) (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)
 
A economista Maria Augusta Pacheco Ranhada Gil, de 50 anos, e a psicopedagoga Alexandra Amadio Belli, de 45 anos, diagnosticaram a dislexia nos filhos adolescentes ainda quando eles eram crianças. Foram anos de estudo até entender - e aceitar - como este transtorno de aprendizado de origem neurológica iria afetar a vida de seus filhos. Os disléxicos têm mais dificuldade para ler, interpretar e escrever pois não conseguem ligar os sons às palavras. Geralmente a dislexia é identificada durante a alfabetização e pode ser confundida com déficit de atenção (TDAH).

O distúrbio é diagnosticado por uma equipe multidisciplinar (fonoaudiólogo, neurologista, psicólogo e psicopedagogo) e tem relação com a herança genética. O problema sensibilizou tanto Maria Augusta e Alexandra que mais do que mães de Ricardo Augusto Gil, de 16 anos, e Anna Lia Bellli, de 15, elas se engajaram à causa, mesmo sem estar afiliadas a qualquer associação, e se tornaram defensoras dos disléxicos.

Alexandra foi professora do filho de Maria Augusta. Por conta da dislexia dos filhos as duas se aproximaram e se tornaram amigas. Juntas, elas costumam organizar eventos e palestras e criar espaços para falar sobre o tema. Paralelamente, encabeçam a batalha de conseguir aprovar um projeto de lei no estado de São Paulo que garante direitos aos estudantes disléxicos da rede pública. O projeto está sendo redigido por uma equipe multidisciplinar e ainda precisa seguir para votação.

Quem tem dislexia fica à margem, é discriminado, mas a pessoa não tem problemas cognitivos. São personagens brilhantes que perdem a oportunidade de se desenvolver"
Alexandra Belli,
psicopedagoga e mãe de Anna Lia
 
Enquanto o projeto de lei não é aprovado, as duas não se cansam de reivindicar direitos dos filhos nas escolas onde estudam. Os pedidos nunca são isolados, e quando concedidos, beneficiam todos os estudantes com problemas de déficit de atenção da escola. Elas costumam 'brigar' para que a escola seja mais flexível na correção de determinada avaliação, dê mais tempo para os filhos fazerem as provas ou, ainda, forneça as fórmulas em uma folha anexa para um exame de física, por exemplo.

"Queremos contagiar e fazer com que as pessoas percebam a dislexia. Quem tem dislexia fica à margem, é discriminado, mas a pessoa não tem problemas cognitivos. São personagens brilhantes que perdem a oportunidade de se desenvolver", diz Alexandra, que também se diz disléxica, apesar de não ter o diagnóstico.

Anna Lia e Alexandra (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)Anna Lia e Alexandra estudam juntas (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)
 
O apoio das mães
A filha de Alexandra, Anna Lia também tem transtorno de déficit de atenção (TDHA) que foi diagnosticado antes da dislexia. Alexandra conta que percebeu que a filha poderia ser disléxica quando lia com ela percebeu que a garota não conseguia ler uma determinada palavra (ela não se lembra qual é) durante todo o livro. Por dois anos, Anna Lia teve acompanhamento de professores particulares de português e matemática. Está no 2º ano do ensino médio, nunca repetiu um ano, mas às vezes pega uma recuperação. Sempre tem o respaldo da mãe.

"Eu vou estar por trás dela por pior que seja seu fracasso. O que me importa é o seu esforço, cobro para que faça o melhor, sabemos o sacrifício, exigir nota alta é absurdo", afirma Alexandra. Anna Lia reconhece o apoio da mãe. "Se não fosse minha mãe, eu já teria repetido algum ano. Ela me ajuda a estudar, a decorar a matéria, fazer resumo e sempre procurou ajuda."

Alexandra acompanha de perto o desenvolvimento da filha porque é psicopedagoga e tem conhecimento técnico sobre o distúrbio. Escreveu sobre TDHA na teste do mestrado e depois a transformou em livro. No entanto, segundo ela, nos demais casos o ideal é que os pais apenas administrem a evolução dos filhos de longe, contratem professores particulares quando necessário, entre outros ações, mas não se envolvam diretamente em sua vida escolar.

Ele é muito responsável e dedicado. Falo sempre que tenho muito orgulho de ele ser disléxico, porque eu me tornei uma pessoa mais sensível e solidária"
Maria Augusta Gil,
economista e mãe de Ricardo
 
Ricardo não costuma falar sobre dislexia na escola, mas diz que tem o respeito dos colegas, e admira o interesse da mãe pela causa. "Acho muito bom, conheço mães com filhos disléxicos que não fazem nem um terço do que ela faz. O problema é a falta de informação. Minha mãe busca assistência para que eu possa ir bem no colégio. Se não fosse por ela, teria repetido e talvez nem soubesse que tenho dislexia."

Cursando o 2º ano do ensino médio, Ricardo diz que sua maior dificuldade é em ciências exatas, apesar de a maioria dos disléxicos ter mais problemas com humanas por conta da dificuldade de leitura e interpretação. "Eu me cobro muito porque cada um tem de buscar o melhor naquilo que faz. É muito frustrante quando você estuda, não consegue interpretar a prova e acaba errando o exercício", diz o jovem.

Maria Augusta e Ricardo (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)Maria Augusta e Ricardo que cursa o 2° ano do
ensino médio (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)
 
Maria Augusta se emociona ao falar do esforço do filho, a quem considera "herói" "Ele é muito responsável e dedicado. Falo sempre que tenho muito orgulho de ele ser disléxico, porque eu me tornei uma pessoa mais sensível e solidária. É necessário se despir de preconceitos, há uma dificuldade de assumir a dislexia porque a sociedade é muito competitiva."

Outro resultado do esforço de Alexandra e Maria Augusta tem data marcada: dia 8 de junho, das 13h às 17h30, no Centro Cultural da Índia (Alameda Sarutaiá, 380, Jardim Paulista, São Paulo). Haverá a exibição do filme indiano "Como Estrelas na Terra", que retrata a história de uma família cujo filho é um garoto disléxico. Após o filme, haverá um debate. A entrada é gratuita, mas é necessário se inscrever pelo telefone (11) 3258-7568 ou e-mail comunica@dislexia.org.br.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Júri crê em homicídio, mas absolve réus por morte de PC Farias e Suzana

Juiz Maurício Breda leu sentença e pediu que irmão de PC seja denunciado.
Jurados descartaram hipótese de suicídio em crime ocorrido em 1996.

Rosanne D'Agostino* Do G1, em Maceió
 

O júri popular do Tribunal do Júri do Fórum de Maceió decidiu absolver os quatro seguranças acusados pela morte de Paulo César Farias, o PC Farias, e da namorada, Suzana Marcolino, crime ocorrido em 1996. A sentença foi lida em plenário nesta sexta-feira (10), após cinco dias de julgamento.

A plateia aplaudiu o resultado, e os familiares agradeceram a Deus. O juiz Maurício Breda pediu que o irmão de PC Farias, Augusto, seja denunciado por corrupção ativa.

PC Farias e Suzana Marcolino foram encontrados mortos em uma casa de Praia de Guaxuma, Alagoas, em junho de 1996.

Geraldo chora abraçado a parente após leitura da sentença. (Foto: Jonathan Lins/G1)José Geraldo chora abraçado a parente após leitura da sentença. (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
Estava com a consciência tranquila"
Reinaldo Correia de Lima Filho, policial militar
 
O veredicto foi por maioria. Os jurados entenderam que houve o crime de duplo homicídio, e não de suicídio, como queria a defesa.

Os jurados entenderam também que três dos seguranças tinham o dever legal de impedir o crime, e podiam tê-lo feito, mas não deveriam ser condenados por omissão. "Eles foram absolvidos por clemência", afirmou o juiz.

Os policiais Adeildo Costa dos Santos, Reinaldo Correia de Lima Filho, Josemar Faustino dos Santos e José Geraldo da Silva, então seguranças de PC Farias, foram acusados de duplo homicídio triplamente qualificado por não terem impedido as mortes.

Durante a leitura da palavra "absolvidos", os familiares dos réus comemoraram no plenário, e José Geraldo ajoelhou-se em frente ao banco dos réus. Ao final, muitos aplausos.

Os réus se abraçaram e choraram no plenário. Reinaldo disse que esperava o resultado. "Estou aliviado e dever cumprido. Estava com a consciência tranquila", disse.

Augusto farias é a terceira testemunha a depor nesta terça-feira. (Foto: Jonathan Lins/G1)Augusto Farias, irmão de PC Farias, deverá ser denunciado por corrupção ativa contra delegados; ele chegou a ser apontado como mandante dos crimes e teria oferecido propina a delegados do caso (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
 
Denúncia contra irmão de PC Farias
A sentença foi lida no plenário do Fórum de Maceió às 21h pelo juiz Maurício Breda, que decidiu pedir que o irmão de PC Farias, Augusto César Farias, seja denunciado pelo crime de corrupção ativa.

Breda informou que vai encaminhar ao Ministério Público uma gravação de dois delegados que, no júri, acusaram Augusto de ter oferecido propina para que ele não fosse investigado, por meio de um jornalista, em 1999.

Augusto chegou a ser apontado como mandante das mortes, mas o inquérito foi arquivado pelo Supremo Tribunal Federal por falta de provas. Ele tinha foro privilegiado. "Não há como ter operado a prescrição pela prática do crime de corrupção ativa", afirmou o magistrado.

O advogado José Fragoso Cavalcante afirmou estar "satisfeitíssimo" com o veredicto, e o promotor Marcos Mousinho anunciou que vai recorrer. "Os réus reconheceram que houve um duplo homicídio. Reconheceram que os réus foram autores por omissão", afirmou.

(*Com reportagem de Carolina Sanches, Fabiana De Mutiis, Michelle Farias e Rivângela Gomes, do G1 AL)

Último dia de júri: debates
Durante os debates no quinto e último dia de julgamento, Promotoria e advogados confrontaram versões sobre a morte do casal e as duas perícias divergentes apresentadas ao longo das investigações.
Primeiro a falar, pelo Ministério Público, o promotor Marcos Mousinho pediu a condenação e afirmou que os policiais, então seguranças de PC Farias, tinham a obrigação, "por lei", de impedir as mortes. Em vez disso, entraram numa "trama" para dizer que houve um suicídio.

10/5/2013 - Promotor Marcos Mousinho lê conclusão do arquivamento (Foto: Jonathan Lins/G1)Promotor Marcos Mousinho fala ao júri (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
Em seguida, o advogado José Fragoso rebateu a tese afirmando que se trata de "ficção" pensar que Suzana não matou PC Farias e cometeu suicídio em seguida.

"Estou fazendo o possível para evitar uma injustiça contra esses quatro inocentes", afirmou. "Fizeram tudo para transformar os dados da vida real numa ficção", concluiu.

10/5/2013 - José Fragoso lê trechos de um livro que afirma a possibilidade de falha no método de medição dos ossos (Foto: Jonathan Lins/G1)O advogado José Fragoso lê trechos de um livro
que afirma a possibilidade de falha no método de medição dos ossos (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
Ele mostrou parecer do Ministério Público Federal pedindo o arquivamento do inquérito contra o então suspeito pelas mortes, o irmão de PC Farias, Augusto, que foi seguida pelo Supremo Tribunal Federal.

 
Entenda o caso
PC Farias foi tesoureiro de campanha do ex-presidente Fernando Collor de Mello em 1989 e, à época do assassinato, respondia em liberdade condicional a diversos processos, entre eles sonegação fiscal, falsidade ideológica e enriquecimento ilícito. Ele foi encontrado morto ao lado da namorada na casa de praia de sua propriedade.

Os PMs que o encontraram eram responsáveis pela segurança particular de PC Farias.

Segundo a Promotoria, eles agiram por omissão, porque estavam presentes na cena do crime, mas relataram não ter ouvido os tiros e não impediram as mortes.


4º Dia
Na quinta-feira, 4º dia de júri, os réus deram sua versão sobre o crime. Dois deles apontaram Suzana como autora do assassinato de PC Farias.

8/5/2013 - Réus, PMs acompanham o 3º dia de júri (Foto: Jonathan Lins/G1)Réus, policiais militares acompanham júri (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
O primeiro a ser interrogado foi Adeildo Costa dos Santos, 51 anos, policial militar desde 1981. Ele disse "por tudo que foi apurado até agora, eu não tenho dúvida que foi dona Suzana".

José Geraldo da Silva, 50, policial reformado que hoje atua na segurança da filha de PC, Ingrid, afirmou o que acha ter ocorrido: "Tenho certeza que ela matou e se matou". "Da minha consciência, da primeira perícia", completou. "Com certeza [sou inocente]."

O terceiro a falar foi Josemar Faustino dos Santos, 49, conhecido como Dudu, disse que ajudou a arrombar a janela no quarto onde estava o casal. "Se arrombar a janela for crime, cometi um grande crime", afirmou o réu.

Reinaldo Correia de Lima Filho, 50 anos, que é policial militar, também negou envolvimento no crime. O réu disse ser inocente, mas que não tem a quem atribuir os fatos da denúncia.

9/5/2013 - O médico-legista Daniel Muñoz contesta primeira hipótese dos peritos e faz demonstração do uso da pistola (Foto: Jonathan Lins/G1)O médico-legista Daniel Muñoz contesta primeira
hipótese dos peritos e faz demonstração do uso do revólver (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
Confronto de perícias
Também na quinta, peritos que contestaram, em 1996, o laudo inicial sobre as mortes de Paulo César Farias e Suzana Marcolino afirmaram ser impossível ela ter cometido suicídio.

A equipe do médico-legista Badan Balhares concluiu que Suzana matou PC Farias e se suicidou em seguida. Mas, após ser contestado pelo legista George Sanguinetti, uma nova perícia foi feita, concluindo que o casal havia sido assassinado (Veja dúvidas sobre os dois laudos).

O legista Daniel Muñoz, da USP, que exumou o corpo de Suzana, afirmou que os vestígios encontrados nas mãos de Suzana estavam nas palmas. "Só tem uma saída. Ela estava com as mãos em volta da arma. É uma posição de defesa", afirmou.


3º Dia
Na quarta, terceiro dia de julgamento, o médico-legista Badan Palhares e outros peritos de sua equipe prestaram esclarecimentos e reafirmaram que Suzana Marcolino matou PC Farias, deixando uma mensagem de despedida, para, em seguida, cometer suicídio.

"Como perito, o local de crime define, por si só, que aquilo é um homicídio seguido de suicídio", disse. Ele chefiou a equipe de peritos que fizeram o primeiro laudo sobre as mortes. “Hoje não tenho nenhuma dúvida”, afirmou. “Absolutamente nenhuma.”

Badan mostra instrumento utilizado para identificar a trajetória da bala (Foto: Jonathan Lins/G1)Badan mostra instrumento utilizado para identificar a trajetória da bala (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
Ao todo, dez pessoas foram ouvidas na sessão, entre elas, a irmã de Suzana: "Ela jamais se mataria", disse Anna Luiza aos jurados.

Badan, que não concedeu entrevistas antes do julgamento, apresentou em slides um resumo de todo o procedimento de perícia realizado na casa de Guaxuma, onde os corpos foram encontrados. Ele afirma que tudo comprova a tese apresentada: Suzana matou PC Farias e, em seguida, cometeu suicídio.

8/5/2013 - O legista José Lopes depõe sobre a morte de PC Farias e de sua namorada (Foto: Jonathan Lins/G1)O legista José Lopes fala sobre laudo de morte de
PC Farias e Suzana (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
O perito José Lopes da Silva Filho, que fez a necropsia nos corpos, disse que a altura da vítima não interfere na conclusão a que chegou a equipe de perícia em 1996.

O perito disse que o disparo que atingiu PC foi à distância e o de Suzana foi próximo.
Segundo ele, a bala passou por três pontos, por isso, foi possível se chegar à trajetória exata. Segundo o Lopes, não há “nenhuma dúvida”, de que foi um homicídio seguido de suicídio e que Suzana estava sentada na cama, com joelhos dobrados e tronco inclinado para frente.

Dois delegados que atuaram nas investigações da morte negaram as acusações do irmão do empresário, Augusto Farias, de que teriam feito uma proposta para livrá-lo do processo. Um deles disse, no entanto, ter recebido uma proposta de suborno de um jornalista com o mesmo intuito, que foi gravada.

Anna Luiza Marcolino fala na condição de declarante no Fórum de Maceió. (Foto: Jonathan Lins/G1)Anna Luiza Marcolino fala na condição de declarante no Fórum de Maceió (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
A irmã de Suzana Marcolino, Anna Luiza Marcolino, afirmou que nunca viu a arma que teria sido usada para matar PC e a namorada. "Ela jamais se mataria", disse. "

Ela também pediu que a defesa tome cuidado com as palavras usadas para se referir a Suzana, porque "nenhuma mulher aceita ser chamada de prostituta, ainda mais quando não é". "Ela não pode ser condenada porque era uma jovem que gostava de viver e acreditava nas pessoas”, afirmou.

Eônia Pereira fala sobre patrimônio de Augusto Farias em depoimento. (Foto: Jonathan Lins/G1)Eônia Pereira fala sobre patrimônio de Augusto
Farias em depoimento. (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
Antes, falou Eônia Pereira, ex-cunhada de PC Farias, primeira testemunha convocada pelo juiz Maurício Breda. Ela e os peritos foram chamados para falar como declarantes. Por isso, não prestaram juramento e não estavam obrigados a falar a verdade.

Ela afirmou que não se dá bem com Augusto Farias e que PC Farias “bancava caprichos” dos irmãos. Segundo Eônia, o patrimônio de Augusto aumentou "substancialmente" após o crime.

Suzana sempre sonhou alto. Acho até que ela pagou um preço muito alto pelo sonhos"
Zélia Maciel, prima de Suzana Marcolino
 
Augusto Farias chegou a ser apontado como suspeito de ser mandante da morte do irmão. Nesta terça, quando foi ouvido como testemunha de defesa no júri, ele voltou a negar as acusações e disse que “nunca imaginou” que um dia seria apontado como suspeito. Então deputado federal,  Augusto não foi processado pelo crime. O inquérito contra ele foi arquivado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falta de provas.

No 3º dia de júri, também foi ouvida a última testemunha de defesa, a prima de Suzana Marcolino. Zélia Maciel de Souza afirmou que foi comprar a arma do crime com a namorada de PC Farias e que Suzana falava que iria se casar com o empresário. “Suzana chegou pra mim e disse que ia casar e que eu ia ter uma surpresa porque era com um homem muito rico”, disse a testemunha. “Suzana sempre sonhou alto. Acho até que ela pagou um preço muito alto pelo sonhos.”


2º Dia

No 2º dia de júri, 13 testemunhas prestaram depoimento no Fórum de Maceió, entre elas, o irmão do empresário, Augusto César Cavalcante Farias, que disse acreditar na hipótese de crime passional no caso. Ele  também afirmou que nunca imaginou que seria apontado como mandante dos assassinatos. Já a suposta amante de PC Farias, Cláudia Dantas, confirmou que eles se encontravam. Ao final, a filha de PC Farias, Ingrid, disse ter ouvido do pai que ele queria romper o namoro com Suzana Marcolino.


“Naquela cena você começa a desconfiar de tudo e de todos. Os seguranças estavam lá, até que prove o contrário, eram de confiança”, disse Augusto Farias. “Depois de toda a apuração é que nós nos convencemos [de que era um homicídio seguido de suicídio].”

Sobre as acusações de que ele teria mandado matar o irmão, Augusto disse que foi apontado porque foi o primeiro a chegar à cena do crime. Ainda segundo Augusto, PC disse que deixaria Suzana Marcolino para tentar um relacionamento com Cláudia Dantas.

7/5/2013 - Claudia Dantas, suposta amante de PC, diz ao júri que eles tiveram encontros (Foto: Jonathan Lins/G1)Claudia Dantas, suposta amante de PC, diz ao júri
que eles se encontravam (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
 
'Encontros'
Ouvida na sequência, Cláudia, apontada como a pivô do namoro entre PC e Suzana, afirmou aos jurados que teve três encontros com o empresário e que, na noite do crime, ele disse a ela que terminaria com Suzana Marcolino. A testemunha disse ainda que havia recebido um ramalhete de flores de PC Farias.

A primeira a depor foi Milane Valente de Melo, que era namorada do irmão de PC Farias, Augusto, à época do crime. Ela afirmou que teve contato com o empresário apenas algumas vezes e que não próxima de Suzana Marcolino. Segundo ela, Augusto achava que Suzana estava interessada no dinheiro do irmão e foi apresentada a ele na cadeia.

7/5/2013 - Ingrid Farias foi a última testemunha a depor no segundo dia de julgamento do caso PC Farias. (Foto: Jonathan Lins/G1)Ingrid Farias, filha de PC Farias, foi a última a
depor no segundo dia de julgamento do caso PC Farias. (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
Arma
Também foram ouvidos Monica Aparecida Rodrigues Calheiros e o marido, José Jefferson Calheiros de Medeiros. Ela vendeu uma arma para Suzana Marcolino. Segundo ela, na época, “em qualquer esquina se achava venda de arma” e ela vendeu a arma por R$ 250 para que a ex-namorada de PC praticasse tiro. Segundo o juiz, lendo os autos, a arma foi vendida por R$ 350 e paga com um cheque. “Ela foi lá pra comprar a arma e pediu para testar”, afirmou a testemunha.

Última a prestar depoimento, Ingrid Farias, filha de PC Farias, disse que tinha 14 anos quando perdeu a mãe e 16 anos quando perdeu o pai. Morando na Suíça à época, ela diz que conheceu Suzana Marcolino e que, pouco antes do crime, ouviu do pai que ele “queria acabar porque não estava muito feliz”.


1º Dia
Na segunda (6), cinco homens e duas mulheres foram os escolhidos para compor o Conselho de Sentença do júri popular.

Duas testemunhas prestaram depoimento. Leonino Tenório de Carvalho, que hoje é jardineiro na casa da praia, afirmou que não permaneceu no local na noite do crime e que somente viu os corpos pela manhã.

Militares acusados no caso PC Farias demonstram cansaço ao final do primeiro dia de júri. (Foto: Jonathan Lins/G1)Policiais militares acusados no caso PC Farias
demonstram cansaço ao final do primeiro dia de júri (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
A testemunha disse que ele, o garçom e os seguranças arrombaram a janela do quarto onde o casal estava e que chegaram a mexer no corpo de PC, mas não no de Suzana. Ele afirmou ainda que, dias depois do crime, o colchão foi queimado porque já estava exalando odor.

Em seguida, o garçom Genival da Silva França falou por três horas. Ele afirmou não ter ouvido os disparos, mesmo tendo dormido na casa do caseiro. Ele serviu o jantar a PC Farias, o irmão Augusto Farias com a namorada 'Milene', e Suzana Marcolino. O funcionário disse também que presenciou mais de uma briga entre PC e Suzana.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

MENSAGEM DE REFLEXÃO: Par perfeito

PAR PERFEITO

 

Era uma vez um anjinho muito distraído chamado AMOREL, que recebeu uma incumbência de Deus: 

- AMOREL, acabo de inventar os humanos. Eles estão classificados como homem e mulher, cada um tem seu par e já estão todos alinhados de par em par. Pegue esta bandeja de humanos e leve para que eles habitem a Terra. 

AMOREL ficou contente pois, há muito tempo, o Senhor não o chamava para tão nobre trabalho. O anjinho pegou a bandeja e ao virar uma esquina lá no céu, trombou com uma anjinha chamada AMANDA. 

A bandeja voou longe, e todos os casais de humanos se misturaram. 

AMOREL e AMANDA ficaram desesperados e foram contar para Deus o ocorrido e o Senhor falou:

- Vocês derrubaram, vocês juntarão! Porém, parece que Deus se esqueceu que os anjinhos eram distraídos. E é por isso que a cada dia os casais se juntam e se separam. Os dois anjinhos, trabalham incessantemente para que os casais originais se encontrem. 

O trabalho é muito difícil, tanto é, que por muitas vezes eles juntam casais errados, pois os humanos espalhados ficam inquietos e cobram o serviço dos anjinhos, o tempo todo. Quando os humanos se mostram muito desesperados, os anjinhos unem dois desesperados, mas logo depois percebem o engano e os separam, e por muitas vezes, esta separação é brusca, pois não se tem tempo a perder. 

Recebi um bilhete dos dois anjinhos e vou mandar pra você agora.

"Se você é um humano, queremos pedir desculpas pela nossa distração, pois errar não é só humano! Estamos trabalhando com empenho, porém, sempre contando com a ajuda de vocês. Não se desesperem mas também, não se isolem. 

Tentem se mostrar realmente, quem é cada um de vocês, pois a medida que cada um mostrar o que é de verdade, vai tornar o nosso trabalho mais fácil. Aproveitamos a oportunidade, para nos desculpar pelas separações abruptas, sabemos que elas geram muito transtorno, mas se nós o separamos de alguém, é porque em algum canto vimos alguém bem mais parecido e por isso precisamos isolá-los para facilitar o encontro." 



(AUTOR DESCONHECIDO)

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Em tratamento, noiva com câncer se casa dentro de hospital em Manaus

Celebração aconteceu na manhã desta sexta-feira (10).
Jovem de 27 anos conta que já enfrenta a doença há um ano.

Do G1 AM
Francilva Almeida Leite momentos antes da cerimônia (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)Francilva Almeida Leite momentos antes da cerimônia (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)
 
História marcada por força e superação. Foi assim, com relatos de esperança e fé, que a noiva Francilva Almeida Leite, de 27 anos, e o motorista Iraúna Macedo Guimarães, 38 anos, se casaram na manhã desta sexta-feira (10), dentro de um hospital em Manaus. O local escolhido para a cerimônia foi a sede da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), localizada na Zona Centro-Oeste, onde ela diariamente faz tratamento contra um câncer no fígado. Dentro de um mês ela deve passar por cirurgia.

A cerimônia foi celebrada pelo padre João Bergamasco no ambulatório da FCecon e, além da presença de familiares e amigos da família, teve a participação de funcionários, pacientes e voluntárias do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), organização que teve a iniciativa de realizar o casamento.

Os noivos estão juntos há cerca de nove anos e têm três filhos de 3, 5 e 7 anos. Eles contam que se conheceram quando trabalhavam no Centro da cidade, em lojas vizinhas e acabaram se aproximando. Há um ano, Francilva, de 27 anos, descobriu que estava com câncer e, desde lá, enfrenta a doença com determinação. E, segundo a noiva, a decisão da oficialização do matrimônio veio após a descoberta da doença.


"Escolhi a Fundação, porque aqui é um local especial nessa fase da minha vida. Acabei criando um vínculo com os funcionários e membros do Gamma. Como eu e o Iraúna [noivo] estamos juntos há tanto tempo, uni o útil e o agradável e decidi compartilhar esse momento com o pessoal da Fcecon", contou.

Noiva se emociona durante cerimônia de casamento realizada em hospital (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)Noiva se emociona durante cerimônia de casamento realizada em hospital (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)
 
Diretor do hospital, Edson Andrade, foi o padrinho do noivo (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)Diretor do hospital, Edson Andrade, foi o padrinho
do noivo (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)
 
 
Local especial
O padrinho do noivo e diretor presidente da FCecon, Edson Andrade, 56 anos, contou ao G1 que a celebração é um desejo do casal de compartilhar a alegria. "Como este é um local especial para a família, eles acharam adequado usá-lo em um momento que é tão especial na vida deles", disse.

A irmã e madrinha da noiva, Jucilene Lelis de Souza, 29 anos, contou que a noiva enfrenta o tratamento sem perder o sorriso. "Ela sempre foi muito forte e a doença não tirou o sorriso do rosto dela. O cabelo dela já estava crescendo, mas ela decidiu raspar mais uma vez para simbolizar a luta das outras pacientes com câncer da Fundação", relatou.

A mãe da noiva, Francisca Pereira Almeida, 51 anos, disse que não esperava a quantidade de pessoas que compareceram à cerimônia. "Foi uma surpresa para minha filha um casamento tão bonito, com tanta gente desejando a felicidade do casal. Com certeza, é um momento que ela nunca vai esquecer", contou.

Atualmente, Francilva mantém o tratamento contra a doença e se prepara para ser submetida a uma cirurgia. Segundo a Fundação FCecon, o procedimento para a remoção de tumores na região do fígado deve ocorrer em cerca de 30 dias.

Noivos posam para fotos logo após a cerimônia de casamento (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)Noivos posam para fotos logo após a cerimônia de casamento (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)
 
Local de amizade
As voluntárias do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia contam que acompanham o tratamento de Jucilva desde o início e, por isso, criaram uma amizade com a noiva. Ela disse também que o trabalho voluntário apoia todas as pacientes com câncer da Fundação, dando atenção por meio de atividades.

"Também damos apoio às pacientes doando perucas para as que passam por quimioterapia e buscamos doações. Além de tudo, esse casamento é um presente para todas nós que somos mães", conta Mara Rúbia Valois Quadros, de 53 anos, que é voluntária do Gamma.

Casamento foi acompanhado por centenas de convidados (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)Casamento foi acompanhado por centenas de convidados (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Tragédia em treino mata o campeão olímpico britânico Andrew Simpson

Velejador treinava com a equipe do AC72, quando caiu da embarcação de 72 pés e acabou preso debaixo do barco, na baía de São Francisco

Por GLOBOESPORTE.COM São Francisco, EUA
Andrew Simpson vela medalha (Foto: Reuters)Andrew Simpson com a medalha de ouro
em Pequim 2008 (Foto: Reuters)
 
O campeão olímpico de vela Andrew "Bart" Simpson, 36 anos, morreu nesta quinta-feira, num acidente durante um treino para a America's Cup, na Baía de São Francisco, nos Estados Unidos, a bordo do barco da equipe sueca AC72. Britânico, Simpson foi ouro em Pequim 2008 e prata em Londres 2012, na classe star, ao lado de Iain Percy. Ele deixa filho e esposa.

A tragédia aconteceu durante o treino. Segundo testemunhas, o vento estava acima do normal. Andrew, que havia se mudado por seis meses para os Estados Unidos para treinar, ficou preso - acredita-se que por cerca de dez minutos - sob o catamarã de 72 pés (quase 22 metros), que virou perto da Treasure Island, próximo a uma antiga estação naval, de acordo com a guarda costeira americana. Após o resgate, a equipe médica tentou reanimá-lo em terra, mas sem sucesso.

- É com imensa tristeza que a Artemis confirma a trágica morte do tripulante Andrew "Bart" Simpson hoje em São Francisco - disse um comunicado oficial do evento.

Ele era um dos 11 tripulantes do AC 72 Artemis. Todos os outros atletas foram resgatados com vida da baía de São Francisco pelo barco Oracle Racing e levados para a sua doca. Um deles teve ferimentos leves. Em 1999 Martin Wizner, do barco espanhol Spanish Challenge faleceu quase que instantaneamente quando foi atingido por um pedaço quebrado do barco.

Iain Percy e Andrew Simpson vela medalha (Foto: AP)O AC72 ficou completamente virado na Baía de São Francisco (Foto: AP)
 
O velejador conheceu o esporte aos seis anos, junto do pai. A parceria com Iain, diretor de vela da equipe na America's Cup, começou em 2007, quando foram campeões mundiais na classe star. Um ano depois, foram campeões olímpicos em uma regata dramática contra o brasileiro Robert Scheidt e Bruno Prada. No ano passado, em Londres, foram prata na classe star, em prova que Scheidt levou o bronze ao lado de Prada.

Ele tinha como ídolo o ex-jogador de críquete Ian Botham, de 57 anos. Quando garoto, foi jogador de futebol e era torcedor fanático do Tottenham Hotspur.

- Toda a equipe de corrida da Artemis ficou arrasada com o que aconteceu. Nossas condolências estão com a esposa e a família de Andrew - frisou o CEO da Artemis Paul Cayard.

Iain Percy e Andrew Simpson vela medalha (Foto: AP) Corpo de Andrew Simpson coberto após o trágico acidente (Foto: AP)
 
robert scheidt e Prada, Vela (Foto: Agência Reuters)Andrew foi prata em 2012 e Scheidt e Prada levaram o bronze. Os suecos foram ouro (Foto: Agência Reuters)



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Passam de 1.000 os mortos após prédio desabar em Bangladesh

Segundo porta-voz do Exército, desabamento já deixou 1.022 mortos.
Equipes seguem à procura de corpos entre os escombros do prédio que ruiu.

Da EFE
Equipes de resgate seguem à procura de corpos entre os escombros de prédio que desabou em Bangladesh. (Foto: Ismail Ferdous / AP Photo)Equipes de resgate seguem à procura de corpos entre os escombros de prédio que desabou em Bangladesh. (Foto: Ismail Ferdous / AP Photo)
 
O número de mortos por causa do desmoronamento, no final de abril, de um complexo têxtil perto de Daca, a maior tragédia industrial da história de Bangladesh, chegou nesta sexta-feira (10) a 1.022, informou o porta-voz do Exército, Shahinul Islan.

As equipes de resgate continuam recuperando corpos entre os escombros que, segundo as autoridades, é cada vez mais complicado de identificar por causa de seu avançado estado de decomposição.

O imóvel, de nove andares e que abrigava cinco oficinas têxteis que produziam roupa e acessórios para marcas estrangeiras famosas, desmoronou no dia 24 de abril no subúrbio industrial de Savar.
Segundo dados oficiais, a tragédia deixou ainda 2.437 feridos.

A ONU pediu às empresas mundiais de roupa que melhorem as condições dos empregados que têm em Bangladesh, um país que conta com mais de quatro milhões de trabalhadores do ramo e cerca de 5.400 fábricas têxteis.

O governo, que atualmente está preparando uma minuta para emendar à Lei do Trabalho que poderia representar algumas leves melhoras nas condições trabalhistas dos trabalhadores, fechou nos últimos dias 18 oficinas por motivos de segurança.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Cantor Netinho é internado em hospital em SP

Artista baiano foi transferido da Bahia para São Paulo, em UTI aérea.
Netinho enfrenta problemas vasculares no abdômen.

Do G1, em São Paulo

O cantor baiano Netinho foi internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por volta das 3h20 desta sexta-feira (10), para tratar de problemas vasculares no abdômen. Ele deixou a Bahia em um avião UTI, que pousou no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana, por volta de 2h40.

Netinho passou 16 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança, em Salvador. Por voltas das 23h10 de quinta (9), ele foi levado de ambulância para a UTI aérea que o trouxe à capital paulista.

O G1 apurou que o estado de Netinho é grave. No Hospital Sírio Libânes, o cantor será acompanhado pela equipe médica de Roberto Kalil.

A UTI aérea que transportou o artista chegou ao aeroporto da capital baiana por volta das 19h. Duas médicas e um enfermeiro avaliaram e prepararam o cantor para a viagem.

Ambulância deslocou Netinho do Hospital Aliança até o Aeroporto de Salvador, na Bahia (Foto: Imagem/G1 BA)Ambulância levou Netinho do Hospital Aliança
até o Aeroporto de Salvador. (Foto: Imagem / G1 BA)
 
Netinho viajou acompanhado apenas da equipe do Sírio Libânes. A família e seus assessores embarcam para São Paulo na manhã desta sexta.

Netinho estava internado desde o dia 24 de abril. O artista apresentou problemas vasculares no abdômen e precisou passar por cirurgia.

No domingo (5), ele deveria receber alta para um quarto na unidade de saúde, mas continuou na UTI por apresentar uma hemorragia no fígado.


Visitas
Na noite de terça-feira (7), o movimento de parentes e amigos aumentou no hospital. A cantora Ivete Sangalo fez uma visita, e, em mensagem de apoio postada em seu perfil no Facebook, disse que rezou com o amigo.

No dia 30 de abril, os médicos chegaram a informar que Netinho retornaria aos palcos dentro de cerca de 60 dias.

No mês passado, Netinho foi internado no mesmo hospital após sentir fortes dores na coxa direita, ficando seis dias na unidade.

Na ocasião, o cantor foi diagnosticado com “lesão aguda no músculo ilíaco direito”, disse a assessoria de imprensa na época.

Conforme recomendações médicas, Netinho foi liberado na terça-feira (23), mas precisou voltar ao hospital no dia seguinte porque sentiu, novamente, fortes dores no abdômen.


Diagnóstico
Segundo os médicos, Netinho deu entrada no hospital pela primeira vez após sentir dores durante atividade física. "Há 15 dias mais ou menos, ele apresentou uma dor relacionada à atividade física e foi atendido aqui. Durante a investigação dessa dor muscular, que mostrou ser um edema, foi realizado um exame de imagem que chamou a atenção pelo aspecto inusitado do fígado. Começamos a fazer uma avaliação e depois de alguns exames decidimos fazer um exame que se chama 'biópsia hepática'", relatou o clínico Jackson Noya no dia 30 de abril.

Dr. Paraná, hepatologista, Jackson Noya, clínico geral, e Jorge Bastos, cirurgião (Foto: Ruan Melo/G1)Dr. Paraná, hepatologista; Jackson Noya, clínico
geral; e Jorge Bastos, cirurgião, falam sobre quadro do cantor. (Foto: Ruan Melo / G1)
 
Após a realização da biópsia, Netinho foi liberado, mas precisou voltar ao hospital no dia seguinte porque sentiu fortes dores no abdômen.

De acordo com Noya, uma complicação após a realização da biópsia hepática provocou um grande sangramento.

"Nesse procedimento houve um acidente, um sangramento acima do esperado. Ele foi levado para radioterapia e foi detectado uma lesão em um vaso arterial", disse Noya.

O cirurgião Jorge Bastos explicou que foi necessário colocar um cateter através da artéria femoral para que o sangramento fosse contido. "Foi feito um tipo de cirurgia chamada 'minimamente invasiva'. Foi colocada uma substância altamente aderente composta de pequenas esferas de plástico, e, através do cateter, se entope a artéria e para o sangramento. Houve um sucesso no controle desse sangramento e não houve necessidade de cirurgia convencional, na qual é retirada essa parte afetada".
Segundo o clínico Jackson Noya, a complicação da biópsia hepática foi o maior problema de Netinho. "Em relação às imagens que nos preocuparam [antes da biópsia hepática], elas acabaram sendo muito mais benignas do que a gente imaginava. Deve evoluir muito bem e regredir com alguns meses", afirmou o médico.


Adenomas hepáticos
O hepatologista Raymundo Paraná explicou que adenomas hepáticos são lesões benignas do fígado, que são classificadas em três tipos diferentes: 1, 2 e 3. Segundo Paraná, os adenomas hepáticos são, na maioria das vezes, causados por uso de hormônio e aparecem mais em mulheres. O diagnóstico em homens, de acordo com o hepatologista, é muito raro.

"Normalmente, [os adenomas hepáticos] são mais encontrados em mulheres que usam contraceptivo oral, muito raramente em homens, porque esse tipo de adenoma, que é o mais comum, se associa ao uso de hormônios femininos. Normalmente, é uma lesão no fígado que é benigna. Muito raramente sofre malignização. Em homens, o adenoma é muito raro. Hoje se torna um pouco mais comum em função de algumas práticas na academia, por exemplo, onde se faz uso de medicamentos com testosterona. Não estou dizendo que seja o caso do paciente, é importante dizer isso. O adenoma em homens é um caso de absoluta exceção", afirmou.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

DICA DE SAÚDE: Campanha de vacinação contra a gripe acaba nesta sexta-feira

Meta de imunização do Ministério da Saúde foi cumprida em 90%.
Público-alvo inclui idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos.

Do G1, em São Paulo
Dia D de Vacinação contra gripe é neste sábado (20). (Foto: Reprodução TV Globo)Vacinação foi prorrogada pelo governo federal. (Foto: Reprodução TV Globo)
 
A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (10).

Até a tarde desta quinta-feira, mais de 28,2 milhões de pessoas foram vacinadas no país,  o que representa 90% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Essa meta corresponde a 80% do público-alvo total, que inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas, presidiários e profissionais de saúde. A previsão anterior era que a campanha terminasse em 26 de abril, mas ela foi prorrogada para as pessoas terem mais tempo de se imunizarem.

Segundo o Ministério da Saúde, muitos estados ainda estão abaixo da meta. A população da região Nordeste é a que menos foi vacinada, seguida da Centro-Oeste, Norte e Sudeste. A região Sul lidera e ultrapassou a meta, com 86% do público-alvo imunizado. Os estados de Roraima, Mato Grosso e Ceará são os que menos vacinaram, e ainda não chegaram a 68% da meta.


Vírus influenza
A imunização protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B.

Foram distribuídas, neste ano, 43 milhões de doses da vacina para 65 mil postos de saúde, segundo a pasta. Em 2012, 26 milhões de pessoas foram imunizadas, número equivalente a 86,3% do público-alvo naquele ano. O índice superou a meta prevista, de 80% do público.

O objetivo deste ano era de atingir cerca de 80% do público-alvo da ação, que inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas, presidiários e profissionais de saúde. Doentes crônicos e mulheres no período até 45 dias depois do parto também devem receber  a vacina.
  •   "A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas de gripe devem procurar o posto de saúde, porque tem tratamento", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em nota oficial divulgada pelo ministério.
  •  
Reduzir internações
O principal objetivo da campanha é ajudar a reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes da gripe. A meta é reforçar o atendimento às pessoas com doenças crônicas, independentemente da faixa etária. Isso inclui quem tem problemas cardíacos, pulmonares, transplante de rim, obesidade, deficiência mental e pacientes que usam medicamentos imunossupressores, entre outros.

A novidade de 2013 foi que os doentes crônicos tiveram acesso ampliado a todos os postos de saúde, e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries). Para isso, é preciso apresentar apenas a prescrição médica no ato da vacinação.

Pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão inscritos. Caso a unidade de saúde que oferece atendimento regular não tenha um posto de vacinação, a pessoa deve solicitar uma prescrição médica.
Os pacientes da rede privada ou conveniada também devem ter prescrição médica e apresentá-la nos postos durante a campanha.


doenças crônicas com indicação para vacina da gripe
Doença respiratória asma moderada ou grave (em uso de corticoide), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, bronquioectasia, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças prematuras com doença pulmonar crônica
Doença cardíaca Hipertensão arterial sistêmica com doença associada (comorbidade), doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca
Doença renal Pacientes em diálise, doença renal nos estágios 3, 4 e 5, e síndrome nefrótica
Doença do fígado Hepatite crônica, cirrose e obstrução (atresia) biliar
Doença neurológica acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, esclerose múltipla, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular,
e deficiência neurológica grave
Diabetes Tipos 1 e 2 em uso de remédios
Imunossupressão Baixa imunidade congênita ou adquirida
por doenças ou medicamentos
Obesidade mórbida Grau 3 (IMC igual ou acima de 40)
Transplantes De medula óssea e órgãos sólidos
 

Vírus inativo
O vírus usado na vacina é inativo e, por isso, não causa gripe. Porém, ao se vacinar, a pessoa pode pegar outros tipos de vírus capazes de provocar um resfriado ou uma gripe mais fraca. Existe, ainda, a possibilidade de o indivíduo se vacinar no momento em que já se contaminou com o vírus. Nesse caso, a dose não terá efeito.

Dúvidas mais comuns
Veja as perguntas mais comuns sobre a vacina e sobre a gripe. As  informações são do Ministério da Saúde e da diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Helena Sato.
 
1) Por que o Ministério da Saúde priorizou esses público-alvo?
Estudos indicam que alguns grupos da população, principalmente idosos, grávidas e crianças pequenas, correm mais risco de ter complicações em decorrência da gripe, como pneumonia, e morrer pela doença.
 
2) Quem se vacinou no ano passado precisa tomar a dose novamente?
Sim, já que a imunidade contra a gripe dura até um ano após a aplicação da vacina. E também porque sua composição é feita conforme os vírus que mais circularam no ano anterior.
 
3) O que é influenza?
A influenza é o nome científico do vírus da gripe. É uma infecção viral aguda que atinge o sistema respiratório. É de alta transmissão, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, comuns no outono e no inverno.
 
4) Gripe e resfriado são a mesma coisa?
Não. A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelos vírus influenza (A, B ou C). O resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado por um rinovírus (com seus vários tipos).

Os sintomas da gripe muitas vezes são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores (congestão nasal e coriza), tosse, rouquidão, febre, mal-estar, dor de cabeça e no corpo. Mas, enquanto a gripe pode deixar a pessoa de cama, o resfriado geralmente não passa de tosse e coriza.

5) Quais os meios de transmissão dos vírus da gripe e do resfriado?
A transmissão ocorre quando as secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada são transmitidas para outra por meio da fala, da tosse, do espirro ou pelo toque, levando o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz do receptor.
 
6) A vacina contra a gripe imuniza contra o resfriado?
Não. A vacina contra a gripe protege apenas contra os três principais vírus influenza que estão circulando no país.
 
7) A dose tem alguma contraindicação?
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo, isto é, entre aqueles que já apresentaram forte reação alérgica pelo menos duas horas depois de comer ovo. Esse tipo de alergia é bastante rara. A vacina também é contraindicada a quem já teve reações adversas a doses anteriores a um dos componentes da vacina. Nestas situações recomenda-se passar por avaliação médica para saber se pode ou não tomar a vacina.
 
8) Posso ficar gripado(a) após me vacinar?
Não, isso é um mito. A vacina contra influenza contém vírus mortos ou apenas pedaços dele que não conseguem causar gripe.

Na época em que a vacina é aplicada, circulam vários vírus respiratórios, que podem não ser o da gripe em questão, e as pessoas podem ser infectadas por eles. Além disso, é possível pegar um resfriado.
 
9) Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses.
 
10) Fora do período da campanha é possível me vacinar?
Não pelo SUS. Depois da campanha, só serão vacinados os presidiários e indivíduos que apresentem problemas de saúde específicos. Clínicas as privadas poderão oferecer a vacina a toda população – inclusive para quem não faz parte do grupo prioritário – desde que as doses compradas estejam registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
11) A vacina contra a gripe tem o mesmo efeito de um antigripal?
Não. A vacina previne contra a gripe, e o antigripal é um medicamento usado para reduzir os efeitos causados pela doença.
 
12) Pessoas com doenças crônicas podem se vacinar?
Sim, mas com apresentação de receita médica. Em alguns casos, como os de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável passar por uma avaliação médica antes da vacinação.
 
13) É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação?
Não, mas o documento é necessário para atualizar outras vacinas do calendário anual. Para quem não apresentar a caderneta no momento da aplicação da dose, será feito outro cartão para o registro, que deve ser guardado para comprovar o histórico vacinal.
 
14) Pessoas que tomam corticoide podem ser vacinadas?
Sim, o uso não impede a imunização.
 
15) Quanto tempo após a vacinação eu posso doar sangue?
Uma portaria do Ministério da Saúde publicada em 2011 declarou que o doador fica inapto para doar sangue pelo período de um mês a partir da data em que foi vacinado contra o vírus da gripe. Depois desse prazo, está liberado.

Gripe x resfriado (Foto: Arte/G1)
 

 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO