sábado, 20 de julho de 2013

Nos 40 anos da morte de Bruce Lee, veja carreira do ator no cinema e TV

Mito do kung fu tinha 32 anos e estava prestes a lançar seu maior filme.
Estreia no ocidente aconteceu como Kato, na série de TV ‘Besouro verde’.

Do G1, em São Paulo
Bruce Lee em 'O voo do dragão' (Foto: Divulgação)Bruce Lee em 'O voo do dragão' (Foto: Divulgação)

Há 40 anos, no dia 20 de julho de 1973, Bruce Lee morreu, vítima de um edema cerebral. Com apenas 32 anos, ele já era um mito das artes marciais e também estava prestes a se consagrar no cinema, já que “Operação dragão”, seu primeiro filme produzido por um estúdio de Hollywood, estrearia em Hong Kong seis dias depois.

O longa, dono do maior orçamento que um filme de artes marciais já havia tido até então, estenderia ao resto do mundo a fama da qual já desfrutava na Ásia, embora tenha nascido nos Estados Unidos. Depois de estrear como ator ainda criança, Lee já havia feito diversos filmes chineses desde a década de 40, mas apenas a partir dos anos 60 se tornou conhecido também no ocidente.

Seu primeiro papel de destaque foi como Kato, em uma série de TV sobre o Besouro verde. O mesmo personagem também deu a ele a chance de aparecer em alguns episódios de “Batman” e rendeu convites para pequenas pontas em outros programas. No cinema, porém, seu primeiro filme a chamar a atenção nos Estados Unidos foi “O dragão chinês”, de 1971, e ele faria apenas outros três antes de morrer, dirigindo um deles.

Dono de uma técnica ainda hoje inigualável, Lee era capaz de façanhas como praticar dezenas de flexões usando apenas o dedão e o indicador, trocar a moeda que alguém segurava antes que a pessoa fechasse a mão, apanhar com um par de hashis grãos de arroz jogados para o alto, jogar tênis de mesa usando nunchaku como raquetes e acertar um soco a uma distância de quase um metro em apenas cinco centésimos de segundo, entre muitas outras.

Sua velocidade, aliás, era tão impressionante que exigia cuidados especiais durante as gravações. Em vez dos tradicionais 24 frames por segundo, seus golpes eram filmados em 32 frames e as cenas eram desaceleradas para que fosse possível enxergar o que ele havia feito.

Inspiração para diversos lutadores que se tornaram atores e para incontáveis filmes de ação, Bruce Lee deixou um filme inacabado que, ironicamente, rendeu uma de suas imagens mais clássicas. Em “O jogo da morte”, lançado cinco anos depois de seu falecimento, ele “atua” graças a imagens de arquivo e truques de edição, e aparece em cena com o famoso macacão amarelo, homenageado depois por Quentin Tarantino em “Kill Bill”.

Lembre a seguir os principais trabalhos de Bruce Lee na TV e no cinema.
Besouro verde (1966/1967)


Van Williams e Bruce Lee em 'Besouro verde' (Foto: Divulgação)Van Williams e Bruce Lee em 'Besouro verde' (Foto: Divulgação)
 
A estreia de Bruce Lee como ator nos Estados Unidos aconteceu quando ele ganhou o papel de Kato, o fiel assistente do herói mascarado Besouro Verde em uma série de TV. Ele participou de 26 episódios em 1966 e 1967, mas, também como Kato, apareceu ainda em três episódios de “Batman”, embora tenha sido creditado em apenas dois.
 
 
Detetive Marlowe em ação (1969)


Bruce Lee em 'Detetive Marlowe em ação' (Foto: Divulgação)Bruce Lee e James Garner em 'Detetive Marlowe em ação' (Foto: Divulgação)
 
A primeira aparição de Lee em um filme gravado nos Estados Unidos foi no papel de Winslow Wong, um mestre de kung fu que ameaçava o protagonista (interpretado por James Garner) e tentava convencê-lo a se afastar da investigação de um caso.
 
 
Longstreet (1971)


Bruce Lee em 'Longstreet' (Foto: Divulgação)James Franciscus e Bruce Lee em 'Longstreet' (Foto: Divulgação)
 
Seu papel seguinte foi o de Li Tsung, um instrutor de artes marciais que apareceu em quatro episódios de uma série de TV protagonizada por James Franciscus. Lee entrou no programa para dar aulas de defesa pessoal ao investigador de seguros Mike Longstreet, que havia ficado cego após a explosão de uma bomba.
 
 
O dragão chinês (1971)


Bruce Lee em 'O dragão chinês' (Foto: Divulgação)Bruce Lee em 'O dragão chinês' (Foto: Divulgação)
 
Lee foi assistente do roteirista e diretor Lo Wei em um filme que, supostamente, serviria para promover o ator James Tien, na época bastante popular em Hong Kong. Mas, no papel de um chinês que se muda para a Tailândia e vai trabalhar em uma fábrica de gelo, Lee acabou ofuscando Tien e se tornou um astro na Ásia. Na época de seu lançamento, o longa se tornou dono da maior bilheteria da história em Hong Kong, e o recorde só foi batido justamente pelo filme seguinte do ator.
 
 
A fúria do dragão (1972)


Bruce Lee em 'A fúria do dragão' (Foto: Divulgação)Bruce Lee em 'A fúria do dragão' (Foto: Divulgação)
 
Bruce Lee é considerado um dos responsáveis pela retomada da popularidade do cinema de Hong Kong, tirando o foco das tradicionais lutas com espadas e destacando o uso dos golpes manuais. E, nesse sentido, seu trabalho mais influente foi o filme no qual interpreta um jovem aprendiz chinês de artes marciais que, para vingar a morte de seu mestre e defender a honra de seu país, enfrenta diversos lutadores japoneses.

 
O voo do dragão (1972)


Chuck Norris e Bruce Lee em 'O voo do dragão' (Foto: Divulgação)Chuck Norris e Bruce Lee em 'O voo do dragão' (Foto: Divulgação)
 
A estreia de Lee como diretor aconteceu em uma comédia que ele também escreveu, produziu e protagonizou. Como Tang Lung, um jovem que vai a Roma para ajudar seu tio a cuidar de um restaurante ameaçado pela máfia local, ele encarava bandidos armados e também os melhores lutadores do mundo. O principal deles, a quem enfrentou na clássica sequência final, no Coliseu, foi interpretado por Chuck Norris, que teve no filme seu primeiro papel de destaque e se tornou seu amigo pessoal e grande admirador, chegando a ajudar a carregar o caixão em seu funeral.
 
 
Operação dragão (1973)


Bruce Lee em 'Operação dragão' (Foto: Divulgação)Bruce Lee em 'Operação dragão' (Foto: Divulgação)
 
O último filme de Lee foi também o primeiro de artes marciais a ser produzido por um grande estúdio de Hollywood, mas só chegou às telas após sua morte. Na história, ele era um respeitado lutador que aceitava um desafio para participar de um torneio promovido por um rival desonesto. Os futuros astros de filmes de ação Jackie Chan e Bolo Yeung tiveram pequenos papéis e também atuaram como dublês em diversas sequências.


Jogo da morte (1978)


Bruce Lee em 'Jogo da morte' (Foto: Divulgação)Bruce Lee em 'Jogo da morte' (Foto: Divulgação)
 
O filme dos sonhos de Bruce Lee serviria para apresentar o Jeet Kune Do, um complexo conceito criado por ele, combinando filosofia e artes marciais. Mas, depois de gravar cerca de 100 minutos, ele recebeu o convite para participar da superprodução “Operação dragão” e fez uma pausa. Com planos de retomar em breve o projeto, acabou morrendo sem conseguir terminá-lo. No entanto, reunindo parte do material já gravado, cenas de arquivos antigos e recorrendo a dublês usando disfarces ridículos como barbas e óculos escuros gigantes, um filme completamente diferente foi feito. O novo roteiro, em nada parecido com o original, incluiu Billy Lo (papel de Lee) se fingindo de morto para escapar dos inimigos, o que justificaria os tais disfarces. O detalhe mórbido, no entanto, é que cenas do verdadeiro funeral do ator - inclusive um close de seu rosto dentro do caixão - foram aproveitadas na sequência em que o personagem simula sua morte. Não satisfeitos, os responsáveis pela bizarrice ainda lançaram um “Jogo da morte 2” em 1981, mas, ao menos desta vez, mataram Lo de verdade logo no início, usando poucas cenas de arquivo de Lee.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

20 de julho - Dia do Padre Cícero do Juazeiro do Norte, Ceará

Padre Cícero


Cícero Romão Batista
Padre Cícero com cerca de oitenta anos
São Cícero do Juazeiro, Padim Cíço
Canonização 1973, Maceió por Igreja Católica Apostólica Brasileira
Festa litúrgica 20 de julho
Gloriole.svg Portal dos Santos

Cícero Romão Batista (Crato, 24 de março de 1844Juazeiro do Norte, 20 de julho de 1934) foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste.

Em março de 2001, foi escolhido "O Cearense do Século" em votação promovida pela TV Verdes Mares em parceria com a Rede Globo de televisão.

Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC.

Biografia

Proprietário de terras, de gado e de diversos imóveis, Cícero fazia parte da sociedade e política conservadora do sertão do Cariri. Sempre teve o médico Floro Bartolomeu como o seu braço direito, e integrava o sistema político cearense que ficou sob o controle da família Accioli durante mais de 2 décadas.

Nascido no interior do Ceará, era filho de Joaquim Romão Batista e Joaquina Vicência Romana, conhecida como dona Quinô. Ainda aos 6 anos, começou a estudar com o professor Rufino de Alcântara Montezuma.

Um fato importante marcou a sua infância: o voto de castidade feito aos 12 anos, influenciado pela leitura da vida de São Francisco de Sales.

Em 1860, foi matriculado no colégio do renomado padre Inácio de Sousa Rolim, em Cajazeiras na Paraíba. Aí pouco demorou, pois a inesperada morte de seu pai, vítima de cólera em 1862, o obrigou a interromper os estudos e voltar para junto da mãe e das irmãs solteiras. A morte do pai, que era pequeno comerciante no Crato, trouxe sérias dificuldades financeiras à família de tal sorte que, mais tarde, em 1865, quando Cícero Romão Batista precisou ingressar no Seminário da Prainha, em Fortaleza, só o fez graças à ajuda de seu padrinho de crisma, o coronel Antônio Luís Alves Pequeno.

 

Ordenação

 

Durante o período em que esteve no seminário, Cícero era considerado um aluno mediano e, apesar de anos depois arrebatar multidões com seus sermões, apresentou notas baixas nas disciplinas relacionadas à oratória e eloquência.

Cícero foi ordenado padre no dia 30 de novembro de 1870. Após sua ordenação retornou ao Crato e, enquanto o bispo não lhe dava paróquia para administrar, ficou a ensinar latim no Colégio Padre Ibiapina, fundado e dirigido pelo professor José Joaquim Teles Marrocos, seu primo e grande amigo.

 

Chegada a Tabuleiro Grande

 

No Natal de 1871, convidado pelo professor Simeão Correia de Macedo, o padre Cícero visitou pela primeira vez o povoado de Juazeiro (numa fazenda localizada na povoação de Juazeiro, então pertencente à cidade do Crato), e ali celebrou a tradicional missa do galo.

O padre visitante, então aos 28 anos, estatura baixa, pele branca, cabelos louros, penetrantes olhos azuis e voz modulada, impressionou os habitantes do lugar. E a recíproca foi verdadeira. Por isso, decorridos alguns meses, exatamente no dia 11 de abril de 1872, lá estava de volta, com bagagem e família, para fixar residência definitiva no Juazeiro.

Muitos livros afirmam que Padre Cícero resolveu fixar morada em Juazeiro devido a um sonho (ou visão) que teve, segundo o qual, certa vez, ao anoitecer de um dia exaustivo, após ter passado horas a fio a confessar as pessoas do arraial, ele procurou descansar no quarto contíguo à sala de aulas da escolinha, onde improvisaram seu alojamento, quando caiu no sono e a visão que mudaria seu destino se revelou. Ele viu, conforme relatou aos amigos íntimos, Jesus Cristo e os doze apóstolos sentados à mesa, numa disposição que lembra a última Ceia, de Leonardo da Vinci. De repente, adentra ao local uma multidão de pessoas carregando seus parcos pertences em pequenas trouxas, a exemplo dos retirantes nordestinos. Cristo, virando-se para os famintos, falou da sua decepção com a humanidade, mas disse estar disposto ainda a fazer um último sacrifício para salvar o mundo. Porém, se os homens não se arrependessem depressa, Ele acabaria com tudo de uma vez. Naquele momento, Ele apontou para os pobres e, voltando-se inesperadamente ordenou: - E você, Padre Cícero, tome conta deles!

 

Apostolado

 

Imagem em Agrestina
 
Uma vez instalado, formado por um pequeno aglomerado de casas de taipa e uma capelinha erigida pelo primeiro capelão-padre Pedro Ribeiro de Carvalho, em honra a Nossa Senhora das Dores, padroeira do lugar, ele tratou inicialmente de melhorar o aspecto da capelinha, adquirindo várias imagens com as esmolas dadas pelos fiéis.

Depois, tocado pelo ardente desejo de conquistar o povo que lhe fora confiado por Deus, desenvolveu intenso trabalho pastoral com pregação, conselhos e visitas domiciliares, como nunca se tinha visto na região. Dessa maneira, rapidamente ganhou a simpatia dos habitantes, passando a exercer grande liderança na comunidade.

Paralelamente, agindo com muita austeridade, cuidou de moralizar os costumes da população, acabando pessoalmente com os excessos de bebedeira e com a prostituição.

Restaurada a harmonia, o povoado experimentou, então, os passos de crescimento, atraindo gente da vizinhança curiosa por conhecer o novo capelão.

Para auxiliá-lo no trabalho pastoral, o padre Cícero resolveu, a exemplo do que fizera Padre Ibiapina, famoso missionário nordestino falecido em 1883, recrutar mulheres solteiras e viúvas para a organização de uma irmandade leiga, formada por beatas, sob sua inteira autoridade.

Atuou sempre com zelo na recepção dos imigrantes, dentre eles pode-se destacar José Lourenço Gomes da Silva, líder do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto.

 

Suposto milagre

 

No ano de 1889, durante uma missa celebrada pelo padre Cícero, a hóstia ministrada pelo sacerdote à religiosa Maria de Araújo se transformou em sangue na boca da religiosa. Segundo relatos, tal fenômeno se repetiu diversas vezes durante cerca de dois anos. Rapidamente espalhou-se a notícia de que acontecera um milagre em Juazeiro.

A pedido de padre Cícero a diocese formou uma comissão de padres e profissionais da área da saúde para investigar o suposto milagre. A comissão tinha como presidente o padre Clycério da Costa e como secretário o padre Francisco Ferreira Antero, contava, ainda, com a participação dos médicos Marcos Rodrigues Madeira e Ildefonso Correia Lima, além do farmacêutico Joaquim Secundo Chaves. Em 13 de outubro de 1891, a comissão encerrou as pesquisas e chegou à conclusão de que não havia explicação natural para os fatos ocorridos, sendo portanto um milagre.

Insatisfeito com o parecer da comissão, o bispo Dom Joaquim José Vieira nomeou uma nova comissão para investigar o caso, tendo como presidente o padre Alexandrino de Alencar e como secretário o padre Manoel Cândido. A segunda comissão concluiu que não houve milagre, mas sim um embuste.

Dom Joaquim se posicionou favorável ao segundo parecer e, com base nele, suspendeu as ordens sacerdotais de padre Cícero e determinou que Maria de Araújo, que viria a morrer em 1914, fosse enclausurada.

Em 1898, padre Cícero foi a Roma, onde se reuniu com o Papa Leão XIII e com membros da Congregação do Santo Ofício, conseguindo sua absolvição. No entanto, ao retornar a Juazeiro, a decisão do Vaticano foi revista e padre Cícero teria sido excomungado, porém, estudos realizados décadas depois pelo bispo Dom Fernando Panico sugerem que a excomunhão não chegou a ser aplicada de fato. Atualmente, Dom Fernando conduz o processo de reabilitação do padre Cícero junto ao Vaticano.

Em 1973, foi canonizado pela Igreja Católica Apostólica Brasileira (diferente da Igreja Católica Apostólica Romana).

Política

Floro Bartolomeu e Padre Cícero.
 
Era filiado ao extinto Partido Republicano Conservador (PRC). Foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, em 1911, quando o povoado foi elevado a cidade. Em 1926 foi eleito deputado federal, porém não chegou a assumir o cargo.

Em 4 de outubro de 1911, o padre Cícero e outros 16 líderes políticos da região se reuniram em Juazeiro e firmaram um acordo de cooperação mútua bem como o compromisso de apoiar o governador Antônio Pinto Nogueira Accioli. O encontro recebeu a alcunha de Pacto dos Coronéis, sendo apontado como uma importante passagem na história do coronelismo brasileiro.

Em 1913, foi destituído do cargo pelo governador Marcos Franco Rabelo, voltando ao poder em 1914, quando Franco Rabelo foi deposto no evento que ficou conhecido como Sedição de Juazeiro. Foi eleito, ainda, vice-governador do Ceará.

Ao fim dos anos 20, o padre Cícero começou a perder a sua força política, que praticamente acabou depois da Revolução de 1930. Seu prestígio como santo milagreiro, porém, aumentaria cada vez mais.

 

Ligação com o cangaço

 

Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, era devoto de padre Cícero e respeitava as suas crenças e conselhos. Os dois se encontraram uma única vez, em Juazeiro do Norte, em 1926. Naquele ano, a Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes, percorria o interior do Brasil desafiando o Governo Federal. Para combatê-la foram criados os chamados Batalhões Patrióticos, comandados por líderes regionais que muitas vezes arregimentavam cangaceiros.

Existem duas versões para o encontro. Na primeira, difundida por Billy Jaynes Chandler, o sacerdote teria convocado Lampião para se juntar ao Batalhão Patriótico de Juazeiro, recebendo em troca, anistia de seus crimes e a patente de Capitão. Na outra versão, defendida por Lira Neto e Anildomá Willians, o convite teria sido feito por Floro Bartolomeu sem que padre Cícero soubesse.

O certo é que ao chegarem em Juazeiro, Lampião e os 49 cangaceiros que o acompanhavam, ouviram padre Cícero aconselhá-los a abandonar o cangaço. Como Lampião exigia receber a patente que lhe fora prometida, Pedro de Albuquerque Uchoa, único funcionário público federal no município, escreveu em uma folha de papel que Lampião seria, a partir daquele momento, Capitão e receberia anistia por seus crimes. O bando deixou Juazeiro sem enfrentar a Coluna Prestes. pessoas falavam dos milagres do Padre Cícero como estátua era uma ave que ele descansava, após ao falecimento do Padrinho, ao corta árvores ela gemeu e derramou sangue, o cortador da árvore fez uma promessa com o próprio Padre Cícero , fazeria uma estátua dele no lugar da árvore por isso que hoje em dia existe a estátua do Padre Cícero e fora outros milagres acontecidos.

 

Falecimento

 

O padre Cícero faleceu em Juazeiro do Norte em 20 de julho de 1934, aos 90 anos. Encontra-se sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na mesma cidade do Ceará.



FONTE: WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE


As amizades influenciam?

A aderência a grupos e as relações de amizade proporcionam a inserção dos seres humanos nas regras e normas da convivência social, além de ser importante para a autonomia e o fortalecimento da identidade.

 
Os grupos de amizade são as principais agências socializadoras dos indivíduos
Os grupos de amizade são as principais agências socializadoras dos indivíduos


A experiência da amizade e sua importância são definidas de acordo com cada contexto histórico específico, que inclui os aspectos sociais, mas também da família, da religião, da política e da cultura de cada determinada época.

Alguns autores afirmam que as relações de amizade têm passado por mudanças significativas na atualidade: a troca de experiências e os momentos de convivência e diversão, que no passado estavam centrados nos momentos de convivência familiar, agora se encontram voltados para as relações sociais, em especial entre pares. Pares são pessoas que compartilham algum tipo de característica, como a idade, o sexo ou a escolaridade.

Podemos dizer então que historicamente vem sendo atribuída maior importância às relações extrafamiliares, nos grupos de pares. Esses grupos acabam por se tornar as principais agências socializadoras dos indivíduos, já que é a partir da inscrição em grupos que esses sujeitos podem compartilhar suas experiências. É também a partir desse processo que são aprendidas normas e regras da vida em sociedade, por isso, o grupo de amigos é considerado por alguns autores como sendo a principal fonte de referência comportamental de muitas crianças e adolescentes.

A relação com os amigos em algumas fases do desenvolvimento pode ser descrita como a principal mediação entre os indivíduos e o mundo: é a partir das representações compartilhadas que são construídos os significantes de cada experiência cotidiana.

Pesquisas ao redor do mundo têm buscado explicar a importância da amizade em situações extremas como: problemas familiares (separação, divórcio, falecimento de um parente), doenças físicas e momentos de sofrimento psíquico. Segundo alguns autores, as relações de amizade funcionariam como válvula de escape. Para outros, elas seriam objeto importante de investimento de energia libidinal, tornando-se prioridade em algumas fases do desenvolvimento, que são caracterizadas justamente por essa preferência por relações para além do ambiente familiar, no caso os amigos da escola, do trabalho e de outros tantos grupos, uma vez que os sujeitos se colocam em busca de certa autonomia em relação a seus pais, buscando encontrar seu lugar no mundo.

A inserção nesses diversos grupos de amigos proporciona uma ampliação no universo social de crianças e adolescentes, uma vez que favorece experiências diante de novas formas de ver o mundo, a partir da relação com interações sociais e afetivas diferentes daquelas estabelecidas com a família. Segundo algumas pesquisas, o tempo que as crianças e adolescentes passam rodeadas de amigos é três vezes maior que o dos adultos.

A sociedade contemporânea vivencia ainda novas formas de relacionamento social, como as amizades vivenciadas a partir de redes sociais e outras tecnologias de comunicação. Investigações acerca da estruturação e funcionamento dessas redes mostram que elas dependem, em muito, da manutenção de “laços fracos”: colegas, amigos aleatórios, conhecidos, contatos, uma vez que esses tipos de laços favorecem a aderência a diversos grupos diferentes. Essas pesquisas mostram a importância, por exemplo, dos “amigos em comum” que multiplicam o número de “amigos” de uma pessoa em escalas quase que ilimitadas. Algumas pesquisas em neurologia apontam inclusive para uma adaptação cerebral a esse tipo de relação. Segundo esses estudos, o cérebro humano estaria sendo preparado para lidar da mesma forma com amizades presenciais e virtuais.

Outros estudos apontam para as diferenças entre esses relacionamentos. Em suas conclusões, pesquisadores indicam a insuficiência afetiva dessas relações, tonando os contatos artificiais e com pouca intimidade.

Por mais divergente que sejam as opiniões, não podemos descartar o potencial de influência das relações humanas. Independentemente da forma como se dá a relação, ela acaba sendo determinante para a inserção do indivíduo numa forma específica de ver, sentir, conhecer e compartilhar o mundo, e essa dimensão é fundamental para a constituição do ser humano.




Juliana Spinelli Ferrari
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em psicologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista
Curso de psicoterapia breve pela FUNDEB - Fundação para o Desenvolvimento de Bauru
Mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP - Universidade de São Paulo

Apolo 11 – A Chegada do Homem à Lua

Os três astronautas da missão e Armstrong caminhando sobre a Lua

“Este é um pequeno passo para um homem, mas um enorme salto para a humanidade” foi a frase dita por Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na lua.

No dia 20 de julho comemora-se quarenta anos desse feito. Neil Armstrong, astronauta americano e piloto de avião, deixou seu nome e suas botas gravados na história, através da missão Apolo 11.

Com mais dois tripulantes, Edwin Aldrin e Michael Collins, Armstrong partiu para a viagem de oito dias sem saber se seria possível ou não pisar no satélite.

O foguete partiu da Flórida no dia 16 de julho, às 13h32min, do Centro Espacial Kennedy, podendo ser observado por centenas de milhares de pessoas. Foi feita uma transmissão televisiva, ao vivo, para o mundo todo.

A missão foi um sucesso, atingindo o objetivo do antigo Presidente americano John Kennedy, sendo que o astronauta, comandante da missão, tornou-se o primeiro homem a caminhar na superfície lunar, numa experiência de duas horas, acompanhado por seu companheiro Edwin Aldrin.

A nave foi dividida em dois módulos, uma parte continuou no espaço enquanto a outra fazia o pouso.
Ao chegarem à superfície da lua e pousarem, permaneceram por seis horas e meia dentro da nave, até serem liberados pela NASA para abrirem a escotilha.

Ao sair do módulo, Neil Armstrong testou se poderia ou não pisar no solo lunar. Carregava consigo uma câmera de TV, que fazia a transmissão das imagens. Suas pegadas ficaram marcadas, e puderam ser vistas em várias fotos e filmagens que os mesmos fizeram.

Segundo os astronautas, a aparência física da lua era de solo granulado e cinza, tendo uma característica empoeirada.

O peso de Armstrong, com a devida roupa, chegava a apenas trinta quilos, em consequência do campo gravitacional, seis vezes menor que o da Terra. O peso da mochila o puxava para trás, fazendo perder o equilíbrio nos primeiros minutos, mas o astronauta conseguiu contornar a situação rapidamente.

Aldrin também se arriscou em caminhar pela superfície lunar, hasteou a bandeira americana e fez continência à mesma.

Coletaram amostras do solo e tiraram cerca de cem fotografias. Por último, conversaram com o presidente americano, Richard Nixon, e foram assistidos por milhões de telespectadores do mundo.
Das imagens vistas aqui da Terra, dava a impressão que os dois astronautas brincavam em solo lunar, dando pulos, testando a baixa gravidade do local.

Hoje sabe-se que a massa da Lua é oitenta e uma vezes menor que a da Terra, assim como seu diâmetro é 3,66 vezes inferior. Não possui atmosfera e sua superfície é bem acidentada, com montanhas e crateras.


Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

20 DE JULHO - DIA DO AMIGO

 .
 

No dia 20 de julho comemora-se o dia do amigo, uma pessoa que não tem laços consanguíneos, mas que é tão dedicado e prestativo quanto às pessoas da família.

A ideia de criação da data surgiu do dentista e professor argentino Enrique Ernesto Febbraro, pois o mesmo analisava que a partir da chegada do homem à lua, o mundo não teria mais fronteiras, deixando de existir as barreiras nos relacionamentos entre as nações, independente da raça, da ideologia ou da religião.

A amizade é conceituada como “sentimento de afeição recíproca, de simpatia e solidariedade, de perfeito entendimento entre grupos de pessoas. É um relacionamento social que gera concordância de sentimentos, posição de respeito ao outro, mesmo tendo opiniões diferentes.”

Na data, Enrique promoveu uma grande festa na capital Argentina, dedicando-a aos amigos. O evento foi um sucesso e a comemoração passou a ser adotada por outras pessoas, se difundindo por todo o mundo. A oficialização da data aconteceu com o decreto nº 235/79.

Em razão da comemoração e criação da data, Enrique Febbraro foi homenageado, recebendo duas indicações ao prêmio Nobel da Paz.

O Brasil adotou a data rapidamente, pois a população de nosso país é acolhedora, simpática e calorosa. Faz parte do perfil do povo brasileiro ser hospitaleiro e fazer muitas amizades.

Mas ser amigo não é somente conhecer e conviver à distância. A verdadeira amizade requer muito mais dessa relação.

Amigo é aquele que estende a mão quando precisamos, que faz críticas construtivas para que possamos crescer enquanto pessoas, que sofre com nossas angústias e com nossos problemas, mas está sempre do lado, dando forças e incentivando-nos a lutar, a não desistir dos nossos sonhos.

Durante a vida, podemos encontrar vários tipos de amigos, amigos para rir, amigos para desabafar, amigos para viajar, amigos para sonhar. Mas também existem aqueles que vêm com as brincadeiras: amigo secreto, no natal; amigolat, na páscoa; ou simplesmente amigo, no dia do amigo.

Precisamos ter cuidado mesmo com os chamados amigo “da onça”, aqueles que se fazem de amigos, mas que não o são, enganando os outros com sentimentos falsos, inveja e intriga. Esse “personagem foi criado pelo cartunista pernambucano Péricles de Andrade Maranhão, em 1943”, colocando seus companheiros em embaraçosas situações.


Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola



Fala de Renilton Silva: Quero abraçar a todos os meus amigos(as) de Alagoas, Brasil, pela passagem do Dia do Amigo! Que vocês sejam felizes e realizados, hoje, amanhã e sempre! Feliz Dia do Amigo!!!  Meu Deus, obrigado pelas amizades que tenho!!! Obrigado, pessoal, pela nossa AMIZADE!!!



RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Mensagem de Reflexão: Vida Sem Pressa

Vida Sem Pressa
 
 
Você já parou para olhar crianças brincando num parque ou para ouvir o som da chuva quando chega ao chão?


Já parou para ver o voo errante de uma borboleta?


Já ficou simplesmente observando o sol sumir dentro do escuro da noite?


Melhor ir mais devagar ... Não corra tanto ...


Vá mais lentamente pela Vida: Ela não é tão curta quanto nos fazem acreditar.


Você voa apressado o tempo todo? Vá mais devagar ... Flutue no ar ...


Quando você pergunta " como vai? "você escuta a resposta?


Quando acaba o dia você se deita pensando em mil coisas para o dia seguinte?
Durma em paz.


Você já disse a uma criança" vamos deixar pra depois " e na sua pressa não notou sua inocente tristeza?


Você já deixou de conservar a vida de uma amizade, sabendo depois que um amigo deixou este mundo sem seu adeus?

Uma amizade perdida no tempo por que na sua pressa deixou de lembrar de um "olá"?


Quando você corre para chegar a algum lugar, perde metade da alegria de poder chegar lá.


Quando você se preocupa e se apressa o dia todo, é como deixar um presente embrulhado e depois jogá-lo fora.


A vida não é uma pista de corrida.
Cuide-se e vá mais devagar.


Sinta cada instante seu, dance calmamente a música da alma e sinta a força da sua canção.


Vá mais devagar.
Dance ... dance ... mas dance devagar.


Calma !
A música vai continuar ! 
 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Papa vai andar em carro aberto pelo Centro no dia de sua chegada ao Rio

Pontífice chega à cidade no dia 22 para a Jornada Mundial da Juventude.
Ele percorrerá trajeto no Centro do Rio de Papamóvel.

Do G1 Rio

O Papa Francisco, que aterrisa no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (22) para a Jornada Mundial da Juventude teve novo trajeto divulgado para o dia de sua chegada ao Rio nesta sexta-feira (19). O percurso começará na Base Aérea do Galeão, de onde seguirá, em carro fechado, até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro da cidade. De lá, segundo a Rio Eventos, da Prefeitura do Rio, vai de Papamóvel até o Theatro Municipal, em seu primeiro desfile pela cidade.

Da Catedral, o pontífica percorrerá a Avenida República do Chile, a Avenida Rio Branco, a Rua Araújo Porto Alegre, a Avenida Graça Aranha, a Avenida Nilo Peçanha e novamente Avenida Rio Branco, de onde seguirá até o Theatro Municipal. Do local, ele irá para o Terceiro Comando Aéreo Regional (3º Comar), no Castelo, em carro fechado.

Em seguida, vai de helicóptero até o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul. De acordo com a Rio Evento, no entanto, até as 16h10 desta sexta, não havia informações ainda sobre a saída do Papa do Palácio Guanabara e seu posterior destino.

Ainda segundo a Prefeitura do Rio, a operação terá inicio à 0h da segunda-feira, com a proibição de estacionamento em vias do Centro. Está previsto que o Papa chegue ao Centro às 17h. O fechamento da área central tem previsão de acontecer às 15h.

A prefeitura recomenda que os cidadãos dêem preferência aos transportes públicos. Para chegar, as estações de metrô mais próximas são Cinelândia e Carioca. Ainda de acordo com a prefeitura, ônibus e vans fretados não terão como chegar próximo à área do evento.

Principais interdições
A partir das 14h, a circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:
• Rua Pinheiro Machado, em toda sua extensão nos dois sentidos;
• Túnel Santa Bárbara, sentido Zona Sul;
• Viaduto Engenheiro Noronha;
• Elevado 31 de março, sentido Zona Sul;

A partir das 15h, a circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:
• Avenida República do Chile;
• Avenida Almirante Barroso;
• Avenida Rio Branco;
• Rua Araújo Porto Alegre;
•  Avenida Graça Aranha;
• Avenida Nilo Peçanha;
• Rua Manoel de Carvalho;
• Avenida Treze de Maio;
• Rua Senador Dantas;
• Rua Lélio Gama;
• Rua Evaristo da Veiga;
• Rua México, a partir da Rua Santa Luzia;
• Rua dos Arcos;
• Rua da Assembleia;
• Avenida Presidente Vargas, pista lateral a partir da Avenida Passos até a Avenida Rio Branco, sentido Candelária;
• Rua Buenos Aires, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco;
• Rua Sete de Setembro, entre a Rua da Quitanda e Avenida Rio Branco;
• Rua São José, entre a Rua da Quitanda e a Avenida Nilo Peçanha;
15 minutos antes da saída do Papa da Catedral. Segundo a Prefeitura do Rio, nesta via, não será permitida a presença de público.
• Avenida República do Paraguai, nos dois sentidos;



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Resista

Resista
 
 
Você vai superar esse momento difícil !

Resista um pouco mais, mesmo que as feridas latejem e que sua coragem esteja cochilando.

Resista mais um minuto e será fácil resistir aos demais.

Resista mais um instante, mesmo que a derrota seja um ímã... mesmo que a desilusão caminhe em sua direção.

Resista mais um pouco, mesmo que os invejosos digam para você parar... mesmo que sua esperança esteja no fim.

Resista mais um momento, mesmo que você não possa avistar ainda a linha de chegada... mesmo que as inseguranças brinquem de roda à sua volta.

Resista um pouco mais, mesmo que a sua vida esteja sendo pesada como a consciência dos insensatos, e você se sinta indefeso como um pássaro de asas quebradas.

Resista porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço e essa manhã bonita, ensolarada, sem algemas nascerá para você em breve, desde que você resista.

Resista porque estou sentada na arquibancada do tempo, torcendo ansiosa para que você vença e ganhe de Deus o troféu que você merece:  a Felicidade!!! 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Mandela faz 95 anos e família Obama parabeniza líder sul-africano

 

Ex-presidente sul-africano faz aniversário internado no hospital.
Obama pede 'às pessoas de todas as partes' para que honrem o líder.

Do G1, em São Paulo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa Michelle parabenizaram o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela pelo seu 95º aniversário e pediram 'às pessoas de todas as partes' honrar o líder em seu Dia Internacional, celebrado nesta quinta-feira (18), utilizando seu legado como inspiração, informou a agência EFE.

Mandela está internado em um hospital de Pretória desde o último 8 de junho por causa da recaída de uma infecção pulmonar.

'Em nome de nossa família e do povo dos Estados Unidos, Michelle e eu estendemos nossos melhores desejos e orações a Nelson Mandela pela ocasião de seu aniversário número 95, assim como a (sua esposa) Graça Machel, a família Mandela, o governo e as pessoas da África do Sul, por ocasião do quinto Dia Internacional Nelson Mandela', afirmou Obama em comunicado.

O líder confessou que sua família ainda se encontra comovida pela recente visita que realizaram à cela onde Mandela esteve preso na Ilha de Robben e ressaltou que o ex-presidente sul-africano 'sempre será exemplo de fortaleza e inspiração por seu valor moral, bondade e humildade'.

'Neste Dia Internacional de Nelson Mandela, as pessoas de todas as partes têm oportunidade de homenagear Madiba - como o líder sul-africano é conhecido em seu país - através de atos individuais e coletivos com seus serviços', acrescentou o presidente.

Além disso, Obama pediu que a vida do líder sul-africano e 'seu firme compromisso com a igualdade, a reconciliação e a dignidade humana continuem sendo um farol para cada geração futura em sua busca de um mundo mais justo e próspero'.

O aniversário do antigo estadista é celebrado desta forma desde que a ONU declarou a data como Dia Internacional de Nelson Mandelaem em 2009.

A Fundação Mandela e o Governo da África do Sul esperam que esta edição seja a maior de todas, já que coincide com a delicada situação do ex-presidente, internado em um hospital de Pretória desde o último 8 de junho por causa da recaída de uma infecção pulmonar.

No entanto, as autoridades sul-africanas e a família de Madiba ressaltaram que o Dia Internacional de Mandela deve ser celebrado com entusiasmo, já que Mandela segue com vida, e não com tristeza por causa de sua doença.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Ator de '007' é encontrado morto no sul da Inglaterra, diz site

Segundo a 'Variety', corpo foi achado perto de penhasco na última sexta.
Paul Bhattacharjee era procurado desde o dia 10 de julho, em Londres.

Do G1, em São Paulo
Paul Bhattacharjee (Foto: Divulgação/Royal Court Theatre)O ator britânico Paul Bhattacharjee (Foto: Divulgação/Royal Court Theatre)
 
Paul Bhattacharjee, ator que participou do filme "007: Cassino Royale", foi encontrado morto na beira de um penhasco em Seaford, no sul da Inglaterra, na última sexta-feira (12). As informações são do site da revista "Variety".

De acordo com o site da revista "The Hollywood Reporter", a polícia londrina achou o corpo na sexta, porém, apenas nesta quarta (17) a Scotland Yard confirmou que era do ator. Os oficiais também afirmam que não há indícios de crime na morte.

O ator britânico estava desaparecido há uma semana, segundo informações da Scotland Yard. A polícia londrina, que abriu um inquérito para investigar o desaparecimento, havia afirmado que Bhattacharjee tinha sido visto pela última vez ao sair do teatro Royal Court, na Sloane Square, por volta das 18h do dia 10 de julho.

De acordo com o site, o ator estava de bom humor logo após participar de um ensaio com a companhia de teatro. "Ele foi embora na quarta em ótimo estado de espírito, mas não apareceu para ensaiar no dia seguinte", declarou uma porta-voz do Royal Court, em comunicado.

A Scotland Yard informou que o ator de 53 anos enviou uma mensagem para o celular de sua namorada por volta das 21h do dia 10, sendo esse seu último contato com alguém conhecido. Os policiais ainda descreveram o sumiço de Bhattacharjee como "totalmente atípico".

Nascido em Redbridge, nordeste de Londres, o ator fez sua última aparição no cinema em "O exótico hotel Marigold" (2011) e, na TV, participou das séries "The East Enders" e "MI-5".




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Aluno com paralisia cerebral é finalista na Olimpíada de Matemática

Arthur Dantas, de 11 anos, é aluno de escola inclusiva em Itanhaém, SP.
Garoto fez pedido inusitado para a disputa: um prato de panquecas.

Anna Gabriela Ribeiro Do G1 Santos
Aluno de Itanhaém é aprovado para etapa final da Olimpíada de Matemática (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Itanhaém)Arthur foi aprovado para etapa final da Olimpíada de Matemática (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Itanhaém)
 
Um estudante da cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, virou exemplo de superação perante os colegas de classe. Aluno do 6º ano de uma escola municipal, Arthur Gabriel dos Santos Dantas, de 11 anos, tem paralisia cerebral e vai representar a escola na última etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que será realizada em setembro.

O garoto não se comunica pela fala e tem dificuldade de locomoção, porém, a capacidade intelectual é muito desenvolvida. Na escola inclusiva, ele conta com o auxílio de uma estagiária e se comunica digitando mensagens pelo computador.  Ele é o primeiro estudante de Itanhaém com paralisia cerebral a disputar a final da Olimpíada.

Para a mãe do garoto, Valéria dos Santos Silva, a novidade foi recebida com muito orgulho pelos familiares. “Fiquei muito feliz. Poucos passaram e ele é o único deficiente da cidade. Estou muito orgulhosa. A família toda está apoiando e tem uma torcida boa. Ele também está muito feliz, fica do meu lado dando risada”, comemora a mãe do garoto.

Ela conta que ele sempre foi bom aluno, gosta de estudar e sua disciplina favorita é a matemática. E que até já decidiu o que quer ser quando crescer. “Na primeira série dele começamos a perceber que ele iria longe. Ele é apaixonado por astronomia, adora estudar planetas e estrelas. O sonho dele é ser astrônomo. No que depender de mim, ele vai realizar este sonho”, conta.

Arthur é um aluno muito disciplinado. A mãe conta que ele estuda, faz natação e é fanático pelo Corinthians e que não perde um jogo. Mas, quando precisa faltar na aula para ir ao médico, o garoto fica chateado. “A paralisia cerebral foi adquirida depois do nascimento e, por isso, a capacidade intelectual dele é muito boa. Ele não gosta de faltar, é muito disciplinado e querido por todos na escola”, afirma Valéria.

A prova da Olimpíada de Matemática será realizada no dia 14 de setembro e Arthur já conta com a torcida da família, dos professores e dos colegas de classe. “Estamos todos ansiosos e na torcida. Ele conta com o apoio de toda a família e da escola também. No dia da prova, a estagiária vai acompanhá-lo, mas ele me pediu algo inusitado para levar na hora da prova, que é o seu prato predileto: panquecas”, brinca a mãe de Arthur.

Aluno de Itanhaém é aprovado para etapa final da Olimpíada de Matemática (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Itanhaém)Garoto conta com a torcida de colegas de classe para a prova  (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Itanhaém)
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
 

Nota de falecimento de Eduardo José dos Santos, conhecido como Seu Eduardo, residente em Campo Alegre - AL

 
Ao centro, Sr. Eduardo, ao lado de sua esposa Lourdes.........


Faleceu na noite de ontem, quarta-feira, 17 de julho, na cidade de Maceió - Alagoas, o senhor Eduardo, vítima de infarto.
Seu Eduardo, como era conhecido, morava na Rua Senador Máximo, em frente à Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, bairro Centro, Campo Alegre – Alagoas. Esposo de dona Lourdes e pai do pastor Warley Douglas e das professoras Valéria dos Santos e Varlene dos Santos.
Trabalhou por muitos anos aqui na cidade de Campo Alegre, como funcionário da prefeitura, (na função de mestre de obras). Era uma das pessoas elogiadas pelo serviço que fazia na área de obras. Lembramos que esse foi um dos trabalhos marcantes que Seu Eduardo participou neste município.
NOTA DE FALECIMENTO 
 
O SENHOR É BOM PARA TODOS E AS SUAS MISERICÓRDIAS ESTÃO SOBRE TODAS AS SUAS CRIATURAS.
Nota de falecimento, convite:
A esposa: Maria de Lourdes dos Santos
Os filhos: Warley Douglas, Valéria dos Santos e Varlene dos Santos, demais parentes e amigos, cumprem o doloroso dever de comunicar o falecimento de Eduardo José dos Santos, mais conhecido como Seu Eduardo, ocorrido no dia de ontem, ao tempo em que convidam a todos para o seu sepultamento, que será realizado nesta quinta-feira, 18 de julho, às 4(quatro) horas da tarde, saindo o féretro da Rua Senador Máximo, nº 169, onde o corpo está sendo velado para o cemitério Municipal de Campo Alegre.
 
A família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de solidariedade cristã.
Comunicamos com pesar o falecimento de Eduardo José dos Santos, mais conhecido como Seu Eduardo.



*VOZ DE RENILTON SILVA: Meus sentimentos de pesar para toda família, amigos(as), colegas do Sr. Eduardo.

RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Comunicado da Escola Miguel Matias, em Campo Alegre - Alagoas

 
Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias - Educando com Responsabilidade.
Localizada na Rua Senador Máximo, centro, Campo Alegre - Alagoas
 
 
Comunicado:
 
A Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, localizada na Rua Senador Máximo, Centro, Campo Alegre - Alagoas, comunica aos seus funcionários; professores; senhores pais de aluno(as); alunos(as) e demais pessoas que hoje, quinta-feira, 18 de julho de 2013, não haverá aula neste estabelecimento de ensino (horários matutino e vespertino) em virtude do falecimento do Sr. Eduardo, mestre de obras, pai do pastor Warley Douglas e das professoras Valéria e Varlene. 
 
Nossos sentimentos de pesar para todos familiares, amigos(as) e colegas do Sr. Eduardo.
 
Senhor Eduardo, que sua alma descanse em paz!

 
Atenciosamente: Escola Miguel Matias
 
 
 
Campo Alegre - AL, 18 de julho de 2013

Mensagem de Reflexão: Tempo para Acertar

Tempo para Acertar
 
 
O ser humano é difícil de entender!
Fartam-se de ser crianças e tem pressa por crescer, e depois suspiram por voltar a ser crianças...

Primeiro, perdem a saúde para ter dinheiro e logo em seguida, perdem o dinheiro para ter saúde...

Pensam tão ansiosamente no futuro que descuidam do presente e assim, nem vivem o presente nem o futuro...

Vivem como se fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido!

Reflita sobre isso...

Pois você ainda tem tempo para acertar sua vida, todos os dias quando você acorda, recebe o mais belo de todos os presentes.

A DÁDIVA DA VIDA

Deus lhe deu e você a administra, faça com que realmente valha a pena. 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Morre Sr. Eduardo, um dos grandes mestres de obras do município de Campo Alegre – AL



 
Ao centro, Sr. Eduardo, ao lado de sua esposa Lourdes.........


Faleceu na noite de hoje, quarta-feira, 17 de julho, na cidade de Maceió - Alagoas, o senhor Eduardo, vítima de morte clínica.

Senhor Eduardo morava na Rua Senador Máximo, em frente à Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, bairro Centro, Campo Alegre – Alagoas. Esposo de dona Lourdes e pai do pastor Warley Douglas e das professoras Valéria e Varlene.

O Sr. Eduardo trabalhou por muitos anos aqui na cidade de Campo Alegre, como funcionário da prefeitura, na função de mestre de obras. Era uma das pessoas elogiadas pelo serviço que fazia na área de obras.

Segundo informações, o corpo do Sr. Eduardo será sepultado na tarde nesta quinta-feira.

*Meus sentimentos de pesar para toda família, amigos(as), colegas do Sr. Eduardo.



·  *ATENÇÃO:SE TIVERMOS MAIS DETALHES SOBRE A MORTE E SEPULTAMENTO DO SENHOR EDUARDO, INFORMAREMOS.






RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA