sábado, 11 de abril de 2015

Papa visitará prisão de segurança máxima na Bolívia


A visita a uma prisão de segurança máxima faz parte dos vários compromissos da agenda de 48 horas do papa Francisco na Bolívia, em julho.
O Papa chegará o dia 8 de julho à cidade andina de El Alto, a 4.000 metros acima do mar, onde realizará um encontro pastoral. Depois, em La Paz, manterá encontros com sindicatos agrícolas, de indígenas e de operários, e também se reunirá com o Evo Morales.
No dia seguinte, em Santa Cruz, celebrará uma missa em praça pública e visitará a prisão de Palmasola, uma das mais perigosas do país, onde, em 2013, houve uma revolta que deixou 31 mortos.
Esta agenda deve ainda ser validada pela comissão de bispos que se reúne na próxima semana.



FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

Governo quer mudar terceirização

TERÇA. Temer entra em jogo para inserir tributação de 11% ao INSS para as empresas que contratarem
I
Por: JOÃO VILLAVERDE - AGÊNCIA ESTADO
Brasília, DF– O governo federal vai enviar uma proposta na segunda-feira, ao relator do projeto de lei que amplia a terceirização no País, deputado Arthur Maia (SD-BA), para inserir no texto final a tributação de 11% ao INSS para todas as empresas contratantes de trabalhadores terceirizados no País. 

O esforço do governo nos últimos dias para incluir a medida fiscal no texto envolveu o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), novo articulador político do governo Dilma Rousseff.

Temer telefonou para Maia após a aprovação do texto-base do projeto de lei que regulamenta e amplia a terceirização no mercado de trabalho. O vice-presidente pediu ao relator do projeto que estendesse as negociações das questões fiscais com a equipe econômica do governo Dilma até a votação dos destaques, prevista para ocorrer na terça-feira.

Desde o início foi o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, quem assumiu o controle das negociações com o Congresso para evitar que a proposta gere perdas grandes de arrecadação.

O texto, que recebeu o sinal verde da maioria dos deputados em votação na última quarta-feira, incluiu boa parte dos pedidos de Levy e do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. O projeto aprovado contou com a instituição da cobrança de impostos e tributos federais, como IR, CSLL e PIS/Cofins, para as empresas contratantes - hoje, apenas as empresas intermediadoras de mão de obra terceirizada, isto é, as companhias contratadas para ceder os trabalhadores para a empresa contratante é que recolhem esses tributos. Mas Maia deixou de fora a questão do INSS.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Mensagem de Reflexão: O que você tem, todo mundo pode ter

O que você tem, todo mundo pode ter


O que você tem, todo mundo pode ter

O que você tem, todo mundo pode ter…
Mas o que você é, ah isso ninguém pode ser.




(AUTOR CLARICE LISPECTOR)

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Rui é eleito vice-presidente da FNP

NOVA DEMANDA. Prefeito de Maceió representa regional AL
IRui é eleito vice-presidente da FNP
Por: FÁTIMA ALMEIDA - REPÓRTER
Depois de participar, por dois dias, do III Encontro dos Municípios Sustentáveis, em Brasília (DF), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), traz na bagagem uma nova missão. Ele foi eleito representante da regional Alagoas e para a vice-presidência de Cultura da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), integrando a nova diretoria que estará à frente da entidade no biênio 2015-2016, encabeçada pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB).

Rui foi indicado para compor a chapa pelo próprio Lacerda, que destacou a sua capacidade política e o seu dinamismo na área cultural. E dizendo-se honrado e estimulado com a confiança dos mais de 200 prefeitos que o elegeram, ele prometeu engajamento na articulação por mais recursos e pelo intercâmbio de experiências visando ao desenvolvimento dos municípios brasileiros, a partir da área cultural e da sua integração com as ações de Educação e de Inclusão Social.

“A cultura é um instrumento importante de interação entre os segmentos fundamentais das gestões públicas, em especial as que objetivam a formação de nossos cidadãos. Em Maceió, ampliamos os investimentos em cultura, mas ainda há muito o que fazer”, disse Palmeira, defendendo, também, a interação entre estados e municípios, para o fortalecimento da parceria com organismos públicos de diversas esferas de poder.



FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Teve despesas com educação? Veja o que é possível deduzir no IR 2015

Mensalidades são abatidas; livros e material escolar não entram na lista.

Contribuinte deve guardar os comprovantes da despesa por 5 anos.







Ao declarar o imposto de renda, o contribuinte deve ficar atento aos gastos que podem ser deduzidos, ou seja, as despesas feitas durante o ano que podem ser abatidas da base de cálculo do IR 2015.

No caso de despesas com educação, é possível deduzir das matrículas e mensalidades escolares, mas não de material escolar nem de livros, por exemplo.

Danilo Lollio, gerente de tributos da Wolters Kluwer Prosoft, diz que o limite de despesas por contribuinte ou dependente com educação para serem deduzidas dos rendimentos tributáveis na declaração de ajuste anual é de R$ 3.375,83 por pessoa.

Os gastos que excederem o limite de R$ 3.375,83 por pessoa e não puderem ser deduzidos devem ser informados na ficha "Pagamentos Efetuados", no campo "Valor reembolsado/Parcela Não Dedutível".

De acordo com o especialista, as despesas permitidas são educação infantil (creches e pré-escolas), ensino fundamental, ensino médio, ensino superior (graduação e pós-graduação) e educação profissional (técnico e tecnológico). “Verifica-se que curso profissionalizante é aquele realizado após a conclusão dos 11 anos curriculares normais”, ressalta.

Lollio informa que não podem ser deduzidas despesas com material escolar e livros, aulas particulares, cursos de idiomas, cursos preparatórios para o vestibular, aulas de esporte, natação, dança, música e similares. “Mas é possível deduzir despesas com cursos de MBA, pós-graduação, mestrado e doutorado”, explica.

O consultor salienta que para efetuar a dedução dessas despesas a pessoa física deve fazer sempre a declaração no modelo completo e guardar os comprovantes da despesa pelo prazo de 5 anos.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Morre a crítica teatral Barbara Heliodora, aos 91 anos, no Rio

Crítica teatral estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo.

Informação foi confirmada pela casa de saúde na manhã desta sexta (10).


GNews - Barbara Heliodora (Foto: Reprodução/GloboNews)Barabara Heliodora estava internada em hospital no Rio (Foto: Reprodução/GloboNews)

crítica teatral Barbara Heliodora morreu na manhã desta sexta-feira (10) no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, onde estava internada desde março. A crítica de teatro tinha 91 anos.
Nascida em 29 de agosto de 1923, filha de uma poetisa, Anna Amélia Carneiro de Mendonça, e do historiador Marcos Carneiro de Mendonça, a crítica teatral e tradutora Barbara Heliodora se transformou em uma das maiores conhecedoras da obra de William Shakespeare no Brasil. 
A paixão pelo escritor inglês começou na infância, aos 12 anos, após ganhar da mãe o primeiro volume das obras completas do dramaturgo. Ela costumava dizer que Shakespeare foi um grande e bom amigo ao longo dos anos.
Barbara estudou e se formou nos anos 1940 em literatura inglesa no Connecticut College, nos Estados Unidos. Aos 35 anos, iniciou a  carreira no jornalismo, no jornal Tribuna da Imprensa, entre outubro de 1957 e fevereiro de 1958.  Na época, amigos do teatro "O Tablado", insistiram para que ela escrevesse sobre o mundo teatral que ela tanto admirava.  
Em março de 2012, A atriz Barbara Heliodora é homenageada pelo exercício da crítica teatral ao longo de mais de 50 anos (Foto: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo/Arquivo)Em março de 2012 Barbara é homenageada (Foto: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo/Arquivo)
















'Dama de Ferro'
Foi no Jornal do Brasil, onde trabalhou até 1964, que sua carreira conquistou respeito e seriedade pelo conhecido rigor dos seus artigos e críticas. Ela era responsável pela resenha de teatro do jornal. A classe teatral brasileira se referia a ela como a "Dama de Ferro". Nos teatros, gostava sempre de sentar nas primeiras fileiras para assistir aos espetáculos.  Em 2013, em entrevista ao programa Starte, da Globonews, ela contou que já tinha visto mais de 3.500 espetáculos teatrais.

Entre 1964 e 1967, em plena ditadura militar, ela assumiu a direção do Serviço Nacional do Teatro. Barbara também deu aulas no Conservatório Nacional de Teatro e no Centro de Letras e Artes da Uni-Rio, onde se aposentou em 1985.
Voltou ao jornalismo em 1985, na revista Visão. Cinco anos depois,  foi convidada trabalhar no  jornal O Globo, onde ficou por mais de 20 anos. Deixou o dia a dia do jornal no final de 2013, ao completar 90 anos. Nesse mesmo ano, disse em entrevista ao programa Starte, da Globonews, que já tinha visto mais de 3.500 espetáculos teatrais. Mesmo sem a rotina de escrever diariamente sobre teatro, Barbara continuou a fazer traduções e participar de mesas de debates sobre Shakespeare, em reuniões semanais em sua casa, no Largo do Boticário.
Barbara também fez direção, adaptação e tradução de diversas obras. Um de seus maiores desafios foi a tradução de mais de 30 peças de Shakespeare para o português. Em entrevista exibida em 2009, na Globonews, ela contou que fez a tradução ao longo de 30 anos. A mãe dela já tinha feito a tradução de "Hamlet" e "Ricardo III".
Ao longo da carreira ela escreveu seis livros.  O primeiro em 1975, a partir da sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) : "A Expressão Dramática do Homem Político em Shakespeare".  Em 1997, "Falando de Shakespeare", onde reuniu conferências realizadas ao longo de 15 anos de trabalho.
Barbara Heliodora em entrevista ao programa Starte da Globonews, em 2013 (Foto: Reprodução/Globonews)Heliodora em entrevista ao programa Starte da Globonews, em 2013 (Reprodução/Globonews)







Em 2000, Barbara escreveu "Martins Pena, uma introdução", a convite da Academia Brasileira de Letras. Em 2004, ela  lançou uma coletânea de ensaios: "Reflexões Shakespearianas".  E na companhia de outros quatro autores, lançou em 2005  "Brasil, Palco e Paixão" - Um século de Teatro", sobre uma parte da história do teatro brasileiro no século XX. O último livro foi "Caminhos do teatro Ocidental", resumo do trabalho como professora de história do teatro, de 1966 a 1985.
Em uma de suas últimas entrevistas disse que pensava sobre a contribuição do teatro. "O teatro é um documentário perfeito da história do ocidente. Você lendo as peças você vai acompanhar o desenvolvimento do ocidente exatamente. Os autores teatrais acabam refletindo exatamente a história toda".
Barbara Heliodora deixa três filhas - de dois casamentos - e quatro netos.

FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
.

Mensagem de Reflexão: A escolha é sua!

A escolha é sua!




Você já ouviu alguma vez falar de livre-arbítrio?

Livre-arbítrio quer dizer livre escolha, livre opção.

Em todas as situações da vida, sempre temos duas ou mais possibilidades para escolher.

E a cada momento a vida nos exige decisão. Sempre temos que optar entre uma ou outra atitude.

Desde que abrimos os olhos, pela manhã, estamos optando entre uma atitude ou outra. Ao ouvir o despertador, podemos escolher entre abrir a boca para lamentar por não ser nosso dia de folga ou para agradecer a Deus por mais um dia de oportunidades, no corpo físico.

Ao encontrarmos o nosso familiar que acaba de se levantar, podemos resmungar qualquer coisa, ficar calado, ou desejar, do fundo da alma, um bom dia.

Quando chegamos ao local de trabalho, podemos optar entre ficar de bem com todos ou buscar o isolamento, ou, ainda, contaminar o ambiente com mau humor.

Conta um médico, que trata de pacientes com câncer, que as atitudes das pessoas variam muito, mesmo em situações parecidas.

Diz ele que duas de suas pacientes, quase da mesma idade, tiveram que extirpar um seio por causa da doença. Uma delas ficou feliz por continuar viva e poder brincar com os netos, a outra optou por lamentar pelo seio que havia perdido, embora também tivesse os netos para se distrair.

Quando alguém o ofende, você pode escolher por revidar, calar-se ou oferecer o tratamento oposto. A decisão sempre é sua.

O que vale ressaltar é que todas as ações terão uma reação correspondente, como consequência. E essa ação é de nossa total responsabilidade.

E isso deve ser ensinado aos filhos desde cedo. Caso a criança escolha agredir seu colega e leve alguns arranhões, deverá saber que isso é resultado da sua ação e, por conseguinte, de sua inteira responsabilidade.

Tudo na vida está sujeito à lei de causa e efeito: para uma ação positiva, um efeito positivo; para uma ação infeliz, o resultado correspondente.

Se você chega ao trabalho bem humorado, alegre, radiante, e encontra seu colega de mau humor, você pode decidir entre sintonizar na faixa dele ou fazer com que ele sintonize na sua.

Você tem ainda outra possibilidade de escolha: ficar na sua.

Todavia, da sua escolha dependerá o resto do dia. E os resultados lhe pertencem.

Jesus ensinou que a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.

Pois bem, nós estamos semeando e colhendo o tempo todo. Se semeamos sementes de flores, colhemos flores; se plantamos espinheiros, colheremos espinhos. Não há outra saída.

Mas o que importa mesmo é saber que a opção é nossa. Somos livres para escolher, antes de semear. Aí é que está a justiça divina.

Mesmo as semeaduras que demoram bastante tempo para germinar, um dia terão seus frutos. São aqueles atos praticados no anonimato, na surdina, que aparentemente ficam impunes. Um dia eles aparecerão e reclamarão colheita.

Igualmente, os atos de renúncia, de tolerância, de benevolência, que tantas vezes parecem não dar resultados, um dia florescerão e darão bons frutos e perfume agradável. É só deixar nas mãos do jardineiro divino, a quem chamamos de Criador.

Pense nisso!
A hora seguinte será o reflexo da hora atual.

O dia de amanhã trará os resultados do dia de hoje.

É assim que vamos construindo a nossa felicidade ou a nossa desdita, de acordo com a nossa livre escolha, com nosso livre-arbítrio.






(AUTOR NÃO REVELADO)

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Deputados aprovam terceirização

TRABALHO. Parlamentares analisaram texto principal, mas destaques serão votados na terça-feira
IDeputados aprovam terceirização
Por: NATHALIA PASSARINHO - G1
Brasília, DF – A Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite por 324 votos a favor, 137 votos contrários e duas abstenções, o texto principal do projeto de lei que regulamenta os contratos de terceirização. Propostas de destaques (alterações do texto) ainda serão discutidas pelo plenário na próxima semana. Depois de concluída a votação, o texto seguirá para análise no Senado.

Criticada pelo PT e algumas centrais sindicais e defendida por empresários, a proposta permite que empresas contratem trabalhadores terceirizados para exercer qualquer função. Atualmente esse tipo de contratação é permitida apenas para a chamada atividade-meio, e não atividade-fim da empresa. 

Pelo texto, essa limitação não existirá mais. Além disso, o projeto prevê a forma de contratação tanto para empresas privadas como públicas. O modelo só não se aplica à administração pública direta, autárquica e fundacional.

ARGUMENTOS

Durante a sessão, o relator da proposta, deputado Arthur de Oliveira Maia (SD-BA), disse que a regulamentação da terceirização traz “segurança jurídica” aos contratos e afirmou que buscou uma “uma linha média capaz de atender aos trabalhadores, empresários e à economia brasileira”.

Já deputados do PT fizeram discursos contrários ao projeto, alegando que ele aumentará as terceirizações e irá “precarizar” as condições de trabalho.

“A terceirização não permite que nenhum trabalhador de qualquer setor possa pensar em ascensão futura, em cargos de comando”, declarou o líder do PT, Sibá Machado (AC).

Até às 18h de ontem, quando a sessão para discussão do projeto já havia se iniciado, o relator ainda fazia alterações no texto, acolhendo sugestões de parlamentares e do governo. 




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Internet faz pessoas se acharem mais inteligentes do que são, diz estudo

Depois de buscas na rede, pessoas superestimam o próprio conhecimento. 

Há confusão entre conhecimento real e o que se pode buscar na internet.


internet, facebook, laptop, notebook, redes sociais, twitter, teclado (Foto: Jay LaPrete/AP)Buscas na internet fazem pessoas acreditarem que sabem mais do que de fato sabem (Foto: Jay LaPrete/AP)
A possibilidade de pesquisar na internet leva as pessoas a pensarem que têm mais conhecimentos do que de fato possuem. Uma série de experimentos feitos por pesquisadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, depois de um tempo de buscas na internet sobre determinado tema, voluntários tendem a superestimar seu conhecimento sobre outros assuntos.
Os resultados do estudo foram publicados no fim de março em um artigo no “Journal of Experimental Psychology: General”. Para os pesquisadores, as pessoas confundem o conhecimento que elas realmente têm com o conhecimento que podem acessar quando estão online.
Para testar essa hipótese, foram feitos nove experimentos com voluntários americanos. Um deles pediu para que um grupo de participantes buscasse na internet a resposta para várias perguntas. Para um segundo grupo, não foi dada a possibilidade de usar a internet nesta parte do teste.
Uma segunda etapa do experimento solicitou que os dois grupos avaliassem sua capacidade de responder por conta própria outras questões, não relacionadas com os primeiros temas. O grupo que pôde acessar a internet no começo foi muito mais otimista ao medir seus próprios conhecimentos sobre o assunto em comparação ao grupo que não teve acesso à internet.
"A internet é um recurso maravilhoso que torna o aprendizado sobre o mundo mais fácil de várias maneiras", disse ao G1, em entrevista por e-mail, o pesquisador Matthew Fisher, estudante de PhD de Yale e principal autor do estudo. "Isso pode ter um preço inerente, no entanto. Nossos resultados sugerem que as pessoas estão falhando em distinguir onde seu conhecimento acaba e onde começa o conhecimento externo."
Inteligência superestimada
A série de testes mostrou que os participantes que tiveram acesso à internet superestimaram sua capacidade de responder às questões propostas mesmo quando elas eram tão difíceis que as respostas não puderam ser encontradas na internet.

“Os efeitos cognitivos de ‘estar no modo pesquisa’ na internet podem ser tão poderosos que as pessoas ainda se sentem mais espertas mesmo quando suas pesquisas online não revelam nada", diz o professor de psicologia Frank Keil, um dos autores do estudo.
Na conclusão do artigo, os pesquisadores afirmam que "ao situar erroneamente o conhecimento externo dentro das próprias cabeças, as pessoas podem involuntariamente exagerar sobre quanto trabalho intelectual conseguem desempenhar em situações em que estão de fato por conta própria".


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
.

Mensagem de Reflexão: As mãos que ajudam

As mãos que ajudam


As mãos que ajudam

Lembre-se: As mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que rezam.



(AUTORA MADRE TERESA DE CALCUTÁ)

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Cão famoso após foto com suspeitos vira xodó de comunidade em SC

Pitolo ficou conhecido após operação que prendeu suspeitos na capital.

Animal vive numa rua no Norte da capital e recebe comida dos moradores.

Pitolo (Foto: Márcia Callegaro)Pitolo vive numa comunidade no Norte da Ilha de SC (Foto: Márcia Callegaro/G1)
O cachorro, que ficou famoso após aparecer em uma foto deitado ao lado de suspeitos durante uma ação policial em Florianópolis, foi adotado pela comunidade Papaquara, no bairro Vargem Grande, Norte da Ilha de Santa Catarina.
Pitolo, como é chamado pelos moradores, vive na Rua Braulina Machado. O xodó da vizinhança passa os dias brincando com os outros cães e cochilando sob a sombra de casas.
Segundo os moradores, o animal pertencia a uma família que não mora mais no local há meses. Desde então, ele permanece na rua e é alimentado pelos moradores, principalmente pelas crianças.
Pitolo (Foto: Márcia Callegaro/G1)Pitolo dorme na varanda da casa de moradores (Foto: Márcia Callegaro/G1)







Pitolo ficou famoso após se deitar ao lado de suspeitos numa abordagem policial. A cena inusitada foi registrada por volta das 13h30 de quinta-feira (2), durante uma operação policial.
Segundo a Polícia Militar, quando os suspeitos deitaram para serem revistados, o cachorro juntou-se voluntariamente aos detidos.
O animal não tem raça definida, é de estatura média e tem aparência saudável. Costuma dormir nas varandas das casas de alguns moradores ou numa casinha improvisada, onde também recebe carinho e alimentos.
Os meninos que moram na comunidade contam que ele fica sempre próximo à antiga casa onde vivia com uma família que se mudou.  O cão é considerado tranquilo e brincalhão, "mas rosna quando quer dormir e não ser incomodado", relata um dos garotos.
Cão deita ao lado de suspeitos revistados em operação conjunta da Deic e PM (Foto: PMSC/Divulgação)Cão deita ao lado de suspeitos revistados em operação conjunta da Deic e PM (Foto: PMSC/Divulgação)
Operação policial
A operação resultou na prisão de duas pessoas, entre elas, um homem citado pela polícia como um dos líderes de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de Santa Catarina. Ele estava foragido há quase dois anos, segundo a Polícia Militar.

Segundo a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), que comenadou a ação, cerca de 1,5 kg de maconha, além de uma balança de precisão, cocaína, uma pistola de calibre restrito, munições e carregadores foram apreendidos. A operação contou com o apoio da Coordenadoria de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Polícia Militar.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO