sábado, 30 de novembro de 2013

Produtor musical João Araújo é enterrado no Rio

Pai do cantor Cazuza morreu em casa, vítima de uma parada cardíaca.
Criador da Som Livre, ele revelou Djavan, Xuxa e Barão Vermelho.

Cristiane Cardoso e Káthia Mello Do G1 Rio
 Morre o produtor musical João Araújo, fundador da Som Livre (Camilla Maia/Agência O Globo) 
Produtor musical João Araújo

O corpo do produtor musical João Araújo foi enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, às 17h deste sábado (30). Araújo, que tinha 78 anos, sofreu uma parada cardíaca, em casa. Ele era pai do músico Cazuza e estava casado havia 56 anos com Lucinha Araújo.

Ele foi enterrado com uma bandeira do Flamengo, no mesmo jazigo do filho Cazuza. O sepultamento aconteceu debaixo de chuva.

Enterro de João Araújo aconteceu na tarde deste sabado (30) no Rio de Janeiro (Foto: Kathia Mello/G1)Enterro de João Araújo aconteceu na tarde deste sabado (30) (Foto: Kathia Mello/G1)
 
João Araújo foi um dos executivos mais importantes da indústria fonográfica brasileira. Ele criou e foi diretor-geral da gravadora Som Livre, das Organizações Globo, por cerca de 40 anos.

Na empresa, ele possibilitou a criação do disco “Acabou chorare”, dos Novos Baianos.Antes, passou pelas gravadoras Odeon, que tinha entre suas estrelas na época Dorival Caymmi e João Gilberto, e Philips, onde apostou nos iniciantes Caetano Veloso e Gal Costa.

Lucinha Araújo, viúva de João Araújo, durante o enterro do produtor no Rio de Janeiro (Foto: Kathia Mello/G1)Lucinha Araújo, viúva de João Araújo (Foto: Kathia Mello/G1)
 
Velório
Entre amigos e familiares, estiveram no velório as apresentadoras Xuxa e Ana Furtado, o produtor musical Luís Carlos Miele, o escritor Zuenir Ventura, a atriz Rosamaria Murtinho, o autor de novelas Gilberto Braga, os diretores da TV Globo Daniel Filho, Boninho, Ali Kamel e José Frejat, pai do músico Frejat, que foi parceiro de Cazuza no Barão Vermelho.

Familiares e amigos acompanharam o enterro de João Araújo na tarde deste sábado (30), no Rio de Janeiro (Foto: Kathia Mello/G1)Familiares e amigos acompanharam o enterro de João Araújo (Foto: Kathia Mello/G1)
 
Os vice-presidentes das Organizações Globo, José Roberto Marinho e João Roberto Marinho, e o diretor de projetos esportivos especiais da TV Globo, Roberto Marinho Neto, também compareceram ao velório de Araújo.

"Ele é uma pessoa muito querida. Era um amigo pessoal muito querido e uma pessoa de uma importância enorme para a música. É uma perda muito grande", disse a autora Gloria Perez, que chegou por volta das 13h.

Caetano Veloso também esteve no velório de João Araújo. Segundo ele, o produtor foi o responsável pelo lançamento dele e de Gal Costa (Foto: Kathia Mello/G1)Caetano Veloso também esteve no velório de João Araújo.  (Foto: Kathia Mello/G1)
 
"João vai deixar um legado para a música brasileira. Ele fez história", afirmou a cantora Leiloca, ex-As Frenéticas.

Xuxa chegou ao velório por volta de 15h e deixou o cemitério após quase duas horas, chorando muito, ao lado do namorado.

Gilberto Braga, autor da novela Água Viva, que está sendo reprisada no canal Viva, recomendou que as pessoas assistam à telenovela porque a trilha é "a síntese do bom gosto do João".

Xuxa chegou ao velório de João Araújo às 14h50 com uma bota de imobilização na perna esquerda (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Xuxa permaneceu por duas horas no velório (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
 
O cantor Caetano Veloso também foi ao velório de Araújo. Ele chegou ao local por volta de 16h30. 

Pouco depois, a atriz Glória Pires chegou ao velório, acompanhada pelo marido Orlando Morais.

"Ele era uma pessoa muito generosa e prestou muito serviço ao país e à música. Temos que reconhecer o trabalho dele. Eu o conhecia há quase tanto tempo quanto Cazuza conheceu Frejat", declarou José Frejat.

Na gravadora, ele foi quem abriu as portas da indústria do disco para Djavan, Xuxa e Barão Vermelho, o antigo grupo de Cazuza.

Araújo ainda teve seu talento reconhecido ao receber o prêmio Grammy Latino, concedido a pessoas com importantes contribuições em gravação e promoção musical.





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

HOMENAGEM EM VIDA - POLIANA MELO

Olá, pessoal:


Muitas vezes as pessoas só são homenageadas depois que morrem e isso deixa a nos entender que não somos merecedores de homenagens só depois que morremos. Às vezes um cidadão ou cidadã faz tanta coisa boa e importante na sociedade ou na vida de alguém, e que infelizmente muitas pessoas não dão o valor merecido. Claro que depois que morremos também podemos ser homenageados e lembrados por nossos queridos admiradores. Mas aqui cito uma outra opção: Por que não homenagear alguém também em vida?

Foi pensando nesse detalhe que tomei uma atitude: COLOCAR O QUADRO
HOMENAGEM EM VIDA NO BLOG DO RENILTON SILVA.
  

A HOMENAGEM DE HOJE VAI PARA A AMIGA POLIANA MELO

Aqui constam algumas fotos da Poliana Melo e um pouco de sua história:
 
 .
Dona Quitéria e sua filha Poliana Melo
 
 .
Poliana Melo; sua mãe - Dona Quitéria; e seus irmãos Carlos Henrique, Patrick e Peterson.

 Sr. Samoel Balbino, pai de Poliana Melo

Poliana Melo
 
  Poliana Melo na escola

Poliana Melo
 
  Poliana Melo viajando

.
Poliana Melo
 
 
 Poliana Melo

Poliana Melo
 
  Poliana Melo

Estudante Poliana
 
 .
Poliana Melo e família
 
 .
Poliana Melo e suas cunhadas
 
 .
Poliana Melo, um exemplo de pessoa
 
  Poliana Melo

.
Poliana Melo e família
 
 .
Poliana Melo
 
 .
Poliana Melo saindo para a escola
 
 .
Poliana Melo, uma pessoa de um coração enorme.
 
 
Poliana Melo, nasceu no dia 04 de março, na cidade de Arapiraca- AL, é uma das pessoas que sempre tenta atender a todos com muito carinho e respeito. Poliana Melo, é conhecida por seus familiares como Polly. É filha do Sr. Samoel Balbino e de dona Quitéria.
 
Poliana Melo reside em Arapiraca - AL. Sempre alegre, sorridente e disposta a lutar sempre por dias melhores. 
 
Houve um tempo que Poliana Melo achava  que não era tão capaz para estudar e vencer barreiras na vida, mas hoje superou tudo isso e com a fé em Deus e em Jesus Cristo, consegue enfrentar e superar diversos obstáculos, sem medo de ser feliz.
 
Rosiel e eu (Renilton Silva) já fomos passear na casa de Poliana Melo, em Arapiraca. Fomos bem recebidos por ela, sua mãe, seus irmãos e todos da casa. Poliana já veio nos visitar e nos deu uma lição de vida, pois deixou claro que tem um carinho e uma amizade sincera e verdadeira com todas as pessoas que passam pelos seus caminhos.
 
Poliana Melo é uma jovem simples, honesta, sincera e verdadeira! Ela faz parte de uma amizade fiel e ímpar.
 
PARABÉNS, POLIANA MELO, PELA PESSOA QUE VOCÊ É!
 
Esta simples homenagem é para você, POLIANA MELO, por ser uma das pessoas que procura tratar às pessoas com respeito e atenção.
 
 
 
 
 
RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Homem reencontra cão nove dias após tornado destruir sua casa

Filhote Dexter, de seis meses, foi achado sem ferimentos graves.
Desastre aconteceu no estado de Illinois, nos EUA, no último dia 17.

Do G1, em São Paulo
Jacob Montgomery ao lado de seu cão Dexter, encontrado nove dias após tornado em Washington, Illinois, Estados Unidos (Foto: AP Photo/Illinois National Guard)Jacob Montgomery ao lado de seu cão Dexter, encontrado nove dias após tornado em Washington, no estado americano de Illinois (Foto: AP Photo/Illinois National Guard)
 
 
Jacob Montgomery reencontrou seu cão nove dias após um tornado destruir seu apartamento na cidade de Washington, no Estado norte-americano de Illinois, no último dia 17 de novembro.

Uma foto divulgada pela Guarda Nacional de Illinois, onde Montgomery trabalha, mostra ele ao lado do filhote de pit bull Dexter, de seis meses, na casa de um amigo na cidade de Peoria.

Segundo a agência Associated Press, Dexter foi encontrado na vizinhança, sob os escombros. Um veterinário disse que o filhote estava desnutrido, mas sem ferimentos graves.

O desastre no Meio-Oeste dos EUA deixou pelo menos 37 pessoas feridas, sete delas em estado grave, segundo o canal News 25, emissora local da NBC.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Miss Penitenciária 2013 em MS diz que objetivo é 'voltar para casa'

Hellen Moraes teve torcida e fala que só comeu ameixa e banana.
Outras cinco detentas participaram da edição de 2013 do concurso.

Nadyenka Castro Do G1 MS
Hellen Moraes, a Miss Penitenciária de MS (Foto: Nadyenka Castro/ G1 MS)Hellen Moraes, a Miss Penitenciária de MS (Foto: Nadyenka Castro/ G1 MS)
 
Miss Penitenciária de Mato Grosso do Sul 2013, Hellen Moraes, de 20 anos, diz que objetivo dela é "voltar para a casa". "Tenho pai e mãe que me ajudam", fala a jovem, presa, segundo ela, desde 15 de junho quando foi flagrada pela Polícia Federal (PF), no Aeroporto Internacional de Campo Grande, com oito quilos de maconha.

Hellen conta que não queria participar do concurso porque iria se expor e poderia ser alvo de preconceito da sociedade. "Tinha vergonha disso", diz. No entanto, ela foi convencida pela direção do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi e por colegas de alojamento. "Falavam para eu mostrar que nós detentas também temos belezas."

A jovem aceitou os pedidos, ganhou a etapa municipal e se emocionou com a vitória estadual. "Só comi ameixa e banana. E tomei muita água", conta sobre a preparação. Ao receber a faixa, disse que ficou "surpresa".

O Miss Penitenciária é realizado há 11 anos na unidade penal de Campo Grande e nos demais presídios do estado, há seis. Cada penitenciária escolhe a sua representante, que vai para a disputa estadual.

As roupas, acessórios e calçados utilizados pelas reeducandas nos desfiles com trajes esportivo, social e de banho, são levados pelas diretoras das unidades para que as participantes escolham. Os presentes que elas ganham são doações, conforme Marijane Carrilho, responsável pelo Presídio Feminino Irmã Irma Zorzi.

A produção cabelo/maquiagem é feita por profissionais. A decoração do presídio para o evento também é trabalho de especialistas, com ajuda das detentas. O evento contou com música ao vivo e presença de autoridades.

Seis participantes do Miss Penitenciária 2013 (Foto: Nadyenka Castro/ G1 MS)Seis participantes do Miss Penitenciária 2013 (Foto: Nadyenka Castro/ G1 MS)
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
 

Mensagem de Reflexão: O Anjo do Amor

O Anjo do Amor
 

Há um Anjo que se apresenta com suas vestes de luz, com suas mãos de doçura, com sua voz sincera... 

Sempre sorri. 

Sempre abraça. 


Sempre envolve e alivia a dor. 


Não discrimina, nem julga, acolhe sempre a todos. 


Sua forma gentil e delicada tem feições de força e poder irresistíveis. 


Às vezes se apresenta como uma luz dourada, outras vezes azul, rosa ou prateada... 

É sempre da cor exata que nossos olhos puderem enxergar. 


Alguns o descrevem com feições masculinas, outros com feições femininas.
 

Depende de quem o vê. 

Para uns é jovem, outros o veem idoso, por vezes parece uma criança. 

Porém todos sabem: ele toma a forma que preciso for quando sua presença é necessária.


Assim ele pode parecer ser grande ou pequeno.


Pode tomar o formato do vento, da lua, das estrelas, do mar, do céu colorido ao entardecer, para promover paz, alegria, saúde ou beleza que emociona. 


Também pode assumir a voz da mãe que acalenta ou a voz de um amigo e até de um desconhecido nas horas de precisão. 

Estar presente num beijo enamorado


Naquele abraço, quando tudo parecia perdido.


Numa prece compartilhada. 


Pode estar no sorriso que encanta, ou no pão repartido. 


Em uma obra de arte ou da tecnologia. 

Ser a presença de alguém querido quando a doença visita. 


Apresentar-se em forma de flor, de um arco-íris que surge colorindo o céu, de gotas de orvalho, de chuva que molha a terra seca, gerando vida na alma da Terra. 


Sua essência pode gerar um livro, ou uma essência que cure e alivie. 


Para alguns ele pode vir como o carinho de um cãozinho maroto, que o afaga quando o dia torna-se pesado e sombrio. 


Ou nos sons de alegria vindos de um filho que lhe chama. 


Quando tocados por sua presença nos sentimos mais fortes e seguimos mais felizes em nossa caminhada, por um certo tempo, até que dele nos esquecemos... 

Um dia, após muitos encontros com este Anjo descobrimos que ele nos deixou algo: um presente. 


E esses são tempos de uma experiência única, é quando sentimos que nossas palavras exalam um perfume de encanto.


Quando descobrimos, surpresos, que somos nós, agora, quem sempre sorri, sempre abraça, sempre envolve e alivia a dor. 


Sem discriminarmos a quem, sem julgamentos, acolhendo a todos, de uma forma gentil e delicada, mas ainda assim trazendo feições de força e poder irresistíveis. 


Há um anjo chamado amor e ele vive na Terra, espalhando bênçãos e tocando corações. 

Você já o sentiu hoje? 


Envolveu-se em seu perfume? 


Ouviu sua voz? 


Reconheceu seu olhar? 


Percebeu o pulsar deste anjo dentro de seu coração? ...



(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Morre Sena, um dos grandes batalhadores da vida

.
 Sandoval Ferbônio da Silva, popular Senna



Morreu nas primeiras horas da tarde de hoje, 29 de novembro, o senhor Sandoval Ferbônio da Silva, mais conhecido como Senna.

Segundo informações, o Sr. Senna estava hospitalizado em um dos hospitais alagoanos, estando na UTI - Unidade de Terapia Intensiva, quando veio a óbito, vítima de morte clínica.

O senhor Sandoval, popular Senna, foi um homem que sempre trabalhou e lutou por dias melhores; destacava-se como motorista há vários anos na cidade de Campo Alegre - Alagoas, local que morava há anos e também fazia viagens para várias cidades do estado ou até fora de Alagoas.

Era casado e deixa esposa, filhos, irmãos, netos, demais colegas, parentes e amigos.

*Seu sepultamento será neste sábado, 30 de novembro, às 16:30(dezesseis e trinta) horas, no cemitério local da cidade de Campo Alegre - Alagoas.


PALAVRAS DE RENILTON SILVA: O Blog do Renilton Silva, na pessoa deste que vos fala, Renilton Silva e família, lamentam pelo ocorrido e mandam os sentimentos de pesar para familiares, amigos e colegas do Sr. Sandoval Ferbônio da Silva, mais conhecido como Senna. Que sua alma descanse em paz. Que todos superem essa dor.




RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA


Exame médico descarta problemas cardíacos no cantor Reginaldo Rossi

Compositor está internado em UTI de hospital na área central do Recife.
Família não informou motivo da internação; ainda não há previsão de alta.

Do G1 PE
Reginaldo Rossi (Foto: Divulgação)Reginaldo Rossi está consciente (Foto: Divulgação)
 
O resultado dos primeiros exames descartou qualquer hipótese de problemas cardíacos, incluindo infarto do miocárdio, no cantor Reginaldo Rossi. Segundo boletim médico divulgado no início da tarde desta sexta (29), o compositor segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial São José, na área central do Recife. O comunicado ainda informa que o músico está consciente.

De acordo com a assessoria da unidade de saúde, Reginaldo Rossi ainda passará por novos exames. Os resultados serão divulgados ao longo do dia. Não há previsão de alta. A família não informou o motivo de Rossi ter sido levado ao hospital. Ele foi internado na última quarta (27).

“A situação dele é estável. Apesar de ter chegado aqui com fortes dores nas costas, fortes dores no tórax e bastante tosse, já houve melhora da tosse e houve melhora da dor. Então afastamos a possibilidade do infarto agudo do miocárdio, como também foi afastada a possibilidade de uma embolia pulmonar. Vamos fazer os exames para definir qual o tratamento mais cabível”, disse o médico Jorge Pinho, que acompanha o cantor.

  Após boatos de affair com Isis Valverde, Cauã Reymond dispara: “Tive relações em que traí” - 1 (© Felipe Assumpção e Felipe Panfili AgNews)

Nascido na capital pernambucana em 1944, o cantor e compositor é conhecido como o Rei do Brega. Entre os seus maiores sucessos estão "Garçom", "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana". Ele tentou se eleger deputado estadual de Pernambuco pelo PDT, mas não obteve êxito e continua fazendo shows pelo Brasil. Nos dias 21 e 22 de novembro deste ano, Rossi se apresentou no Manhattan Café Teatro.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Ofereço uma rosa

Ofereço uma Rosa
 
 
A quem me deu perfume, a quem me deu sentido, a quem só me fez bem, ofereço uma rosa,
Aqueles que sorriram comigo,
aqueles que comigo partilharam lágrimas
Aqueles que souberam da minha existência

Ofereço uma rosa

Aos nobres do sentir

Aos ricos do viver

Aos imperadores do amor.

Ofereço uma simples rosa

Aqueles que simplesmente foram amigos
que ternamente fizeram do silêncio sair sons,
Que cantaram comigo,

Que me olharam, e, me sentiram

Ofereço a minha rosa,

Àqueles realmente interessantes! 
 
 
 
 
(AUTOR NÃO REVELADO)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

DICA DE SAÚDE: Tudo o que você precisa saber antes de tirar o siso


 

Para evitar o inchaço coloque uma bolsa de gelo sobre o local.O terceiro molar, popularmente conhecido como dente do siso ou dente do juízo, é muito famoso pela sua alta indicação de extração, que consiste em um procedimento cirúrgico que pode ser simples e rápido até uma extração que precise cortar gengiva, osso e, algumas vezes, partir o dente ao meio para ser realizada. Por esse motivo o “siso” é um dos dentes que causam medo a alguns pacientes.

Existem alguns cuidados pré e pós-cirúrgicos que minimizam intercorrências durante e depois da extração. A função do cirurgião dentista é realizar um planejamento correto, com auxílio de radiografias e/ou tomografias, e orientar esses cuidados corretamente.

Como saber se é necessário extrair o siso?
O dente do siso erupciona entre os 16 e 20 anos de idade e a melhor maneira de saber se é indicado extrair é passar em uma consulta odontológica. Os principais motivos são: falta de espaço para erupção, dificuldade de higienização devido a posição que facilita a cárie e inflamação na gengiva como pericoronarite. Podemos prevenir qualquer problema antecipando a extração com um acompanhamento radiográfico, ou seja, tendo o diagnóstico antes de ocorrer o problema.

As recomendações pré-cirúrgicas são:
- Realizar uma anamnese detalhada, que são perguntas sobre a saúde geral e bucal do paciente. Ex: alergia a algum medicamento
- Receitar medicação prévia. Ex: antibiótico para prevenir infecções.
- Limpeza da face e pêlos do rosto.
- Enxague da boca com anti-sépticos. Ex: Clorexidina a 0,2%

As recomendações pós-cirúrgicas são:
- Devido à anestesia, não fique mordiscando ou apertando os lábios e a língua.
- Colocar bolsa com gelo sobre o local operado por algumas horas. Evitando inchaço em demasia.
- Manter repouso com a cabeça mais elevada que o resto do corpo pelas primeiras 24 horas. Evitando que o sangue vá para a cabeça.
- Não fazer bochecho pelas primeiras 24 horas, após esse período a boca pode ser enxaguada suavemente. Evitando a retirada do coágulo que está se formando, ajudando na cicatrização.
- Não realizar esforços físicos, pois isto acelera os batimentos cardíacos e aumenta o sangramento no local operado.
- Alimentar-se bem e de preferência alimentos frios ou gelados, líquidos ou pastosos. O calor da comida pode estimular o sangramento, já o gelado ajuda na cicatrização. Ex: sorvete e vitamina gelada.
- Tomar corretamente a medicação. Evitando infecção, inflamação e dor. Ex: antibiótico, anti-inflamatório e analgésico.

- Evitar cigarro e bebidas alcoólicas. Ambos prejudicam a cicatrização, o cigarro aquece a região operada e a bebida diminui o efeito de alguns medicamentos.

Todos esses cuidados são necessários em todos os casos, o limiar de dor tem grandes variações entre os pacientes. Então alguns casos, mesmo com todos os cuidados, as pessoas podem sentir algum tipo de dor, mas seguindo corretamente as instruções ela minimiza muito. O importante é escolher um cirurgião dentista apto a realizar a cirurgia do “siso” e seguir todas as recomendações.





FONTE: YAHOO BRASIL

Feira Livre de Campo Alegre passa por melhorias

26.11.13

Prefeitura de Campo Alegre



A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Trabalho e Ensino profissionalizante de Campo Alegre, Alagoas, vem trabalhando nos últimos meses visando implantar várias melhorias na feira-livre da cidade. O processo de modernização executado em parceria com o SEBRAE, visa melhorar a organização nas feiras, dando melhores condições de logística para quem comercializa e consequentemente para os clientes também.

No último sábado, 23 de novembro, aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, uma importante reunião, muitos feirantes que comercializam na feira da cidade, juntamente com a Secretaria de Indústria e Comércio em parceria com outras secretarias, definiram a setorização da feira.

Após muito debate, oportunizando que todos pudessem opinar, ficou definido o novo mapa da feira-livre, assim ficando definido:

Verduras e frutas: Avenida Municipal (Iniciando em frente ao Mercado da carne até a Eletrobrás), e Rua Professora Jaci Vieira da Costa (Beco da Dona Zioneide).

Frangos e viceras: Avenida Municipal (Iniciando em frente ao Mercado da carne até a Avícola);

Variedades: Rua do comércio (Iniciando na Igraja Matriz até o Esquinão);

Cereais: Rua do comércio (Iniciando em frente a Praça Padre Cícero até em frente ao Mercado);

Lanches: Rua do Comércio (Iniciando em Frente ao Mercado até a Rua Bernadino de Sena Nunes);

Confecções: Rua Senador Máximo (Iniciando em frente a agência dos Correios até o Esquinão).



FONTE: SITE DA PREFEITURA DE CAMPO ALEGRE - ALAGOAS

Mensagem de Reflexão: Momentos Mágicos

Momentos Mágicos
 

Um olhar
Um sorriso
Um abraço...
Pequenos gestos,
Grandes significados
Doces palavras
Incendeiam a alma
Ou um beijo para os momentos
em que já não houver palavras....
O coração acelera
O corpo treme todo
A voz teima em sair
Momentos que não precisam ser eternos
Para serem inesquecíveis...
Momentos Mágicos!!!




(AUTOR NÃO REVELADO)

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Morre no Rio o ex-jogador Nilton Santos, a 'Enciclopédia do Futebol'

Ídolo do Botafogo estava internado com infecção pulmonar e tinha 88 anos.
Ex-lateral do Botafogo e da seleção, foi bicampeão mundial, em 58 e 62.

Do G1 Rio

O ex-lateral e ídolo do Botafogo e da seleção brasileira Nilton Santos morreu às 15h50 desta quarta-feira (27), aos 88 anos, na Fundação Bela Lopes, em Botafogo, Zona Sul do Rio, vítima de uma infecção pulmonar. De acordo com a clínica, o quadro foi agravado por uma insuficiência cardíaca grave. O ex-craque, conhecido como a "Enciclopédia do Futebol", também sofria de Alzheimer. A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa do clube.

O velório de Nilton Santos começou às 19h desta quarta no Salão Nobre do Clube de Regatas Botafogo. A cerimônia é aberta ao público. O corpo será velado até as 15h desta quinta-feira (28), e o enterro será em seguida, no Cemitério São João Batista, por volta das 16h.

Melhor lateral de todos os tempos
Nilton Santos foi bicampeão mundial pela seleção brasileira em 1958, na Suécia, e 1962, no Chile. O ídolo do Botafogo foi eleito o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos pela Fifa, em 2000. Nilton Santos também foi o jogador que mais vestiu a camisa do clube alvinegro: 718 partidas em 16 anos. Em nota, o clube lamentou a perda (leia a íntegra abaixo).


Nota Oficial do Botafogo de Futebol e Regatas:
Com sua habilidade e categoria, Nilton Santos ultrapassou o conceito de maior lateral-esquerdo da história do futebol mundial. Ao ser chamado de "A Enciclopédia do Futebol", teve de forma definitiva o merecido reconhecimento de sua incrível capacidade de encantar o torcedor. Em toda sua carreira jogou apenas no Botafogo e, além do Glorioso, a única camisa que usou foi a da Seleção Brasileira. No Botafogo, disputou 723 partidas, e marcando 11 gols. Na Seleção, fez 84 jogos, marcando 3 gols. Segurança na marcação era uma de suas virtudes. Com sua dinâmica de jogo, tornou-se o precursor dos laterais que buscavam o ataque, tendo marcado um gol na Copa de 1958, contra a Áustria, fato raro na época em que lateral era apenas marcador de ponta. Se taticamente tinha sua importância para o esquema do Botafogo e da Seleção, foi fora de campo que marcou um de seus mais belos gols: quando, após enfrentar Mané Garrincha num treino, Nilton praticamente forçou o Botafogo a contratar o então desconhecido ponta-direita. 

Nilton Santos era conhecido como a 'enciclopédia do futebol' (Foto: Marcelo Monteiro / Globoesporte.com)Nilton Santos era conhecido como a 'enciclopédia do futebol' (Foto: Marcelo Monteiro / Globoesporte.com)
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Flamengo é tricampeão da Copa do Brasil e vai à Libertadores em 2014

 Flamengo vence o Furacão por 2 a 0 e é campeão da Copa do Brasil
Elias e Hernane marcam os gols do Rubro-Negro carioca e iniciam a festa no Maracanã. Time garante vaga na Taça Libertadores do ano que vem
 

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM
 
Diante do Atlético-PR, o Flamengo foi da profunda crise à redenção, em um ciclo que se fecha com capricho, com o título da Copa do Brasil. A vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR nesta quarta-feira, no Maracanã, é o último capítulo de uma história que não parecia nada boa para o time carioca em setembro, quando perdeu para este mesmo time, neste mesmo estádio, e ficou também sem o técnico Mano Menezes. Em uma virada completa, a torcida que lotou o estádio (57.991 pagantes e 68.857 presentes, com renda de R$ 9.733.785) comandou a festa para comemorar a terceira conquista do clube na competição (1990 e 2006), que vale vaga na Taça Libertadores do próximo ano, e a primeira do novo Maracanã.

Com o 1 a 1 na última quarta-feira, em Curitiba, o Rubro-Negro carioca jogava por um empate por 0 a 0 ou por qualquer vitória. E a vitória chegou nos minutos finais, primeiro com Elias e depois com Hernane, artilheiro da Copa do Brasil com oito gols - e do novo Maracanã, com 17. Foi sofrido, brigado, o que só aumentou o sabor da comemoração da torcida. E os jogadores foram junto, correndo em direção às arquibancadas em total comunhão. De lá, vieram os gritos de "Fica Elias", pois o volante tem o contrato encerrado no fim do ano.

- Não tem palavras, não consigo nem falar direito. Nosso time sofreu muito esse ano, e batalhou para caramba para conquistar um título para essa torcida. Foi um ano inteiro de críticas, mas a gente nunca se abateu. A gente se fechou de tal jeito que ia ser duro perder aqui hoje. Eu já falei que se depender de mim eu vou ficar, mas é muita coisa envolvida, não é só o Sporting, tem empresários também. Nem queria falar sobre isso antes dos jogos, focar só em vencer, mas agora, praticamente de férias, vamos pensar isso com Walim, meu pai e o Sporting - disse o volante.

Flamengo campeão Copa do Brasil  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Jogadores do Flamengo posam com a Copa do Brasil (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Hernane ganhou um troféu por ser o artilheiro da competição, mas tinha mais outros motivos para comemorar. O ano foi de conquista de espaço para o Brocador, também goleador do time no Brasileiro (com 14), e na temporada, com 34 gols. O atacante valorizou a força da torcida na decisão e durante toda a campanha.

- Com 60 mil (torcedores) não poderia ser outro resultado a não ser o título. Mas para todos que estão aqui, queria dizer que a união faz a força, e a torcida empurrou o time. Não estou nem acreditando. Voltei do intervalo e falei que o gol do título eu faria, e Papai do Céu me abençoou. Agora é comemorar.

A conquista do Flamengo tem a cara de Jayme de Almeida, que ganhou a missão de conduzir um time destroçado pelo pedido de demissão de Mano Menezes após a derrota para este mesmo Atlético-PR, só que pelo Brasileiro, por 4 a 2. Dali a poucos dias aconteceria a primeira partida das quartas de final contra o Botafogo. Eliminar o rival, um mês depois,  com uma sonora goleada por 4 a 0, deu liga ao elenco na competição, já credenciado por ter deixado pelo caminho o campeão brasileiro Cruzeiro. O Rubro-Negro passou com certa facilidade pelo Goiás na semifinal, até chegar diante do Furacão, para fechar o ciclo, do quase apocalipse à redenção com a taça. No fim, o técnico foi cercado pelo jogadores, abraçado e consagrado como comandante do título. A torcida, no entanto, não esqueceu a atitude do antigo treinador e gritou palavras de ofensa a Mano após o apito final.

- Se estamos aqui comemorando temos que agradecer ao Atlético-PR, porque se não perdêssemos aquele jogo não teríamos dado a virada. Agora estamos aqui comemorando esse título - disse o goleiro Felipe.

Elias gol Flamengo contra Atlético-PR final Copa do Brasil (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Elias comemora o gol do título da Copa do Brasil no Maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
Fla vence a batalha no meio-campo
O primeiro tempo começou nervoso, como é bem comum em uma decisão. A bola queimava nos pés e, com isso, as jogadas combinadas eram raras. O Flamengo, dono de uma pequena vantagem e atuando em casa, se sentia mais confortável. A arma do Furacão, como aconteceu na partida de Curitiba, era a velocidade de Marcelo. No entanto, sem Everton, suspenso, o atacante virou presa mais fácil para a marcação. Vanger Mancini optou por Felipe para o lugar de Everton e o time paranaense, além de não ganhar poder de criação, sofreu com um buraco na frente da sua área. Um espaço, que, aos poucos, o time de Jayme de Almeida começou a aproveitar.

Entra em cena Luiz Antonio, que acabou eleito o melhor jogador da partida. O primeiro chute logo ali no início do jogo já mostrava que outra vez ele atuaria mais avançado, e Elias mais contido. A medida, assim como já havia acontecido em Curitiba, confundiu a marcação do Furacão. Aos 11, em contra-ataque, o volante entrou sozinho pelo meio da área, mas Carlos Eduardo fez a opção errada pela esquerda e estragou uma jogada que parecia gol certo. A torcida, que apoiou o camisa 20 e gritou seu nome antes do apito inicial, contrariando um hábito frequente de vaias, foi ao desespero.

Embora Hernane insistisse em sair da área, trazendo os zagueiros para perto dos armadores, Luiz Antonio conseguiu quatro finalizações das sete do Flamengo na primeira etapa. Na mais perigosa delas, em cobrança de falta, acertou a junção da trave com o travessão. O Atlético-PR pouco ameaçava, só chutou uma vez ao gol de Felipe. A torcida empurrava. O Rubro-Negro controlava as ações.

Hernane gol Flamengo final Copa do Brasil jogo Atlético-PR (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Hernane morde o escudo do Fla na comemoração com a torcida (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
Elias e Hernane decidem
Os times voltaram do intervalo sem alterações, e o panorama da partida também seguiu semelhante aos da primeira etapa nos primeiros minutos. Em uma escapada rápida, Hernane sairia na cara do gol, mas o impedimento foi incorretamente marcado. Insatisfeito, Mancini reslveu dar uma sacudida no time. Sacou Felipe e lançou Delatorre. O Furacão adiantou as suas peças, passou a ocupar mais o campo adversário, e Jayme de Almeida contra-atacou. Para reforçar o sistema de marcação, colocou Diego Silva no lugar de Carlos Eduardo, que dessa vez saiu aplaudido e com o nome gritado.

Os esquemas de jogo mudaram, o tempo passou, mas Luiz Antonio seguiu sendo o jogador mais efetivo do meio-campo do Flamengo. O volante colocou a bola na cabeça de Hernane, que cabeceou mal, para fora. Com maior presença do rival no ataque, o rubro-negro carioca se desarticulou e começou a fazer faltas próximas de sua área, o que criou boas chances para os paranaenses. A torcida, que apoiava sem parar, ficou apreensiva. O Atlético-PR, com a necessidade de um gol, ganhou confiança e esboçou uma pressão, embora não tivesse quem carregasse a bola até os atacantes com qualidade. Paulo Baier, aparentemente cansado, não estava bem.

Paulinho quase marcou em contra-ataque, e a torcida sentiu que era hora de voltar com sua força.  O Flamengo recuou para segurar o empate, e os dez minutos finais foram de roer os dedos para os dois lados. O Brocador, que passou em branco nas finais, acertou voleio que Weverton salvou. Em seguida, ele perdeu outra chance, mas Paulinho pegou o rebote, fez jogada sensacional em cima de Deivid, e deixou Elias na cara do gol para fazer 1 a 0. O resultado já valia o título, mas faltava o gol de Hernane. E Luiz Antonio deixou o Brocador em condições de cumprir sua promessa e fazer um gol na decisão.





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Morre a professora Izabel Medeiros, um exemplo da dedicação e da solidariedade

.
Izabel Medeiros

Faleceu nas primeiras horas de hoje, a professora Izabel Medeiros. Informações dão conta que a senhora Izabel Medeiros, esposa do Sr. Adeilson e mãe das jovens Alyne Medeiros e Karol Medeiros, morreu quando estava dormindo, em sua residência, na cidade de São Sebastião - AL.

Izabel Medeiros foi uma pessoa dedicada à família, ao trabalho e valorizou a fé em Deus e teve seu reconhecimento nas amizades conquistadas.

Uma mulher de um coração enorme com todos que estavam e aproximavam em seus caminhos. Por muitas vezes, junto com seu esposo e filhas, acolhia em sua residência, parentes, amigos(as), colegas para grandes conversas, despertando a alegria e a razão de viver de bem com a vida. 

Izabel Medeiros residiu no município de São Sebastião - Alagoas, e ultimamente estava morando nos municípios de São Sebastião e Maceió, ambos localizados em Alagoas.

OBSERVAÇÃO: O corpo da professora Izabel Medeiros está sendo velado no Povoado Chã da Imbira, onde provavelmente será sepultado amanhã pela manhã, às 8(oito) horas no cemitério do Povoado Chã da Imbira, pertencente ao município de Campo Alegre - AL.


 PALAVRAS DE RENILTON SILVA:
Sr. Adeilson, Alyne Medeiros, Carol Medeiros e demais parentes e amigos, meus sentimentos de pesar para toda família! São os sinceros votos de Renilton Silva; meus pais; irmãos, em particular Naldinho Silva (Rosinaldo), que também está abalado e sentimentos da nossa família! Que Deus conforte todos vocês! Um abraço fraterno! 

Homenagem póstuma do Blog do Renilton Silva, na pessoa de Renilton Silva e família.




RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

DICA DE SAÚDE ESPECIAL: Câncer de Mama

Câncer de Mama

 É importante detectar precocemente o câncer de mama.

É importante detectar precocemente o câncer de mama.

 
O câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais causa mortes entre mulheres em nosso país. 

Entretanto, quando diagnosticado e tratado de forma precoce, suas chances de cura são bastante consideráveis, reduzindo drasticamente os riscos de sequelas, tanto físicas quanto emocionais.

Mulheres cuja menarca se deu precocemente, tiveram menopausa tardia, não procriaram, ou engravidaram após os trinta anos, constituem fator de risco. Além disso, a ingestão regular de álcool, obesidade e exposição a radiações ionizantes fazem parte desta lista. Há controvérsias se, de fato, o uso de pílulas anticoncepcionais é um fator que propicia tal neoplasia, sendo apontadas aquelas que utilizaram este medicamento em idade precoce, antes da primeira gravidez, ou por longos períodos.

A presença de nódulos nos seios, com ou sem dor, é o que caracteriza esta moléstia. Além disso, deformidade, assimetria ou aumento de volume podem também indicá-lo. Entretanto, tais alterações não significam, necessariamente, a presença do câncer de mama, sendo por isso extremamente importante o auxílio médico nessas situações. Recomenda-se, ainda, que todas as mulheres façam diariamente o autoexame e, anualmente, o exame clínico das mamas.

Considerando que nem todas as pessoas acometidas por este tipo de tumor possuem histórico familiar para tal; e que em aproximadamente 95% dos casos, essas possuem idade igual ou superior a 35 anos, mamografias anuais a partir dessa faixa etária também devem fazer parte de sua rotina. A mamografia é feita com um aparelho de raio-X, denominado mamógrafo. Bastante sensível, comprime esta região em busca de indícios que podem estar relacionados ao câncer; causando desconforto discreto e suportável.

O diagnóstico é feito por meio de biópsias e, em caso de resultado positivo, para cada caso há tratamentos específicos. São eles: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e/ou hormonioterapia. A retirada das mamas é feita apenas em algumas situações.

Importante: a Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola