sábado, 23 de julho de 2016

Morre no Rio Lidoka, ex-cantora das Frenéticas

Lidoka tinha 66 anos e lutava contra um câncer.

Filho informou sobre a morte da mãe em rede social.



Morreu no rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira (22), a cantora Lidoka Matuscelli, aos 66 anos, ex-integrante das Frenéticas, informou seu filho, Igor, em rede social. As Frenéticas fizeram sucesso entre os anos 1970 e 1980, incendiando as danceterias com músicas como “Dancin' days”, “Perigosa” e “Feijão maravilha”.
Lidoka enfrentou um câncer durante 10 anos.
As Frenéticas (Foto: Reprodução / Facebook de Igor Bandoca)As Frenéticas (Foto: Reprodução / Facebook de Igor Bandoca)
Capa do disco da trilha sonora da novela "Dancin' Days" (Foto: Divulgação)Música das Frenéticas abria novela 'Dancin' Days' (Foto: Divulgação)
"Ela estava em casa. A cortina se fechou em seu quarto, com muita paz e tranquilidade. Foi por volta das 22h (desta sexta-feira)", afirmou o filho de Lidoka, Igor Machado, ao jornal "O Globo".
O filho Igor Bandoca anunciou a morte da mãe no Facebook. “Informo a todos que minha mãe, a eterna Frenética, voou há duas horas. Agora irá curtir as energias do céu! Que sorte tive em poder me despedir, aceitar e entender sua ida. Agradeço muito a todos, vocês ajudaram muito a seu espírito subir com paz. Foi supertranquilo, em paz. Como um passarinho, palavras do enfermeiro que estava acompanhando ela. Grande bj a todos!”, postou no perfil da cantora.
Filho Igor anuncia no Facebook a morte da mãe, Lidoka (Foto: Reprodução / Facebook de Lidoka)Filho Igor anuncia no Facebook a morte da mãe, Lidoka (Foto: Reprodução / Facebook de Lidoka)
Durante a madrugada deste sábado (23), o filho Igor postou um longo texto para homenagear a mãe. "Inesquecível ela brincando comigo", escreveu.
Leiloca
A ex-cantora Leiloca, que também integrou as Frenéticas, homenageou Lidoka no Instagram e também no Twitter. “Taurina, guerreira, divertida, sua luta não foi em vão. Agora acabaram-se as limitações e você pode voar”, escreveu.
Leiloca, que também integrou as Frenéticas, homenageou Lidoka no Instagram e no Twitter (Foto: Reprodução / Twitter de Leiloca)Leiloca, que também integrou as Frenéticas, homenageou Lidoka no Instagram e no Twitter (Foto: Reprodução / Twitter de Leiloca)












FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Construa seus caminhos

Construa seus caminhos




Comece a rever seus dias a partir deste momento e tenha bons ânimos e bons resultados.

Nunca esqueça de construir seus caminhos.





(AUTOR RENILTON SILVA)




quinta-feira, 21 de julho de 2016

Estudo sugere que hábitos ruins de sono podem elevar risco de diabetes

Homens que dormiram muito ou pouco tiveram resistência à insulina.

Endocrinologista comenta, em vídeo, sobre relação entre sono e diabetes.


Bem Estar_sono (Foto: Erika Ricci)
Dormir demais ou muito pouco pode elevar risco de diabetes (Foto: Erika Ricci)


Homens que não dormem o suficiente podem ter um risco aumentado de desenvolver diabetes, segundo um estudo recente.
Várias pesquisas anteriores já tinham relacionado problemas de sono ao diabetes, mas as razões por trás dessa conexão ainda não são bem compreendidas, segundo o principal autor do estudo, Femke Rutters, do Vrije University Medical Center, em Amsterdã, na Holanda.
O estudo atual avaliou uma possível explicação: a resistência à insulina, que pode levar ao aumento de glicose no sangue e, eventualmente, levar à diabetes.
Pesquisadores examinaram dados de padrões de sono e resistência à insulina em 788 homens e mulheres que não tinham diabetes. Pessoas com obesidade, doenças do coração, pressão alta ou colesterol elevado foram excluídas da análise.
Para medir o sono, pesquisadores pediram para os participantes usarem acelerômetros durante a maior parte do tempo. Períodos em que as pessoas desativaram esses detectores de movimento por mais de uma hora contaram como períodos de sono.
No geral, as pessoas dormiram em média 7,3 horas por noite, segundo o estudo publicado no "Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism" no fim de junho.
Homens que dormiram muito mais ou menos do que a média tinham mais risco de ter resistência à insulina do que homens que  dormiram por um período dentro da média, segundo o estudo.
Situação diferente para mulheres
Para mulheres, no entanto, o oposto aconteceu: mulheres tiveram menos resistência à insulina quando dormiram mais ou menos do que a média.

Não está claro por que essa diferença entre gêneros ocorreu, segundo Rutters. Os resultados sobre as mulheres contradizem os resultados de vários estudos anteriores, segundo o pesquisador James Gangwisch, da universidade Columbia, que não estava envolvido no estudo.
Uma limitação da pesquisa é que ela não avaliou o que as pessoas comeram, diz Gangwisch. "Dormir de forma adequada pode ajudar com a sensibilidade de insulina e com o apetite", diz Gangwisch. "Dormir o suficiente pode também prover a energia necessária para se exercitar regularmente."
Ainda assim, o estudo representa mais uma evidência de que dormir pouco pode ser um dos fatores de risco para desenvolver diabetes.
"A mensagem final é que mesmo quando você é saudável, dormir muito ou muito pouco pode ter efeitos deletérios em sua saúde", diz Rutters.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Elke Maravilha está internada em Laranjeiras, no Rio

Atriz está no hospital desde o dia 20 do mês passado.

Ela estava no CTI, saiu para o quarto, mas voltou ao CTI na segunda (18).


Elke Canta e Conta, com Elke Maravilha (Foto: Estúdio Mandala / Divulgação)
Elke Maravilha está internada em Laranjeiras, no Rio (Foto: Estúdio Mandala / Divulgação)

A atriz Elke Maravilha está internada na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Ela está no CTI do hospital desde o dia 20 do mês de junho. No dia 30 do mês passado ela voltou para o apartamento, mas na última segunda (18), de acordo com seu irmão, Frederico, Elke, de 71 anos, teve uma úlcera operada na madrugada.
Ainda de acordo com o familiar da atriz, ela apresenta um quadro estável e está bem.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Mundo divertido

Mundo divertido




É preciso enxergar as maravilhas e coisas boas do mundo; do seu país; do seu estado; da sua cidade.

É preciso urgentemente viver e divertir-se com belos momentos da vida.

Leve a sério e também relaxe um pouco mais para assim aliviar sua mente e seus pensamentos.

Apesar de tantas coisas ruins que ocorrem, lembre-se que você pode viver num mundo divertido, com responsabilidade e dedicação.





(AUTOR RENILTON SILVA)

quarta-feira, 20 de julho de 2016

SUS deve adotar uso preventivo de pílula anti-HIV para pessoas em risco

Adoção da profilaxia pré-exposição com Truvada já vinha sendo estudada.

Cerca de 10 mil pessoas devem receber droga preventiva no primeiro ano.


Pílula do medicamento Truvada, que foi autorizado por agência dos EUA a ser vendido como método preventivo à transmissão do vírus HIV (Foto: Paul Sakuma/AP)
Pílula do medicamento Truvada, usado na profilaxia pré-exposição (PrEP) (Foto: Paul Sakuma/AP)
O Ministério da Saúde estuda incorporar do SUS a estratégia do uso preventivo do medicamento Truvada para evitar a infecção por HIV. Chamado de profilaxia pré-exposição (PrEP), o método consiste no uso diário do remédio – que combina os antirretrovirais tenofovir e emtricitabina – por grupos mais vulneráveis à exposição ao vírus.
O anúncio foi feito durante uma apresentação da diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, na Conferência Internacional de Aids, em Durban, na África do Sul, nesta segunda-feira (18).
Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais prepara um protocolo clínico de PrEP que será encaminhado à Comissão de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec) até o final desde ano.
Segundo o ministério, a expectativa é atender 10 mil pessoas no primeiro ano de incorporação. A estratégia, que deve ser ofertada em serviços especializados do SUS, será destinada a "populações com alto risco de infecção pelo HIV". A pasta, porém, não detalhou o perfil dos grupos que serão beneficiados.
Eficácia da estratégia
Desde 2014, a profilaxia pré-exposição é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pessoas em risco considerável de se infectarem com HIV e sua eficácia foi comprovada por quatro estudos clínicos. Um deles, o estudo internacional iPrEx (Iniciativa de Profilaxia Pré-exposição), do qual o Brasil também participou, concluiu que o uso diário de antirretroviral por homens saudáveis que fazem sexo com homens conseguiu prevenir novas infecções com eficácia que variou de 43% a 92%, dependendo da adesão ao medicamento.
Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está analisando o registro do Truvada para uso na PrEP. No Brasil, o Truvada é aprovado somente para o tratamento da doença (apesar de não ser adotado pelo SUS), por isso é necessário um novo registro para o uso em prevenção.
A adoção da estratégia já vinha sendo estudada pelo Brasil. Existem dois estudos em andamento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no país financiados pelo Ministério da Saúde e realizados pela Faculdade de Medicina da USP e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Especialistas alertam que esse tipo de estratégia deve ser aliada a outras medidas preventivas. Quem optar por adotá-la, por exemplo, deve ser aconselhado a continuar usando a camisinha, a fazer testes de HIV periodicamente e a tratar outras DSTs, que costumam deixar o paciente ainda mais vulnerável à infecção por HIV.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

20 de julho - Dia do Amigo

Dia do Amigo

Dia do Amigo
Animais também são amigos e merecem ser tratados com respeito

Os amigos são pessoas muito especiais e por isso ganharam o dia 20 de julho em sua homenagem.
As primeiras pessoas que fazemos amizades são com nossos familiares, nossos pais, irmãos, primos, tios e avós. Aos poucos, à medida que crescemos, aumentamos nossos contatos com outras pessoas, conquistando novos amigos.
Para sermos amigos é correto que tenhamos atitudes de consideração com as pessoas, sendo atenciosos, prestativos, sinceros, amáveis, tratando a todos com respeito e carinho, independente de sua etnia, meio social ou religião.

Amigos emprestam brinquedos
Com os amigos podemos passar momentos muito agradáveis, brincando, conversando, vendo filmes, nos divertindo de todas as formas.
Brigar, xingar, criar fofocas e intrigas são atitudes erradas que as pessoas têm. Essas atitudes nos causam a perda de grandes amigos, pois ninguém gosta de ser maltratado.
Podemos dizer que as grandes amizades são como plantinhas, que precisam receber cuidados especiais para se manterem vivas. É importante alimentar as amizades com palavras de apreço, prestando favores, sempre tratando a todos bem.

Amigos se tratam com respeito
Nas escolas é comum vermos crianças brigando, com xingamentos, maltratando uns aos outros, mas para que sejamos bem tratados e respeitados precisamos sempre lembrar de tratar as pessoas da mesma forma que gostamos de ser tratados.
Os animais também podem ser nossos bons amigos deixando-nos bem felizes em seu contato, desde que também sejam bem tratados. Com maus tratos se tornam agressivos ou se afastam dos humanos, por sentirem medo. É importante respeitarmos sempre todas as pessoas e animais, tratando-os com carinho e consideração.


Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Mensagem de Reflexão: Renove suas energias

Renove suas energias





Hoje é mais um dia para renovar suas energias.

Aproveite e faça algo de bom e interessante em sua vida.

Colabore com suas batalhas, para assim conseguir grandes vitórias.

Tenha uma boa tarde!



(AUTOR RENILTON SILVA)

terça-feira, 19 de julho de 2016

Entenda o que faz o vereador, o prefeito e o vice-prefeito


Você sabe como funciona a administração municipal? Qual a função do prefeito e do vice-prefeito? E a Câmara de Vereadores, para que serve? Quais as responsabilidades dos parlamentares?
Prefeito O prefeito é o chefe do Executivo municipal, ou seja, a principal autoridade política do município. Cabe a ele administrar os serviços públicos locais, decidindo onde serão aplicados os recursos provenientes dos impostos e dos repasses do Estado e da União, quais obras devem ser executadas e programas a serem implantados. Também é função do prefeito sancionar e revogar leis, vetando propostas que sejam inconstitucionais ou não atendam ao interesse público. Vice-prefeito O vice-prefeito é o segundo na hierarquia do Executivo municipal. Caso o prefeito precise se ausentar por motivo de viagem ou licença, ou tenha o mandato cassado, ele assume as funções do titular. Enquanto o prefeito está em exercício o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.

Vereador Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, no caso o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis está a lei orçamentária anual, que define onde deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos munícipes. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. 





FONTE: GAZETA DO POVO

DOMINGO MUSICAL, COM RENILTON SILVA, PELA RÁDIO COMUNITÁRIA CAMPO ALEGRE FM, AOS DOMINGOS, DAS 13:OO ÀS 18: OO HORAS

RENILTON SILVA

Fique ligado no Programa DOMINGO MUSICAL, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, no prefixo 105.9 MHZ, das 13:00 às 18:00 horas. Apresentação: RENILTON SILVA, o locutor das emoções.

O seu Domingo fica mais recheado, com DOMINGO MUSICAL: Um programa feito com muito carinho para você.

DOMINGO MUSICAL: Temos mensagem do dia; resumo das datas comemorativas; mini especial; músicas atuais; dica de saúde; músicas do passado; informações; notícias; curiosidades; entretenimento; prestação de serviço e muito mais. Apresentação: RENILTON SILVA.

Acompanhe pelo som da sua casa, som do seu carro ou através do site da Campo Alegre FM - www.campoalegrefm.com - A gente é que se liga em você.

Das 13 horas às 18 horas, Domingo Musical, ao vivo!




Obrigado a todos(as) pela sintonia!




RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

WhatsApp: Justiça do RJ manda bloquear aplicativo em todo o Brasil

Facebook recusou ceder informações para uma investigação policial.

Operadoras de telefonia foram notificadas para suspender acesso ao app.













A Justiça do Rio de Janeiro determinou o bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil. Uma notificação foi enviada para as empresas de telefonia após o Facebook se recusar a cumprir uma decisão judicial e fornecer informações para uma investigação policial.
A decisão tomada pela juíza Daniela Barbosa manda as operadoras suspenderem o acesso imediatamente. Segundo a GloboNews, as provedoras de conexão foram notificadas da decisão por volta das 11h30.
O Facebook informou que não vai se manifestar e a assessoria do Whatsapp disse que não tem ainda uma posição sobre a decisão. Esta é a quarta vez que um tribunal decide pela suspensão do acesso ao aplicativo no Brasil. Diferentemente das outras decisões, não há um prazo definido para o retorno do serviço assim que ele for bloqueado.
O Sindicato das Operadoras de Telecomunicações (Sinditelebrasil) informou que ainda não tem informações sobre o caso. Procuradas pelo G1, Claro, Vivo e Tim afirmam que ficaram sabendo do bloqueio pela imprensa e ainda não possuem um posicionamento.
'Impossibilidades técnicas'
Segundo Barbosa, o Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, foi notificado três vezes para interceptar mensagens que seriam usadas em uma investigação policial em Caxias, na Baixada Fluminense. A juíza acrescentou que a empresa respondeu através de e-mail, com perguntas em inglês, "como se esta fosse a língua oficial deste país" e tratou o Brasil "como uma republiqueta". O Whatsapp diz não cumprir a decisão "por impossibilidades técnicas".

Segundo a decisão, o que se pede é "a desabilitação da chave de criptografia, com a interceptação do fluxo de dados, com o desvio em tempo real em uma das formas sugeridas pelo MP, além do encaminhamento das mensagens já recebidas pelo usuário (...) antes de implementada a criptografia."
O bloqueio anterior do Whatsapp foi em maio de 2016. Outro bloqueio aconteceu em dezembro de 2015, quando a Justiça de São Paulo ordenou que as empresas impedissem a conexão por 48 horas em represália ao WhatsApp ter se recusado a colaborar com uma investigação criminal.O aplicativo ficou inacessível por 12 horas e voltou a funcionar por decisão do Tribunal de Justiça de SP.
Ícone do Whatsapp, um dos aplicativos de conversa mais populares do mundo, é visto na tela de um smartphone (Foto: Fábio Tito/G1)Ícone do Whatsapp, um dos aplicativos de conversa mais populares do mundo, é visto na tela de um smartphone (Foto: Fábio Tito/G1)
Bloqueio em maio
A investigação que culminou no bloqueio em maio foi iniciada após uma apreensão de drogas na cidade de Lagarto, a 75 km de Aracaju. O juiz Marcel Montalvão pediu em novembro de 2015 que o Facebook informasse o nome dos usuários de uma conta no WhatsApp em que informações sobre drogas eram trocadas. As informações desse processo corriam em segredo de Justiça.

Segundo o delegado Aldo Amorim, membro da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal em Brasília, a investigação foi iniciada em 2015 e esbarrou na necessidade informações relacionadas às trocas de mensagens via WhatsApp, que foram solicitadas ao Facebook. A empresa não cumpriu a decisão.

FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO