sábado, 15 de novembro de 2014

HOMENAGEM EM VIDA - TINHO MAESTRO

Olá, pessoal:
 
Muitas vezes as pessoas só são homenageadas depois que morrem e isso deixa a nos entender que não  somos merecedores de homenagens só depois que morremos. Às vezes um cidadão ou cidadã faz tanta coisa boa e importante na sociedade ou na vida de alguém, e que infelizmente muitas pessoas não dão o valor merecido. Claro que depois que morremos também podemos ser homenageados e lembrados por nossos queridos admiradores. Mas aqui cito uma outra opção: Por que não homenagear alguém também em vida?
 
Foi pensando nesse detalhe que tomei uma atitude: COLOCAR O QUADRO HOMENAGEM EM VIDA NO MEU BLOG (BLOG DO RENILTON SILVA).
 
A HOMENAGEM DE HOJE VAI PARA O JOVEM TINHO MAESTRO.
 
Aqui constam algumas fotos do Tinho Maestro e um pouco de sua história:
 
 
 
 
 
 
Tinho Maestro nasceu no dia 08 de março na cidade de Campo Alegre - AL e atualmente reside em Conceição das Alagoas - MG. 
 
É auxiliar de técnico da informática montagem e manutenção de computadores. 

Esse jovem é um exemplo de pessoa, batalhador e também sempre está a nos ouvir através da Rádio Comunitária Campo Alegre FM, pela internet, valorizando aos nossos trabalhos de locução. Luta por seus direitos e deveres, rumo à uma vida mais digna, respeitável e aceitável na sociedade em geral.
 
PARABÉNS PELAS SUAS LUTAS E POR SEMPRE NOS DÁ ATENÇÃO, TINHO MAESTRO!!!

Esta simples homenagem é para você, AMIGO TINHO MAESTRO, por ser uma das pessoas que procura tratar às demais pessoas com direitos iguais, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
  
Obrigado, TINHO MAESTRO e família, pelo carinho!
 
 
 




RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

15 de Novembro – Dia da Proclamação da República

No dia 15 de novembro celebra-se o dia da Proclamação da República, processo articulado por civis republicanos, militares, abolicionistas e outros grupos interessados no fim da monarquia.

O Marechal Deodoro da Fonseca capitaneou o processo de instauração da República em 15 de novembro de 1889 *

 O Marechal Deodoro da Fonseca capitaneou o processo de instauração da República em 15 de novembro de 1889 *

A Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império. É por isso que, nesse dia, celebra-se esse acontecimento, sendo decretado feriado em todo o território nacional. O processo de instauração do regime republicano no Brasil teve como antecedentes: as várias crises institucionais que o reinado de Dom Pedro II sofreu ao longo das décadas de 1870 e 1880 e as manifestações ideológicas que permearam esse mesmo período.

A estrutura do poder imperial, que possuía um caráter centralizador, não permitia que as províncias tivessem autonomia – fato que desagradava elites regionais, como a dos fazendeiros do oeste paulista. Além disso, havia insatisfação também entre os militares, que almejavam, em grande parte, imbuídos de ideais positivistas e republicanos, uma república autoritária e modernizadora.

Havia também o grupo dos civis defensores do republicanismo e do abolicionismo, notável em suas ferrenhas críticas à estrutura do poder imperial. Nomes como os dos jornalistas Quintino Bocaiuva e Silva Jardim destacaram-se nesse processo. Esse último caracterizou-se por uma postura mais radical e revolucionária, enquanto o primeiro procurou articular os vários interessados na derrubada do Império com o objetivo de fazer uma transição o menos violenta possível.

Bocaiuva, ao lado de outro jornalista republicano, Aristides Lobo, foi, então, um dos principais responsáveis pela união dos interesses que almejavam o fim do reinado de Pedro II, tanto de militares e fazendeiros quanto de revolucionários republicanos. Em meados de 1889, após os membros republicanos do Parlamento terem rejeitado as propostas reformistas de Pedro II, que pretendia conservar-se no poder, Bocaiuva e Aristides Lobo começaram suas articulações e, em novembro, associaram-se ao Marechal Deodoro da Fonseca, principal chefe do exército brasileiro, e prepararam o golpe que foi dado no dia 15.

O jornalista Quintino Bocaiuva foi um dos principais articuladores do golpe de 1889 **
O jornalista Quintino Bocaiuva foi um dos principais articuladores do golpe de 1889 **

Após a Proclamação da República, Deodoro confeccionou uma notificação que foi encaminhada à família real, cujo conteúdo ordenava a saída do imperador e sua família do país. O processo da passagem do Império à República já foi largamente estudado por historiadores, desde o fim do século XIX até os dias de hoje. O impacto desse evento na época está bem documentado e revela o caráter de quase incredulidade da maior parte da população, principalmente da capital à época, Rio de Janeiro, que viu, em poucos dias, o ocaso do Império, como pode ser observado neste relato do jornal carioca Novidades:

“Todo o movimento social da cidade acha-se paralisado. O comércio em grande parte fechou as portas. As ruas mais frequentadas estão desertas; raros transeuntes passam, apressados, como perseguidos. […] O serviço de bondes é feito com grande irregularidade; há longos intervalos no trânsito dos carros, que chegam aos pontos de estação aos grupos de cinco e seis. […] O pânico anda no ar e nas consciências.” (Novidades [jornal]. Rio de Janeiro, 15 nov. 1889)




FONTE: BRASIL ESCOLA

Morre ex-ministro Adib Jatene em SP

Segundo o Hospital do Coração, ele teve um infarto agudo do miocárdio.
Um dos pioneiros da cirurgia cardíaca no Brasil, Jatene tinha 85 anos.

Do G1, em São Paulo

Morreu na noite desta sexta-feira (14), aos 85 anos, o médico e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene. Segundo o Hospital do Coração, em São Paulo, a causa da morte foi infarto agudo do miocárdio. O velório será realizado no anfiteatro do hospital neste sábado (15).

Em 22 de setembro deste ano ele havia sido internado também após sofrer um infarto. Em maio de 2012, o médico já havia sido internado com dores no peito e passado por um cateterismo. No procedimento, ele precisou colocar um stent (prótese metálica para a desobstrução de artérias).

Jatene era diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil. Ele deixa quatro filhos - os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara - e a esposa Aurice Biscegli Jatene.

Adib Jatente em foto de janeiro de 2011 (Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo)Adib Jatene em foto de janeiro de 2011 (Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo)
 
Médico e ministro
Acreano de Xarupi, Jatene era filho de um seringueiro libanês e de uma dona de armarinho. Quando criança, a família se mudou para Uberaba, em Minas Gerais, e, depois, para São Paulo. Na capital paulista, estudou na Universidade de São Paulo (USP), formando-se aos 23 anos pela Faculdade de Medicina. A residência e pós-graduação foram feitas no Hospital das Clínicas da mesma faculdade, sob a orientação do professor Euríclides de Jesus Zerbini (1912-1993), pioneiro dos transplantes de coração no país.

Com mais de 20 mil cirurgias no currículo, se destacou também por ter sido o primeiro a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil e por ter inventado aparelhos e equipamentos médicos. Em Uberaba (MG), lecionou Anatomia Topográfica da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Neste período, construiu seu primeiro modelo de coração-pulmão artificial. Em São Paulo, trabalhou no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e como cirurgião no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde.

Na política, apesar de não ter se filiado a partidos, atuou como secretário estadual da Saúde de São Paulo (1979-1982), no governo de Paulo Maluf, e duas vezes como ministro, na mesma área, nas gestões Fernando Collor (1992, por oito meses) e Fernando Henrique Cardoso (1995-1996, por 22 meses). No governo de FHC, criou a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), para ajudar a financiar a saúde brasileira, e deu continuidade ao projeto dos medicamentos genéricos e ao programa de combate à Aids. Foi membro da Academia Nacional de Medicina e autor e co-autor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional.

Dono de uma coleção particular de quadros, com obras de Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Tarsila do Amaral, presidiu o conselho deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Secretário da Saúde lamenta
Por meio de nota, o secretário de Estado de Saúde de São Paulo, David Uip, disse que a "perda do professor e ministro Adib Jatene é motivo de absoluta tristeza" e que "a saúde pública está em luto". O secretário ainda destacou o papel de Jatene "para a consolidação do SUS em São Paulo e no Brasil".






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Principalmente

Principalmente




Seu futuro depende de muitas coisas... Mas principalmente de você!



(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

'O Enem não será cancelado', diz presidente do Inep

Instituto aguarda conclusão do inquérito da Polícia Federal no Piauí.
Estudantes denunciaram ter recebido tema da prova pelo celular.

Do G1 CE
Andréa Assunção, Renato Casarini e Francisco Soares (Foto: Diana Vasconcelos / G1 CE)Delegada Andréa, o superindente da PF no CE, Renato Casarini e Francisco Soares (Foto: Diana Vasconcelos / G1 CE)
 
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, descartou, em Fortaleza, o cancelamento do Enem 2014 por causa de fraudes e suposto vazamento. "Está completamente fora de cogitação", disse. "Não há nada que nos leve a essa direção'', afirmou.

Segundo ele, o Inep decidirá os procedimentos quanto ao suposto vazamento após o fim da investigação da Polícia Federal do Piauí. ''No nosso caso temos de esperar essa investigação para, então, procedermos a ação [...]. O Enem não será cancelado. Estamos aqui diante de um fato completamente isolado que a policia está investigando [...]. A isonomia será garantida a partir das informações que a polícia nos fornecer. É perfeitamente possível encontrar maneiras de restaurar uma isonomia em um evento localizado'', disse.

Operação Apollo
Na manhã desta sexta-feira (14), Soares participou da apresentação do resultado da operação Apollo, da Polícia Federal, que prendeu quatro pessoas nesta manhã por fraude no Enem 2014. Duas prisões foram efetuadas em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, e duas na Paraíba. Foram cumpridos sete mandados de busca em Juazeiro do Norte, quatro na Paraíba e um no Piauí.

Os quatro presos estão envolvidos na cooptação de canditados interessados em partipar do esquema de fraude e de pessoas para fazer o teste e passar o gabarito das questões durante a prova, segundo a Polícia Federal. Considerando dois flagrantes de pessoas repassando ''cola'' pelo celular na prova do Enem de sábado (8), são seis prisões relativas ao Enem 2014, dentro desta mesma investigação. As fraudes beneficiam principalmente candidatos interessados em ingressar em medicina em universidades públicas.

Suposto vazamento
Responsável pela segurança do Enem no Ceará, a delegada Andréa Karine afirmou que as prisões não têm relação com os vazamentos denunciados por alunos no Piauí e Ceará. "Não temos elementos que mostrem conexão entre os dois casos", disse. Três alunos do Ceará disseram nesta quinta-feira (13) que também receberam antecipadamente o tema da redação do Enem 2014. Eles conversaram com o G1 e informaram que mensagens pelo celular com o tema "Publicidade Infantil no Brasil" foram enviadas a eles, de forma similar ao que ocorreu com  estudantes do Piauí.  No Piauí, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI) abriram inquérito para investigar o caso. No Ceará, até a manhã desta sexta não havia denúncias do gênero na Polícia Federal ou MPF.

Prisões no sábado
No domingo (9), a Polícia Federal divulgou ter prendido duas pessoas suspeitas de passar o gabarito do exame em mensagens no celular em Juazeiro do Norte na prova do Enem  de sábado (8). Elas foram autuadas pelo crime de fraude em concurso de interesse público.

Os candidatos presos se inscreveram com sabatistas, que fazem o exame em horário diferenciado. "Eles foram presos com os gabaritos das provas nos celulares. Ainda não podemos saber como eles tiveram acesso, estamos no começo da investigação", disse, neste fim de semana, a delegada da Polícia Federal Andréia. Os presos foram liberados após pagamento de fiança no valor de R$ 6 mil e vão aguardar o julgamento.

Vazamento na edição 2011
Em 2011, uma escola privada de Fortaleza teve acesso antecipado a 16 questões do Enem, que foram compartilhadas entre os alunos. Os candidatos que tiveram acesso prévio tiveram as questões anuladas.

Na época, o Ministério Público Federal chegou a pedir a anulação da prova, mas a Justiça não deu decisão favorável ao procurador Oscar Costa Filho.







FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Execução de obras preocupa Renan

TRANSIÇÃO. Governador eleito critica pouco uso de recursos federais

Por: DA REDAÇÃO
 
 
 
Os trabalhos da equipe de transição tiveram como foco, ontem, a área de infraestrutura do governo do estado. O governador eleito Renan Filho (PMDB), seu vice-governador eleito, Luciano Barbosa, e equipe receberam informações das equipes das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; DER, Serveal, Casal e IMA. Entretanto, o que se sobressaiu no encontro foi a constatação, feita por Renan Filho, de que Alagoas é um dos Estados com menor índice de execução de projetos no Brasil.

“A imagem de Alagoas no governo federal é de um dos Estados que menos executa obras. Chegamos lá e ouvimos que o Estado tem mais de R$ 1 bilhão e não executa”, disse Renan Filho ao consultar ministérios, em Brasília.

Segundo o governador eleito, Alagoas dispõe de R$ 1,4 bilhão para investimentos, mas sem conseguir executá-los. O dinheiro vem do Proinvest, programa do governo federal que disponibiliza recursos à juros baixos e prazos longos. O Executivo fica incumbido de investir em projetos prioritários - a escolha é feita pela equipe de governo -, todavia o que ocorreu até agora foi a aplicação em recapeamento de vias de tráfego e acessos rodoviários, em detrimento a projetos como a construção de Centros de Diagnósticos de Saúde, Hospitais, Escolas e afins.

Os esclarecimentos sobre a pasta de Infraestrutura foram feitos pelo secretário Marcos Vital, acompanhado pelo ex-titular Fernando Nunes e equipe. À Vital foram requisitados contratos e licitações feitas nos últimos seis meses. A iniciativa, justificada pelo próprio governador eleito, é evitar o cancelamento de contratos e licitações.





FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Alunos do Ceará dizem ter recebido tema da redação do Enem antecipado

Candidato diz ter visto imagem com tema de prova às 11h50 do domingo.
Outros dois alunos também informaram terem sido avisados sobre redação.

Do G1 CE
Candidato diz ter recebido tema da redação do Enem às 11h50 (horário de Brasília) (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Candidato diz ter recebido tema da redação do Enem às 10h50 no horário local, 11h50 (horário de Brasília) (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
 
Alunos do Ceará dizem que também receberam antecipadamente o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Três alunos que conversaram com o G1 nesta quinta-feira (13) informaram que receberam mensagens pelo celular com o tema da prova, "Publicidade infantil no Brasil", antes ou durante a realização do exame, assim como foi denunciado por estudantes do Piauí. O Enem ocorreu neste sábado (8) e domingo (9) e teve cerca de 6,2 milhões de participantes.

Um estudante de 20 anos, que mora em Fortaleza, disse que chegou ao celular dele às 11h50 uma mensagem com uma imagem mostrando o tema da redação na folha de prova. "Antes de chegar à prova, uma hora e dez minutos antes eu recebi uma mensagem de um colega de Campina Grande. Se a mensagem chegou de outro estado, de São Paulo, então, ela deve ter se espalhado em vários estados ainda antes da prova", afirmou. Não sei se vou entrar com alguma representação na Justiça, vou conversar com meus pais e com a direção", afirmou.

Uma estudante do ensino médio de 17 anos afirmou ter recebido uma mensagem em áudio no celular às 15h11 (horário de Brasília) e a viu logo após sair do local de prova. O áudio era de um amigo que soube do tema por ter visto uma imagem do carderno de prova que chegou via celular no WhattsApp, segundo a aluna. No momento, outros alunos ainda realizavam os exames, que podia ser concluído até as 17h30 do domingo. A aluna diz que informou à escola onde estuda sobre o vazamento na segunda-feira (10) e só divulgou o caso nesta quinta-feira após conversar com a diretoria.

Um terceiro aluno declarou ao G1 que também recebeu uma mensagem às 15 horas no celular também por WhatsApp. "Enquanto eu que passei o ano inteiro estudando, fazendo redações, eu não me beneficiei porque eu não sabia que era realmente o tema da redação. Mas a pessoa que recebeu primeiro teve tempo para se preparar e sabia que seria o tema da redação", acrescenta este aluno, que também não quis se identificar. Ele diz que também recebeu a imagem da prova às 10h50, mas só checou a mensagem depois que deixou o local do exame.

No Ceará, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal declararam que não receberam qualquer denúncia formal sobre o caso. Já no Piauí, a Polícia Federal e o MPF-PI abriram inquérito para investigar o caso. O Ministério da Educação diz que acompanha as investigações da PF do Piauí.

No Piauí, alunos revelaram casos semelhantes nesta quinta-feira. A Polícia Federal do estado abriu investigação sobre o suposto vazamento do Enem depois de denúncias de que a página com o tema proposto teria sido compartilhada nas redes sociais antes do início da prova.

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse nesta quinta-feira (13) que o MEC está "seguro de que o processo está sendo muito bem conduzido e ao longo desse período todo de aplicação da prova, não tivemos nenhum problema".

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, informou em nota que "não existe qualquer indício" de que o tema tenha vazado, mas reforçou que a denúncia será apurada "com rigor".

Prisões no domingo
No domingo (9), a Polícia Federal prendeu duas pessoas suspeitas de receber o gabarito do exame em mensagens no celular em Juazeiro do Norte. Elas foram autuadas pelo crime de fraude em concurso de interesse público.

Os candidatos presos se inscreveram com sabatistas, que fazem o exame em horário diferenciado. "Eles foram presos com os gabaritos das provas nos celulares. Ainda não podemos saber como eles tiveram acesso, estamos no começo da investigação", diz a delegada da Polícia Federal Andréia Assunção, responsável pela segurança do Enem no Ceará.

Os presos foram liberados após pagamento de fiança no valor de R$ 6 mil e vão aguardar o julgamento. Se condenados, eles podem pegar pena de um a quatro anos de prisão. O crime ocorreu na noite de sábado (8) e divulgado neste domingo (9).

Vazamento na edição 2011
Em 2011, uma escola privada de Fortaleza teve acesso antecipado a 16 questões do Enem, que foram compartilhadas entre os alunos. Os candidatos que tiveram acesso prévio tiveram as questões anuladas.
Na época, o Ministério Público Federal chegou a pedir a anulação da prova, mas a Justiça não deu decisão favorável ao procurador Oscar Costa Filho.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Reconhecer

Reconhecer

 



A maior força consiste em reconhecer a própria fraqueza.




(AUTOR NÃO REVELADO)

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Familiares, amigos e fãs se despedem do poeta Manoel de Barros

Corpo é velado no cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande.
Poeta morreu aos 97 anos na manhã desta quinta-feira no Proncor.

Gabriela Pavão e Tatiane Queiroz Do G1 MS
Corpo do poreta Manoel de Barros é velado em cemitério de Campo Grande (Foto: Lucas Lourenço/G1 MS)Corpo do poeta Manoel de Barros é velado em cemitério (Foto: Lucas Lourenço/G1 MS)
 
O corpo do poeta Manoel de Barros é velado, na tarde desta quinta-feira (13), no cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande. Familiares, amigos e fãs estão no local para dar o último adeus ao poeta, que morreu às 8h05 (de MS) no Proncor, onde estava internado. A capela onde está o caixão foi isolada para a família.

Filha de Manoel, Martha Barros, durante o velório em Campo Grande (Foto: Lucas Lourenço/G1 MS)Filha de Manoel, Martha Barros, durante o velório (Foto: Lucas Lourenço/G1 MS)
 
A filha do poeta, Martha de Barros, afirmou ao G1 que é um sentimento de que ele descansou e que ele deixou uma obra linda. Tímida igual ao pai, Martha recitou um dos versos que ele mais gostava. “Do lugar onde estou, já fui embora”. Ela agradeceu carinho de todos.

O artista plástico e amigo da família, Jonir Figueiredo, disse que teve convívio de cerca de 30 anos com a família e que, há três anos, homenageou Manoel em exposição no Marco. Ele fez uma mandala do caramujo-flor, que era o apelido o poeta. “O caramujo-flor é aquele bichinho que, quando alguém se aproxima, ele se esconde. O Manoel era assim, tímido”, afirmou, completando que considera que os 97 anos de Manoel foram muito bem vividos.

MANOEL DE BARROS
Poeta morreu aos 97 anos
 
Maysa Barros, nora de Manoel, era casada com João Venceslau, filho caçula do poeta que morreu em 2007 em um acidente de avião, e comentou a convivência com o sogro. “Era muito prazerosa, ela era muito querido, sempre tinha palavra amiga, além de ser carinhoso e divertido.”

O neto Felipe de Barros relatou que Manoel tinha ficado mais cansado e saía menos de casa desde a morte do filho. “Na verdade, ele estava preso no próprio corpo”, declarou, completando que, além de um avô, perdeu um amigo.

A princípio, a esposa do poeta, Stella de Barros, de 93 anos, não ia ao velório, mas decidiu ir para dar beijo de despedida no marido. Eles ficaram casados por 64 anos.

Amigo e filho de consideração, Palmiro Anastásio dos Santos chora durante velório do poeta (Foto: Lucas Lourenço/G1 MS)Amigo e filho de consideração chora durante velório do poeta (Foto: Lucas Lourenço/G1 MS)
 
Palmiro Anastásio dos Santos, de 67 anos, é amigo e se considera filho de criação e de coração de Manoel de Barros. Morava e trabalhava na fazenda dele, em Corumbá. “Ele era como uma árvore no meio do campo, não tinha maldade. Hoje eu vim aqui para ver ele pela última vez. Ele deixou uma lembrança, que eu nunca vou esquecer”.

A compositora, musicista e escritora Lenilde Ramos também foi ao cemitério para se despedir do poeta, que conheceu em 1970.

“Vamos falar do Manoel sempre no presente, porque a obra, o trabalho dele permanece e vai ser assim para sempre. Para mim, ele era como um grande alquimista, que transforma metais simples em ouro. Na arte, a gente vê o surgimento de muitas tendências, a gente vê artistas seguindo essas tendências, mas é difícil surgir um elemento novo. O Manoel era esse elemento novo. Ele era um alquimista das palavras”, declarou Lenilde.

Irmã de Manoel de Barros fala de irmão em velório (Foto: Lucas Lourenço/G1 MS)Irmã de Manoel de Barros, Eudes (Foto: Lucas Lourenço/G1 MS)
 
Única irmã do poeta, Eudes de Barros Baltar, de 88 anos, destacou que Manoel era um irmão maravilhoso. "Vou ter saudades da pessoa, do sorriso, dos conselhos, de tudo."

O vice-presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Abrão Razuk, pontuou que a morte do Manoel de Barros é uma perda irreparável para a literatura universal. “Hoje, seus escritos são universais, eles saíram da base física do Pantanal e hoje pertencem ao mundo. Toda a obra dele é produto de uma grande genialidade, ele era um gênio da literatura”, declarou.

O presidente da academia, Reginaldo Alves de Araújo, destacou que Manoel de Barros “é a estrela maior” dos poetas contemporâneos. “Manoel é um poeta diferenciado que fez com que o Brasil inteiro conhecesse, em verso, o que é o Pantanal.”

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) de Campo Grande, Juliana Zorzo, foi ao velório e disse que Manoel de Barros foi um dos maiores poetas do país e que é um orgulho muito grande para Mato Grosso do Sul. “Vamos trabalhar para perpetuar o nome dele, assim como as obras dele e tudo o que ele produziu”, afirmou.

Manoel de Barros deixou esposa, uma filha, sete netos e cinco bisnetos.

Biografia
Manoel Wenceslau Leite de Barros era advogado, fazendeiro e poeta. Nasceu em Cuiabá, no Beco da Marinha, às margens do rio Cuiabá, em 19 de dezembro de 1916.

Filho de João Venceslau Barros, capataz na região, Manoel se mudou para Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense, onde passou a infância. Nos últimos anos, o poeta morou em Campo Grande e levou uma vida reclusa ao lado da esposa.

Manoel de Barros era ocupante da cadeira número 1 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Em nota, a entidade lamentou a morte do poeta.

Obras
Manoel de Barros publicou seu primeiro livro, "Poemas concebidos sem pecado", em 1937. Seu último volume, "Escritos em verbal de ave", saiu em 2011.

Em novembro do ano passado a editora Leya lançou a obra completa do  poeta, com título de “A biblioteca de Manoel de Barros”. São, ao todo, 18 volumes. A edição especial incluiu um poema até então inédito, “A turma” (2013), o último escrito pelo autor. A coleção também trazia os cinco livros infantis feitos pelo poeta.
No início de novembro, o site Publish News, que cobre o mercado editorial brasileiro, informou que a obra de Manoel de Barros foi contratada pela Alfaguara, selo da editora Objetiva. De acordo com o site, a editora planeja lançar os primeiros títulos no segundo semestre de 2015.

O perfil do poeta no site da Leya destaca que em 1966 ele ganhou o prêmio nacional de poesias com "Gramática Expositiva do Chão". Em 1998, levou o Prêmio Nacional de Literatura do Ministério da Cultura, pelo conjunto da obra. Ao  longo da carreira de sete décadas, ganhou o Prêmio Jabuti duas vezes, em 1990 e 2002, com as obras "O guardador de águas" (1989) e "O fazedor de amanhecer" (2001). Em 2000, foi premiado pela Academia Brasileira de Letras.

Ainda segundo a Leya, Manoel de Barros teve sua obra traduzida em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos. Em 2008, foi tema do documentário "Só dez por cento é mentira", de Pedro Cezar.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Menino de três anos que pesa 70 kg não tem Prader Willi, aponta exame

Principal suspeita era de que o menino possuía a síndrome.
Após a negativa de exame, família contou que está preocupada.

Naiara Arpini e Viviane Machado Do G1 ES

O resultado do exame que poderia indicar se o menino Misael, que pesa mais de 70 quilos com apenas três anos, tem a a chamada síndrome de Prader Willi deu negativo. Segundo a mãe da criança, nesta quarta-feira (12), a família está preocupada, porque não foi possível identificar o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida Misael. "A gente está preocupado, desesperado, sem saber o que fazer", disse Josiane de Jesus. De acordo com a família, o exame foi encaminhado para a médica que acompanha o caso do garoto, mas ainda não houve qualquer resposta. A mãe explicou que uma nova consulta está marcada para a próxima segunda-feira (17).

Misael nasceu com 3,750 kg, peso considerado normal, mas, segundo a mãe, começou a engordar desde os primeiros meses de vida. O menino foi atendido por uma endocrinologista e encaminhado para uma ge*neticista, que orientou que fosse realizado um exame para constatar a chamada síndrome de Prader Willi. No entanto, a família da criança não tinha condições de pagar o exame, que custa mais de R$ 1 mil, e solicitou ajuda ao governo.

Após seis meses de espera, ele fez a coleta para o exame no dia 29 de setembro em uma clínica particular de Vitória. Com dificuldades para realizar atividades básicas, como andar e respirar, a criança aguardava a autorização do exame.

Misael chegou à clínica acompanhado pelos pais em Vitória (Foto: Viviane Machado/G1)Misael foi à clínica acompanhado pelos pais em Vitória (Foto: Viviane Machado/ G1)
 
Resultado
O pai, Manoel Abreu, contou que a família ficou triste com o resultado, que ficou pronto na tarde desta terça-feira (11). "A reação nossa foi de tristeza, porque agora estamos mais preocupados ainda. Estávamos tranquilos, porque se fosse a síndrome, já ia entrar em tratamento. Agora voltamos à estaca zero, vamos ter que fazer exames de novo, começar tudo de novo. Não sabemos que médico procurar. E ele está em uma situação muito difícil, já engordou mais, está muito agitado e a respiração está ruim”, disse.

Josiane contou que o filho engordou um quilo desde que fez o exame. "Ele engordou, está com 71 kg. Está fazendo dieta, com acompanhamento da nutricionista, que deu o tratamento de graça. Como eu não tenho muito recurso, a dieta é limitada. Não sabemos o que fazer", falou a mãe.

Desde que realizou o exame, em setembro, Misael apresentou piora. De acordo com a mãe, o menino não está bem. "Ele está reagindo muito mal, cada dia pior. Ele foi ao neurologista e ele passou um remédio, mas a gente percebeu que ele está pior. Não está dormindo à noite. Imagina uma criança com peso de adulto? É muito difícil", explicou.

Nova consulta
A mãe contou que a próxima consulta estava marcada para o dia 12 de dezembro, mas por conta do resultado negativo do exame, foi adiantada para 17 de novembro, próxima segunda-feira. A médica que verá Misael é a mesma geneticista que solicitou o exame.

Enquanto a resposta sobre o que o filho tem não chega, Josiane contou que a família inteira está sofrendo. "Eu não sei, parece que morreu alguém da família. A gente chorou, ficou perdido. Se algum médico souber o que podemos fazer, ver algum outro exame. Precisamos de ajuda. Tenho medo porque ele pode morrer se não fizermos nada. Não podemos ficar em casa esperando que o pior aconteça. Todo recurso que tiver a gente pode fazer tem que ser usado", completou.

Resultado de exame mostra resultado negativo para síndrome (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Resultado de exame mostra resultado negativo para síndrome (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
 
 
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Com problema estomacal, Pelé passará a noite em hospital

Depois de cancelar evento que participaria em Santos, Rei do Futebol foi colocado em ambulância e levado para a capital paulista. Boletim médico sai nesta quinta

Por São Paulo
Pelé - subway (Foto: Thiago Benevenutte)Pelé está internado em hospital de São Paulo (Foto: Thiago Benevenutte)
 
Por conta de um problema estomacal que o fez cancelar evento em Santos nesta quarta-feira, Pelé, de 74 anos, foi internado no Hospital Albert Einstein por volta das 20h. O Rei do Futebol viajou às pressas da Baixada para São Paulo em uma ambulância. Edson Arantes do Nascimento estava com presença confirmada no compromisso, mas seus assessores cancelaram sua participação três horas antes do início. 

Ele passará a noite internado. Um boletim médico com informações mais detalhadas deverá ser divulgado na manhã de quinta ou quando houver posição do médico.

- O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) internou-se hoje às 20h e passa por exames e avaliação médica - diz a nota oficial divulgada no final da noite desta quarta-feira. Fabio Nasri é o médico responsável.

O evento que seria realizado no Museu Pelé era para o lançamento de um livro (Restauração e Legado, dos autores Marjorie Medeiros e os irmãos Gino e Ney Caldatto). Pelé teria comido algo que não fez bem na noite de terça-feira. E nesta quarta houve complicações estomacais.

Há dois anos, em novembro de 2012, Pelé esteve internado no mesmo hospital para realizar uma cirurgia no quadril.

hospital albert einstein pelé (Foto: Carlos Augusto Ferrari) 
Pelé chegou por volta de 20h ao Hospital Israelita Albert Einstein (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Brasil goleia Turquia e é aplaudido

AMISTOSO. Capitão Neymar e Cia botam os turcos para correr, no quinto jogo pós-Copa sem tomar gol
 
Neymar festeja um de seus gols sobre a Turquia: jogador foi ovacionado, ontem
Foto: BRUNO DOMINGOS - MOWA PRESS
Por: LANCENET
 
O Brasil de Dunga continua implacável. Na quinta partida após a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira mais uma vez jogou bem, deixou o campo sem ser vazada e desbancou a Turquia em Istambul, ontem, por 4 a 0. Na antiga Constantinopla, que foi símbolo de poder do Império Bizantino, o exército do capitão Neymar – que foi aplaudido pelos turcos – não tomou conhecimento das forças locais. A Seleção Brasileira volta a campo na terça-feira, dia 18, em Viena, contra a Áustria, fechando o calendário de jogos da temporada.

O time brasileiro mostrou dinamismo diante de uma Turquia forte fisicamente. Mas se beneficiou da atuação ruim da zaga dos donos da casa. Além de Neymar, Willian, atuando aberto pela direita, foi outro destaque individual.

Na primeira parte do jogo, a Seleção conseguiu imprimir velocidade, movimentação e efetividade ofensiva. O resultado? 2 a 0, com Neymar e um gol contra de Semih, antes mesmo dos 25 minutos.

Em má fase e pressionada, a equipe turca passou a se arriscar mais. Diego Alves, que estava sendo um mero espectador, teve a chance de mostrar serviço e sorte em duas ocasiões – uma em um chute de Arda e outra numa cabeçada de Erdinç que passou rasante pela área. Mas aí o Brasil, usando o repertório de contra-ataques, voltou a marcar, com Willian, na reta final do 1º tempo.





FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Morre o filósofo Leandro Konder no Rio

Informação foi confirmada pelo Departamento de Educação da PUC-Rio.
Até as 19h não havia informações sobre a causa da morte.

Do G1 Rio
Leandro Konder em janeiro de 2011 (Foto: Mônica Imbuzeiro/Agência O Globo )Leandro Konder posa em foto de janeiro de 2011 (Foto: Mônica Imbuzeiro/Agência O Globo )
 
 
Morreu no Rio nesta quarta-feira (12), aos 78 anos, o filósofo Leandro Konder. Ele foi autor de vários livros de diferentes áreas como filosofia e sociologia, além de ser um dos principais divulgadores do marxismo no Brasil.  Até as 19h não havia informações sobre a causa da morte. A informação foi confirmada pelo Departamento de Educação da PUC-Rio, onde Konder era professor.

Leandro Konder nasceu em 1936, em Petrópolis, Região Serrana, filho de Valério Konder, médico sanitarista e líder comunista. Formado em Direito, Leandro exilou-se em 1972, após ser preso e torturado pelo regime militar, e morou na Alemanha e depois na França até seu regresso ao Brasil em 1978.

Doutorou-se em Filosofia em 1987 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Leandro era professor do Departamento de Educação da PUC-Rio e do Departamento de História da UFF. Teve vasta produção como conferencista, articulista de jornais, ensaísta e ficcionista. Em 2002, foi eleito o Intelectual do Ano pelo Fórum do Rio de Janeiro, da Uerj. Leandro Konder foi um dos maiores estudiosos do marxismo no país, e coordenou, em conjunto com Michael Löwy, a coleção Marxismo e literatura, da Boitempo.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Quem decide

Quem decide

 

 

  
A felicidade bate na porta, mas não gira a maçaneta. 

Quem decide se quer que ela entre ou não é você.




(AUTOR NÃO REVELADO)

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O hormônio que influi no ciclo menstrual

 

 
Por que mulheres que trabalham juntas tendem a menstruar no mesmo período? Será que a convivência com outras mulheres faz seu ciclo menstrual ser comandado por feromônios? Mulheres que vivem em um mesmo ambiente têm TPM (Tensão pré menstrual) na mesma época?

Não é por acaso que isso acontece, existe uma explicação científica: estudos revelaram que os odores corporais, inclusive os axilares, afetam realmente os ciclos menstruais, estes odores são feromônios. A palavra feromônio deriva do grego e significa “que transmite excitação”. São substâncias que funcionam como mensageiros, desencadeando respostas fisiológicas e comportamentais previsíveis.

Os feromônios são mensageiros químicos no ser humano, em vez de atuar no organismo do próprio indivíduo, eles agem na outra pessoa. Seria uma "comunicação química" entre os seres da mesma espécie. A substância responsável pela regulação do período das mulheres é o esteróide 5-a-androst-16-en-3-alfa-ol.

A maioria das mulheres que vivem com ou perto de outras mulheres ajustam o tempo do seu ciclo menstrual entre si. Este fenômeno é comum entre mulheres que trabalham bastante tempo juntas.

Um estudo recente expôs um grupo de mulheres em contato com o suor umas das outras. Isso fez com que os ciclos menstruais delas avançassem ou ficassem mais lentos para coincidir com o das colegas, essa foi uma prova de que as pessoas produzem e respondem aos feromônios. Mas é válido lembrar que este fenômeno só é válido para mulheres que tem o ciclo natural, ou seja, não há interferências de outros hormônios como os encontrados nas pílulas anticoncepcionais.




Por Líria Alves
Equipe Brasil Escola

Carol Ann Susi, mãe de Howard em 'Big Bang Theory', morre aos 62 anos

Atriz, que segundo o TMZ tinha câncer, não aparecia em cena na série.
Personagem ficou conhecida no programa apenas por voz e gritos.

Do G1, em São Paulo



Carol Ann Susi, que fazia a mãe de Howard na série (Foto: Warner Bros. Television/AP)
 
A atriz americana Carol Ann Susi, conhecida por fazer a mãe de Howard Wolowitz (Simon Helberg) na série "The Big Bang Theory", morreu nesta terça-feira (11) em Los Angeles aos 62 anos, informa o TMZ. De acordo com o site, que cita como fontes executivos do programa, ela tinha câncer. Em "The Big Bang Theory", a personagem de Carol Ann Susi ficou famosa a despeito do fato de jamais aparecer em cena. Apenas sua voz – ou seus gritos histéricos direcionados ao filho – podiam ser ouvidos.

Exibida desde 2007, "The Big Bang Theory" é uma das comédias mais populares e premiadas da TV atualmente. A trama gira em torno de um grupo de quatro amigos que são cientistas do California Institute of Tecnology, o Caltech. Recentemente, a instituição foi eleita pelo quarto ano consecutivo a melhor universidade do mundo. Howard é um dos protagonistas.

"A família 'The Big Bang Theory' perdeu um membro querido hoje, com a morte de Carol Ann Susi, que emprestou voz à Sra. Wolowitz de modo hilário e memorável", diz um comunicado assinado pelos produtores da série, Chuck Lorre, Steve Molaro e Bill Prady. O texto foi reproduzido pela revista "The Hollywood Reporter".

Em seguida, a nota diz: "Sem nunca ser vista pelos espectadores, a personagem Sra. Wolowitz se tornou um certo mistério através das oitos temporadas do programa. Não era um mistério, contudo, o talento imenso e o timing cômico de Carol Ann, visíveis em cada uma de suas inesquecíveis aparições. Além desse talento, Carol Ann era uma fonte constante de alegria e bondade para todos. Nossos pensamentos e profundas condolências estão com a família dela neste momento, e nós vamos sentir muito a sua falta".

A "Hollywood Reporter" lembra ainda que, no último episódio da quinta temporada, durante o casamento de Howard, os fãs mais atentos conseguiram notar um "vislumbre de um vestido rosa" usado pela mãe do noivo.

O obituário informa que Carol Ann Susi nasceu cresceu no Brooklyn, em Nova York, e se mudou para Los Angeles nos anos 1970. Dentre seus principais trabalhos, destacam-se participações nas séries "Cheers", "Tal pai, tal filho", "Seinfeld", "Blossom", "Louco por você" e "Plantão médico", todos na década de 1990. Na década seguinte, apareceu em "Grey's anatomy", "Ugly Betty" e "That '70s Show". Carol Ann atuou também em filmes como "A morte lhe cai bem" (1992) e "Esposa de mentirinha" (2011).