sábado, 9 de maio de 2015

Renan Filho quer imposto único sobre tributação

GESTÃO. Ajuste fiscal do governo Dilma também foi discutido na reunião
IFoto: DIVULGAÇÃO
Governador defende proposta durante encontro em Natal, no RN
Foto: DIVULGAÇÃO
Por: LUCIANA BUARQUE - REPÓRTER
Reunidos ontem em Natal, no Rio  Grande do Norte, os governadores do Nordeste cobraram mais investimentos do governo federal nos estados. Além de pedir a liberação de recursos para a região, os chefes do Executivo também discutiram, no 3º Encontro de Governadores do Nordeste, alternativas para a geração e manutenção de empregos, ações de combate à seca e medidas econômicas.

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), sugeriu um imposto sobre valor agregado único como uma saída para o problema da tributação no Nordeste, região que, segundo ele, mais sente o peso dos impostos. “Seria muito mais racional. Talvez uma alíquota estadual e outra federal. Essa proposta vai garantir um sistema um pouco mais previsível na economia”, defendeu.

As medidas de ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff, que tramitam no Congresso, também foram discutidas entre os governadores e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, antes do encontro. De acordo com Levy, a manutenção dos programas sociais e de outras atividades do governo depende disso. Após o encontro, o ministro declarou à imprensa que os governadores transpareceram que confiam na presidente, em relação ao ajuste.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Alagoana conquista o bronze no Brasileiro de Jiu-jítsu

3º LUGAR. Priscila Vital participou do campeonato realizado em Barueri-SP, de 30 de abril a 3 de maio


 Por: GLOBOESPORTE.COM/AL
A lutadora alagoana Priscila Vital, 23 anos, ficou no terceiro lugar do pódio no Campeonato Brasileiro de Jiu-jítsu, realizado em Barueri-SP, de 30 de abril a 3 de maio. A atleta é faixa azul e compete na categoria Adulto Pluma (até 53,5kg). Dos representantes de Alagoas, ela foi a única que subiu ao pódio na categoria principal, e esse foi o seu primeiro Brasileiro. 

“O Brasileiro era a competição que eu sempre quis participar, porque todo mundo que luta no profissional diz que é a mais difícil e se compara ao Mundial, pois a maioria dos atletas que competem aqui também vai para o Mundial. Todo mundo se concentra. A gente treinou como nunca e consegui chegar lá. Tinha muita gente na minha categoria, 17 meninas, então, é um saldo positivo”, disse. ‡



FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Rússia exibe força militar em desfiles que festejam vitória na 2ª Guerra

Foram ao país líderes como Xi Jinping, Raúl Castro e Nicolás Maduro.

Maior desfile militar foi realizado na Praça Vermelha, em Moscou.



Presidente russo, Vladimir Putin, fala na Parada da Vitória, que marcou os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, neste sábado (9) (Foto: AP)
Presidente russo, Vladimir Putin, fala na Parada da Vitória, que marcou os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, neste sábado (9) (Foto: AP)
A Rússia exibe neste sábado (9) todo seu poderio militar em seu território, desde o Extremo Oriente até a parada mais grandiosa em Moscou, com desfiles para comemorar a vitória contra os nazistas há 70 anos.
Em seu discurso para soldados e veteranos, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que a matança ocorrida na guerra sublinhou a importância da cooperação internacional, mas que "nas últimas décadas temos visto intenções de se criar um mundo unipolar", criticando o suposto objetivo americano de dominar os assuntos mundiais.
As homenagens também ocorrem no porto de Sebastopol, sede da Frota do Mar Negro, e que foi anexado pela Rússia, junto com a península da Crimeia, em março de 2014.
Os desfiles militares acontecem em outras cidades como São Petersburgo, onde já começou uma parada naval rumo ao Palácio do Hermitage.
Em Moscou, a Rússia celebra o 70º aniversário da vitória sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial com o maior desfile militar de sua história.
Cerca de 30 dirigentes internacionais de países amigos assistem às festividades, mas não os líderes ocidentais, que deram as costas para o Kremlin por sua intervenção no conflito na Ucrânia. Entre outros, assistem à parada o líder chinês Xi Jinping, o cubano Raúl Castro e o venezuelano Nicolás Maduro, além dos chefes de Estado de Índia, Egito, África do Sul e Vietnã.
A parada militar "é a maior da história", antecipou o Kremlin.
O público pode ver quase 200 peças militares e 143 aviões e helicópteros.
Mais de 16 mil soldados, entre os quais figurarão tropas chinesas, indianas e sérvias, marcham em frente às muralhas do Kremlin, aos quais se somarão 2,3 mil veteranos da Grande Guerra Pátria, como o conflito histórico é conhecido no país.
Os armamentos são a maior atração, especialmente o Armata T-14, que vem sendo considerado o tanque "mais mortífero" do mundo, segundo os especialistas, por sua blindagem e canhão automático.
Outra das estrelas da parada são os canhões autopropulsados de nova geração Koalitsia-CB, que podem alcançar alvos a 70 km de distância e dispõem de sistema de navegação por satélite.
Soldados russos da unidade de cerimoniais. (Foto: RIA Novosti / Via Reuters)Soldados russos da unidade de cerimoniais. (Foto: RIA Novosti / Via Reuters)



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Pense nisso

Pense nisso


Pense nisso

Pense nisso: Palavras verdadeiras podem não ser agradáveis. Palavras agradáveis podem não ser verdadeiras.



(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Governadores se reúnem hoje

EM NATAL. Unificação das alíquotas do ICMS está na pauta do encontro
IFoto: DIVULGAÇÃO
Renan Filho revela que o indexador das dívidas vai entrar na pauta
Foto: DIVULGAÇÃO
Por: DA REDAÇÃO
Por uma agenda de desenvolvimento regional. Essa será a pauta do 3º Encontro de Governadores do Nordeste, que será realizado hoje, no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte. O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), participará do debate.

A economia será o eixo das conversas desta sexta-feira. O governador alagoano adiantou parte dos temas. “Iremos debater a convalidação dos incentivos e a unificação das alíquotas do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], com o intuito de acabar com a guerra fiscal. Será um benefício para todos os estados”, anunciou.

Renan Filho declarou ainda que será discutida a questão da mudança do indexador das dívidas e a possibilidade de os estados e municípios acessarem o fundo dos depósitos judiciais. “Esse é um mecanismo importante para fazermos frente à crise em um ano muito difícil para as finanças públicas”, avaliou.

Além dos nove governadores, o evento terá a presença do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do ministro para Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger. Ambos irão ministrar palestras.

No encontro, serão tratados também o ajuste fiscal, a continuidade e a ampliação de investimentos para a região e os pontos relativos à previdência. O evento termina com a elaboração de uma carta aberta com o pleito de todos os participantes – a Carta de Natal.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Nacionalista escocesa é deputada britânica mais jovem desde 1667

Mhairi Black, 20 anos, conquistou cadeira por Paisley e Renfrewshire.

Ela derrotou Alexander, trabalhista peso-pesado da política britânica.



A nacionalista escocesa Mhairi Black, de 20 anos, é a deputada britânica mais jovem desde 1667 (Foto: Reprodução/Twitter/@mhairi1921)
A nacionalista escocesa Mhairi Black, de 20 anos, é a deputada britânica mais jovem desde 1667 (Foto: Reprodução/Twitter/@mhairi1921)
A nacionalista escocesa Mhairi Black, 20 anos, se tornou nesta sexta-feira a deputada britânica mais jovem em três séculos e meio, ao conquistar uma cadeira por Paisley e Renfrewshire, na região de Glasgow.
Black derrotou um peso-pesado da política britânica, Douglas Alexander, coordenador nacional da campanha dos trabalhistas, uma vitória que simboliza o grande resultado obtido pelo Partido Nacional Escocês nas legislativas desta quinta.
A estudante de ciência política obteve 23.548 votos, contra 17.864 para Douglas Alexander.
Segundo as pesquisas de boca de urna, o Partido Nacional Escocês conquistou 58 das 59 cadeiras escocesas no Parlamento.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
.

Mensagem de Reflexão: O estresse

O estresse




Será que precisamos realmente viver neste estresse? Então precisamos nos estressar para depois aprendermos técnicas para reduzir o estresse? Então precisamos ficar doentes porque depois temos o medicamento para nos curar?
Por que não nos dedicarmos a manter a nossa saúde?
Por que não nos dedicarmos a viver com mais calma?
Afinal, por que tanto estresse?
Simplesmente porque esquecemos de viver bem, ou seja, como viver o momento presente de nossas vidas.
Esquecemos de respirar profundamente. Esquecemos de sorrir e de brincar, de ser gentil , de respeitar. Esquecemos quem somos nós. Esquecemos nossa luz anterior. Esquecemos de amar.
Estamos confusos em relação a valores. No esforço de obtermos resultados e sucesso, esquecemos da simplicidade da vida que é o aqui e agora. Deixamos a vida passar, ou pior… passamos pela vida correndo tanto, que o tempo passa tão depressa, que não o vemos passar.
Está mais que na hora de acordarmos nossas consciências e vivermos com serenidade e confiança cada minuto de nossas vidas, sem desperdiçar sequer uma gota do néctar (seja em que embalagem vier) que a vida tem a nos oferecer a cada momento!
Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência…
A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito”.



(ARISTÓTELES)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Miss Brasil de 2012 pede demissão de cargo no governo do RS

Gabriela Markus era secretária-adjunta do Turismo, Esporte e Lazer. 

Ela alegou em uma rede social a retomada de outro projeto profissional.




A Miss Rio Grande do Sul, Gabriela Markus, durante o concurso de beleza Miss Brasil 2012, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (Foto: Mister Shadow/AE)
Gabriela Markus foi eleita Miss Brasil 2012 (Foto: Mister Shadow/AE)


A Miss Brasil de 2012, Gabriela Markus, anunciou nesta quarta-feira (7) seu desligamento da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do governo do Rio Grande do Sul. Ela havia assumido o cargo de secretária-adjunta da pasta no começo do ano, no início da gestão de José Ivo Sartori. 
O anúncio foi feito na página de Gabriela no Facebook. Ela disse que a retomada de outro projeto profissional motivou a decisão. “Recebi, com muita honra, um convite para permanecer atuando na equipe do governador José Ivo Sartori, mas, por uma decisão profissional, estou retomando um novo projeto”, diz um trecho da postagem.
Gabriela é a segunda baixa na Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer em pouco mais de um mês. No início de abril, o ex-jogador de vôlei Paulão pediu desligamento da Diretoria de Esportes alegando atritos com o titular da pasta, Juvir Costella (PMDB).
Natural de Teutônia, na Região Central do estado, Gabriela foi Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil em 2012 e representou o país no Miss Universo daquele ano, quando ficou com a quinta colocação. Nas eleições de outubro do ano passado, foi candidata a deputada estadual pelo PMDB e obteve 26.324 votos, ficando com a quinta suplência do partido.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Messi dá show e Barcelona vence

3X0. Ele fez 2 gols no 1º jogo da semifinal da Liga dos Campeões
IFoto: REUTERS
Messi comemora o 1º gol do Barça contra o Bayern de Munique
Foto: REUTERS
Por: UOL
Neuer parou o Barcelona por mais de 70 minutos com grandes defesas e uma atuação impecável. Para bater o Bayern, os catalães precisavam passar pelo melhor goleiro do mundo. Para isso, ninguém melhor que Lionel Messi, que decidiu o primeiro jogo da semifinal da Liga dos Campeões. Em duas jogadas individuais no 2° tempo, o argentino garantiu a vitória por 3 a 0 sobre o Bayern de Munique, no Camp Nou – Neymar completou no final.

O placar elástico permite que o Barcelona perca por dois gols de diferença em Munique na semana que vem, quando as duas equipes farão o jogo de volta. Mais que isso, se fizerem um gol, os catalães obrigarão o Bayern a responder com cinco para irem à final em Berlim.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Ministério da Justiça notifica servidor do site 'Nomes Brasil', que exibe CPFs

Página pode ferir Marco Civil e Código de Defesa do Consumidor, diz MJ.

Se irregularidades forem constatada, multa pode chegar a R$ 7,2 milhões.




Sites 'Nomes Brasil' informa CPFs de cidadãos brasileiros e situação cadastral de documentos. (Foto: Reprodução/nomesbrasil.com)
Sites 'Nomes Brasil' informa CPFs de cidadãos brasileiros e situação cadastral de documentos. (Foto: Reprodução/nomesbrasil.com)


Site que exibe CPFs pode pagar multa de até R$ 7,2 milhões (Giovana Sanchez/G1)
O Ministério da Justiça vai notificar nesta quarta-feira (6) o provedor de acesso do site “Nomes do Brasil”, segundo informou ao G1 o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Amaury Oliva. O site gerou indignação dos brasileiros por exibir os números de CPFs e a situação cadastral junto à Receita Federal. Segundo o ministério, a prática pode ferir o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet. As sanções em caso de irregularidade podem chegar a R$ 7,2 milhões.
O alvo da notificação é o servidor GoDaddy, que oferece a gestão de domínios na internet de modo a manter seus administradores anônimos. Por isso, não é possível consultar quem são os donos do site, criado em fevereiro de 2015. A pasta vai pedir que a empresa informe quem são os responsáveis pelo site. A página parece ser alimentada frequentemente, já que a última atualização foi feita nesta segunda-feira (4).
O GoDaddy informa que ainda não foi notificado, mas agirá de acordo com a lei. “Nós iremos analisar o pedido do Ministério da Justiça assim que recebermos a notificação e agiremos de acordo com a legislação Brasileira e regulamentação local”, diz a empresa em comunicado.
O GoDaddy terá dez dias para responder aos questionamentos do Ministério da Justiça. Também deverão prestar esclarecimento sobre como o site coletou as informações exibidas. Apesar de os dados não serem sigilosos, o Ministério da Justiça considera que pode haver alguns crimes.  Os números de CPF de cidadãos brasileiros podem ser obtidos, entre outras formas, em decisões judiciais, cartórios e diários oficiais. Podem até serem informados pelos titulares a órgãos públicos, como à Receita Federal por ocasião da declaração do Imposto de Renda. Essas informações, no entanto, são cedidas com um propósito específico e não podem ser usadas para constituir um banco de dados. “Isso é um indício de desvio de finalidade", diz Oliva.
Com o número do documento, é possível fazer compras, contratar pacotes de banda larga e outros serviços, além de abrir empresas.
R$ 7,2 milhões
De acordo com o diretor do DPDC, o “Nomes do Brasil” pode ferir o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet. A página viola a primeira lei por não dar aos consumidores o direito de consentir sobre a inclusão de suas informações em um banco de dados.

Também deixa de informar formas de contato (telefone, e-mail e endereço) para consumidores que se sentirem lesados pelo site possam contatarem os responsáveis. Essa exigência foi determinada pelo decreto presidencial nº 7.962, que entrou em vigor para incluir os serviços na internet entre as diretrizes do CDC. Já o Marco Civil da Internet é violado, afirma Oliva, porque o site não cumpre a exigência de proteção adicional aos dados pessoais dos cidadãos.
O questionamento ao GoDaddy é o primeiro passo no procedimento do Ministério da Justiça. Caso considere que há irregularidade, a pasta pode multar os responsáveis em até R$ 7,2 milhões. As sanções são administrativas e, segundo Oliva, não impedem que outros órgãos público, como o Ministério Público, atuem contra o site. “Acho que pode até ter repercussões penais", diz.
Outros casos
Questionado pelo G1 sobre outras páginas na internet que oferecem serviços semelhantes, como a “Fonedados”, Oliva disse que “toda empresa que violar direitos e garantias do consumidor estão sujeitas ao código". O Ministério Público Federal havia aberto investigação preliminar para averiguar se o site violava alguma lei, já que dá acesso a um banco de dados pessoais com informações como números de telefone fixo e celular, além de endereços e CPFs.

Dados pessoais
O Ministério da Justiça conduz uma consulta pública em torno do anteprojeto de Lei de Dados Pessoais, que trata da proteção e salvaguardas das informações de cidadãos brasileiros. De acordo com o diretor do DPDC, a legislação poderia impedir casos como esses.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Acreditar e agir

Acreditar e agir




Um viajante ia caminhando em solo distante, às margens de um grande lago de águas cristalinas. Seu destino era a outra margem.
Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem coberto de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo.
O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. Logo seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, o viajante pode observar que se tratava de duas palavras, num deles estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro AGIR.
Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e remando com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo AGIR e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago chegando ao seu destino, a outra margem.

Então o barqueiro disse ao viajante:

– Esse porto se chama autoconfiança. Simultaneamente é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-la!




(AUTOR DESCONHECIDO)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Alagoano Roberto Firmino é convocado para Copa América

SELEÇÃO BRASILEIRA. Sem Oscar, Dunga divulgou ontem a lista dos 23 jogadores
IAlagoano Roberto Firmino é convocado para Copa América
Por: FOLHAPRESS
Rio de Janeiro, RJ – O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, cumpriu a promessa de que chamaria para a Copa América apenas jogadores que já tinham sido convocados em amistosos. Foi assim na lista divulgada ontem, que tem a presença do atacante alagoano Roberto Firmino, do Hoffenheim, da Alemanha. A surpresa na relação de chamados foi a ausência de Oscar. Segundo Dunga, o meia sofreu lesão no Chelsea e, por isso, foi preterido.

“O Oscar teve uma lesão no último treinamento do Chelsea. Conversamos com Mourinho. A recuperação dele vai ser um pouco prolongada. Achamos melhor ele estar preparado para os jogos das eliminatórias que vem depois da Copa América”, afirmou o técnico.

Campeão paulista com o Santos, Robinho foi chamado para disputar o torneio. Em 2007, com Dunga como técnico, o atacante venceu a competição. “Logicamente hoje o Robinho é um jogador mais experiente. Vive um grande momento no Santos e confiamos nele”, disse Dunga.

Oscar esteve entre os 11 titulares em sete das oito partidas que Dunga comandou a Seleção Brasileira nesta segunda passagem. Ficou fora apenas no último, contra o Chile, em Londres, porque o técnico quis testar outros atletas e colocou em campo uma equipe com “reservas”.

Em seu lugar foi convocado Everton Ribeiro, ex-Cruzeiro, atualmente no Al-Ahli, dos Emirados Árabes, mas ele não é o favorito para ocupar o lugar de Oscar. O preferido é Philippe Coutinho, 22, destaque do Liverpool nesta temporada, que esteve em todas as convocações de Dunga até o momento.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Ex-borracheiro estuda com 200 kg de resumos por 4 anos e vira juiz no DF

Ele trocava de roupa com irmãos para não ir igual todos os dias à faculdade.

Spanholo também já costurou e lavou carros; hoje ele é colega de miss DF.



O juiz Rolando Valcir Spanholo, durante cerimônia de posse no Tribunal Regional Federal, em Brasília (Foto: Tribunal Regional Federal/Divulgação)
O juiz Rolando Valcir Spanholo, durante cerimônia de posse no Tribunal Regional Federal, em Brasília
(Foto: Tribunal Regional Federal/Divulgação)


O recém-empossado juiz federal Rolando Valcir Spanholo, de 38 anos, afirma que disciplina e motivação foram a receita que o levaram a romper com a antiga realidade de borracheiro e alcançar o sonho de ser magistrado em Brasília. Os últimos quatro anos foram dedicados a concursos públicos, nos quais ele acumulou 200 quilos de resumos de disciplinas de direito. O advogado é de Sananduva, no Rio Grande do Sul, e foi aprovado na mesma seleção feita pela miss DF Alessandra Baldini.
Spanholo conta que a ideia de virar juiz veio tarde, já no final da faculdade e por influência de um professor. Até então o objetivo dele era apenas “melhorar de vida”. A graduação, de acordo com o juiz, já parecia uma grande superação para ele e os quatro irmãos, que trocavam de roupa e sapatos entre si para não irem todos os dias vestidos do mesmo jeito para a instituição.
O trabalho começou cedo. Entre os 9 anos e os 15 anos, os cinco consertavam pneus e lavavam carros junto com o pai. “Durante o inverno, as mãos e os pés ficavam quase sempre congelados. Não tínhamos luvas de borracha e outros equipamentos de proteção que hoje são comuns e obrigatórios. Só restava fazer muito fogo para se aquecer, mas, com isso, os choques térmicos eram inevitáveis. Vivíamos com fissuras nas mãos e pés."
Rolando Valcir Spanholo lava carros junto com os irmãos durante a adolescência em cidade do interior do Rio Grande do Sul (Foto: Rolando Valcir Spanholo/Arquivo Pessoal)Rolando Valcir Spanholo lava carros junto com os irmãos durante a adolescência em cidade do interior do Rio Grande do Sul (Foto: Rolando Valcir Spanholo/Arquivo Pessoal)
O magistrado diz que a condição levava a família a ser muito severa em relação à educação e a acreditar que só assim todos teriam melhores oportunidades. O esforçou coletivo ajudou os cinco irmãos a ingressarem em uma faculdade de direito que ficava a 250 quilômetros de casa. Para pagar os estudos, os irmãos tiveram de aprender a costurar cortinas e edredons e a fazer bordados.
“Depois, com a chegada da habilitação para dirigir, também passei a trabalhar na área de vendas. Era um desafio diário. Saía sempre cedinho, rodava o dia todo, batendo de porta em porta pelos municípios da região, oferecendo nossos produtos diretamente nas casas. Por razões de economia, meu almoço era sempre debaixo da sombra de uma árvore, dentro do carro. Cardápio? Algumas fatias de pão caseiro e um pedaço de frango empanado – e frio – ou uma torrada carinhosamente preparados pela minha mãe. Bebida? Água que levava dentro de um litro [de garrafa] pet”, lembra.
Spanholo voltava para casa no final da tarde para pegar o ônibus para ir à faculdade. Muitas vezes, por causa da distância, não conseguia tomar banho antes das aulas. As faltas também eram frequentes por causa do trabalho e aconteciam em média duas vezes por semana. Como consequência, ele ficou de exame nos dez semestres do curso.
"Na verdade só consegui levar adiante a graduação porque meus colegas conheciam minha realidade e sempre me emprestavam os cadernos para copiar ou tirar xerox das suas anotações. Confesso que, durante a graduação, estudei muito pouco por livros de doutrina, não tinha como”, explica. “Aliás, meu 'horário de estudos' era no ônibus, durante as viagens de ida e volta, e aos domingos – os sábados eu usava para fazer vendas nas cidades mais distantes. A necessidade faz a gente se reinventar."
Lembrança escolar de Rolando Valcir Spanholo, da época em que começou a ajudar o pai como borracheiro e lavador de carros (Foto: Rolando Valcir Spanholo/Arquivo Pessoal)Lembrança escolar de Rolando Valcir Spanholo, da época em que começou a ajudar o pai como borracheiro e lavador de carros (Foto: Rolando Valcir Spanholo/Arquivo Pessoal)








Sem familiares e conhecidos na área, Spanholo afirma que só fez a seleção para a Escola Superior da Magistratura, aos 22 anos, por insistência de um professor. A instituição fica em Porto Alegre e oferece cursos de preparação e de aperfeiçoamento para interessados na área. A aprovação foi uma surpresa, e o jovem precisou se desdobrar entre trabalhar em escritórios aos finais de semana enquanto passava de segunda a sexta estudando a 400 quilômetros de casa.
Ao fim do curso e já casado, o juiz deu início à primeira das duas "temporadas" de concursos públicos. Ele conta que chegou perto da aprovação para promotor, procurador, juiz do trabalho e juiz estadual entre 1999 e 2003, mas precisou desistir dos certames porque a mulher havia acabado de ganhar bebê.
"Tínhamos o filho pequeno, e, em uma decisão muito difícil, conjuntamente optamos por ‘adiar’ meu sonho de ser magistrado. Em 2010, decidi retomar tal sonho, mas agora na área federal. Sofri muito para refazer a base do conhecimento que perdi durante aquela ‘parada técnica’. Levei um bom tempo para voltar a atingir um ‘nível competitivo’. Reprovei em muitos concursos. Aliás, de tanto ficar no ‘quase’, acabei ficando ‘especialista’ em calcular e antecipar as notas de cortes das provas objetivas dos nossos concursos”, brinca Spanholo.
Levei um bom tempo para voltar a atingir um 'nível competitivo'. Reprovei em muitos concursos. Aliás, de tanto ficar no 'quase', acabei ficando 'especialista' em calcular e antecipar as notas de cortes das provas objetivas dos nossos concursos"
Rolando Valcir Spanholo,
ex-borracheiro que virou juiz federal








Foram dezenas de seleções desde então. Para se preparar, o magistrado passou a estudar a vida de pessoas que já haviam alcançado aprovação no concurso que ele queria. Ele lembra que identificou o que havia de comum, em relação a estratégias e métodos de estudos, para traçar o plano de como se prepararia.
“Logo percebi que, por conta das minhas limitações – tempo, lugar, idade —, muitas delas eu não conseguiria executar, como frequentar cursos preparatórios, estudar por ‘doutrina pesada’ etc. Sentia que precisava ariscar estratégias próprias, moldadas na minha realidade. Experimentei várias. Umas deram certo, outras nem tanto”, diz.
Spanholo afirma que surgiu então a ideia de começar a fazer resumos das matérias e de grifar as principais leis para voltar a ter uma noção das principais áreas do direito. Depois, passou a estudar com base em provas antigas. Ele também fez sinopses de informativos dos tribunais superiores e usou a internet para pesquisas. Ao final, juntou mais de 200 quilos – em 34 caixas – de material de estudo. O acervo foi encaminhado para reciclagem.
O juiz federal Rolando Valcir Spanholo junto a parte dos 200 quilos de resumos que usou para estudar na preparação do concurso (Foto: Rolando Valcir Spanholo/Arquivo Pessoal)O juiz federal Rolando Valcir Spanholo junto a parte dos 200 quilos de resumos que usou para estudar na preparação do concurso (Foto: Rolando Valcir Spanholo/Arquivo Pessoal)
Para suportar a pressão e o esgotamento emocional, o juiz conta que também via vídeos motivacionais em redes sociais. Ele lembra que a preparação o ajudou a manter a tranquilidade no dia da prova oral, depois de passar quase seis horas trancado em uma sala de confinamento para ser testado por cinco pessoas sobre conhecimentos em todos os ramos do direito.
  •  
Nada nunca chegou fácil. Por necessidade, treinei minha mente para acreditar que com humildade, disciplina e motivação era possível vencer um a um os desafios da vida, mesmo não dispondo das melhores condições para enfrentá-los. Sempre fui à luta. Nunca esperei que os outros viessem me dizer o que eu poderia e o que eu não poderia ser. Definia meus objetivos e passava a identificar o que precisava ser feito para atingi-los"
Rolando Valcir Spanholo,
ex-borracheiro que virou juiz federal











“Naquele momento um filme da vida passa na cabeça da gente. Sem me abalar, em fração de segundos, lembrei-me de cada fase, dos meus pais e familiares, das privações, das quedas, enfim, de tudo que tinha se passado ao longo dos 38 anos de minha existência”, conta. “Entrei naquele recinto pronto para ‘lutar’ por mim e por todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, acabaram me ajudando a chegar naquele lugar. Não podia decepcioná-los.”
O resultado do certame para o Tribunal Regional Federal saiu em novembro de 2014, e Spanholo ficou entre os 60 primeiros classificados. Surpreso com a boa colocação, ele se diz orgulhoso da trajetória e atribui o resultado ao esforço e ajuda dos familiares e amigos.
“A vida sempre me ensinou que dificuldades existem para serem superadas. Aliás, dificuldades todos têm. Uns mais, outros menos, mas todos enfrentam obstáculos para alcançar seus sonhos. O que diferencia as pessoas é exatamente a forma como elas reagem diante das resistências do cotidiano. Uns se acovardam e se deixam dominar. Outros veem nas dificuldades grandes oportunidades de crescimento, de evolução pessoal”, afirma.
“No meu caso, desde criança, sempre precisei acreditar naquilo que para os outros seria motivo de dúvida. Nada nunca chegou fácil. Por necessidade, treinei minha mente para acreditar que com humildade, disciplina e motivação era possível vencer um a um os desafios da vida, mesmo não dispondo das melhores condições para enfrentá-los. Sempre fui à luta. Nunca esperei que os outros viessem me dizer o que eu poderia e o que eu não poderia ser. Definia meus objetivos e passava a identificar o que precisava ser feito para atingi-los”, completou o juiz.
O juiz federal Rolando Valcir Spanholo (Foto: Tribunal Regional Federal/Divulgação)O juiz federal Rolando Valcir Spanholo (Foto: Tribunal Regional Federal/Divulgação)











Dizendo-se avesso a publicizar a própria história, Spanholo conta que tem se espantado com a quantidade de pessoas que diariamente o procuram para falar que ele as inspirou. Segundo o magistrado, os relatos extrapolam o mundo dos concursos públicos e têm relação até mesmo com a vida privada de algumas delas.
“Não sei explicar direito, mas é como se as pessoas precisassem ver diante dos seus próprios olhos uma prova de que também elas podem superar seus limites pessoais e alcançar os seus sonhos”, declara. “Procuro sempre mostrar para elas que, de fato, se um ex-borracheiro e ex-lavador de carros conseguiu, é porque qualquer outro também poderá ser juiz federal ou que quiser ser na vida. Basta ter disciplina, persistência, espírito de superação e, principalmente, acreditar no nosso próprio potencial.”


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO