sábado, 20 de dezembro de 2014

Real Madrid vence San Lorenzo, leva o Mundial e fecha ano com quatro títulos

Por Marrakesh, Marrocos

A influência do Papa Francisco não adiantou, nem a catimba antes e durante o jogo. Em campo, o Real Madrid fez valer a enorme superioridade técnica e venceu um valente San Lorenzo por 2 a 0, no Grand Stade de Marrakesh, para conquistar o Mundial de Clubes neste sábado. Sergio Ramos e Bale fizeram os gols do triunfo.

Este foi o primeiro título dos merengues na atual versão do torneio, coroando um ano que já havia sido classificado pelos jogadores e pelo técnico Carlo Ancelotti como fantástico – foram outras três taças em 2014: Copa do Rei, Supercopa da Europa e Liga dos Campeões. Em termos de Mundial, o Real já havia faturado três vezes no modelo antigo, que incluía apenas europeus e sul-americanos: em 1960, 1998 e 2002. Agora é o que tem mais conquistas, ao lado do Milan.

Iker Casillas, taça Real Madrid mundial de clubes (Foto: Getty Images)Casillas ergue a taça do Mundial de Clubes da Fifa: primeira conquista merengue no torneio 
(Foto: Getty Images)
 
O triunfo merengue veio com forte apoio da torcida local, que compareceu em peso para ver seus ídolos de perto – os marroquinos prepararam até um bandeirão para Cristiano Ronaldo. Os argentinos também marcaram presença: no mínimo, 12 mil deles ocuparam as arquibancadas e cantaram o jogo inteiro, mesmo quando o San Lorenzo ficou atrás do placar. Ao todo, 38.345 assistiram à partida no estádio.

Sergio Ramos, bola de ouro, Real Madrid, mundial de clubes (Foto: Getty Images)Sergio Ramos beija a Bola de Ouro de melhor jogador do Mundial de Clubes (Foto: Getty Images)
 
Na premiação, Sergio Ramos recebeu a Bola de Ouro de craque do torneio, superando Cristiano Ronaldo, ganhador do troféu de prata. Surpreendentemente como sua equipe, o meia neo-zelandês de origem croata Vicelich, do Auckland City, ficou com a de bronze como o terceiro melhor do Mundial. O volante alemão Kroos se tornou o nono jogador a ganhar títulos mundiais por seleção e time no mesmo ano, repetindo os feitos dos brasileiros Gilmar, Zito, Mauro, Roberto Carlos e Ronaldo, e dos argentinos Pumpido, Ruggeri e Hector Enrique.

san lorenzo catimba, mas ramos surge de novo
O duelo, marcado por polêmicas antes do jogo, com o San Lorenzo reclamando da arbitragem e questionando o "violento" Pepe, começou exatamente no clima de Libertadores criado pelos argentinos. Logo aos dois minutos, Cauteruccio fez falta por trás em Kroos, que se irritou e discutiu com o adversário.
O San Lorenzo, porém, não se limitou à catimba. Mesmo retardando o jogo, reclamando da arbitragem e abusando das faltas, o time argentino tentou ir para o ataque quando tinha a bola. Chegou a equilibrar o duelo, marcando forte e trocando passes, mas quando Cauteruccio comandava o time ao ataque, ficava clara a diferença entre os times: o camisa 9 do Ciclón era facilmente anulado por Pepe e Sergio Ramos.

Sergio Ramos, gol, Real Madrid x São Lorenzo  (Foto: Reuters) 
Sergio Ramos comemora primeiro gol da equipe merengue (Foto: Reuters)
 
Marcelo, Real Madrid x São Lorenzo  (Foto: AFP)Marcelo sai chateado de campo diante do treinador italiano Carlo Ancelotti (Foto: AFP)
 
Coube a Ramos, aliás, abrir caminho para a vitória. Se o Real estava pouco inspirado, criando pouco perigo pelo chão, o zagueiro apareceu novamente no ataque. Aos 36 minutos, Kroos bateu escanteio, e o defensor subiu livre para cabecear para as redes.

Antes do intervalo, o único revés do Real na partida. Aos 43 minutos, Marcelo precisou ser substituído por sentir uma lesão no quadríceps.

Atrás no placar, o San Lorenzo padeceu ainda mais com seu ataque inofensivo, sem conseguir superar a defesa merengue. O Real passou a ter mais o controle do jogo e começou a aproveitar os espaços na defesa, em arrancadas de Cristiano Ronaldo e Bale. Aos cinco minutos do segundo tempo, o galês recebeu na área, chutou e contou com colaboração do goleiro Torrico para ampliar a vantagem e selar a vitória.

Cristiano Ronaldo gol Real Madrid (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo abraça Bale, e James agarra Pepe na festa pelo segundo gol (Foto: Reuters)
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Arrisque

Arrisque

 

 

Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridade e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor errar por tentar do que errar por omitir.






(AUTOR NÃO REVELADO)

'Me escondia do mundo e comia', diz gaúcha que emagreceu mais de 30 kg

Catiane Alves criou um blog em que conta como saiu dos 105 kg para 73 kg.
'Entendi que precisava cuidar de mim, para poder cuidar dos meus filhos', diz.

Fabíola Glenia Do G1, em São Paulo

A vendedora Catiane Alves, de 32 anos, é a famosa “boa de boca”, aquela pessoa que come de tudo. O problema, no caso dela, era controlar a quantidade de comida. “Nada é ruim para mim, eu gosto de tudo”, diz. Foi dessa maneira que, aos poucos, ela foi engordando, até chegar aos 105,1 kg. Nascida em Capela de Santana, uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, a gaúcha conta que sempre foi “a maiorzinha” das três irmãs, mas não era gorda.

Depois de sofrer do efeito sanfona durante anos, sempre emagrecendo à base de remédios, Catiane Alves aderiu à reeducação alimentar e eliminou 32 kg (Foto: Arquivo pessoal/Catiane Alves)Depois de sofrer do efeito sanfona durante anos, sempre emagrecendo à base de remédios, Catiane Alves aderiu à reeducação alimentar e eliminou 32 kg (Foto: Arquivo pessoal/Catiane Alves)
 
Os quilos a mais começaram a aparecer por volta dos 18 anos, época em que ela descobriu os remédios para emagrecer – e tornou-se praticamente dependente deles nos anos que se seguiram. Nesta ocasião, ela tomou os remédios pela primeira vez e, rapidamente, eliminou os cinco quilos que a incomodavam, mas, na sequência, ficou grávida. O peso, então, saltou de 70 kg para 100 kg.

Catiane Alves emagreceu 32 kg com reeducação alimentar e esteira em casa (Foto: Editoria de Arte/G1)

Quando o primogênito estava com cerca de um ano e meio, a gaúcha voltou ao médico para buscar receitas de remédio para emagrecer. “Daí tomei e emagreci. Logo o remédio parava de fazer efeito e eu voltava a engordar. Nesse período, fui descobrindo de tudo, tudo o que achava de remédio para emagrecer eu tomava”, admite.

Passados sete anos da primeira experiência com emagrecedores e da primeira gestação, Catiane engravidou novamente – desta vez com 90 kg, aos quais se somaram outros 30. “Aí a coisa ficou feia”, diz. Sete meses depois do parto, ela voltou para os remédios, mas, pouco tempo depois, a venda deste tipo de medicamento foi proibida.

“Aí eu simplesmente me acostumei com aquele peso, fazia de conta que a coisa não era tão feia assim, comprava o que servia, não o que gostava. Minha roupa era uniforme: legging e uma camiseta que era quase um vestido. Me acostumei a viver assim, me escondia das pessoas, me escondia do mundo. Não tocava nesse assunto com ninguém, fazia de conta que estava tudo bem”, desabafa.

Nessa época, uma amiga sua perdeu bastante peso e Catiane soube que ela estava se consultando com a nutricionista da cidade, mas que também estava tomando remédio indicado por um médico. A vendedora resolveu procurar a nutricionista. “Fui na ilusão de que ela me daria o remédio. Ela me passou a dieta, fiz 15 dias, emagreci 2 quilos, só que como estava acostumada com a ‘mágica dos remédios’, eu desisti. Fui atrás do tal do remédio, tomei, passei mal, desisti do remédio e da nutricionista.”

Com a reeducação alimentar, Catiane Alves precisou aprender a controlar a quantidade de comida (Foto: Arquivo pessoal/Catiane Alves) 
A gaúcha precisou aprender a controlar a quantidade de comida (Foto: Arquivo pessoal/Catiane Alves)
 
Mas no dia 12 de setembro de 2013, um dia depois do aniversário de 4 anos da filha caçula, Catiane diz que, em vez de remédio, resolveu “tomar juízo e vergonha na cara”. “Eu estava tão gorda que não conseguia mais subir as escadas da minha casa, ficava ofegante, passava mal. Pensei: meu Deus, o que estou fazendo da minha vida. Como vou acompanhar meus filhos? Não tinha mais vida social, não participava de nada, simplesmente me escondia e comia. Entendi, então, que precisava cuidar de mim, para poder cuidar deles. Hoje sou outra mãe, sou mais feliz, mais disposta”, afirma.

Catiane voltou à nutricionista e, desta vez, passou a se consultar a cada 15 dias. Ela seguiu à risca as orientações, passou a fazer esteira em casa e, em oito meses, emagreceu 32 quilos. A gaúcha começou fazendo 10 minutos de caminhada na esteira e, aos poucos, foi aumentando o tempo e, posteriormente, a intensidade, mas sempre respeitando seu limite. Hoje ela já consegue correr. “Muitas são descrentes de que fazer exercício em casa funcione. Funciona sim”, garante.

“De vez em quando eu tenho vontade de comer uma coisa, eu como e, no outro dia, volto para a reeducação. O gordo tem medo de passar fome. Não passei fome com a reeducação, a gente passa vontade. Mas procurei receitinhas na internet, tem muita coisa legal, encontrei receitas saudáveis e que não prejudicavam o processo de emagrecimento”, explica. Atualmente, Catiane está pesando 73 kg e ainda quer eliminar mais 3, mas segue na reeducação alimentar sem pressa de atingir a meta. Ela também fez cirurgia plástica no abdômen e colocou silicone no seio.

Durante esse processo, Catiane também criou um blog em que relata suas experiências, o que serviu como incentivo e plataforma de troca de informação.  “Antes, como eu não tocava nesse assunto de emagrecer nem com meu marido, parecia que ninguém estava vendo. Dessa vez, eu quis criar o blog para me sentir cobrada. Como assumi que preciso de ajuda, preciso me tratar para o resto da vida, criei o blog para não me esconder mais.”

Catiane Alves emagreceu 32 kg com reeducação alimentar e esteira em casa (Foto: Arquivo pessoal/Catiane Alves)Catiane ainda quer eliminar mais três quilos e chegar aos 70 kg (Foto: Arquivo pessoal/Catiane Alves)
 
Catiane Alves acredita que emagrecer a ajudou a se tornar uma mãe mais feliz e disposta (Foto: Arquivo pessoal/Catiane Alves)Catiane acredita que emagrecer a ajudou a se tornar uma mãe mais feliz e disposta (Foto: Arquivo pessoal/Catiane Alves)
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

É campeão! Fanning cai, e Medina conquista o histórico título mundial

Fenômeno brasileiro de 20 anos conta com vitória do compatriota Alejo Muniz sobre o australiano para comemorar o primeiro caneco de campeão mundial do surfe nacional

Por Direto de Oahu, Havaí
Gabriel Medina, taça, surfe, Pipeline (Foto: Pedro Gomes Photography)Gabriel Medina levanta o troféu de campeão mundial de surfe (Foto: Pedro Gomes Photography)
 
Após 38 anos de surfe profissional, o Brasil conheceu nesta sexta-feira o seu primeiro campeão mundial da elite do esporte, o WCT. Coube ao jovem Gabriel Medina, de apenas 20 anos, a glória de eternizar-se na história, na cultuada praia de Pipeline, no Havaí. Para assegurar a conquista do caneco mesmo sem estar na água, o paulista de São Sebastião, que havia se classificado às quartas de final com uma vitória emocionante, contou com a ajuda preciosa do argentino naturalizado brasileiro Alejo Muniz, que derrotou Mick Fanning por 6,53 a 2,44 na terceira bateria da quinta fase e foi às quartas de final, acabando com as chances de o australiano dono de três títulos mundiais ultrapassar os 60.000 pontos já garantidos do líder, Medina, na classificação do Circuito Mundial de Surfe. Terminar à frente de Mick ou chegar na final era tudo que Medina precisava para conquistar o histórico caneco na meca do surfe. Vale lembrar que Alejo já tinha dado uma grande ajuda ao despachar o mito americano Kelly Slater na terceira fase.

- É fantástico. Eu não sei exatamente o que dizer. Eu quero agradecer Alejo por me ajudar. Eu amo essa torcida. Eu quero muito celebrar com todas essas pessoas, com meu pai e minha mãe. Eu sonhava com isso e agora virou realidade - afirmou Gabriel, que abandonou a bateria dele de quartas de final contra o compatriota Filipe Toledo para comemorar o título, mas depois voltou para a água quando faltavam pouco mais de dez minutos para o fim e, mesmo assim, o novo campeão acabou levando a melhor por 4,30 a 3,27.

Gabriel Medina, comemoração, surfe Pipeline (Foto: Kirstin Scholtz / ASP) 
Gabriel Medina é carregado por amigos na comemoração do título mundial (Foto: Kirstin 
Scholtz / ASP)
 
Mesmo depois de comemorar bastante, se emocionar e passar para a semifinal, na qual superou o australiano Josh Kerr, Gabriel ainda teve foco e fôlego para disputar uma final de altíssimo nível, em que ele acabou sendo batido. Foi uma decisão épica e decidida nos últimos segundos. O novo campeão mundo ainda tirou uma nota 10 - o único da etapa -, em tubo perfeito de backside, na final contra o australiano Julian Wilson. Porém, ele acabou levando a virada na última onda do oponente e perdeu por 19,63 a 19,20 na decisão da valorizada e derradeira etapa. Seria a quarta vitória de Gabriel em 11 etapas da temporada 2014, Gabriel, levou o troféu na Gold Coast (AUS), nas Ilhas Fiji e em Teahupoo, no Taiti. Com o vice em Pipe, Gabriel fechou o WCT no topo com 62.800 pontos, contra 55.350 do vice-campeão, Fanning.

Ninguém foi mais competente e magistral do que Gabriel nesta temporada. Ele assombrou gigantes e lendas do esporte, ganhou toneladas de experiência, lidou com pressão, superou limites e venceu três importantes etapas (Gold Coast, Fiji e Teahupoo). Ainda aos 20 anos, aquele garoto travesso que apenas queria se divertir em Maresias, no litoral paulista, provou que pode sim ser considerado um fenômeno. Passou pelos últimos obstáculos no Havaí e escreveu o seu nome na história com o título inédito, igualando o recorde de Kelly Slater, que conquistou o primeiro de seus 11 canecos com a mesma idade do brasileiro.

A bateria que poderia dar o título mundial a Gabriel Medina começou com o mar mexido e poucas ondas de alta qualidade. Número 29 do ranking mundial, Alejo Muniz se posicionou ao lado do vice-líder, Mick Fanning, para tentar dar o bote na hora certa e dropar uma boa onda. O tricampeão mundial saiu na frente com uma pequena nota 1,43 e o catarinense respondeu com um 1,03. Depois, nos outros primeiros 15 minutos de bateria, ambos não conseguiram encontrar boas ondas para aumentar os seus somatórios.

Gabriel Medina, comemoração, surfe Pipeline (Foto: Pedro Gomes Photography) 
Gabriel Medina vibra na areia de Pipeline, cercado de torcedores e amigos (Foto: Pedro 
Gomes Photography)
 
Na segunda metade de bateria, o marasmo do mar continuava atrapalhando os dois competidores. De um lado, Alejo lutava por ele, já que precisa de um grande resultado para continuar no WCT em 2015, e pela nação brasileira, que ele escolheu para defender. A vontade do argentino criado em Bombinhas (SC) prevaleceu e ele conseguiu surfar uma boa direita para Backdoor para tirar nota 5,50, somar 6,53 pontos e deixar Mick precisando de um 5,27 para virar a bateria e impedir que Medina fosse campeão mundial mesmo fora da água. Os minutos foram passando e nada de onda aparecer. Ótimo para Alejo, ótimo para Medina, ótimo para o Brasil! Acabou o tabu: um brasileiro é campeão mundial de surfe na elite do esporte.
baterias da terceira fase

1.John John Florence (HAV) 16,33 x Adam Melling (AUS) 12,16
2. Owen Wright (AUS) 12,20 x Fred Patacchia (HAV) 11,17
3. Michel Bourez (TAH) 9,67 x Matt Wilkinson (AUS) 7,00
4. Josh Kerr (AUS) 10,50 x Jadson André (BRA) 7,87
5. Miguel Pupo (BRA) 5,17 x Filipe Toledo (BRA) 12,17
6. Gabriel Medina (BRA) 17,66 x Dusty Payne (HAV) 11,84
7. Kolohe Andino (EUA) 1,40 x Julian Wilson (AUS) 9,40
8. Bede Durbidge (AUS) 1,33 x Adrian Buchan (AUS) 11,53
9. Mick Fanning (AUS) 10,84 x Jeremy Flores (FRA) 7,67
10. Joel Parkinson (AUS) 6,76 x Sebastien Zietz (HAV) 8,93
11. Nat Young (EUA) 9,44 x Kai Otton (AUS) 10,67
12. Kelly Slater (EUA) 13,10 x Alejo Muniz (BRA) 15,50

baterias da quarta fase

1. John John Florence (HAV) 6,74 x Owen Wright (AUS) 3,87 x Michel Bourez (TAH) 6,40
2. Josh Kerr (AUS) 4,97 x Filipe Toledo (BRA) 15,23 x Gabriel Medina (BRA)15,67
3. Julian Wilson (AUS) 6,43 x Adrian Buchan (AUS) 6,86 x Mick Fanning (AUS) 6,47
4. Sebastien Zietz (HAV) 4,54 x Kai Otton (AUS) 7,06 x Alejo Muniz (BRA) 6,43

baterias da quinta fase

1. Filipe Toledo (BRA) 14,66 x Owen Wright (AUS) 3,8
2. Michel Bourez (TAH) 7,00 x Josh Kerr (AUS) 14,00
3. Mick Fanning (AUS) 2,44 x Alejo Muniz (BRA) 6,534. Sebastien Zietz (HAV) 10,34 x Julian Wilson (AUS) 17,46

baterias de quartas de final

1. Gabriel Medina (BRA) 4,30 x Filipe Toledo (BRA) 3,27
2. John John Florence (HAV) 4,04 x Josh Kerr (AUS) 6,00
3. Adrian Buchan (AUS) 12,17 x Alejo Muniz (BRA) 3,77
4. Kai Otton (AUS) 2,77 x 17,83 Julian Wilson (AUS)

baterias de semifinal

1. Gabriel Medina (BRA) 13,60 x 9,43 Josh Kerr (AUS)
2. Adrian Buchan (AUS) 3,17 x Julian Wilson (AUS) 13,16

final

Gabriel Medina (BRA) 19,20 x Julian Wilson (AUS) 19,63





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Brasileira diz que apoia extinção de prova de biquíni do Miss Mundo

Organização do concurso anunciou eliminação de prova para 2015.
Julia Gama participou do Miss Mundo neste ano e ficou no top 10.

Do G1 RS
 
 
Julia Gama gostou da mudança no concurso (Foto: Leonardo Rodrigues/ Miss Mundo Brasil 2014)
 
A extinção do desfile de trajes de banho do Miss Mundo, anunciada pela organização da competição, é encarada como positiva pela representante brasileira deste ano. A gaúcha Julia Gama, 21 anos, afirma que o concurso valoriza a mulher além da beleza e por isso apoia a decisão. A medida valerá a partir de 2015.

“Eu coloco o Miss Mundo em uma categoria diferente. Não é um concurso de beleza só. A maneira como eles nos tratam é diferente. O concurso não busca eleger um símbolo sexual. É uma embaixadora para servir o mundo como cidadã, e nesse sentido não vejo por que explorar tanto essa imagem, esse estigma do corpo perfeito. Acho super positivo e apoio”, diz Julia, que retornou ao Brasil na última terça-feira (16).

A gaúcha ficou entre as 10 melhores colocadas do concurso, que terminou no último dia 14, em Londres, na Inglaterra. A vencedora foi a representante da África do Sul, Rolene Strauss. Um ano antes, a também gaúcha Sancler Frantz venceu a prova de trajes de banho, a única brasileira a vencer essa disputa na história do concurso.

A atual representante do Brasil afirma que orgulha-se de ter sido muito elogiada pelo projeto social apresentado por ela, “Todos contra a Hanseníase”, que luta pela erradicação da doença no país. Quanto à prova de biquíni, que não figurou entre as primeiras, ela ficou surpreendida com o resultado das 10 melhores colocadas.

“Nesse ano, eu até comentava com as meninas lá, não foram escolhidos os 10 corpos mais bonitos. Acho que contou muito a desenvoltura, o look que você montaria para ir para praia, a atitude. Eu já senti que era mais saudável que outros concursos que vi. Mas apoio e fico bem feliz com a extinção”, completou.

Segundo os organizadores, o concurso no Brasil vai adotar uma nova prova para substituir a competição do traje de banho e deve anunciar, em breve, data e local do Miss Mundo Brasil em 2015.


Concurso internacional
O Miss Mundo foi criado em 1951 como um festival de biquíni, em Londres, por Eric Morley, marido da atual responsável pelo concurso Julia Morley, morto em 2000. Até 1975 a vencedora do Miss Mundo era coroada em traje de banho. Em 1976, a jamaicana Cindy Breakspeare foi a primeira Miss Mundo a ser coroada em traje de gala.

Após polêmica decorrente do desfile de maiô no Miss Mundo 1996, na Índia, o concurso deixou de apresentar essa prova no dia da final. Depois de 1997, as candidatas eram pontuadas desfilando de maiô a portas fechadas e somente apareciam em filmagens realizadas em praias e pontos turísticos dos países sedes.

Em 2003 foi criada a prova preliminar 'Beach Beauty', que dava vaga entre as semifinalistas para a vencedora. Em 2011, a competição passou a apenas valer pontos e dois anos depois, em Bali, passou a se chamar 'Beach Fashion', já que as candidatas tiveram que desfilar com 'sarongues' (pedaços de tecidos tradicionalmente usados em torno da cintura, originários da Indonésia).

 
Brasileira Julia Gama (centro) foi semifinalista do concurso. (Foto: Divulgação)
 
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Sorte

Sorte

 

 


Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade.






(AUTOR NÃO REVELADO)

Brasil fica em 6° no ranking da Fifa

COM FOLGA. Alemanha, campeã do mundo, lidera a lista com 1.725 pontos

Foto: GLOBOESPORTE.COM
Seleção de Dunga melhorou posição após sua chegada
Foto: GLOBOESPORTE.COM
Por: UOL
 
A Alemanha, campeã da Copa do Mundo disputada no Brasil no meio deste ano, encerrou 2014 na liderança do ranking mundial da Fifa. O Brasil, que começou o ano na 10ª posição, fecha a temporada no sexto lugar.

A lista de dezembro, a última do ano divulgada ontem, traz a Argentina em segundo lugar e a Colômbia o terceiro. Bélgica e Holanda completam o Top 5. Não houve nenhuma mudança de posição entre os primeiros 23 colocados. As seleções africanas foram as que mais movimentaram a lista. Ruanda disparou 22 lugares e foi para 68º. A Zâmbia subiu 16 postos e virou a 46ª. Já a Costa do Marfim despencou do 24º para o 28º lugar.

Confira os 10 primeiros da lista no Ranking mundial da Fifa de dezembro de 2014: (1°) Alemanha, com 1.725 pontos; (2°) Argentina, com 1.538 pontos; (3°) Colômbia com 1.450; (4°) Bélgica com 1.417 pontos; (5°) Holanda com 1.374 pontos; (6°) Brasil com 1.316 pontos; (7°) Portugal com 1.160 pontos (7°) França, com 1.160 pontos; (9°) Espanha com 1.142 pontos e em (10°) Uruguai, com 1.150. 






FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Miss Mundo elimina prova de biquíni do concurso após 63 anos

Medida também deixará de ser adotada na competição nacional em 2015.
Organização brasileira diz que vai substituir prova a partir do ano que vem.

Do G1, em São Paulo
A gaúcha Sancler Frantz, que em 2013 venceu a prova de traje de banho no Miss Mundo (Foto: Divulgação) 
Sancler Frantz, que em 2013 venceu a  prova de traje de banho no Miss Mundo (Foto: Divulgação)
 
A organização do concurso Miss Mundo decidiu após 63 anos abolir o julgamento das candidatas por meio de desfile de trajes de banho ou moda praia a partir de 2015. A medida tomada pela CEO da 'Miss World Organisation', Julia Morley,  também será adotada pelo Miss Mundo Brasil no próximo ano. O Brasil integra um grupo de mais de 100 países licenciados que realizam os concursos nacionais anualmente.

Na edição mundial de 2014, realizada em Londres no último dia 14, a vencedora foi a representante da África do Sul, Rolene Strauss. A brasileira Julia Gama, de 21 anos, ficou entre as 10 melhores colocadas no concurso, ao lado das misses Inglaterra, Austrália, Índia, Guiana, Quênia e México. Um ano antes, a gaúcha Sancler Frantz venceu a prova de trajes de banho, a única brasileira a vencer essa disputa na história do concurso.

Henrique Fontes, diretor executivo do Miss Mundo Brasil e do Mister Brasil, afirma que o assunto já vinha sendo estudando há alguns anos. "O Miss Mundo busca uma mulher linda, articulada, talentosa, que possa ser uma embaixadora de projetos sociais. Que diferença faz uma nota alta em um desfile em traje de banho? Concordo que é quase constrangedor julgar uma mulher por dois centímetros a menos ou a mais em qualquer parte do seu corpo nos dias de hoje. Estamos orgulhosos dessa mudança e da nova era que se inicia nos concursos de beleza", afirmou Fontes em comunicado divulgado pela organização brasileira.

Ainda segundo os organizadores, o concurso no Brasil vai adotar uma nova prova para substituir a competição do traje de banho e deve anunciar, em breve, data e local do Miss Mundo Brasil em 2015.

Concurso internacional
O Miss Mundo foi criado em 1951 como um festival de biquini, em Londres, por Eric Morley, marido da atual responsável pelo concurso Julia Morley, morto em 2000. Até 1975 a vencedora do Miss Mundo era coroada em traje de banho. Em 1976, a jamaicana Cindy Breakspeare foi a primeira Miss Mundo a ser coroada em traje de gala.

Após polêmica decorrente do desfile de maiô no Miss Mundo 1996, na Índia, o concurso deixou de apresentar essa prova no dia da final. Depois de 1997, as candidatas eram pontuadas desfilando de maiô a portas fechadas e somente apareciam em filmagens realizadas em praias e pontos turísticos dos países sedes.

Em 2003 foi criada a prova preliminar 'Beach Beauty', que dava vaga entre as semifinalistas para a vencedora. Em 2011, a competição passou a apenas valer pontos e dois anos depois, em Bali, passou a se chamar 'Beach Fashion', já que as candidatas tiveram que desfilar com 'sarongues' pedaços de tecidos tradicionalmente usados em torno da cintura, originários da Indonésia).

Rolene Strauss, de 22 anos, venceu a competição de beleza. (Foto: AP Photo/Alastair Grant)Rolene Strauss, de 22 anos, venceu a competição de beleza neste ano. (Foto: AP Photo/Alastair Grant)
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Pássaros conseguem sentir a chegada de tempestades

Conclusão partiu de estudo com aves com dispositivos de geolocalização.
Pássaros abandonaram região dois dias antes de grande tempestade.

Da France Presse
   Uma mariquita d'asa amarela com um geolocalizador em suas costas e uma fita de identificação em suas pernas é visto nas montanhas Cumberland, do Tennesse: estudo conclui que espécie sente que tempestade está vindo  (Foto:  Reuters/Gunnar Kramer) Uma mariquita d'asa amarela com um geolocalizador em suas costas e uma fita de identificação em suas pernas é visto nas montanhas Cumberland, do Tennesse: estudo conclui que espécie sente que tempestade está vindo (Foto: Reuters/Gunnar Kramer)
 
Algumas aves demonstram ter um sexto sentido para antecipar a chegada de tempestades e fugir, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (18).

Enquanto estudavam pequenas aves migratórias com dispositivos de geolocalização, os cientistas observaram que elas abandonaram uma zona para se reproduzir pouco depois de sua chegada e dois dias antes de uma forte tempestade em abril, que provocou pelo menos 84 tornados no Tennessee, onde 35 pessoas morreram.

As mariquitas d'asa amarela (Vermivora chrysoptera) viajaram 1.500 km em cinco dias para escapar desta tempestade, disseram os autores do estudo publicado na revista especializada "Current Biology" nos Estados Unidos.

"O mais curioso é que estes pássaros abandonaram o lugar muito antes da chegada das chuvas", estimou Henry Streby, um ecologista da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

 Mariquita d'asa amarela defende seu território  (Foto: Reuters/Henry Streby) Mariquita d'asa amarela defende seu território (Foto: Reuters/Henry Streby)
 
"Quando os especialistas do canal meteorológico nos disseram que a tormenta se dirigia a nós, os pássaros se preparavam para sair da zona", explicou.

Segundo os pesquisadores, as aves, ao contrário dos humanos, são capazes de escutar infrassons de baixíssima frequência que se propagam em longas distâncias e são gerados principalmente por perturbações meteorológicas severas.

"Os meteorologistas e físicos já sabiam que as tempestades que geram tornados produzem fortes emissões de infrassons, que viajam milhares de quilômetros e a frequências as quais estes pássaros são mais sensíveis", explicou o ecologista.

Os pesquisadores também mostraram que esta espécie, que segue as mesmas rotas migratórias todos os anos, pode também efetuar deslocamentos fora de seus períodos de migração quando necessário.

Este sexto sentido dos pássaros é uma boa notícia para sua sobrevivência em meio ao aquecimento climático, que conduzirá a um aumento da intensidade e frequência de tempestades e tornados, destacaram.

"Isso significa que, diante ao aquecimento climático, os pássaros deverão se adaptar melhor do que alguns previam", afirmou Streby.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Termina nesta sexta prazo para pagamento da 2ª parcela do 13º

Têm direito todos os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada.
O pagamento é feito com base no salário de dezembro.

Do G1, em São Paulo
Restrição de saques visa coibir compra de votos, segundo juíza eleitoral (Foto: Divulgação/TRE-RR)Pagamento do 13º deve injetar R$ 158 bilhões na economia (Foto: Divulgação)
 
Termina nesta sexta-feira (19) o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários a segunda parcela do 13º salário. O pagamento é feito com base no salário de dezembro, exceto no caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou percentagens – nesse caso, o 13º deve perfazer a média anual de salários. O prazo para o pagamento da primeira parcela terminou no dia 28 de novembro.

O Imposto de Renda e o desconto do INSS incidem sobre o 13º salário. Os descontos ocorrem sobre o valor integral do 13º salário na segunda parcela. O FGTS é devido tanto na primeira como na segunda parcela.

O pagamento do 13° salário deve injetar R$ 158 bilhões na economia, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O número de pessoas com direito ao benefício soma 84,7 milhões, dos quais 61,4% são empregados formais (52 milhões de pessoas) e 38,6% (32,7 milhões) são aposentados ou pensionistas da Previdência Social.

Quem tem direito
Têm direito ao 13º salário todos os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, urbano ou rural, avulso e doméstico, além dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Os trabalhadores que possuem menos de um ano na empresa também têm direito ao 13º salário. Nesse caso, o pagamento será proporcional aos meses em que tenham trabalhado por mais de 15 dias. Por exemplo, um empregado que trabalhou por seis meses e 15 dias deverá receber 7/12 de seu salário a título de 13º.

Caso o empregador não respeite o prazo do pagamento, será autuado no momento em que houver fiscalização, o que gerará uma multa.

As horas extras e o adicional noturno geram reflexos no 13º salário e devem incidir na base de cálculo dessas verbas. Gorjetas e comissões também devem entrar na base de cálculo do 13º salário, assim como adicionais de insalubridade e de periculosidade. Já as diárias de viagem só influem na base de cálculo do 13º se excederem 50% do salário recebido pelo empregado.

As faltas não justificadas pelo empregado, ocorridas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de cada ano, serão consideradas para desconto. Caso sejam superiores a 15 dias dentro do mesmo mês, o empregado perderá o direito a 1/12 do 13º salário.

O empregado afastado por motivo de auxílio-doença recebe o 13º salário proporcional da empresa até os primeiros 15 dias de afastamento. Já a partir do 16º dia, a responsabilidade do pagamento fica a cargo do INSS. Funcionárias em licença-maternidade também recebem 13º salário. Dessa forma, o empregador efetuará o pagamento integral e/ou proporcional (quando admitidas no decorrer do ano) do 13º salário.

O trabalhador temporário tem direito ao 13º salário proporcional aos meses trabalhados.

Já o estagiário, como não é regido pela CLT e nem é considerado empregado, a lei que regula esse tipo de trabalho - 11.788/08 - não obriga o pagamento de 13º salário.

O empregado despedido com justa causa não tem direito ao 13º salário proporcional. Se a rescisão do contrato for sem justa causa, o 13º deve ser pago de maneira proporcional, na base de 1/12 por mês, considerando-se como mês integral aquele que ultrapassar 15 dias de trabalho.

Domésticos
Com a regulamentação da legislação trabalhista para funcionários domésticos, eles também devem receber o 13º. Na segunda parcela, são acrescidas as médias das horas extras trabalhadas.

Supondo-se que o empregado realizou 200 horas extras de janeiro a novembro, divide-se 200 por 11 (meses) e chega-se à média de 18,18 horas por mês. Então calcula-se o valor da hora extra trabalhada, que se refere ao salário do empregado dividido por 220 horas, que é a jornada mensal prevista na lei. Como a lei prevê que é preciso pagar um adicional de 50% sobre o valor da hora extra trabalhada, é necessário multiplicar esse valor por 1,5.

Cautela nos gastos
De acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do Portal Meu Bolso Feliz, 80% dos consumidores pretendem gastar parte ou todo o seu 13º salário em compras de Natal. Somente 46% entre os que não vão gastá-lo com as festas planejam poupá-lo ou investi-lo e 21% usarão o dinheiro para quitar dívidas e organizar finanças. "Este dinheiro que está 'sobrando' e que, frente às tentadoras promoções de Natal, acaba sendo usado para compras, poderia ser poupado e aplicado, virando um recurso para situações de emergência financeira ou mesmo para realizar um sonho a longo prazo", diz o educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli.

Para Vignoli, o ideal é que as compras de Natal caibam no orçamento de dezembro sem mexer no salário extra. Se não for possível, ele recomenda não gastar além de 20% do 13º.

De acordo com ele, aproveitar o 13º de forma inteligente não significa necessariamente abandonar as compras de Natal. "É possível gastar parte do valor em presentes e comemorações. O consumidor só precisa lembrar que, se possui dívidas, o melhor é quitá-las, garantindo uma maior tranquilidade financeira no ano que chega." Vignoli lembra que há IPVA, IPTU e material escolar a serem pagos no começo do ano e que podem ser quitados com a ajuda do 13º. “Então, antes de correr para o shopping, reserve a quantia necessária para cobrir essas despesas sazonais.”




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Sonhos

Sonhos

 
 
Faça dos seus sonhos seu objetivo.



(AUTOR NÃO REVELADO)

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

José Sarney diz na despedida que se arrependeu de ter sido senador

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília
José Sarney faz discurso de despedida como senador no plenário do Senado (Foto: Dida Sampaio / Estadão)José Sarney faz discurso de despedida como senador no plenário do Senado (Foto: Dida Sampaio / Estadão)
 
Após 60 anos de mandatos políticos, o senador José Sarney (PMDB-AP) fez nesta quinta-feira (18) seu discurso de despedida no plenário do Senado. Ele afirmou se arrepender de ter voltado à vida pública depois de ter sido presidente da República, cargo que exerceu de 1985 a 1990 devido à morte do presidente Tancredo Neves.

Depois que deixou a Presidência da República, Sarney foi eleito para cinco mandatos consecutivos de senador, dois pelo Maranhão e três pelo Amapá.  Em junho, o parlamentar anunciou a políticos e amigos que não disputaria as eleições deste ano para, segundo sua assessoria, cuidar da mulher, em tratamento médico.

Eu tenho um arrependimento, até fazendo um mea-culpa. Penso que é preciso proibir que os ex-presidentes ocupem qualquer cargo público, mesmo que seja cargo eletivo. Nos Estados Unidos é assim, e eles passam a ter uma função que serve ao país. Então, eu me arrependo. Acho que foi um erro que eu cometi ter voltado, depois de presidente, à vida pública."
Senador José Sarney (PMDB-AP)
 
“Eu tenho um arrependimento, até fazendo um mea-culpa. Penso que é preciso proibir que os ex-presidentes ocupem qualquer cargo público, mesmo que seja cargo eletivo. Nos Estados Unidos é assim, e eles passam a ter uma função que serve ao país. Então, eu me arrependo. Acho que foi um erro que eu cometi ter voltado, depois de presidente, à vida pública”, afirmou durante seu último discurso como senador.
Sarney falou sobre seu arrependimento quando defendia o fim da reeleição e ampliação dos mandatos para cinco ou seis anos. “Precisamos levar a sério o problema da reeleição”, disse. “Eu confesso que sou partidário de que não tivéssemos a reeleição, mas também sou crente de que o mandato de quatro anos é muito pequeno”, disse. No período em que presidiu o Senado, Sarney defendeu o mandato presidencial de cinco ou seis anos.

Apoio de colegas
O senador deu início à fala dizendo que não tem inimigos e que sempre cultivou o “diálogo e a paz”. “Deus me poupou do sentimento do ódio e do ressentimento, da inveja e do desejo de vingança”, afirmou.

Ele ocupou a tribuna por cerca de duas horas e recebeu apoio de diversos colegas, que o chamaram de “estadista”, “grande político”, entre outros elogios. As manifestações partiram de representantes de diversos partidos, como Gleisi Hoffmann (PT-PR), Romero Jucá (PMDB-AP), Ruben Figueiró (PSDB-MS) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Sarney agradeceu, mas afirmou que pretendia fazer um discurso “modesto”, “sem muita gente”. “Não quis fazer um discurso bonito, não quis fazer literatura. Não como quem diz ‘adeus’, mas como quem diz ‘até logo’ a todos”, disse.

O plenário, que inicialmente estava vazio, ficou repleto de senadores e servidores ao longo do discurso. Os funcionários do Senado vão oferecer uma confraternização ao ex-presidente nesta sexta-feira (19).

Estatais e maioridade penal
O senador anunciou que vai reapresentar um projeto de sua autoria que estabelece o Estatuto das Estatais, que chegou a ser aprovado pelo Senado, mas ficou parado na Câmara dos Deputados.

“Se ele tivesse sido feito, nós não teríamos esse problema que hoje estamos tendo, que estamos lamentando e que, de certo modo, está envergonhando o Brasil, que é o problema da Petrobras”, declarou.

Ao falar sobre segurança pública, disse que a maioridade penal deve ser “repensada” no país. Na visão do parlamentar, a legislação dá margem para que uma pessoa "possa matar até os 18 anos”. “Quer dizer, qual é o direito dele? O direito de matar, de matar até os 18 anos. Isso cria uma escola do crime”, completou.

O senador ainda citou dados da economia do Maranhão, seu estado de origem, para afirmar que o estado “está numa vanguarda bastante avançada”. “Esses números, sem dúvida, chocam, porque a nossa mídia escolhe, sempre, o Maranhão como um estado que é exemplo para o Brasil de crescimento menor”, disse.

1964
Sarney ainda comentou sobre o golpe militar de 1964, o qual chamou de "revolução". "Talvez o pior que a revolução tenha feito, no Brasil, tenha sido acabar com os partidos políticos", disse.

Ele também afirmou que é preciso ter "regras claras" para doações de empresas privadas a campanhas eleitorais "de maneira que não haja cooptação de vontades".

"Estabeleceu-se uma promiscuidade entre cargos, empresas e setores da administração que apodreceu o sistema em vigor. A solução desse problema não pode ser abordada timida e isoladamente, mas deve ser feita em conjunto com o sistema partidário", afirmou.





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Collor celebra 25 anos da primeira eleição pós-ditadura

MARCO. Em artigo publicado na Folha de S.Paulo, parlamentar relembra momento histórico do País

Por: JONATHAS MARESIA - REPÓRTER
 
 Collor celebra 25 anos da primeira eleição pós-ditadura
 
Há 25 anos, o senador Fernando Collor de Mello (PTB) era eleito presidente da República com mais de 35 milhões de votos, na primeira eleição direta do País depois do regime militar. Para comemorar a data histórica, o senador alagoano escreveu um artigo que foi publicado na edição de ontem do jornal Folha de S.Paulo, destacando a honra e a satisfação que teve de ser presidente no processo da redemocratização do País.

“Será sempre motivo de honra e orgulho para mim ter me sagrado vencedor, tanto no 1º como no 2º turno – em 17 de dezembro de 1989 – daquele histórico pleito e assumido como o primeiro presidente da República eleito diretamente pela população depois de um período de mais de 20 anos de recrudescimento político”, escreveu o senador. No pleito de 1989, participaram 22 candidatos.

Na publicação, Fernando Collor lembra que o momento da eleição foi, de um lado, o ponto final da transição política e, de outro, o ponto de partida da estabilização democrática que caminha hoje para ser a mais duradoura e representativa de nossa vida republicana. De lá para cá, durante esses 25 anos, reforça Collor, testemunha-se um revigoramento institucional crescente do Estado brasileiro.

“Em 2014, tivemos a sétima eleição presidencial consecutiva desde 1989. É a prova de que, olhando para trás, deixamos de ser uma República de frequentes instabilidades políticas e alguns espasmos democráticos, para ser hoje uma Nação em que os períodos discricionários passaram a ser exceção. Muito ainda precisamos evoluir. Como ensinou o filósofo italiano Norberto Bobbio, em um regime democrático, o estar em transformação é seu estado natural: a democracia é dinâmica, o despotismo é estático”, expôs o senador.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Senado aprova pensão mensal e vitalícia para a atleta Lais Souza

Lais fraturou uma vértebra quando treinava para as Olimpíadas de Inverno.
Texto, que já foi avalizado pela Câmara, seguirá para sanção presidencial.

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) a concessão de pensão mensal e vitalícia para a atleta olímpica Lais Souza, que ficou tetraplégica após sofrer um grave acidente de esqui em janeiro deste ano quando treinava em Salt Lake City, nos Estados Unidos. O projeto, que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em julho, seguirá agora para sanção presidencial.

O texto prevê que a pensão será o valor máximo pago pelo Regime Geral de Previdência Social, atualmente de R$ 4.390,24. O benefício não poderá ser transmitido aos herdeiros da atleta.

Na justificativa do projeto, os autores da proposta, os deputados Rubens Bueno (PP-PR) e Mara Gabrilli (PSDB-SP), alegaram que Lais é de uma família humilde de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O relator do projeto, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), argumentou que o benefício visa garantir a continuidade do processo de recuperação da atleta para que ela possa ter "independência financeira no futuro, com conforto e mobilidade".

"Não resta dúvida de que é necessária e urgente a obtenção de uma fonte permanente de subsistência, suficiente para auxiliá-la a conviver com sua nova realidade", afirmou o senador em seu relatório.

Campanha
Em março, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) iniciou uma campanha de doações para custear os cuidados médicos e de fisioterapia necessários à atleta. O seguro usado pelo comitê cobre o atendimento de emergência e o transporte entre hospitais, mas não prevê pagamento mensal para a continuidade do tratamento.

Antes de se dedicar ao esqui, Lais Souza representou o Brasil em duas Olimpíadas. Em 2005, conquistou uma medalha de ouro no salto, na Copa do Mundo de Cottbus, na Alemanha. O convite para começar a praticar esportes de inverno foi feito em 2013 pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

Na modalidade esqui livre, Lais representaria o Brasil neste ano nas Olimpíadas de Inverno da Rússia. O acidente que interrompeu a trajetória da atleta ocorreu enquanto ela esquiava numa pista cercada de árvores, nos Estados Unidos, em 27 de janeiro.

Ela sofreu um choque na cabeça, provavelmente contra uma árvore, e teve um deslocamento entre a terceira e a quarta vértebras, esmagando a medula. Com a lesão, perdeu a sensibilidade e os movimentos do pescoço para baixo.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Senado aprova reajuste de ministros do STF, parlamentares e presidente

Pelos projetos, presidente ganhará R$ 30,9 mil, menos que deputado.
Ministros do STF, parlamentares e PGR receberão R$ 33,7 mil em 2015.

Do G1, em Brasília

 
 
O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) aumentos salariais para a presidente da República, ministros de Estado, parlamentares, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República (PGR), em 2015. A aprovação ocorreu em votação simbólica, quando não há contagem nominal de votos, horas depois de a Câmara aprovar as alterações.

Pelos textos chancelados por deputados e senadores, o salário da presidente Dilma Rousseff e de ministros do governo será de R$ 30,9 mil, enquanto senadores, deputados, magistrados do STF e o procurador-geral receberão R$ 33,7 mil por mês. Atualmente, o presidente da República recebe o mesmo subsídio dos parlamentares (R$ 26,7 mil) e menos que ministros da Suprema Corte, cuja remuneração é de R$ 29,4 mil.

Portanto, a partir do ano que vem Dilma passará a receber menos que um deputado federal. Os reajustes salariais do STF e do procurador-geral estão previstos em dois projetos de lei que seguem agora para sanção presidencial.

Os aumentos para parlamentares, presidente da República e ministros de Estado estão em dois projetos de decreto legislativo, que agora precisam ser promulgados pelo presidente do Congresso.

O acordo sobre os valores foi negociado pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), diretamente com Executivo, Judiciário e Ministério Público, em reuniões com Aloizio Mercadante (ministro da Casa Civil), Ricardo Berzoini (ministro de Relações Institucionais), Ricardo Lewandowski (presidente do STF) e Rodrigo Janot (procurador-geral da República). Nesta terça (16), o acerto foi chancelado em reunião de líderes partidários na Câmara.

Proposta do Supremo
Originalmente, Supremo e PGR defendiam reajuste de 22% e enviaram projetos de lei para a Câmara aumentando o subsídio de R$ 29,4 mil para R$ 35,9 mil mensais. Senadores e deputados queriam aprovar um projeto de decreto legislativo que fixasse esse mesmo valor para parlamentares, ministros de Estado e presidente da República.

No entanto, o governo federal negociava desde a semana passada uma redução dos aumentos sob o argumento de que o Orçamento de 2015 não comporta gastos desse porte. O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, enviou nesta terça um ofício a Henrique Alves nesta terça defendendo aumento de 15,76% para o Executivo.

Após negociações com os demais Poderes, a Câmara decidiu conceder reajustes diferentes, o que significa que o presidente da República ganhará menos que parlamentares e magistrados do Supremo a partir do ano que vem.

Economia
A aprovação dos aumentos salariais ocorre num momento delicado das contas públicas, depois de o governo ter derrubado a meta de superávit primário (economia feita para pagar juros da dívida pública), estabelecida para 2014. O volume de gastos no ano eleitoral superou a arrecadação e a nova equipe econômica anunciada pela presidente Dilma Rousseff já fala em conter despesas.

Nos nove primeiros meses deste ano, as contas do setor público registraram um déficit primário – receitas ficaram abaixo das despesas, mesmo sem contar juros da dívida – de R$ 15,28 bilhões,  segundo números divulgados pelo Banco Central. Foi a primeira vez desde o início da série histórica do BC, em 2002 para anos fechados, que as contas do setor público registraram um déficit nos nove primeiros meses de um ano.

Assim que foi anunciado como futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy falou em cortes de despesas e estabeleceu que a meta fiscal em 2015 será de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) para todo o setor público consolidado (governo, estados e municípios).






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Ser Feliz

Ser Feliz

 

 

Ser feliz não é vivenciar apenas momentos de alegria. É ter coragem de enfrentar os momentos de tristeza e sabedoria para transformar os problemas em aprendizado.




(AUTOR NÃO REVELADO)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Quase 8% da população alagoana vive abaixo da linha de pobreza

LEVANTAMENTO. Índice é mais que o dobro da média nacional de 3,6%, segundo dados divulgados ontem

Por: MAURÍCIO GONÇALVES - REPÓRTER
 
 
Alagoas está abaixo da média em quase todos os índices de desenvolvimento traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como objetivos do milênio. O dado mais gritante é a taxa de pobreza extrema, com 7,9% da população vivendo com uma renda de R$ 70 por mês. É mais que o dobro da média nacional de 3,6% e também acima da média dos estados do Nordeste, que ficou em 7,3%.

O levantamento foi apresentado ontem pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), no auditório do Senai, no Poço. Diante dos índices adversos a superar, Maceió foi escolhida para sediar o lançamento regional do 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Segundo o levantamento da Presidência, o Brasil tem se destacado no cumprimento dos oito objetivos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida do povo, sobretudo com as quedas nas taxas da fome e da miséria.

Já o estado de Alagoas não está abaixo da média nacional em apenas um dos objetivos estabelecidos pelo pacto das nações no ano 2000: o que mede os índices de Aids, malária, tuberculose e outras doenças. Os ODM foram estabelecidos “para dar resposta aos grandes problemas da humanidade questionados por meio de conferências internacionais na década de 90”.

Desde a divulgação do primeiro relatório, em 1990, todos os estados avançaram no cumprimento das metas, até mesmo Alagoas. Para a Presidência da República, isto “permite afirmar que o País deu importante contribuição ao progresso da humanidade na melhoria dos indicadores em nível mundial”.

No quesito pobreza extrema, que integra o ODM 1, Alagoas patinou durante 15 anos, com deslizes e tombos mostrados no percentual de pessoas com renda mensal abaixo de R$ 70. Com 20,6% em 1990, baixou para 18,0% em 1995, pulou para 22,6% em 2001 e cambaleou para 20,0% em 2005, numa dinâmica perversa de ioiô que trouxe o estado de volta à estaca zero. Até que vieram a consolidação de políticas no Estado como o Fome Zero, Bolsa-Família e Brasil sem Miséria, que afundaram a taxa para 7,9% em 2012.





FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Política é questão de gosto e de nojo, prova pesquisa

É bastante aceita a percepção de que esquerda e direita não existem mais, limitando-se a rótulos sem sentido num mundo pós-ideológico. Por extensão, começa a ser questionada a identificação de valores progressistas ou conservadores no jogo político. Numa sociedade individualista, tecnológica, na qual capital e ideias mantêm-se em circulação não regulada e contínua, amontoam-se nos destroços do pensamento as ambições coletivas _ hoje centradas em nichos que necessitam de preservação, como, por exemplo, os ambientalistas.

Mesmo assim há parâmetros, em regra geral, para a distinção entre conservadores e progressistas. Ao formar seu juízo, conservadores dão mais importância a conceitos como ordem, lealdade, tradição, nação, fé, pureza e decência. Progressistas, ao estabelecerem parâmetros de julgamento, priorizam valores como igualdade, justiça, fraqueza, vulnerabilidade, expressão individual e compaixão.

É um sucesso na internet -em especial depois da citação de um colunista do “New York Times”- o site YourMorals.org, elaborado por especialistas de uma universidade americana que estudam as razões pelos quais o homem é o único ser que desenvolveu a noção de nojo -e como muitas sociedades recorrem a esse sentimento quando se defrontam com ameaças sociais.

Uma das teses do estudo é que conservadores e progressistas não só pensam de maneira distinta mas também sentem de modo diferente. De acordo com a pesquisa, a preocupação com contaminação ou a percepção de nojo é maior entre conservadores do que entre progressistas. Será que isso explica por que Hitler tinha obsessão pela assepsia e Che Guevara foi apelidado de “Porco” na escola?

Talvez só mostre que política é questão de gosto. Ou de nojo.





FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS