quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Redação no Enem: veja dicas para escrever um texto nota 1000

Nota é composta por cinco competências analisadas por avaliadores, cada uma valendo 200 pontos. Confira quais são elas.

Resultado de imagem para FOTOS DE REDAÇÃO


A redação do Enem é tipicamente um dos componentes do exame mais temido pelos estudantes. Realizada no domingo, o que confere uma hora adicional de duração à prova, ela é composta por cinco competências que valem 200 pontos cada e compõem sua nota máxima de 1000 pontos.

Realizado nos próximos dias 5 e 6 de novembro, o Enem 2016 reunirá mais de 9,2 milhões de inscritos em busca de uma boa performance na redação. Por isso, o G1 reuniu dicas valiosas que podem fazer a diferença na hora da escrita.

Esteja bem informado

A redação do Enem é sempre estruturada de forma a produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema, proposto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaionais (Inep), ligado à atualidade. Por conta disso, procure estar atualizado com o conteúdo dos grandes veículos de imprensa, em especial, as discussões sociais e políticas do momento, no Brasil e no mundo.

Lembre-se das competências

Na hora de entrar para fazer a prova, é importante que o candidato ou a candidata tenha, fresca na memória, a estrutura básica de um texto dissertativo-argumentativo. Mas quem quiser ter certeza de estar pensando em tudo, deve também tentar decorar os critérios dos avaliadores, para se assegurar que não há distanciamento entre o que eles esperam de você e o que seu texto entrega:

1.          Domínio da norma padrão da língua escrita.
2.          Compreensão da proposta.
3.          Capacidade de organizar e relacionar informações.
4.          Construção da argumentação.
5.          Elaborar proposta de intervenção ao problema exposto.

Não se preocupe apenas com a ortografia

O cuidado com a ortografia é sempre muito importante (evite repetições, revise sua escrita e tome cuidado com o que colocar no papel, final, o exame todo deve ser respondido à caneta preta), mas não é o único detalhe que pode custar pontos na hora da escrita. Para se garantir no domínio da língua escrita é imprescindível demonstrar:
·                   Domínio da pontuação (variedade de pontuação bem empregada).
·                   Riqueza de vocabulário.
·                   Tom formal, fugindo dos recursos da oralidade.
·                   Uso de termos específicos para a temática.
·                   Domínio das relações sintáticas, unindo orações de forma a fazer sentido e construir um pensamento mais complexo, enfático.
·                   Uso correto dos pronomes relativos, como que, do qual, da qual, à qual, a quem, etc...
·                   Respeito às normas de regência verbal e nominal, atentando-se ao emprego da crase, por exemplo.

Não fuja ao tema proposto

Todo ano, um tema referente à atualidade é eleito como central à redação do Enem. É a partir dele que os inscritos no exame devem desenvolver um pensamento argumentativo e, para que isso seja feito com sucesso, é extremamente importante que não se perca o foco em relação à proposta original. Para isso:
·                   Seja direto: não enrole para abordar o tema, pois isso facilita o desvio da discussão.
·                   Empregue conhecimentos de outras áreas que sejam pertinetes à proposta de redação.
·                   Demonstre sua opinião pessoal sobre o assunto, apoiando-a em fatos atuais ou referências teóricas como grandes pensadores ou até produções culturais de relevância.
·                   Sintetize o que foi elaborado em uma proposta de solução voltada à problemática central do tema abordado. Seja claro e conciso.

Faça uma boa introdução

O cartão de visitas do seu texto tem de ter de tudo um pouco: apresentar o contexto do tema, oferecer uma visão geral do que será abordado no texto e mostrar sua relevância e atualidade por meio da citação de casos recentes.
Além disso, ele deve interessar o leitor na sua redação. Uma boa ferramenta para isso pode ser destacar a questão central à problemática do tema abordado já no primeiro parágrafo, inserindo nele uma pergunta a ser respondida pelo texto.

Faça com que seu texto chame a atenção do avaliador

Cada avaliador do Enem corrige, em média, 74 redações por dia. Isso faz com que ele desprenda aproximadamente 6 minutos para cada texto, o que pode fazer a diferença se sua redação tiver aquele "algo a mais". Mas como consegui-lo?
·                   Siga ao máximo o padrão e estilo do texto dissertativo-argumentativo. Não é hora de inventar moda, afinal, a maior parte dos avaliadores deve valorizar uma conformidade com modelos.
·                   Evite ao máximo erros gramaticais graves (e tente revisar para evitar aqueles deslizes de caligrafia também).
·                   Faça com que seu texto chame atenção de alguma forma. Avaliado entre outras 74, sua redação pode ser aquela que conquista realmente o avaliador, caso tenha um diferencial característico.

Textos de apoio: eles podem te salvar

Acredite: eles não servem só para te dar alguns argumentos de última hora. Os textos de apoio, além de servirem como inspiração, são como guias para a perspectiva de reflexão esperada pelos avaliadores. Por meio de uma boa interpretação deles, é possível inferir de onde deve partir uma argumentação e como ela deve ser sustentada pelo inscrito.

 




F1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Dia de Finados - Um dia muito reflexivo

Dia de Finados - Um dia muito reflexivo

Resultado de imagem para FOTOS DO DIA DE FINADOS


Hoje, 02 de novembro, dia de finados.

É um dia que lembramos de todos aqueles que já faleceram.

Lembramos de nossos familiares, amigos, colegas e de todos que aqui já viveram.

É importante que sejamos mais fortes para superar essa saudade e essa dor.

Lembramos dos bons momentos que vivemos juntos.

É bom que lembremos em vida dos grandes momentos que essas pessoas viveram neste mundo, ao nosso lado. 

Não vamos chorar de tristeza, choraremos de saudade.

Que todos os falecidos descansem em paz eternamente.

Nossos cumprimentos de solidariedade a todos.




(AUTOR RENILTON SILVA)

domingo, 30 de outubro de 2016

Cícero Almeida e Rui Palmeira disputam o 2º turno em Maceió

Cinco zonas eleitorais vão escolher o novo chefe do executivo municipal.

Confira o horário de votação dos candidatos a prefeito de Maceió.


Em ordem alfabética, os candidatos Cícero Almeida (PMDB) e Rui Palmeira (PSDB) (Foto: Reprodução)
Em ordem alfabética, os candidatos Cícero Almeida (PMDB) e Rui Palmeira (PSDB) (Foto: Reprodução)


Os 579.962 eleitores de Maceió voltam às urnas neste domingo (30) para finalmente escolher o novo prefeito da capital. Dois candidatos seguem na disputa: Rui Palmeira (PSDB), atual prefeito e que tenta a reeleição, e Cícero Almeida (PMDB), que já foi prefeito por dois mandatos.
Ficha Maceió (Foto: Arte G1)
















No primeiro turno das eleições, Rui recebeu 197.134 votos, o que corresponde a 46,86% dos votos válidos. Cícero teve 104.036 votoso, equivalente a 24,73%.
Segundo a pesquisa do Ibope divulgada na sexta-feira (28), Rui Palmeira (PSDB) tem 64% dos votos válidos (pela margem de erro de 4 pontos percetuais, entre 60% e 68%), enquanto Cícero Almeida (PMDB) tem 36% dos votós válidos (fica entre 32% e 40%).
Cidade com 1.021.709 habitantes, Maceió tem as mulheres como maioria do eleitorado, com 322.515 votantes, contra 257.447 eleitores homens.
Entre os eleitores da capital, 6.335 são menores de idade e 20.418 são analfabetos, mas a maioria tem o ensino médio completo, 150.257, o que representa 25,9% do eleitorado total.
A capital possui 5 zonas eleitorais. Os eleitores devem acessar o site do TRE-AL para confirmar o local de votação, que funcionarão das 8h às 17h. 
Conheça mais sobre os candidatos à prefeitura de Maceió:

Cícero Almeida (PMDB): José Cícero Soares de Almeida, de 58 anos, já foi prefeito de Maceió durante oito anos e é deputado federal. Sua coligação é "PRA MACEIÓ VOLTAR A CRESCER".

O candidato a vice-prefeito é Galba Novaes (PMDB), atualmente deputado estadual por Alagoas. Ele é natural de Maribondo e tem ensino médio completo.

Rui Palmeira (PSDB): Natural de Maceió e com ensino superior completo, Rui Soares Palmeira tem 40 anos e tenta a reeleição.

Ele é o candidato da coligação "PRA FRENTE MACEIÓ", que tem como vice-prefeito Marcelo Palmeira (PP).

Horário e local de votação dos candidatos
Cícero Almeida votará às 8h, no Iate Clube Pajussara, localizado na Avenida Dr. Antônio Gouveia, 1259, na orla da Pajuçara.

Já Rui Palmeira vai registrar seu voto às 10h, no Centro Comunitário das Piabas, que fica na Rua Maria Cecília da Rocha, no bairro do Jacintinho.



FONTE: G1 ALAGOAS

Hoje, às 13 horas, acontecerá o jogo: São Luiz versus ASC, em Campo Alegre - AL, vizinho ao Estádio Municipal.

Resultado de imagem para FOTOS DE PARTIDA DE FUTEBOL



Não perca neste domingo, 30 de outubro, 1h (uma hora)  da tarde, em Campo Alegre - AL, no campo (carecão) vizinho ao Estádio Municipal, grande partida de futebol, São Luiz versus ASC.


Vá e leve toda sua família e prestigie a esse grande jogo.


É neste domingo: São Luiz versus ASC, 1 hora da tarde, no campo (carecão) vizinho ao Estádio Municipal.



Organização: Treinador Naldo e Branca

Apoio: Vereadora Valdilene Simplício






RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

 

DOMINGO MUSICAL, COM RENILTON SILVA, PELA RÁDIO COMUNITÁRIA CAMPO ALEGRE FM, DAS 13:00 ÀS 18:00 HORAS

RENILTON SILVA

Fique ligado no Programa DOMINGO MUSICAL, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, no prefixo 105.9 MHZ, das 13:00 às 18:00 horas. Apresentação: RENILTON SILVA, o locutor das emoções.

O seu Domingo fica mais recheado, com DOMINGO MUSICAL: Um programa feito com muito carinho para você.

DOMINGO MUSICAL: Temos mensagem do dia; resumo das datas comemorativas; mini especial; músicas atuais; dica de saúde; músicas do passado; informações; notícias; curiosidades; entretenimento; prestação de serviço e muito mais. Apresentação: RENILTON SILVA.






Acompanhe pelo som da sua casa, som do seu carro ou através do site da Campo Alegre FM - www.campoalegrefm.com - A gente é que se liga em você.

Das 13 horas às 18 horas, Domingo Musical, ao vivo!

E não esquecendo que dentro do nosso programa, temos "Músicas do Passado", das 16 às 18 horas, com sucessos nacionais e internacionais que marcaram época.


OBS.: No programa de hoje, teremos informações; músicas; notícias; curiosidades; entretenimento e prestação de serviço.



Obrigado a todos(as) pela sintonia!




RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Mensagem de Reflexão: Viva com muita vontade

Viva com muita vontade

Resultado de imagem para Fotos de Viva com muita vontade


Esta é mais uma oportunidade de viver brilhantemente mais uma semana.

Primeiramente, agradecer a Deus por mais essa chance de seguir a vida, com muito amor e dedicação.

Não se desanime, pois apenas você tem bons motivos para sorrir e viver com dignidade absoluta.

Tenha ânimo, coragem e ação para viver.

Não desista nunca de viver; corra atrás de seus sonhos e objetivos.

Você pode, você consegue; é só acreditar mais em você.

Tenha uma ótima semana!





(AUTOR RENILTON SILVA)