sábado, 22 de junho de 2019

Câmara de Vereadores de Campo Alegre - AL aprova em sessão extraordinária o reajuste do salário dos servidores da rede municipal de ensino




A Câmara de Vereadores do Município de Campo Alegre, estado de Alagoas, aprovou em Sessão Extraordinária na manhã da última sexta-feira (21) de junho, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre o reajuste no vencimento dos servidores integrantes da Rede Pública Municipal de Ensino.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Art. 1º Fica concedido reajuste no importe de 4% (quatro por cento) no vencimento dos servidores da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Alegre que integram as carreiras de apoio administrativo.


Art. 2º Fica concedido reajuste no importe de 4,17% (quatro inteiros e dezessete centésimos por cento) no vencimento dos servidores da Rede Pública Municipal de Ensino que integram a carreira do magistério.

Lembrando que o Sinteal – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas por sua Diretoria do Núcleo Regional de São Miguel dos Campos reuniu profissionais da educação, da rede municipal de Campo Alegre, numa Assembleia Geral, que aconteceu na última quarta-feira, 19 de junho, às 3:00 horas da tarde, na Escola Municipal João Rogério, próximo à Câmara Municipal, Centro, no atual município, onde aceitaram a proposta do Poder Executivo.


Na pauta foram abordados assuntos cabíveis à categoria.



RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Nesta quinta-feira, 20/06, mais um ''Dia de Corpus Christi'' em Campo Alegre - AL






























As comemorações ao dia de Corpus Christi em Campo Alegre, cidade alagoana, é marca registrada. O tapete cívico é uma tradição que foi trazida ao município no ano de 1983, pelo saudoso professor Jorge Vieira da costa (Professor Jorge), filho da saudosa professora, Jaci. O professor Jorge, que já é falecido, trouxe essa ideia de São Paulo; e até hoje a tradição é cumprida neste município. Este ano somam 36 anos de realização do tapete em Campo Alegre. 


O professor Jorge faleceu numa manhã de quarta-feira, 12 de agosto de 2015, na cidade de Campo Alegre - AL







Todos os anos o tapete é confeccionado pelas pessoas desta cidade: Moradores e demais pessoas que passam à noite de quarta-feira inteira (noite anterior ao dia de Corpus Christi) trabalhando sem medir esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A tradição é um misto de fé, onde populares são envolvidos na manutenção da tradição religiosa e cultural.

O tapete é confeccionado a base de pó de serragem, areia, folhas, tintas, etc., com o apoio do município; porém algumas pessoas usam da criatividade usando outros materiais mais sofisticados.

Na manhã desta quinta-feira, 20 de junho de 2019, o Dia de Corpus Christi, aconteceu com a celebração da Santa Missa na Igreja de São Francisco, em Campo Alegre, ponto inicial do tapete, celebrada pelo padre da cidade, pároco Cristiano Firmino. Após a celebração da santa missa, iniciou-se a grande procissão seguindo pelo percurso das ruas enfeitadas pelo tradicional tapete.

CORPUS CHRISTI


Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição está sendo ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até Colégios (um exemplo é o Colégio Virgo Potens, em Guarulhos-SP, que desde 2009 realiza a confecção junto a materiais diversos e também foco na Sustentabilidade).

O nosso blog registra com pesar o falecimento do senhor Aluízio, popular seu Lu, residente em Campo Alegre – AL

Saudoso, seu Aluízio

Há poucas horas recebemos a informação que o senhor Aluízio, mais conhecido como seu Lu, faleceu na manhã nesta quinta-feira, 20 de junho de 2019.

Ele foi um grande cidadão trabalhador. Trabalhou também como vigilante escolar, em algumas escolas do município de Campo Alegre. Por onde passou fez muitas amizades.

Residia em uma das ruas de Campo Alegre - AL.

Seu Aluízio deixa esposa, filhos, netos e bisnetos.



Depoimento de Renilton Silva: Lamento profundamente o seu falecimento e ao mesmo tempo desejo os sentimentos de pesar a toda família, amigos, colegas e demais pessoas. Que sua alma descanse em paz!


RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Escola Miguel Matias realiza ''Gincana Ambiental''


































Na última terça-feira, 18 de junho, no horário noturno, turmas da EJA, da Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, escola na qual funciona com turmas do 1º ao 5º ano, EJA - Educação de Jovens e Adultos, localizada na Rua Senador Máximo, Centro, Campo Alegre – AL, realizou uma Gincana Ambiental, abordando os temas: Lixo, reciclagem e coleta seletiva. O evento foi um sucesso e a referida escola foi pontuada com a doação de 4.400 garrafas pet, 1.285 unidades de latinhas, vidros, metais e papelão para a CoopecMarca - Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre.

Alunos da EJA e profissionais da Escola Miguel Matias se doaram e apoiaram de maneira admirável a realização da Gincana Ambiental, abraçando a causa com total dedicação.

Agradecemos à equipe gestora, professores, alunos e a coordenadora da EJA/SEMED da Secretaria Municipal de Educação, professora, Irisdelma Gomes, pelo apoio, colaboração e dedicação.

Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias - Educando com Responsabilidade.

Diretores: Professor, Luciano Torres; professora, Giselma Vieira e professora Quitéria Silva

Coordenadores: Professora, Patrícia Ferreira; professora, Selma Oliveira; e  professor, André Nascimento, coordenador da EJA.

OBS.: Parabenizamos a equipe Miguel Matias pela realização desse evento.





RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA