sábado, 16 de agosto de 2014

Corpo de Eduardo Campos e outras 6 vítimas de acidente são liberados para sepultamento

 Foto: Estadão Conteúdo

SÃO PAULO (Reuters) - Os corpos das sete vítimas do acidente de avião em que morreu o candidato à Presidência Eduardo Campos, do PSB, foram liberados pelo Instituto Médico Legal de São Paulo na tarde deste sábado.

 
 Este é o 1º carro da fila, que leva o corpo de Eduardo Campos

Quatro corpos, incluindo o do político pernambucano, seguem de avião para Recife (PE), onde serão velados a partir da noite deste sábado, no palácio do governo estadual.

Segundo a Globonews, as outras vítimas --todas da equipe de campanha-- serão sepultadas em Sergipe, Paraná e Minas Gerais.

No domingo, haverá uma missa campal em Recife, com o sepultamento de Eduardo Campos devendo ocorrer à tarde.

Campos, 49 anos, morreu em um acidente de avião na manhã de quarta-feira no litoral de São Paulo junto com outras seis pessoas que estavam na aeronave.

O avião levava o socialista do Rio de Janeiro a Santos, onde ele cumpriria agenda de campanha, quando caiu sobre prédios no bairro do Boqueirão.

Campos era casado com Renata e deixa cinco filhos.

Dirigentes do PSB admitem que Marina Silva, vice na chapa de Campos à Presidência, irá assumir a liderança da candidatura.

"A Marina já sinalizou que vai assumir a candidatura", disse à Reuters o líder da bancada do PSB na Câmara, deputado federal Beto Albuquerque (RS), neste sábado.

(Por Gustavo Bonato; Reportagem adicional de Jeferson Ribeiro, em Brasília)






FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

HOMENAGEM EM VIDA - PROFISSIONAL SANDRO SALLES



Olá, pessoal:

Muitas vezes as pessoas só são homenageadas depois que morrem e isso deixa a nos entender que não somos merecedores de homenagens só depois que morremos. Às vezes um cidadão ou cidadã faz tanta coisa boa e importante na sociedade ou na vida de alguém, e que infelizmente muitas pessoas não dão o valor merecido. Claro que depois que morremos também podemos ser homenageados e lembrados por nossos queridos admiradores. Mas aqui cito uma outra opção: Por que não homenagear alguém também em vida?

Foi pensando nesse detalhe que tomei uma atitude: COLOCAR O QUADRO HOMENAGEM EM VIDA NO MEU BLOG (BLOG DO RENILTON SILVA).

A HOMENAGEM DE HOJE VAI PARA O PROFISSIONAL SANDRO SALLES

Aqui constam algumas fotos de Sandro Salles e um pouco de sua história:
   
 

.
 
 .

 
 
 Sandro Salles e sua esposa Gleice Kelly



 

 
 
 Trabalhado desenhado por Claudionor Nascimento e pintado pelo Sandro Salles

 Sandro Salles e seu irmão Cabral Deolindo



 

 

 

 

 


O Artista plástico Sandro Salles, nasceu no dia 20 de janeiro e reside na cidade de Campo Alegre - AL; com prazer, razão e dedicação.
 
Sandro Salles é casado com a Gleice Kelly.
 
Sandro Salles é um dos grandes profissionais das artes, grande talento!
 
É um batalhador e incentivador da cultura. Um exemplo de pessoa. É uma pessoa simples, inteligente, dedicado aos seus trabalhos, descobrindo a grande razão e felicidade de viver.
 
É um cidadão dedicado à família e ao trabalho. Competente em suas criatividades. 
 
Parabéns, SANDRO SALLES, pela pessoa que você é e pelo esforço e determinação que representa na sociedade!  Que Deus te ilumine sempre!

Esta é uma simples homenagem do Blog do Renilton Silva para você, por ser essa pessoa especial no nosso convívio, estando disposto a lutar por dias melhores.






RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Sem poder se exercitar, cadeirante emagrece graças à dedicação da irmã

Fabíola Glenia Do G1, em São Paulo
Elba Lúcia Monteiro emagreceu cerca de 40 kg graças à dedicação da irmã Eliane (Foto: Arquivo pessoal/Eliane Lins de Lima)As roupas de Elba Lúcia Monteiro chegaram ao tamanho 50; há 17 anos, ela veste 38 (Foto: Arquivo pessoal/Eliane Lins de Lima)
 
Elba Lúcia Lins Monteiro, de 47 anos, tem Síndrome de Down, cardiopatia, frouxidão dos ligamentos e, por volta dos 30 anos, tornou-se cadeirante. Quando nasceu, os médicos lhe davam, no máximo, 25 anos de vida. Com a ajuda da irmã Eliane, no entanto, Elba perdeu peso e tem uma vida saudável.

Elba Lúcia Monteiro emagreceu cerca de 40 kg graças à dedicação da irmã Eliane (Foto: Arquivo pessoal/Eliane Lins de Lima)Eliane é 8 anos mais velha que a caçula (Foto: Arquivo pessoal/Eliane Lins de Lima)
 
Eliane Lins de Lima é oito anos mais velha que Elba, que ainda tem outros dois irmãos. Ela conta que a caçula começou a engordar a partir dos 12 anos. “Ela não era uma criança ativa, então começou a engordar. Geralmente, crianças com Síndrome de Down são gordinhas, porque quando elas sentem que estão saciadas, já comeram muito”, diz. Além disso, por causa dos problemas de saúde de Elba, a mãe deixava a menina comer à vontade. “Ela comia macarrão, muita macaxeira, pão, tomava refrigerante.”

Na prática, Eliane sempre tomou conta da irmã, fato que se intensificou após o falecimento da mãe, em . “Minha irmã fez um exame de coração e deu que ele estava inchado, devido à gordura. Aí eu me preocupei. E ela começou a ter mais dificuldade de andar. Procurei uma endocrinologista e ela disse: ‘Infelizmente, não tem o que fazer, sua irmã não gasta calorias, então, ela não tem como emagrecer’.”

Eliane se recusou a aceitar que a irmã estava “condenada à obesidade”. Na ocasião, mais de 15 anos atrás, ela comprou revistas especializadas em saúde, passou a assistir programas de televisão que falassem sobre nutrição e, com o tempo, aprendeu a mexer no computador para fazer pesquisas. Por conta própria, Eliane foi fazendo adaptações no cardápio da irmã. O primeiro passo, foi melhorar a qualidade da alimentação de Elba. “Não tirei a alimentação da minha irmã, eu mudei. No início, eu botava a mesma quantidade, só mudando a qualidade. Aos poucos, fui reeducando. Hoje ela come um prato cheinho, mas não tanto quanto era antes”, explica.

O café da manhã de Elba é composto basicamente de frutas, sempre variando as opções para ela não enjoar, acompanhadas de castanha-do-pará e aveia. No almoço, legumes cozidos no vapor, arroz integral, feijão, uma porção de carne, tudo acompanhado de duas colheres de linhaça dourada e mais duas de farelo de trigo e nada de líquido. “Eu trituro a linhaça de dois em dois dias e boto na geladeira. Se for triturada muito tempo antes, ou se comprar já triturada, ela perde nutrientes”, explica. À tarde, um iogurte ou leite fermentando e, no jantar, inhame, cuscuz ou macaxeira. Nos finais de semana, Elba está liberada para comer o que quiser, mas Eliane controla de perto as quantidades.

O exercício é altamente importante, mas e quem não pode fazer? E quando a gente chega no médico e ele tira nossas esperanças?"
Eliane Lima
 
Como Elba não consegue ficar em pé para subir na balança e se pesar, Eliane não sabe dizer ao certo quantos quilos ela perdeu, mas estima que seja algo em torno de 40 quilos. O emagrecimento, no entanto, pode ser medido nas roupas, que recuaram do manequim 50 para o 38 – resultado que a família vem conseguindo manter há 17 anos. “O exercício é altamente importante, mas e quem não pode fazer? E quando a gente chega no médico e ele tira nossas esperanças? Eu gostaria de repassar a minha experiência para que as pessoas que sofrem desse e de outros problemas não desistam”, diz Eliane.

As duas irmãs, nascidas em Maragogi (AL), moram em Jaboatão dos Guararapes (PE). Eliane não tem curso superior, estudou até o ensino médio, é casada e tem duas filhas, de 30 e 32 anos. Uma delas, formou-se em nutrição, por influência da mãe. Elba, antes fadada a ser obesa e a morrer jovem, tem 47 anos e todas as suas taxas – colesterol, triglicérides e pressão – estão normais.

Elba Lúcia Monteiro emagreceu cerca de 40 kg graças à dedicação da irmã Eliane (Foto: Arquivo pessoal/Eliane Lins de Lima)Elba tornou-se cadeirante por volta dos 30 anos, mas já sofria com o excesso de peso desde os 12 (Foto: Arquivo pessoal/Eliane Lins de Lima)
 
 
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Dilma tem 51% das intenções de voto em Alagoas

Candidata à reeleição, presidente da República tem 41 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado
 
 Dilma tem 51% das intenções de voto em Alagoas
Por: FELIPE FARIAS - REPÓRTER
 
O Ibope apurou, na pesquisa divulgada ontem pela TV Gazeta, a intenção de voto para presidente da República. A candidata à reeleição, Dilma Rousseff, aparece nesta pesquisa com 51% das intenções de voto.

A pesquisa traz o nome do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), porque foi concluída no último dia 12, véspera do acidente em que ele morreu após a queda do jatinho em que viajava, em Santos (SP). Campos aparece com 10% das intenções de voto. O ex-senador por Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), aparece com 9%. O Pastor Everaldo (PSDC) aparece com 6% das intenções de voto.

Foram entrevistados 812 eleitores, em 39 municípios, entre os dias 10 e 12 de agosto. O nível de confiança utilizado no levantamento é de aproximadamente 95% e a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número AL-00006/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00368/2014.

Na pesquisa Ibope divulgada no início de junho, a presidente Dilma Rousseff aparecia com 52% das intenções; Campos, com 12%, e Aécio, com 8%.





FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Jô Soares recebe alta de hospital em São Paulo

Do G1 São Paulo
Jô Soares volta a apresentar programas inéditos em março de 2014  (Foto: TV Globo/Programa do Jô)Apresentador foi internado na sexta-feira (25) (Foto: TV Globo/Programa do Jô)
 
O apresentador e humorista Jô Soares, de 76 anos, recebeu alta na noite desta sexta-feira (15). Ele ficou internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, durante três semanas.

O humorista deixou o centro médico por volta das 18h40, nesta sexta-feira (15). Às 19h15 ele já havia chegado em sua casa, em Higienópolis, região central da capital.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Rede Globo, Jô tratava uma infecção pulmonar, um tipo de pneumonia. Ele passa bem.

A direção do programa afirma que a doença foi detectada ainda no princípio e o tratamento evoluiu bem. Enquanto não houver disponibilidade para novas gravações, a direção fará reprises e homenagens a serem definidas.

Nesta sexta-feira (15), amigos do apresentador informaram ao G1 que ele está em "pleno processo de recuperação". Nos últimos dias, ele fazia fisioterapia e, inclusive, já se exercitava em uma bicicleta ergométrica.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

IML deve liberar neste sábado corpos de vítimas de jato que caiu em Santos

Informação é dos governadores de São Paulo e Pernambuco.
Corpo de Eduardo Campos deve ser sepultado domingo (17), às 17h.

Do G1, em São Paulo

Os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e Pernambuco, João Lyra Neto, confirmaram, na noite desta sexta-feira (15), que o Instituto Médico-Legal (IML) de São Paulo vai concluir neste sábado (16) a identificação dos restos mortais das vítimas que estavam do jatinho que caiu em Santos, matando o candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campo. Mas o horário do final da análise ainda é incerto.

Alckmin e João Lyra se encontraram no IML, no Centro de São Paulo, na noite desta sexta. O governador de Pernambuco chegou ao complexo às 21h50. Alckmin chegou 15 minutos depois. Os dois deixaram o local por volta de 23h30.

Para o governador de São Paulo, o trabalho deve estar concluído e os corpos liberados para serem levados a seus destinos até o início da noite. “Amanhã (sábado), a duas da tarde, é possível que esteja concluído o trabalho da Polícia Técnica. Acho que no final da tarde, ou início da noite, deve estar tudo resolvido. Essa é a expectativa. Só vamos saber com mais certeza amanhã cedo. Os peritos vão passar a noite inteira fazendo a confrontação de perfil genético. Todos serão identificados”, afirmou Alckmin.

João Lyra parece mais certo que as análises terminarão mais cedo e os corpos serão liberados na tarde deste sábado. "Se confirmado para as 12h, para 1h (13h), tem previsão de embarque (dos restos de Eduardo Campos) no aeroporto de Cumbica para as 17h ou 18h”, informou o governador de Pernambuco.

Segundo João Lyra, o laudo seguirá para o IML de Santos, local do acidente, onde será feita a liberação oficial.

Avião da Força Aérea Brasileira (FAB) vai transportar os corpos: quatro, dentre eles o de Campos, irão para Recife (PE); um para Aracaju (SE) e os outros seguirão para Maringá (PR) e Governador Valadares (MG).

O velório de Campos começará assim que o corpo chegar, na noite deste sábado, ao Recife, disse Lyra. Uma missa está prevista para as 10h de domingo (17). O funeral segue até o sepultamento marcado para as 17h, no Cemitério Santo Amaro, onde está enterrado o avô de Campos, Miguel Arraes.

Anteriormente, a direção do IML de São Paulo informou na sexta que ficarão prontos neste sábado os primeiros resultados dos exames de DNA das vítimas da aeronave que caiu em Santos.

Arte acidente Campos 14.8.2014 - 13h (Foto: Arte/G1)

Os perfis genéticos de familiares de seis das sete vítimas já estão prontos. Eles foram feitos a partir de material coletado dos parentes e serão comparados com o DNA que será detectado nos restos mortais das vítimas.

O último material genético a ser analisado, o da família do piloto Geraldo Cunha, de Minas Gerais, chegou nesta sexta e já começou a ser analisado.

Após a identificação dos restos mortais, será emitido o atestado de óbito, e os corpos poderão ser liberados.

Familiares das vítimas continuam comparecendo ao IML. A mãe do fotógrafo Alexandre Severo, uma das vítimas do acidente, elogiou Severo. “Meu filho era maravilhoso. Era um homem íntegro. Gostava de fotografar, gostava da família, dos amigos”, disse Rita Regina da Silva.

Uma equipe de 34 peritos trabalha na identificação dos mortos, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Quatro peritos da Polícia Federal (PF) também apoiam os trabalhos. A realização dos exames de DNA ficará sob a responsabilidade de 10 peritos criminais do Instituto de Criminalística (IC), especialistas em genética forense.

A Aeronáutica já começou a analisar a caixa-preta do jato, assim que o equipamento chegou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), em Brasília. A caixa ficou muito danificada pelo impacto da queda e pelo fogo, mas os militares já encontraram a memória interna que registra as últimas duas horas de conversa na cabine do avião. Este tipo de caixa-preta não grava dados de voo. As peças vão ser remontadas e só aí será possível saber o quanto da gravação pode ser recuperada. O trabalho pode demorar alguns dias, segundo a aeronáutica.

Previsão de liberação
O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque, esteve no IML e afirmou que a previsão mais “otimista” para a liberação dos restos mortais de Eduardo Campos e das demais vítimas do acidente aéreo ocorrido em Santos é para este sábado.

“Os corpos estão totalmente dilacerados, infelizmente”, disse. “O prazo mais otimista seria no sábado”, completou Albuquerque.

O líder do partido disse que todas as vítimas vão ser liberadas juntas. “Nós só vamos liberar os corpos dos sete juntos em homenagem e respeito à família de todos. Ninguém sairá antes”, afirmou.

Ele integrou uma comitiva de políticos do PSB que foi até o IML na manhã desta quinta e disse não saber se há pedaços dos sete corpos no IML.

Outros políticos do PSB presentes foram Paulo Câmara, candidato ao governo de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, candidato ao Senado, e Julio Delgado, deputado estadual em Minas Gerais.

Outro político que esteve no local foi o candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Alexandre Padilha.

Arcada dentária
O dentista de Campos, Fernando Cavalcanti, também compareceu ao IML de São Paulo na madrugada de quinta levando radiografias e um molde da arcada dentária de Eduardo Campos.

Outro presente foi Francisco Sacramento, da Polícia Científica de Pernambuco, que trabalhou no acidente envolvendo o voo da Air France, em 2009.

O acidente
A Aeronáutica informou em nota que o avião decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, no litoral paulista. Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.

Moradores disseram ter visto uma bola de fogo no céu. Os destroços atingiram residências do bairro e seis vítimas do acidente que moravam na área onde caiu o avião se feriram e foram para a Santa Casa de Santos. Segundo o hospital, todos passam bem.

A bordo da aeronave estavam sete pessoas, das quais cinco passageiros (entre eles Campos) e dois tripulantes. Veja a lista dos mortos:

- Eduardo Campos, candidato à Presidência
- Alexandre da Silva, fotógrafo
- Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor
- Geraldo da Cunha, piloto
- Marcos Martins, piloto
- Pedro Valadares Neto
- Marcelo Lira

A PF abriu inquérito para investigar o motivo do acidente, e enviou seis peritos para Santos a fim de trabalhar na apuração do caso. Aeronáutica e Polícia Civil também vão investigar.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Civilidade

Civilidade

 



Somos muito generosos em oferecer por civilidade o que bem sabemos que por civilidade se não há de aceitar.





(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Jô Soares segue internado em SP

Do G1 São Paulo
Jô Soares volta a apresentar programas inéditos em março de 2014  (Foto: TV Globo/Programa do Jô)Apresentador foi internado na sexta-feira (25) (Foto: TV Globo/Programa do Jô)
 
O apresentador e humorista Jô Soares, de 76 anos, segue internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Rede Globo, Jô trata uma infecção pulmonar, um tipo de pneumonia, mas passa bem e caminha para receber alta, embora ainda sem previsão. Ele foi hospitalizado no dia 25 de julho.

De acordo com o boletim médico divulgado em 28 de julho, que permanece como informação oficial sobre o estado de saúde do apresentador, Jô está sendo tratado com antibióticos.

A direção do programa afirma que a doença foi detectada ainda no princípio e o tratamento está evoluindo bem. Enquanto não houver disponibilidade para novas gravações, a direção fará reprises e homenagens a serem definidas.

Nesta sexta-feira (15), amigos do apresentador informaram ao G1 que ele está em "pleno processo de recuperação". Na atual fase do tratamento, ele já faz fisioterapia e inclusive já se exercitou em uma bicicleta ergométrica. Há previsão de alta em breve, mas a data não foi divulgada.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Previsão é que corpos de vítimas de acidente cheguem ao Recife sábado

Do G1 PE
Prefeito Geraldo Julio (Foto: Luna Markman/G1)"Ainda não há nenhuma identificação", explicou o prefeito Geraldo Julio (Foto: Luna Markman/G1)
 
Os corpos das vítimas do acidente com o avião em que viajava o ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência Eduardo Campos podem chegar ao Recife no sábado (16), mas essa informação ainda não é oficial. "A previsão que existe hoje é que os trabalhos sejam concluídos no sábado. É uma previsão, não é uma confirmação. Só teremos confirmação de dia e de horário quando tivermos a conclusão do trabalho que está sendo feito em São Paulo. Não há nada exato sobre o dia e hora que os peritos vão terminar. A informação que eu recebi é que ainda não há nenhuma identificação", informou o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), em entrevista coletiva na frente da casa da família Campos, na noite desta quinta-feira (14).

Julio tambem comentou sobre as demais cerimônias fúnebres. "Se houver condição de transporte para o Recife no sábado, é provável que o velório comece no sábado e o enterro aconteça no domingo. Mas isso não é uma informação oficial, não estou confirmando nada. É apenas uma possibilidade", informou. Segundo o prefeito, esse detalhamento foi repassado pelo governador de Pernambuco, João Lyra Neto, após reunião com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O prefeito pediu, ainda, que a divulgação das informações seja feita com "serenidade e segurança". "Nós respeitamos muito o trabalho de vocês [jornalistas], e queremos respeito a essas famílias. Nesse momento, toda nossa energia e atenção estão voltadas para elas. Perdemos um grande líder, em ascensão, e perdemos também um grande amigo, e muitos amigos que estavam lá dentro. Vocês os conhecem, são pessoas muito próximas de nós e muito queridas, é uma situação que causa muita dor. Repito: a família agradece as mensagens de solidariedade que têm chegado do Brasil inteiro, de fora do Brasil, agradece as orações. A questão política será definida no tempo certo e adequado, e honrará e respeitará a trajetória política e pessoal desse grande lider que perdemos de maneira tão abrupta", encerrou.

 
EDUARDO CAMPOS
Candidato à Presidência morre aos 49
 
De acordo com informação repassada pelo secretário de Imprensa de Pernambuco, Ivan Maurício, existe um procedimento necessário para levar os restos mortais do IML ao aeroporto, que pode durar entre três e cinco horas. Somente após esse procedimento é que o traslado em si será realizado. A viagem de São Paulo a Pernambuco dura três horas, em média.

O cerimonial do Palácio do Campo das Princesas trabalha com a expectativa de que os corpos cheguem ao Recife entre o fim da tarde e o início da noite do sábado. Além do velório, está programada uma missa campal de corpo presente, que será realizada na Praça da República, em frente ao Palácio.

O que a família ainda não decidiu é se o velório será mais curto, para que o enterro no Cemitério de Santo Amaro aconteça na tarde de domingo, ou se a cerimônia terá as 24 horas inicialmente previstas, com o sepultamento acontecendo somente na segunda-feira.

Missa na casa da família Campos
Uma missa em homenagem a Eduardo Campos reuniu, na tarde desta quinta-feira (14), 150 amigos, familiares e políticos na casa do candidato à Presidência, no Recife.

A mãe do político, Ana Arraes, estava na primeira fileira da missa. Conforme o padre, ela estava "saudosa" e participou da cerimônia. O tio dele, o cineasta Guel Arraes, também assistiu à celebração.

Eduardo Campos morreu num acidente de avião na quarta-feira (13), em Santos, litoral de São Paulo. A perícia concluiu nesta quinta (14) o recolhimento dos restos mortais das sete vítimas do acidente. Parte do material já está sob análise no Instituto Médico Legal de São Paulo. O material genético de parentes está sendo usado como comparativo no trabalho de identificação que está em andamento.

O acidente
As outras vítimas do acidente foram os também fotógrafos pernambucanos Alexandre Severo e Marcelo Lyra; o  jornalista e assessor de imprensa Carlos Percol, Pedro Almeida Valadares Neto, assessor de campanha e ex-deputado federal; e os pilotos Geraldo Magela Barbosa da Cunha e Marcos Martins.

O acidente que matou Eduardo Campos aconteceu em Santos, SP, na manhã da quarta (13), e matou sete pessoas, sendo dois tripulantes e cinco passageiros. O jato particular caiu sobre um bairro residencial e matou as sete pessoas que estavam a bordo. Chovia no momento da queda. A Aeronáutica vai apurar as causas da queda do avião. Em paralelo, a Polícia Civil também irá investigar o caso para buscar possíveis responsáveis.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Como fica a campanha do PSB após a morte de Eduardo Campos

Do G1, em Brasília
Leia abaixo perguntas e respostas sobre o que os partidos da coligação de Eduardo Campos têm de fazer para substituir o presidenciável, que morreu em um acidente aéreo.

Qual é o prazo que o PSB tem para decidir se substitui Eduardo Campos?
De acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido deve pedir o registro do novo candidato "até dez dias contados do fato" que motivou a substituição (no caso, a morte de Campos). O candidato do PSB morreu em 13 de agosto – portanto, o partido tem prazo para decidir até 23 de agosto. Depois disso, o Tribunal Superior Eleitoral tem até o dia das eleições (5 de outubro) para aprovar o pedido de mudança.

 
EDUARDO CAMPOS
Candidato à Presidência morre aos 49
 
O partido precisa reunir os filiados em uma nova convenção, como fez para aprovar a chapa Eduardo Campos - Marina Silva?
Não, segundo informou o ministro Henrique Neves, do TSE. "Basta uma reunião entre os órgãos de direção dos partidos que poderão deliberar pela escolha ou não de um candidato ou candidata”, explicou o ministro.

Como deve ser feita a escolha do candidato?
O TSE informa que, se o candidato pertencer a uma coligação, a escolha deve ser feita por decisão da maioria absoluta das comissões executivas dos partidos que integram a coligação. A coligação da chapa Eduardo Campos-Marina Silva ("Unidos pelo Brasil") é formada por seis partidos (PSB, PPS, PPL, PHS, PRP e PSL). Se o substituto pertencer a outro partido da coligação, o partido do candidato que morreu tem de renunciar ao "direito de preferência".

Quem pode assumir a vaga?
Qualquer filiado aos partidos da coligação.

O partido de Marina Silva, a Rede Sustentabilidade, pode indicar um candidato?
A Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva, ainda não tem registro na Justiça Eleitoral. Por isso, para disputar a eleição, integrantes da Rede se filiaram temporariamente ao PSB, pelo qual podem concorrer. Depois da eleição, a Rede deverá retomar o processo para conseguir o registro oficial do partido na Justiça Eleitoral.

O candidato a vice pode mudar?
Pode. Para isso, Marina Silva tem de renunciar à condição de vice, e a coligação terá de registrar no prazo de dez dias a chapa com novos candidatos a presidente e a vice.

E se o PSB e a coligação decidirem não lançar candidato no lugar de Campos?
Nesse caso, os partidos e seus membros podem apoiar informalmente outro(s) candidato(s), mas os filiados não podem aparecer na televisão ou falar no rádio na propaganda eleitoral. Os 2 minutos e 3 segundos da coligação "Unidos pelo Brasil" seriam redistribuídos entre os outros 10 candidatos, sendo a maior parte de forma proporcional à bancada de cada partido e uma parte menor de forma igualitária.

Sem um candidato a presidente, a coligação perde o direito à propaganda no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV?
De acordo com a assessoria do Tribunal Superior Eleitoral, não há previsão legal em relação a isso. A propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio começa no próximo dia 19.

O PSB já discutiu as possibilidades de substituição de Campos?
Segundo os dirigentes do partido, isso só será objeto de discussão depois do enterro de Eduardo Campos, mas informalmente já houve conversas. A principal hipótese é a substituição de Campos pela candidata a vice, a ex-senadora Marina Silva. O irmão de Eduardo Campos, o advogado Antonio Campos, divulgou uma carta na qual defende que Marina seja a candidata. "Essa seria a vontade de Eduardo", disse.

O horário de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, previsto para se iniciar na próxima terça (19), pode vir a ser adiado em razão da morte de Eduardo Campos?
O candidato a presidente pelo PV, Eduardo Jorge, fez esse pedido ao TSE. Mas, de acordo com o presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli, isso só será considerado se houver consenso entre os partidos de todos os candidatos à Presidência.









FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Você recebe o que dá

Você recebe o que dá

 

 

Dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada, sacudida e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também.


 Bíblia - Lucas 6, 38

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Renan Filho tem 42% e Biu, 23%, indica pesquisa do Ibope em AL

Do G1 AL

A pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (14) aponta o candidato Renan Filho (PMDB) com 42% das intenções de voto e o candidato Benedito de Lira (PP), com 23%, na disputa pelo governo do estado neste ano. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas.

Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:

Renan Filho (PMDB) - 42% das intenções de voto
Benedito de Lira (PP) - 23%
Júlio Cezar (PSDB) - 2%
Mário Agra (PSOL) - 2%
Coronel Goulart (PEN) - 1%
Golbery Lessa (PCB) - 1%
Joathas Albuquerque (PTC) - 1%
Luciano Balbino (PTN) - 1%
Brancos e nulos - 16%
Não sabe ou não respondeu – 11%

O Ibope fez a pesquisa entre os dias 10 e 12 de agosto e ouviu 812 eleitores em 39 municípios. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número AL-00006/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob número BR-00368/2014.

Rejeição
A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Renan Filho tem a maior rejeição e Joathas Albuquerque, a menor:

Renan Filho (PMDB) - 21% das intenções de voto
Benedito de Lira (PP) - 18%
Coronel Goulart (PEN) - 12%
Júlio Cezar (PSDB) - 11%
Golbery Lessa (PCB) - 9%
Luciano Balbino (PTN) - 9%
Mário Agra (PSOL) - 9%
Joathas Albuquerque (PTC) - 8%
Poderia votar em todos - 20%
Não sabe ou não respondeu – 11%

Avaliação do governador
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação ao governo Teotonio Vilela Filho (PSDB). Segundo o Ibope, 30% disseram que ele é "ótimo ou bom". Outros 27% afirmaram que ele é regular. Os que dizem que ele é “ruim ou péssimo” somam 36%. A pesquisa aponta ainda que quase metade dos eleitores entrevistados, 49%, desaprovam a maneira como o governador de Alagoas vem administrando o estado. Enquanto que 41% dizem aprovar esta administração.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO