sábado, 13 de agosto de 2016

Aluna Natally Beatriz, do 5º ano, vence a disputa do poema mais bonito e produzido da Escola Miguel Matias, em Campo Alegre - AL










Natally Beatriz, nasceu em Campo Alegre, tem 10 anos, é filha de Maria Cicera Messias Silva e de Marcelo Marinho da Silva, é irmã de Bruhna Victória Messias Silva. Está cursando o 5º Ano "C" Matutino (turma dos professores Francisco e Alexandre), da Educação Básica, da Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, centro de Campo Alegre - AL. Foi escolhida no concurso da escolha do melhor poema produzido, em homenagem à Campo Alegre, a cidade Carinho do estado de Alagoas. Demais alunos dos 5ºs anos participaram também da competição, na Quadra de Esportes da referida escola, neste mês de agosto. E a vencedora foi a estudante dedicada, Natally Beatriz. Seu poema concorrerá com outras escolas do município.

Natally Beatriz, é uma aluna estudiosa, inteligente, meiga, simpática e educada; dedicada aos estudos.

***O Blog do Renilton Silva, na pessoa de Renilton Silva, parabeniza Natally Beatriz pela dedicação à leitura e pela criatividade do poema! PARABÉNS!!! Continue sempre alcançando vitórias, Natally!

Natally, é tímida e tem mandado sua amiga, Alice Rayane, também da mesma turma fazer a leitura de seu poema em público.

O Poema: Minha Cidade Iluminada


Tema: Minha Cidade Iluminada


Na condição de mosquito
Campo Alegre foi chamada
Cidade carinho és bela
É por todos muito amada.

Sou feliz por morar aqui
Nesta Cidade amada Mil
Pra quem Nunca foi Campo-alegrense
É a mais linda do Brasil.

Oh! Cidade querida
Amada por todos nós
A tua fama é conhecida
Gritada em alta voz.

No dia oito de junho
Data da nossa história
Por um povo acolhedor
É festejada com glória.


Autora: Natally Beatriz M. Silva
Narradora: Alice Rayane.









BLOG DO RENILTON SILVA



Fidel Castro completa 90 anos

Regime cubano celebra o aniversário do ex-mandatário.

Figura onipresente na ilha, ele hoje vive praticamente inacessível.


Fidel Castro em 1961, 2000 e 2016 (Foto: Associated Press')
Fidel Castro em 1961, 2000 e 2016 (Foto: Associated Press')


O revolucionário e ex-presidente cubano Fidel Castro completa 90 anos de idade neste sábado (13), marco que está sendo amplamente celebrado pelo regime, apesar de o próprio Fidel, ao longo de sua trajetória, já ter dito ser contra o culto à sua imagem -- uma de suas primeiras proibições após o triunfo da revolução foi determinar que não haveria estátuas suas, nem ruas com seu nome.
Não há um evento oficial de aniversário previsto, mas, desde o início do ano, o governo cubano tem organizado homenagens que vão de exposições fotográficas a documentários. Também foram publicados livros de seus discursos, foram feitos shows e foi lançado um vídeo musical, como informa reportagem do jornal americano "Nuevo Herald”.
A revista cubana “Bohemia” vai dedicar uma edição inteira a Fidel e o site Cubadebate criou uma página para relembrar seu trabalho. O programa da TV cubana Mesa Redonda dedicou uma de suas recentes edições a uma conversa sobre a "lendária capacidade de Fidel de prever o futuro". Além disso, adesivos com o slogan oficial das celebrações, "Fidel, 90 y más "(Fidel, 90 e mais) estão por toda parte.
Revista 'Bohemia' deseja 'Felicidades' a Fidel em edição extraordinária (Foto: Reprodução/Revista 'Bohemia')
Revista 'Bohemia' deseja 'Felicidades' a Fidel em
edição extraordinária (Foto: Reprodução/
Revista 'Bohemia')

















O aniversário serviu até para que uma universidade da província de Santa Clara anunciasse, em 17 de julho, o lançamento de um aplicativo com o mesmo lema com dados biográficos, frases e anedotas, apesar do acesso limitado à internet na ilha.
A campanha para transformar seu aniversário em 13 de agosto em algo especial ganhou mais impulso depois que Castro fez o que foi interpretado como um discurso de despedida, em abril, no VII Congresso do Partido Comunista de Cuba.
“Logo devo fazer 90 anos, nunca me ocorreu tal ideia e não foi fruto de esforço, mas um capricho da sorte. Logo serei como todos. Para todos chega a vez... Talvez seja uma das últimas vezes que fale nesta sala”, disse Castro, com voz entrecortada.
Aposentado há 10 anos, Fidel Castro é praticamente inacessível. Só recebe visitas esporádicas de personalidades em sua casa em Havana -- que poucos conseguem localizar -- e ainda mais escassas são suas aparições públicas ou fotos tiradas recentemente.
Uma presença discreta que contrasta com as cinco décadas em que esteve à frente da ilha, exercendo uma liderança onipresente antes de ficar doente e ceder o poder a seu irmão Raúl. Gerações de cubanos cresceram com a imagem e presença próxima de Fidel, o mesmo que pregou sua rejeição ao "culto à personalidade".
"Sou hostil com tudo o que possa parecer um culto a pessoas (...) e não há uma só escola, fábrica, hospital ou edifício que leve meu nome. Não há estátuas, nem praticamente retratos meus", disse Castro ao jornalista francês Ignacio Ramonet em um livro de conversas publicado em 2006. Mas o líder da revolução não pôde evitar que sua imagem lhe escapasse das mãos.
O revolucionário tinha 32 anos quando entrou triunfante em Havana. Era 1959, usava barba e uniforme e vinha da derrota de um exército de 80 mil homens contra uma guerrilha que em seu pior momento contou com 12 homens e sete fuzis. Sem passado militar, Castro expulsou do poder o general e ditador Fulgêncio Batista, na luta que começou com o fracasso da tomada do quartel Moncada, em 1953.
O líder cubano Fidel Castro em Havana, em 1960, quase um ano depois da revolução. (Foto: Tad Szulc/The New York Times)O líder cubano Fidel Castro em Havana, em 1960, quase um ano depois da revolução. (Foto: Tad Szulc/The New York Times)
Castro aplicou uma "doutrina militar própria" e conseguiu "transformar uma guerrilha em um poder paralelo, formado por guerrilheiros, organizações clandestinas e populares", disse à agência AFP Alí Rodríguez, ex-guerrilheiro e atual embaixador venezuelano em Cuba.
O líder cubano derrotou conspirações apoiadas pelos EUA e enviou 386 mil cubanos para lutar em Angola, Etiópia, Congo, Argélia e Síria. Ao longo de 40 anos (1958-2000) escapou de 634 tentativas de assassinato, escreveu Fabián Escalante, ex-chefe de inteligência cubano, segundo o veículo de informação alternativa Cubadebate.
A Ignacio Ramonet, Castro confessou que quase sempre carregava uma pistola Browning de 15 tiros. "Oxalá todos morrêssemos de morte natural, não queremos que se adiante nem um segundo a hora da morte", declarou em 1991.









Repressão
"É o homem dos 'E's: ególatra, egoísta e egocêntrico". Assim o ex-líder é definido pela dissidente Martha Beatriz Roque, de 71 anos. Quem se opôs, acrescenta, enfrentou uma tripla resposta: "a prisão, os espancamentos e os protestos de repúdio". Como mandatário, desafiou dez presidentes dos Estados Unidos e governou com mão de ferro.

Em 1959, condenou a 20 anos de prisão o comandante de Sierra Maestra, Huber Matos, por insurreição. Na "primavera negra" de 2003 mandou prender 75 dissidentes, incluindo Martha Beatriz Roque, e nesse mesmo ano foram fuzilados três cubanos que roubaram uma lancha para fugir dos Estados Unidos.
Castro sempre negou os pedidos internacionais para uma abertura política e considerou os opositores "mercenários". "Vou lembrar dele como um ditador", diz Roque.
O presidente do Uruguai, José Mujica, e o líder cubano Fidel Castro se encontraram no dia 29 de janeiro em Havana (Foto: AFP PHOTO/Granma)O então presidente do Uruguai, José Mujica, e Fidel Castro se encontram em Havana em 2014 (Foto: AFP PHOTO/Granma)
Em um país onde o cristianismo se mistura aos cultos africanos, os cubanos atribuíram a Castro a proteção do orixá Obatalá, o deus pai, o mais poderoso. Viam-no como um homem inabalável, que tinha solução para tudo, era considerado quase imortal até adoecer em 2006. Apesar da gravidade, sobreviveu.
A figura paternal do "comandante", tão respeitada como temida, é onipresente. Castro visto tanto no meio de um furacão, quanto ensinando a preparar uma pizza.
Nem sempre Castro venceu. Após um esforço titânico, não conseguiu, como tinha proposto, produzir 10 milhões de toneladas de açúcar em 1970. Mas conseguiu que Cuba derrotasse o analfabetismo em apenas um ano.
Também se propôs a fazer de Cuba uma "potência médica", quando tinha somente 3.000 médicos no país. Hoje tem cerca de 88.000 especialistas, um para cada 640 habitantes. Na ilha, proliferaram os "planos Fidel", experimentos sem sucesso para criar búfalos, gansos ou transformar Cuba em produtora de queijos de qualidade, quando ainda tinha um déficit de vacas.
Também não conseguiu que os Estados Unidos devolvessem o território de Guantánamo, cedido há um século, mas conseguiu trazer de volta o menino Elián González, levado clandestinamente em uma embarcação por sua mãe, que morreu na tentativa de chegar a Miami e cuja custódia provocou uma queda de braço entre Havana e Washington.









Castro completa 90 anos em um país que implementa uma abertura modesta para a iniciativa privada, tenta adotar políticas de descentralização e busca aproximação com seu arquiinimigo de décadas, os Estados Unidos. Embora muitos aspectos econômicos e sociais não tenham mudado, a Cuba de hoje é muito diferente daquele que ele liderou durante 47 anos.
Ao longo da última década, centenas de milhares de cubanos se tornaram pequenos empreendedores, abandonaram seus postos de trabalho estatais, e ompraram ou venderam casas, veículos e empresas, algo que Fidel Castro sempre viu, de sua perspectiva estatizante, com desagrado, embora tivesse tido que fazer pequenas concessões aperturistas nos anos 90.
"Vivemos em uma época globalizada, que nos permite saber de tudo. Há muito mais informação do que 50 anos atrás", disse à agência Associated Press Ernesto Gonzalez, diretor de relações públicas de um grupo de dança. "O jovem cubano não quer que as coisas cheguem para ele, mas vai atrás delas", disse o rapaz, para quem Fidel Castro é uma "inspiração", com todos os seus "defeitos e virtudes".
"Extrapolando o que ele (Castro) fez antes (o triunfo da revolução em) de 1959, agora cabe a nós fazê-lo em 2016: nos fortalecer, para encontrar nossos caminhos para o desenvolvimento deste país", disse Gonzalez, que tinha apenas 15 anos quando Castro deixou o poder nas mãos de seu irmão Raúl.
*Com informações da AP e AFP
Fidel Castro manda beijo para o público ao discursar nesta terça-feira (28) em Havana. (Foto: AP)Fidel Castro manda beijo para o público ao discursar em Havana em 2010 (Foto: AP)
Trajetória de Fidel Castro (Foto: G1)






















































































































































FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Dois anos após morte de Campos, PSB busca alternativa para 2018

Acidente que vitimou ex-governador completa dois anos neste sábado (13).

Para integrantes da cúpula, partido precisa encontrar liderança nacional.


Em 2010, o então governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos, fala à imprensa após encontro com a presidenta eleita, Dilma Rousseff, no CCBB (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil)
Desde a morte de Eduardo Campo, em 2014, o PSB não teve mais um líder nacional (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil)
Passados dois anos da morte traumática do ex-governador Eduardo Campos, o PSB ainda busca um sucessor político para seu ex-líder nacional, que era tido como esperança de o partido chegar à Presidência da República.
Sem um nome de consenso, integrantes da cúpula da legenda ouvidos pelo G1 divergem sobre a possibilidade de ter um candidato próprio na corrida pelo Palácio do Planalto em 2018.
Enquanto uma ala de dirigentes defende a candidatura própria, outra diz que ainda é "cedo" para pensar no assunto. Atualmente, o PSB – antigo e histórico aliado do PT – integra a base de apoio do governo Michel Temer, inclusive, comandando o Ministério de Minas e Energia, com o deputado licenciado Fernando Bezerra Coelho Filho (PE).
De 2003 a 2013, o PSB integrou a base aliada dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. No entanto, um ano antes da eleição de 2014, o então presidente do partido, Eduardo Campos, decidiu romper com o PT para se lançar na corrida presidencial.


Campos morreu em 13 de agosto de 2014, em meio à campanha presidencial daquele ano. Ele era um dos passageiros de um jato que caiu no litoral paulista após uma viagem do Rio de Janeiro para Santos (SP).

À época, a morte do jovem líder do PSB, que tinha apenas 49 anos, gerou comoção no país, deixando familiares, amigos e colegas de partido atônitos. Em meio ao trauma político, a ex-senadora Marina Silva – que era a candidata a vice de Eduardo Campos – assumiu a candidatura presidencial do PSB. Ela, entretanto, não conseguiu chegar ao segundo turno, tendo terminado a disputa eleitoral na terceira colocação, atrás de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).


Indagado pelo G1 sobre o cenário eleitoral de 2018, o senador Fernando Bezerra Coelho (PE), vice-presidente de Relações Parlamentares do PSB, defendeu que o partido "tem que ter" uma candidatura própria ao Palácio do Planalto em razão da "projeção nacional" que alcançou em 2014.

"O PSB chega em 2016 com o maior número de candidatos a prefeito de sua história, ou seja, tem todas as condições de defender um projeto próprio em 2018. A nossa candidatura em 2014 foi um momento especial do partido e fez com que o PSB conseguisse ampliar sua representação social e política no Congresso Nacional e, portanto, hoje a nossa principal aspiração é a candidatura própria em 2018", avaliou o senador ao G1.


Por outro lado, o atual presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, pondera que, na opinião dele, ainda é "cedo" para falar sobre a disputa presidencial de 2018 porque seria "questão de futurologia".



"O PSB falar agora sobre a eleição de 2018 é uma perda de tempo, porque não sabemos como será o cenário daqui para frente. Precisamos saber como vão ser, primeiro, as eleições [municipais] de outubro, até porque estamos assistindo ao desmoronamento do atual sistema político. Não podemos ficar falando sobre o que vai acontecer daqui a dois anos. Seria como a gente se comportar como um vidente", argumentou.

O PSB falar agora sobre a eleição de 2018 é uma perda de tempo"
Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB
Na mesma linha de Carlos Siqueira, o secretário especial do PSB, deputado Júlio Delgado (MG), disse ao G1 que seria "prematuro" falar em candidatura própria à Presidência em 2018 porque, segundo ele, o "dinamismo da política" faz com que "muita coisa" mude ao longo do tempo.


"Eu acho prematuro analisar agora um cenário para 2018. Mesmo a eleição estando próxima, quem pensa em planejamento eleitoral sabe que o dinamismo político faz com que as coisas mudem muito em dois anos", enfatizou.



"E há, sim, na minha avaliação, o reconhecimento no PSB de que, com a morte do Eduardo, o partido perdeu a figura de uma liderança nacional. Hoje não temos um líder nacional e temos de reconhecer isso, não temos uma pessoa capaz de unir o partido em todo o país", completou.

Não há como não ter uma candidatura própria em 2018"
João Capiberibe, vice-presidente de Relações Interpartidárias do PSB
Mais próximo à ala que defende uma candidatura própria em 2018, o senador João Capiberibe (AP), vice-presidente de Relações Interpartidárias do PSB, avalia que, em razão do número de parlamentares que possui atualmente na Câmara e no Senado, "chegou a hora" de a legenda ter um nome na corrida pela Presidência.


"O PSB está no momento certo para ter seu candidato. Hoje, estamos com uma projeção nacional que nos permite ampliar a nossa participação no cenário político. Então, não há como não ter uma candidatura própria em 2018. Se não tivermos, vamos virar o PMDB, que só ganha a Presidência no tapetão. Nós, não. Queremos ganhar a Presidência da República com candidato próprio, disputando a eleição no voto", declarou Capiberibe ao G1.


João Campos tomou posse como novo chefe de Gabinete do estado (Foto: Malu Veiga / G1)João Campos tomou posse como novo chefe de Gabinete do estado (Foto: Malu Veiga / G1)
João Campos
No horizonte de alternativas do PSB para unificar o partido surge o nome de João Campos, filho homem mais velho de Eduardo Campos, que é considerado o herdeiro político do pai.

Com pouco mais de 20 anos, João passou a seguir neste ano a carreira política do pai e do bisavô Miguel Arraes, fundador do PSB que também foi governador de Pernambuco. João foi nomeado chefe de gabinete do governador pernambucano Paulo Câmara (PSB).


Parte dos integrantes da cúpula do PSB defendem que João Campos deve começar a disputar eleições a partir de 2018. Há dúvidas, entretanto, em torno do cargo que o herdeiro de Eduardo Campos deve concorrer nas urnas.

Questionado sobre se João tem condições de ser a nova liderança nacional do PSB, o presidente da sigla, Carlos Siqueira, é irônico: "Nunca se sabe essas coisas."


"A carreira política de uma pessoa depende do protagonismo que ela adota no dia a dia, não depende da vontade dos dirigentes do partido. A verdade é que temos um partido com muitas lideranças estaduais e ele [João], certamente, será uma dessas pessoas, mas, mesmo com um futuro provavelmente promissor, não se pode dizer hoje o [nível de] protagonismo nacional que ele terá", complementou o presidente do PSB.



Na avaliação de Julio Delgado, o filho de Eduardo Campos está "muito bem preparado" para a carreira política, mas não se pode dizer que ele "será o mesmo fenômeno que foi o pai".

"Primeiro, ele [João Campos] precisa se consolidar como uma liderança regional, como Eduardo fez, para, depois, pensar em como ele terá um desempenho em nível nacional no PSB", observou o parlamentar mineiro.


Pai do atual ministro de Minas e Energia, o senador Fernando Bezerra Coelho, por sua vez, diz que João Campos é "muito jeitoso" como político, mas "está começando agora" e, mesmo possível candidato em 2018 a algum cargo eletivo, "não se pode colocar agora sobre os ombros dele a responsabilidade de comandar o PSB em nível nacional".



"Eu acho o João Campos um jovem muito talentoso, mas falar sobre como será a carreira política dele é um exercício de futurologia, e sobre isso eu não posso falar. Ele é talentoso, jovem, tem um futuro enorme pela frente, mas ainda precisa percorrer caminhos naturais da vida política a atravessar barreiras que possam projetá-lo a um nível nacional no PSB", ponderou ao G1 o senador João Capiberibe.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Caminhe com boas perspectivas

Caminhe com boas perspectivas



Mais um dia chegou, anime-se e vá à realização de seus sonhos

Controle seus passos na certeza de que tudo dará certo em sua vida

Ande, mas saiba por onde anda; só assim você poderá ter noções das coisas favoráveis ao seu lado

Caminhe com bons pensamentos, bons comportamentos e com boas perspectivas






(AUTOR RENILTON SILVA)

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

SEMED realiza caminhada em homenagem ao mês das pessoas com deficiência (Agosto Verde)








A Secretaria Municipal de Educação do Município de Campo Alegre - AL, juntamente com a Coordenação de Educação Especial e Inclusiva, realizou uma grande caminhada, pelas principais ruas da cidade, na tarde desta sexta-feira, 12 de agosto, em homenagem ao mês das pessoas com deficiência, Agosto Verde”, simbolizando a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceitos, com a finalidade de promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais. O desfile contou com a participação especial da Filarmônica Emeriato Pereira Lima.

É a XX Semana da Pessoa com Deficiência, com muitas apresentações e tarefas, dando ênfase ao objetivo de incluir as pessoas com necessidades especiais e sensibilizar a sociedade para esta causa. A programação do mês teve início no último dia, 02 de agosto.

Diversas ações estão acontecendo na cidade, nesse agosto verde.

Nos encontros, um grande público de vários prosseguimentos, profissionais da educação, da saúde, assistência social, Adefical - Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre; demais pessoas e instituições, participam desse momento ímpar. 

Neste mês foram realizadas palestras, com o tema Inclusão x Direito, Lei Brasileira de Inclusão – IBI, com a especialista em educação especial, profª Joelina Cerqueira; a Surdez e a Surdocegueira sob a perspectiva da inclusão escolar, com o especialista em educação, o professor e mestre Nágib José Mendes Santos.

Mesmo sendo um assunto amplamente discutido, existe ainda certa confusão sobre o conceito de justiça social. como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.

É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. já nascemos com essas características e não podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las.

A Inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade.
De acordo com dados coletados nas escolas, aproximadamente 150 pessoas com deficiência frequentam a rede de ensino do Município de Campo Alegre - AL. Sabendo disso, o município procura cada vez mais investir no bem estar dessas pessoas. É notório que a pessoa com deficiência tem um extraordinário potencial, e precisamos nos preparar para oferecer oportunidades iguais para todos os nossos cidadãos, e para lidar cada vez mais com a diversidade. Por isso estamos engajados em mudanças na nossa sociedade, em relação às pessoas com deficiência, mas também na oferta de ações de políticas de instrumentos para reduzir os obstáculos que excluem ou limitam o convívio dos cidadãos com deficiência.
Com o decreto da Lei Estadual 5.805 de 31 de janeiro de 1996, que institui a semana estadual da pessoa com deficiência a ter lugar anualmente de 21 a 28 de agosto, mas sim, todo o mês de agosto sendo estabelecido pelo Conselho Estadual de "Agosto Verde".

Lembramos que a programação do Agosto Verde continua:


Dia 17/08 - Exposição para divulgar os trabalhos dos nossos alunos com deficiência;
14h – Abertura dos trabalhos com os contadores de história, na Praça Central deste município;

Dia 26/08 - 14h30 – Passeio de trenzinho (da esperança) com as crianças com deficiência pelas ruas da cidade;

Dia 31/08 - 9h – Sessão Cinema no CMAEE - 
Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado.
- 14h - Sessão Cinema no CMAEE.





Estado de Alagoas
Prefeitura de Campo Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Coordenação de Educação Especial e Inclusiva