sábado, 20 de abril de 2013

Paciente salva vida de motorista de ambulância na França

Francês tomou o volante ao perceber ataque cardíaco em motorista.
'Disse para ele confiar em mim e que tudo daria certo', disse Christian.

Da BBC

Um paciente francês que estava sendo transportado por uma ambulância salvou a vida do motorista que sofreu um ataque cardíaco durante o trajeto.

Francês Christian Nayet tomou o volante ao perceber ataque cardíaco em motorista (Foto: BBC)Francês Christian Nayet tomou o volante ao perceber ataque cardíaco em motorista (Foto: BBC)
 
O doente pegou o volante e levou rapidamente o motorista da ambulância ao hospital mais próximo, onde foi operado, revelou a imprensa francesa.

Christian Nayet, 60 anos, sofre de um câncer no estômago em fase bastante avançada e precisa tomar morfina várias vezes ao dia.

Ele estava sendo levado em uma ambulância para fazer um exame em um hospital em Lille, no norte da França, quando percebeu que o motorista, Jean-François Pina, não se sentia bem.

"Após uma hora de trajeto na estrada, vi que o motorista estava agitado. Ele disse que estava com formigamento nos dedos e perguntei se estava subindo para o braço. Pensei imediatamente em uma crise cardíaca", contou Nayet ao jornal La Voix du Nord.

"Falei para ele parar imediatamente a ambulância", disse Nayet à imprensa francesa.

O paciente levava os remédios que usa para o tratamento do câncer e deu ao motorista da ambulância dois medicamentos, um anticoagulante e outro para estabilizar o ritmo cardíaco.

"Vi que não havia tempo para chamar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência), poderia demorar e seria tarde demais", contou Nayet, que não hesitou em pedir a chave da ambulância para o motorista.

"Disse para ele confiar em mim e que tudo daria certo. Falei que iria dirigir em alta velocidade", afirmou Nayet.


Sem sirene
O fato de estar em uma ambulância facilitou o transporte rápido. Nayet contou que tentou ligar a sirene, mas não achou o botão e acabou acendendo os faróis do veículo.

Nayet conseguiu chegar em poucos minutos ao hospital mais próximo, na cidade de Lens.

"Ele entrou com a ambulância no hospital como teria feito qualquer motorista acostumado com situações de emergência", afirmou Frédéric Allienne, do serviço de emergências do hospital de Lens, à um canal de TV francês.

"Nayet nos deu as informações sobre o estado do motorista da ambulância e teve bons reflexos em relação à situação, o que nos permitiu encaminhar rapidamente o paciente para a unidade de cardiologia", disse Allienne, que afirmou ter ficado 'admirado' com a capacidade de reação de uma pessoa debilitada pelo câncer.

Pina, o motorista, foi imediatamente operado. Segundo os médicos, se ele tivesse chegado ao hospital apenas cinco minutos depois muito provavelmente teria falecido.

Os médicos do hospital de Lens ficaram espantados com o fato de Nayet ter conseguido dirigir rapidamente, apesar do seu estado de saúde.

Ao chegar ao hospital de Lens, ele precisou tomar morfina para aliviar as dores causadas pelo câncer. Nayet conseguiu uma outra ambulância para levá-lo ao hospital de Lille, onde fez o exame três horas depois.

Chamado de "herói" pela imprensa francesa, Nayet afirmou que apenas fez "um gesto humano, sem pensar, não um ato de coragem' e disse ainda que 'qualquer pessoa teria feito o que ele fez".

"Foi o bom momento, o bom lugar e a boa pessoa, com um final feliz", disse o motorista da ambulância, casado e pai de um filho, que telefonou depois para Nayet para lhe agradecer por ter salvo sua vida.

Os dois homens marcaram de se encontrar na próxima semana.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Ministério da Saúde faz 'Dia D' de vacinação contra gripe neste sábado

 

65 mil postos de saúde no Brasil estarão abertos das 8h às 17h.
Público alvo da campanha inclui idosos, gestantes e profissionais de saúde.

Do G1, em Brasília

O Ministério da Saúde faz neste sábado (20) ação de mobilização para vacinar a população contra a gripe em todo o país.

No chamado "Dia D de Mobilização", 65 mil postos de saúde no Brasil estarão abertos das 8h às 17h para atender o público alvo da campanha: idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, povos indígenas, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade e doentes crônicos.

A campanha continua até o dia 26 de abril em todos os estados. Neste sábado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa da ação de mobilização em São Paulo e em Porto Alegre.

No estado de São Paulo, cerca de 7 mil postos estarão abertos para a vacinação das 8h às 17h. No Rio de Janeiro, 1.500 postos de saúde em todos os municípios do estado fazem a vacinação.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
 

Terremoto deixa pelo menos 156 mortos e milhares de feridos na China

Tremor de magnitude 6,6 ocorreu na província de Sichuan.
ais de 2 mil militares foram enviados para reforçar os socorristas.

Da France Presse

Um terremoto de magnitude 6,6 que atingiu na manhã deste sábado o sudoeste da China deixou pelo menos 156 mortos e mais de 5,5 mil feridos, segundo as autoridades locais, que enviaram à região milhares de soldados para ajudar nas operações de resgate.

Criança é resgatada após terremoto na província de Sichuan (Foto: AFP)Criança é resgatada após terremoto na província de Sichuan (Foto: AFP)
 
O tremor ocorreu ao pé do planalto tibetano, na província de Sichuan, uma região com forte atividade sísmica que já foi devastada em 2008 por um potente terremoto.

O terremoto durou cerca de 30 segundos. Seu epicentro se situou perto da cidade de Ya´an e surpreendeu a população pouco depois das 8h locais.

As primeiras fotos da catástrofe mostravam edifícios destruídos e muitos escombros nas ruas.
Imagens aéreas apresentavam zonas rurais onde as casas pareciam ter desmoronado, e outras, mais povoadas, onde os danos eram menores.

As construções das zonas rurais chinesas costumam ter materiais de qualidade duvidosa e as normas antissísmicas quase não são respeitadas.

Mais de 2 mil militares foram enviados para reforçar os socorristas que trabalhavam no local, indicou a agência oficial Xinhua.

Forte tremor deslocou e jogou uma imensa rocha numa estrada do condado de Lushan, província de Sichuan. (Foto: Hai Mingwei / Xinhua / Via AP Photo)Forte tremor deslocou e jogou uma imensa rocha numa estrada do condado de Lushan, província de Sichuan. (Foto: Hai Mingwei / Xinhua / Via AP Photo)
 
O novo presidente chinês, Xi Jinping, pediu que as vítimas sejam ajudadas, enquanto o primeiro-ministro Li Keqiang visitou a região afetada, assim como seu antecessor Wen Jiabao costumava fazer em caso de catástrofes, o que o tornou muito popular. "As primeiras 24 horas são cruciais para salvar vidas", disse o primeiro-ministro.

Primeiro-ministro Li Keqiang (centro) visitou a região afetada (Foto: AP)Primeiro-ministro Li Keqiang (centro) visitou a região afetada (Foto: AP)
 
O presidente russo, Vladimir Putin, enviou um telegrama de pêsames ao seu colega chinês e afirmou que a Rússia está preparada para dar toda a ajuda necessária à China, anunciou o Kremlin.

A província de Sichuan, uma das mais povoadas da China, com 80 milhões de habitantes, foi devastada por um tremor em 2008 que deixou cerca de 87 mil mortos e desaparecidos.

província de Sichuan (Foto: Arte/G1)

A agência de notícias oficial indicou que o terremoto de sábado alcançou uma magnitude de 7, enquanto o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS) registrou um tremor de magnitude 6,6. A profundidade foi estimada em 12 km, uma distância muito pequena, o que favorece a ocorrência de muitos danos.

As operações de resgate eram dificultadas por deslizamentos de terra provocados pelo tremor, indicou a CCTV.

O terremoto foi sentido fortemente em Chengdu, a capital provincial de Sichuan, e até mesmo na vizinha metrópole gigante de Chongqing, um município que abriga 33 milhões de pessoas.

Nestes dois locais, os habitantes deixaram suas casas rapidamente.

Bertrille Snoeijer, uma holandesa que mora em Chengdu, estava em sua casa quando ocorreu o tremor. 'Pouco depois das 08h00, tudo começou a tremer, os objetos caíram', contou à AFP.

Assim como seus vizinhos, a holandesa saiu para a rua.

Na região mais afetada pelo tremor as comunicações telefônicas estavam cortadas ou fortemente afetadas.

Estudantes estavam presos sob um edifício universitário que desabou em Ya'an, indicou o site de informação Sina.com.

Aos sábados, os estudantes chineses em geral não têm aula, com exceção de alguns institutos de ensino médio. Uma jornalista do canal de televisão local iria se casar neste sábado, mas precisou trabalhar ao vivo para cobrir a catástrofe, vestida de branco, segundo uma foto sua que circulava na internet.

Pouco depois do terremoto de 2008, a qualidade da construção das escolas em Sichuan foi muito criticada. Familiares em luto e com raiva exigiram a verdade e quiseram entender as razões pelas quais os prédios que abrigavam suas crianças desabaram com facilidade, enquanto outros edifícios oficiais resistiram.

Os terremotos são relativamente frequentes na China, embora a população esteja menos acostumada com eles do que no Japão.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Índios pedem respeito e cobram do Estado ações em defesa da história

Sessão especial na ALE discutiu necessidades das tribos indígenas localizadas em Alagoas

Índios pedem respeito e cobram do Estado ações em defesa da história
  
Em comemoração ao Dia do Índio, a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realizou, na manhã desta sexta-feira (19), uma sessão especial para debater os principais temas que afligem os diversos grupos no estado. Os representantes cobraram dos governos federal e estadual respeito no tratamento com o povo indígena. Eles exigiram, também, maior atenção da sociedade com as necessidades individuas. A sessão foi proposta pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Judson Cabral (PT) e apenas ele, na figura de parlamentar, compareceu à discussão na Casa de Tavares Bastos.

Entre as principais reclamações se destaca a demarcação das terras indígenas. Para o representante do conselho tribal da comunidade Cambuquinho – localizada no sertão alagoano - Jaime Correia, há 60 anos os grupos lutam por respeito e, apesar das reclamações, as autoridades não demostraram interesse em resolver as questões crônicas. “Desde que nasci luto, em nome de todos, por reconhecimento e respeito. Até hoje muito pouca coisa foi feita em nossa região. A Funai sequer foi lá conhecer a nossa realidade. Merecemos respeito", esbravejou Correia.

Mesmo em pleno século XXI, o representante do conselho tribal Cambuquinho revelou que muitas crianças ainda morrem por desidratação. “Não temos saúde, educação ou segurança. A escola que tem na nossa região foi construída com recursos de um e de outro. A ausência do Poder Público é quase total. Até emprego não temos e essa seca está nos afetando como nunca. O Dia do Índio é todo dia e não apenas uma data especial durante o ano”, lamentou em prantos.

Os outros representantes indígenas fizeram coro às declarações de Correia e pediram, também, respeito igualitário com todas as tribos.

Dia especial

O deputado Judson Cabral (PT) agradeceu a presença de todos os participantes e considerou as discussões positivas. Ele acredita que o caminho para melhor tratamento com os grupos começa a partir dos debates públicos. “Sem dúvida esse é um dia especial para todos. Nós precisamos irradiar esse processo e isso só acontecerá com a participação popular. Ao longo da história, os índios estão sendo esquecidos. Esse quadro precisa ser revertido. Não podemos esquecer a Justiça Social”, celebrou.



FONTE: ALAGOAS ÚLTIMA HORA.COM.BR

Conmebol divulga datas e horários de todos os jogos das oitavas de final

 

Fase terá partidas entre os dias 24 de abril e 16 de maio. Alguns jogos tiveram datas alteradas em relação às divulgadas inicialmente pela entidade

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Conmebol anunciou nesta sexta-feira as datas de todos os jogos das oitavas de final da Taça Libertadores. Ao contrário do que a própria entidade havia informado inicialmente, o Palmeiras, que vai ser o primeiro brasileiro a entrar em campo, não jogará na próxima quinta-feira, dia 25, mas sim na terça, dia 30 de abril, contra o Tijuana, no México. Os jogos de ida dos confrontos São Paulo x Atlético-MG e Grêmio x Santa Fe também tiveram a data alterada em relação ao que havia sido divulgado pela Conmebol num primeiro momento.

Confira abaixo os oito duelos (horários de Brasília).

São Paulo x Atlético-MG
Jogo de ida: 02/05 (quinta-feira), às 20h15m
Jogo de volta: 08/05 (quarta-feira), às 22h
 
Tijuana x Palmeiras
Jogo de ida: 30/04 (terça-feira), às 22h30m
Jogo de volta: 14/05 (terça-feira), às 22h
 
Boca Juniors x Corinthians
Jogo de ida: 01/05 (quarta-feira), às 21h50m
Jogo de volta: 15/05 (quarta-feira), às 22h

Newell´s Old Boys x Vélez Sarsfield
Jogo de ida: 24/04 (quarta-feira), às 21h15m
Jogo de volta: 14/05 (terça-feira), às 19h30m
 
Grêmio x Santa Fe
Jogo de ida: 01/05 (quarta-feira), às 19h30m
Jogo de volta: 07/05 (terça-feira), às 22h
 
Real Garcilaso x Nacional
Jogo de ida: 25/04 (quinta-feira), às 22h15m
Jogo de volta: 09/05 (quinta-feira), às 21h15m
 
Tigre x Olimpia
Jogo de ida: 30/04 (terça-feira), às 20h15m
Jogo de volta: 16/05 (quinta-feira), às 21h15m
 
Emelec x Fluminense
Jogo de ida: 02/05 (quinta-feira), às 22h30m
Jogo de volta: 08/05 (quarta-feira), às 22h


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Atriz Glória Pires é vítima de estelionato pela internet, diz polícia

Artista recebeu e-mail falso de um amigo e depositou dinheiro.
Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática abriu inquérito.

Do G1 Rio
Glória Pires interpreta Lota de Macedo Soares  (Foto: Gessica Valentini/G1 SC)Glória Pires prestou queixa (Foto: Gessica Valentini/G1 SC)
 
A atriz Glória Pires foi vítima de estelionato pela internet. De acordo com informações do delegado Gilson Perdigão, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro, a artista esteve nesta sexta-feira (19) na polícia para realizar um registro. A notícia foi veiculada pela Rádio CBN.

Segundo a polícia, a atriz informou que foi procurada, por e-mail, por um amigo que mora fora do Brasil. Ele pedia que a artista depositasse uma quantia, não divulgada, para que ele pudesse voltar ao país, pois ele estaria sem dinheiro e passaporte. Glória realizou o depósito, mas depois descobriu que o e-mail do amigo havia sido hackeado e que ele não havia recebido o dinheiro.

O delegado informou que instaurou inquérito e pediu a quebra de sigilo de dados para apurar a autoria do estelionato.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

MENSAGEM DE REFLEXÃO: A Vida e a Viagem de Trem

A Vida e a Viagem de Trem
 

A vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, agradáveis surpresas em muitos embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.

Quando nascemos, entramos nesse magnífico trem e nos deparamos com algumas pessoas, que julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco, nossos pais.

Infelizmente isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos do seu carinho, amizade e companhia insubstituível. Isso porém não nos impedirá que durante o percurso, pessoas que se tornarão muito especiais para nós, embarquem.

Chegam nossos irmãos, amigos, filhos e amores inesquecíveis!

Muitas pessoas embarcarão nesse trem apenas a passeio, outras encontrarão no seu trajeto somente tristezas e ainda outras circularão por ele prontos a ajudar quem precise.

Vários dos viajantes quando desembarcam deixam saudades eternas, outros tantos quando desocupam seu assento, ninguém nem sequer percebe.

Curioso é constatar que alguns passageiros que se tornam tão caros para nós, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não nos impede é claro que possamos ir ao seu encontro. No entanto, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já haverá alguém ocupando aquele assento.

Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, porém, jamais, retornos. Façamos essa viagem então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os outros passageiros, procurando em cada um deles o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento eles poderão fraquejar e precisaremos entender, porque provavelmente também fraquejaremos e com certeza haverá alguém que nos acudirá com seu carinho e sua atenção.

O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado. Eu fico pensando se quando descer desse trem sentirei saudades. Acredito que sim, me separar de muitas amizades que fiz será no mínimo doloroso, deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito triste com certeza... mas me agarro na esperança que em algum momento estarei na estação principal e com grande emoção os verei chegar. Estarão provavelmente com uma bagagem que não possuíam quando embarcaram e o que me deixará mais feliz será ter a certeza que de alguma forma eu fui uma grande colaboradora para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.

Amigos, façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido a pena e que quando chegar a hora de desembarcarmos o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem.





(AUTOR DESCONHECIDO)


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Nicolás Maduro toma posse como presidente da Venezuela

Oposição não reconheceu vitória e pediu recontagem.
Maduro é o primeiro presidente após a morte de Chávez.

Do G1, em São Paulo

Nicolás Maduro assumiu na tarde desta sexta-feira (19) a presidência da Venezuela, após uma polêmica vitória nas primeiras eleições após a morte do ex-líder Hugo Chávez, ocorridas no último domingo. 

Em meio ao discurso, um homem de jaqueta vermelha invadiu o palco e pegou o microfone, mas foi rapidamente contido por seguranças.

"A segurança falhou totalmente. Eles poderiam ter me baleado facilmente", disse Maduro, após retomar o seu discurso para um público que incluía a presidente Dilma Rousseff e os líderes de Irã e Argentina, entre outras autoridades.

"Juro pelo povo da Venezuela, juro pela memória eterna do comandante supremo que cumprirei e farei esta Constituição ser cumprida", disse Maduro, rodeado por um quadro gigante de Chávez e com a Carta Magna na mão esquerda.

Segundo a rede Telesur, delegações de 61 países estiveram presentes na cerimônia de juramento, ocorrida na sede da Assembleia Nacional, em Caracas. A presidente Dilma Rousseff também compareceu à posse.

O presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, e seguranças seguram um homem de jaqueta vermelha que tenta se aproximar de Nicolás Maduro durante a cerimônia de posse (Foto: Francisco Boza/AFP)O presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, e seguranças seguram um homem de jaqueta vermelha que tenta se aproximar de Nicolás Maduro durante a cerimônia de posse (Foto: Francisco Boza/AFP)
 
Ainda em seu discurso, Maduro pediu um diálogo aos 'políticos da oposição', afirmando que está, inclusive, disposto a 'conversar' com o líder opositor, Henrique Capriles. "Peço àqueles que sejam políticos da oposição, social-democratas, social-cristãos, de centro-direita, de centro-esquerda (...) Os convoco a conversar nos diferentes cenários em que se possa conversar. Estou disposto a conversar até com o diabo", disse Maduro na Assembleia Nacional.

 
Resultados contestados
A oposição, liderada pelo então candidato Henrique Capriles, se nega a reconhecer o resultado (de que Maduro venceu por 265 mil votos) e classificou Maduro como "ilegítimo". Protestos no dia seguinte à divulgação dos resultados deixaram oito mortos no país.

Por volta da meia-noite de quinta-feira, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) revelou que ampliará a auditoria a 100% dos votos eletrônicos, o que normalmente chega a 54%

A presidente Dilma Rousseff afirmou em Caracas que a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) está comprometida com a estabilidade no país e apoia a recontagem dos votos da apertada disputa eleitoral venezuelana.

Nicolás Maduro recebe a faixa de presidente (Foto: Juan Barreto/AFP)Nicolás Maduro recebe a faixa de presidente
(Foto: Juan Barreto/AFP)
 
"É uma nota que reitera o compromisso da Unasul com os processos democráticos, ao mesmo tempo que determina um posicionamento da Unasul como sendo de apoio para a estabilidade, apoio à paz e apoio a todos os processos que constituam legalmente os processos de sustentação democrática", disse Dilma na chegada à Caracas, segundo transcrição enviada pela Secretaria de Imprensa da Presidência.

Maduro obteve o apoio da Unasul em um encontro de cúpula extraordinário realizado para discutir a situação na Venezuela, mas também recebeu pedidos para baixar o tom na disputa com a oposição do país.

A Venezuela teve que realizar inesperadamente a eleição para escolher um sucessor de Hugo Chávez, depois da morte no começo de março do líder de esquerda, que havia sido reeleito em outubro, derrotando Capriles. Chávez morreu vítima de câncer.

"Convido a todos e todas para a posse do primeiro presidente chavista, filho de Chávez", disse Maduro, confiante de que conseguirá reunir chavistas na cerimônia, que contará com dezenas de chefes de Estado, entre eles a presidente Dilma Rousseff.

Maduro tem pela frente a difícil tarefa de que conseguir que a oposição, que conquistou a maior votação nas urnas contra o chavismo em eleições presidenciais, o reconheça. Além disso, terá que demonstrar ao movimento criado por Chávez que ele está capacitado para liderá-lo e "aprofundar" o rumo ao socialismo no país.


EUA
O governo venezuelano seguiu 'politizando o sistema judiciário e impedindo a liberdade de expressão, incluindo de membros da imprensa' em 2012, denunciaram os Estados Unidos em seu relatório anual sobre Direitos Humanos divulgado nesta sexta-feira.

O executivo 'usou a justiça para intimidar e perseguir de maneira discriminada lideranças da sociedade civil, empresarial, sindical e políticos que criticavam as políticas ou ações governamentais', de acordo com o relatório, que acrescenta que os meios de comunicação e jornalistas foram perseguidos pelo governo com 'ameaças' e 'multas' no ano passado.

O informe, elaborado pelo Departamento de Estado, denuncia também que Cuba continua 'sob controle de um regime autoritário' e lembra que, no final do ano, 'o governo continuava rejeitando os apelos para que seja realizada uma investigação independente' sobre o acidente de trânsito que causou a morte do dissidente cubano Oswaldo Payá, em 22 de julho, pelo qual o espanhol Ángel Carromero foi condenado.

Mulher caminha em frente a desenho de Hugo Chávez e de Nicolás Maduro em Caracas (Foto: Leo Ramirez/AFP)Mulher caminha em frente a desenho de Hugo Chávez e de Nicolás Maduro em Caracas (Foto: Leo Ramirez/AFP)


 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Dia do Exército Brasileiro


O Exército do Brasil e suas formas de fazer a defesa nacional

No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.

O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.

No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.

O comandante supremo do exército brasileiro é o presidente da república, mas existem os cargos hierárquicos dentro da corporação.

As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.

Além disso, o exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.

Para ingressar no exército do Brasil é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. O serviço militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. Existem vagas tanto para homens como para mulheres.

Caso haja interesse em participar dessas atividades após os dezoito anos de idade, o candidato deverá apresentar currículo, com graduação superior, podendo exercer cargos mais elevados, como os de tenentes.

A hierarquia do exército está dividida entre a infantaria, a cavalaria e a artilharia, indo de soldados até os cargos da alta patente.

O exército brasileiro é composto ainda por tropas de elite, especializadas em missões não convencionais, como a Brigada de Operações Especiais, a Brigada de Infantaria Paraquedista, além das especializadas em defender o bioma nacional.

No setor educacional, o exército desenvolve projetos de pesquisa, na área científico-tecnológica, através do IME (Instituto Militar de Engenharia), uma das melhores faculdades do país.

Quanto aos veículos blindados, entre carros de combate, veículos de tropa e outros, possui uma quantidade bem maior que as outras forças do Brasil.

Por ser mais popularmente conhecido, o exército brasileiro é formado com mais de duzentos mil soldados, tendo um cadastro de reserva que chega a quase quatro milhões.



Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

As Origens do Povo Brasileiro


O índio é uma raça que, juntamente com outras, deu origem ao povo brasileiro.

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Povos indígenas: antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos, neste caso, os índios. Existem diversos grupos indígenas no país, dentre os principais estão: Karajá, Bororo, Kaigang e Yanomani. No passado, a população desses índios era de quase 2 milhões de índios.

Povos africanos: grupo humano que sofreu uma migração involuntária, pois foram capturados e trazidos para o Brasil, especialmente entre os séculos XVI e XIX. Nesse período, desembarcaram no Brasil milhões de negros africanos, que vieram para o trabalho escravo. Os escravos trabalharam especialmente no cultivo da cana-de-açúcar e do café.

Imigrantes europeus e asiáticos: os primeiros europeus a chegarem ao Brasil foram os portugueses. Mais tarde, por volta do século XIX, o governo brasileiro promoveu a entrada de um grande número de imigrantes europeus e também asiáticos. Na primeira metade do século XX, pelo menos 4 milhões de imigrantes desembarcaram no Brasil. Dentre os principais grupos humanos europeus, destacam-se: portugueses, espanhóis, italianos e alemães. Em relação aos povos asiáticos, podemos destacar japoneses, sírios e libaneses.

Tendo em vista essa diversidade de raças, culturas e etnias, o resultado só poderia ser uma miscigenação, a qual promoveu uma grande riqueza cultural. Por esse motivo, encontramos inúmeras manifestações culturais, costumes, pratos típicos, entre outros aspectos.


Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
BRASIL ESCOLA

19 de abril - Dia do Índio

O Indígena no Brasil


 Tribo típico do Brasil 
Os termos ‘índios e indígenas’ são denominações generalizadas, pois englobam os grupos que em outros momentos foram chamados especificamente de Karajá, Suyá, Kamayurá, Xavante. Os termos dados são heranças do período de colonização, quando muitos desses foram dizimados.

Apesar de ter uma língua diferente, assim como os costumes, eles têm que adquirir os conhecimentos e culturas externas, isso se torna necessário para que essa minoria nacional possa, diante da cultura dominante, estabelecer os seus direitos e suas reivindicações ao país no qual estão subordinados.

Através de pesquisas do órgão oficial do governo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram registrados cerca de 734.131mil pessoas que se consideravam índios, embora o censo realizado pela Funai estima que esse número seja bem inferior, por considerar como índio apenas aqueles que vivem em reservas, com isso a quantidade cai para 358 mil. Hoje os principais centros de concentração de índios se localizam nas regiões do Amazonas, Nordeste e no Centro-sul e no estado do Mato Grosso do Sul.

Quanto à diversidade, os grupos são extremamente diferentes, varia o idioma, valores, mitos, regras, tipos de moradias, de acordo com essa variação são reconhecidos 215 grupos indígenas distintos e com uma variedade de mais de 180 línguas diferentes.

Os grupos indígenas podem se diferenciar segundo o nível de contato com a civilização branca, que podem ser isolados (contatos raros e acidentais), os integrados (falam em português ou trabalham nas cidades) e contato intermitente (contato permanente com os brancos).

Se comparar a quantidade de índios desde o período do descobrimento fica evidente que essa minoria foi praticamente dizimada, a ocupação foi instituída através das sociedades indígenas que aqui habitavam bem antes dos homens chamados ‘civilizados’ chegarem.

Diante disso, as principais causas do restrito número de índios no Brasil são basicamente a expropriação de suas terras para ceder à ocupação rural e urbana, grande quantidade de índios mortos em lutas contra brancos e, principalmente, por doenças que até então eram desconhecidas, já que esses não possuíam anticorpos contra doenças como gripe e sarampo, que foram contraídas através do contato com os brancos. Houve períodos que essas e outras promoveram verdadeiras epidemias avassaladoras.



Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Escola Miguel Matias, de Campo Alegre, no Dia Nacional do Livro Infantil

 
 Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias


Esta semana a Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, localizada no Centro da cidade de Campo Alegre - Alagoas, que funciona com turmas de 3ºs, 4ºs e 5ºs Anos da Educação Básica, está vivendo A Semana do Livro Infantil, junto com seus alunos, professores e equipe.

Foto
 Ambiente montado dedicado à leitura

 .
Música Brincar de Índio, da cantora e apresentadora Xuxa

A Semana do Livro Infantil na Escola Miguel Matias teve início na última segunda-feira, dia 15 de abril, nos turnos Matutino e Vespertino.

Durante a semana já comapareceram várias turmas de alunos do respectivo estabelecimento, Escola Miguel Matias, com seus professores para fazer leituras e trabalhos, usando a leitura e criatividade dos alunos. Lembramos que professores e alunos dos turnos Matutino e Vespertino já marcaram presença com seus alunos: Turmas das professoras Bibi, Rosa, Edivânia, Olga, Ana Cleide, Agda, Varleny, Irisdelma, Turma do professor Nelson e outras mais.


 18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil.
Ontem algumas turmas fizeram participação aqui na Semana do Livro Infantil, ideia organizada pela escola Miguel Matias; onde lembraram da data importantíssima, 18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil.
Foto: Meu grandee amigoo !
 Alunos do 3º Ano Vespertino da professora Varleny. E dando assistência, professor Renilton Silva


 Agda IsabeleEstá é a professora Agda, da turma do 3º Ano Vespertino, da nossa escola; que na oportunidade levou seus alunos para o nosso cenário e deu um show de explicação e interpretação, lendo um pouco da história de Monteiro Lobato e mostrando para seus alunos alguns livros do autor que nasceu no dia do livro, 18 de abril.


 No corredor da escola foi montada uma espécie de Sala de Leitura, onde cada professor(a) traz sua turma para fazer leituras em grupo ou individual; desenhos e pinturas; produção de texto; dramatização e outros trabalhos; utilizando como suporte os livros infantis, infanto-juvenil expostos; obras de outros autores, inclusive de Monteiro Lobato.

  Alunos encantados com a leitura. Renilton Silva incentivando.

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por Monteiro Lobato que demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Veja um dos alunos da professora Varleny, PEGANDO O LIVRO DO AUTOR MONTEIRO LOBATO. Isso é encantador!!!

Como eles gostam de ler! 

 


Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
  Foto
Professora Deise Matias e eu sentado na cadeira incentivando à leitura dos alunos
 

A leitura, que é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas, com a invenção da imprensa, tornou-se uma atividade extremamente importante para a civilização, atendendo múltiplas finalidades.
 
 Letra da música Emília, da cantora Baby Consuelo


.
Alunas da professora Varleny, fantasiadas de Emília, um dos personagens do autor Monteiro Lobato
 
Alunos da professora Varleny, fantasiados de Visconde de Sabugosa, um dos personagens do autor Monteiro Lobato
.
 
 



Livro é um volume transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro.
Professora Varleny, com fantoches e acompanhando a leitura com seus alunos 

Em ciência da informação o livro é chamado monografia, para distingui-lo de outros tipos de publicação como revistas, periódicos, teses, tesauros, etc.

O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento e expressões individuais ou colectivas. Mas também é nos dias de hoje um produto de consumo, um bem e sendo assim a parte final de sua produção é realizada por meios industriais (impressão e distribuição). A tarefa de criar um conteúdo passível de ser transformado em livro é tarefa do autor. Já a produção dos livros, no que concerne a transformar os originais em um produto comercializável, é tarefa do editor, em geral contratado por uma editora. Outra função associada ao livro é a coleta e organização e indexação de coleções de livros, típica do bibliotecário. Finalmente, destaca-se também o livreiro cuja função principal é de disponibilizar os livros editados ao público em geral, vendendo-os nas livrarias generalistas ou de especialidade. Compete também ao livreiro todo o trabalho de pesquisa que vá ao encontro da vontade dos leitores.

Escola Miguel Matias: Ao centro, diretores e professores Luciano e Giselma; nas laterais, coordenadoras e professoras Patrícia e Selma

 

Um pouco da História do Livro

A história do livro é uma história de inovações técnicas que permitiram a melhora da conservação dos volumes e do acesso à informação, da facilidade em manuseá-lo e produzi-lo. Esta história está intimamente ligada às contingências político-econômicas e à história de idéias e religiões.



RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

DICA DE SAÚDE: Alimento fortificado recebe adição de nutrientes importantes para a saúde

Alimento reforça o valor nutritivo da dieta e evita a deficiência de nutrientes.
Farinhas, pães, bolos, sucos, iogurtes e leites são alguns dos enriquecidos.

Do G1, em São Paulo

Os alimentos fortificados são aqueles que recebem a adição de algum nutriente, como ferro, vitaminas, ômega 3, cálcio, fibras e  ácido fólico. Essa adição ajuda a reforçar o valor nutritivo do alimento e ainda previne a deficiência desses elementos importantes para a saúde, como explicou o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues no Bem Estar desta segunda-feira (15).

Geralmente, farinhas, pães, bolos, sucos, iogurtes e leites são alguns dos tipos que são enriquecidos com essas substâncias. Por exemplo, no Brasil, toda farinha de trigo produzida tem que obrigatoriamente ser fortificada com ácido fólico – por isso, alimentos como pão de forma, bolos, macarrão, massas de pizza ou outros que levam farinha têm esse nutriente.

Bem Estar - Infográfico fala sobre alimentos fortificados (Foto: Arte/G1)

No caso do ácido fólico, o ginecologista José Bento ressalta que ele é importante principalmente para a mulher que pretende engravidar porque ajuda na formação do tubo neural do bebê – a deficiência desse nutriente pode levar a problemas de formação do feto ou até mesmo à anencefalia.

Por isso, quem quer ficar grávida deve aumentar a ingestão de ácido fólico 3 meses antes da gestação e manter essa dieta até o 3º mês de gravidez – depois disso, a mulher continua com uma suplementação, mas em menor quantidade.


Já o ferro também é importante para a saúde da mulher, não só na gravidez, mas também no período fértil. A deficiência desse nutriente é a causa mais freqüente de anemia nas mulheres, mas também nas crianças e idosos.

De acordo com o ginecologista José Bento, a carência de ferro pode causar também falta de ar, cansaço, fraqueza muscular, baixa imunidade, redução da capacidade de concentração, taquicardia, queda de cabelo, fraqueza nas unhas e até mesmo infertilidade.

Segundo o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues, o ferro é um mineral de baixa absorção e, por isso, a indústria fortifica vários alimentos com ele, como a farinha de trigo, leites, bolachas recheadas e massas, por exemplo. No entanto, esse nutriente pode ser adquirido naturalmente através da carne, que é o alimento com maior absorção pelo organismo.


Os especialistas falaram também do ômega 3, um tipo de gordura, que tem ação antioxidante, faz bem para o cérebro e pode evitar doenças e controlar o colesterol, como explicou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui. Entre os alimentos enriquecidos, está o ovo – nesse caso, a galinha é alimentada com uma ração rica em ômega 3 e o nutriente acaba sendo transmitido para o ovo, como mostrou a reportagem do Bem Estar.

Probióticos
No Bem Estar desta segunda-feira (15), o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui explicou também a importância desses microorganismos, presentes em alimentos que sofrem fermentação, como iogurtes, queijos, fermentos e vinhos, por exemplo. Se ingeridos em quantidades adequadas, os probióticos podem contribuir muito para o funcionamento intestinal e, por isso, são considerados como bactérias boas para a saúde.


Segundo o médico, o intestino é composto por bactérias boas e ruins que competem pelo mesmo alimento. A ingestão de antibióticos, maus hábitos alimentares ou contato com outros microorganismos podem causar o desequilíbrio dessas bactérias e trazer conseqüências como diarreia, desidratação e problemas de absorção dos nutrientes. Por isso, a ingestão dos alimentos com probióticos podem ajudar a manter esse equilíbrio – porém, para ser considerado probiótico, as bactérias dos alimentos precisam chegar vivas ao intestino.


Além dos probióticos, existem os prebióticos, que são tipos de fibras que servem de alimento para os probióticos no trato gastrointestinal; e também os simbióticos, que são uma junção de probióticos com prebióticos em um mesmo produto.

*O engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues e o ginecologista José Bento ao lado respondem perguntas dos internautas.
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Rita Lee é condenada a pagar R$ 5 mil por danos morais a policiais de SE

Defesa da cantora vai entrar com o pedido de recurso no STJ.
Roqueira xingou policiais durante show em janeiro de 2012.

Marina Fontenele Do G1 SE
Sentença sobre Rita Lee é apresentada  (Foto: Marina Fontenele/G1)Juízes da Turma Recursal analisam processo movido por policiais militares (Foto: Marina Fontenele/G1)
 
A cantora Rita Lee foi condenada nesta quinta-feira (18) a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil para dois policiais militares da cavalaria que trabalharam no Verão Sergipe no dia 29 de janeiro de 2012 na Barra dos Coqueiros, em Sergipe. Na ocasião, a roqueira interrompeu o show que estava fazendo para reclamar da ação dos policiais que revistavam o público em busca de drogas. A cantora utilizou palavras de baixo calão para ofender os militares por entender eles estavam sendo agressivos e por estarem interrompendo sua apresentação.

A sentença é resultado da maioria dos votos dos juízes da Turma Recursal do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). No entanto, o advogado da cantora, Geraldo Resende, informou que vai pedir recurso da sentença indenizatória através do Superior Tribunal de Justiça (STJ) assim que a decisão for publicada oficialmente. "Teremos um prazo e iremos fazer a defesa dentro dele", garante.

De acordo com o TJSE, foram votados nesta sessão cinco dos 33 recursos solicitados pelos policiais militares, porém somente dois foram julgados porque os outros três a juíza Cléa Monteiro Alves Schiligmann pediu vistas do processo. Os demais recursos serão incluídos nas pautas das sessões à medida que forem analisados pelos relatores.

“Não tinha razão de uma atitude como aquela naquele momento. É a primeira vez que eu vejo a polícia reclamando de alguém do evento. Por um instante Rita Lee perdeu a lucidez, ofendeu a polícia e fez apologia ao uso de drogas”, afirmou juiz Diógenes Barreto, presidente da Turma Recursal. Ele completou ainda que poderia ter ocorrido uma catástrofe se a plateia reagisse aos insultos proferidos pela cantora aos policiais.

O juiz relator Marcos de Oliveira Pinto entendeu que o servidor público não pode ficar à mercê de atos e atitudes que lhes agridam a honra, principalmente quando do exercício regular de suas atribuições, devendo ser ressarcidos quando tais ações lhes forem dirigidas de forma desproporcional e indevida, provocando-lhes prejuízos materiais e/ou morais.

“Afasto o argumento de que o dano moral não pode ser reconhecido pelo simples fato de que nenhum policial fora individualizado ou nominalmente identificado, uma vez que as agressões alcançaram todos os policiais que se encontravam exercendo suas atribuições no citado evento, estivessem eles próximos ao palco ou não, já que as agressões foram disparadas em público e para que toda a plateia ouvisse”, analisa o relator.

Policiais acompanharam  o anuncio da sentença da cantora Rita Lee (Foto: Marina Fontenele/G1)Plínio Karlo e Edgar Menezes acompanham o julgamento dos recursos (Foto: Marina Fontenele/G1)
 
 
Ato ilícito e punição
O sargento Edgar Menezes, presidente da Associação dos Militares de Sergipe (Amese), comemora a decisão do recurso. “Para a gente o mais importante neste momento não é dinheiro e sim a condenação porque comprova que Rita Lee cometeu um ato ilícito e que isso não pode ficar impune”, afirma.

Um dos advogados dos policiais, Plínio Karlo, disse que os agentes militares tiveram a honra atingida, foram humilhados e alvos de deboche. “Além, disso eles ainda foram expostos à situação de risco porque havia cerca de 20 mil pessoas no local do evento. “Se pelo menos os cinco mil que estavam mais próximos do palco reagissem aos comandos da cantora, que incitou o público a desafiar o poder de polícia, as consequências poderiam ser bem maiores”, argumentou.

Os representantes dos policiais acreditam que a decisão da Turma Recursal abre precedentes para favorecer os demais militares que estão processando Rita Lee por danos morais.

“Todos os militares em serviço no local, indistintamente, passaram pelo mesmo dissabor.

Evidentemente que o fundamento de tal conclusão reside na circunstância vivenciada pelos referenciados policiais que, agredidos verbalmente, despidos de suas autoridades, ficaram à mercê das vaias e das palavras ofensivas que lhes foram dirigidas”, explicou juiz Marcos de Oliveira.

Rita Lee tenta fazer acordo com os policiais de Sergipe, mas eles recusam receber R$ 40 mil, cada um (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Rita Lee após audiência em Aracaju em novembro de 2012  (Foto: Marina Fontenele/G1)
 
 
Preparo policial
O juiz que julgou esses processos em primeira instância, Alexandre Lins, do 7ª Juizado Especial Cível, havia entendido que os policiais não tinham direito à compensação financeira porque deveriam estar preparados para passar por esse tipo de situação.

O valor da indenização deverá ser corrigido e atualizado a contar da data do evento. Rita Lee também terá que pagar as custas processuais.



Leia um comentário de um dos fãs da cantora Rita Lee, abaixo da postagem no G1:
 
Jose Mendes 1 hora atrás
E quando esses pms ofendem as pessoas, eles pagam indenização? Ou pior quando agridem fisicamente eles pagam indenização? Vergonha para o país, mais uma palhaçada da in justiça brasileira.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Cão curioso é salvo após 4 horas com cabeça entalada em parede

Jasper prendeu a cabeça em buraco destinado a tubulação de ar.
Bombeiros sedaram o animal e cortaram a parede para libertá-lo.

Do G1, em São Paulo

Um cachorro curioso de Nottinghamshire, no Reino Unido, entrou em uma enrascada depois que, durante a exploração de sua nova casa, prendeu a cabeça em um buraco destinado a tubulação de ar, e precisou de uma equipe dos bombeiros para ser libertado.

A dona Sharon Hurihan contou ao jornal “Daily Mail” que, durante o dia, tentou chamar o border collie “Jasper” de oito meses e, sem sucesso procurou o animal pela casa. Depois de buscar por toda a propriedade, a britânica encontrou o cão com a cabeça entalada em um muro, e disse que a primeira coisa que fez foi rir da situação.

Os bombeiros precisaram de 3 horas para soltar a cabeça de Japser de um buraco na parede (Foto: Caters News Agency)Os bombeiros precisaram de 3 horas para soltar a cabeça de Japser de um buraco na parede (Foto: Caters News Agency)
 
No entanto, a mulher viu que a situação era séria depois após uma hora de tentativas para resgatar Jasper. “Tentei passar xampu para fazer sua cabeça escorregar, mas nada funcionou”, alegou a birtânica. Vendo que os esforços eram ineficientes, Sharon ligou para o serviço de proteção aos animais, e a organização em seguida acionou os bombeiros.

Com a ajuda de um veterinário, Jasper foi sedado para que não ficasse agitado durante o resgate. “Ele até começou a roncar”, brincou a Hurihan. Após três horas, os bombeiros cortaram a parede e conseguiram libertar o cão curioso, que acabou ficando 4 horas entalado.

“Você pensa que ele aprendeu a lição, mas tenho que ficar de olho nele porque agora o lugar favorito pare ele brincar é a parede cortada pelos bombeiros”, concluiu a dona.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Conselho Eleitoral da Venezuela auditará urnas de eleição presidencial

Conselho Eleitoral auditará mais 46% dos votos das 'urnas de garantia'.
Opositor e derrota Henrique Capriles aceitou recontagem de votos.

France Presse

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) auditará 100% das urnas após a eleição presidencial de domingo (14), vencida pelo chavista Nicolás Maduro, anunciou a presidente do órgão, Tibisay Lucena, acrescentando que a decisão não envolve a recontagem de todos os votos.

"Acertamos, com base no que é permitido na legislação eleitoral, ampliar a auditoria de verificação cidadã (...) para analisar 46% das urnas 'de garantia' que não foram auditadas no dia da eleição", disse Lucena.

O CNE já havia auditado 54% das urnas 'de garantia' após a vitória de Maduro sobre o opositor Henrique Capriles, por uma diferença de pouco mais de 230 mil votos.

A presidente do CNE explicou que, para que a auditoria envolva 100% das urnas de 'garantia' - que guardam os comprovantes emitidos contra cada voto eletrônico - será selecionada "uma amostra" de 46% das urnas ainda não auditadas, e que o processo durará 30 dias.

Opositor Henrique Capriles discursa após a divulgação dos resultados eleitorais deste domingo (14) (Foto: AFP PHOTO/RONALDO SCHEMIDT )Opositor e derrotado Henrique Capriles discursa após a divulgação dos resultados eleitorais de domingo (14). (Foto: Ronaldo Schemidt / AFP Photo)
 
Capriles, que contesta a vitória de Maduro e aponta uma série de irregularidades no processo eleitoral, concordou com a decisão. "Vamos estar presentes nesta auditoria", afirmou Capriles, que não reconheceu os resultados e pressionava o governo desde o domingo com manifestações nas ruas e panelaços.

"Consideramos que nestas 12 mil urnas (que serão abertas para auditoria) estão os problemas. Poderemos perfeitamente mostrar ao país a verdade", disse Capriles, que felicitou seus seguidores pela luta até a decisão do CNE.

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela proclamou nesta segunda-feira (15) Nicolás Maduro como novo presidente, um dia após a vitória dele sobre Henrique Capriles nas urnas (Foto: Juan Barreto/AFP)O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela proclamou segunda-feira (15) Nicolás Maduro como novo presidente. (Foto: Juan Barreto / AFP Photo)
 
Maduro, que assumirá a presidência da Venezuela nesta sexta-feira (19), na presença de delegações de mais de 20 países, estava na noite desta quinta (18) em Lima, no Peru, participando da reunião de emergência da União das Nações Americanas (Unasul) sobre a crise na Venezuela.

Encabeçada pela presidente Dilma Rousseff, a cúpula extraordinária em Lima reunia todos os presidentes sul-americanos, exceto o equatoriano Rafael Correa, que está na Europa.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO