sábado, 16 de novembro de 2013

HOMENAGEM EM VIDA - CLEIBER DE MEIRELES

Olá, pessoal:


Muitas vezes as pessoas só são homenageadas depois que morrem e isso deixa a nos entender que não somos merecedores de homenagens só depois que morremos. Às vezes um cidadão ou cidadã faz tanta coisa boa e importante na sociedade ou na vida de alguém, e que infelizmente muitas pessoas não dão o valor merecido. Claro que depois que morremos também podemos ser homenageados e lembrados por nossos queridos admiradores. Mas aqui cito uma outra opção: Por que não homenagear alguém também em vida?

Foi pensando nesse detalhe que tomei uma atitude: COLOCAR O QUADRO
HOMENAGEM EM VIDA NO BLOG DO RENILTON SILVA.
 
 

A HOMENAGEM DE HOJE VAI PARA O PROFESSOR CLEIBER DE MEIRELES

Aqui constam algumas fotos do Cleiber de Meireles e um pouco de sua história:
 
 .
Cleiber concentrado
 
 .
Cleiber (de boné vermelho), prática de esporte na escola
 
 .
Cleiber de Meireles, sua esposa Christiane Almeida e os filhos do casal
 
 .
Cleiber e os filhos
 
 .
No esporte
 
 .
Cleiber e família
 
 .
O atleta Cleiber de Meireles
 
 .
De bem com a vida
 
 .
Cleiber ao lado dos futuros atletas
 
 .
Cleiber, educando os pequeninos
 
 .
Esporte é saúde
 
 .
Cleiber fazendo compras
 
  Otimismo

Assistindo
 
 .
Cleiber no mundo da globalização
 
 .
Concentradamente
 
 .
Cleiber e seu filho
 
  .
Cleiber disposto a mais um dia de trabalho
 
  Corajoso

.
Cleiber de Meireles (à esquerda, o 1º da fileira de cima) junto com seus colegas
 
 .
Cleiber e família
 
 .
Cleiber de Meireles na explicação
 
 .
Cleiber, o atleta

.
Da esquerda, o músico Cleiber com seus colegas
 
 .
Professor Cleiber e demais colegas, na Secretaria Municipal de Educação desta cidade
 
 
 
 
Cleiber de Meireles, nasceu no dia 15 de março, na cidade de São Miguel dos Campos - AL, é professor e músico. É casado com a professora  Christiane Almeida Meireles e o casal tem dois filhos.

Cleiber de Meireles reside em Campo Alegre - AL. Já foi meu professor no ensino médio (Escola Cenecista de 1º e 2º Graus Miguel Matias), na década de 90. Foi diretor administrativo da Rádio Comunitária Campo Alegre FM, 105.9 MHZ e também locutor da referida emissora.

Atualmente, Cleiber de Meireles faz parte da Secretaria Municipal de Educação deste município.

Esta simples homenagem é para você, CLEIBER DE MEIRELES, por ser uma das pessoas que procura tratar às pessoas com respeito e atenção.
 
 
 
 
RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA


Brasil vira sobre a Rússia e faz 'final' da Copa dos Campeões contra o Japão

Com a vitória por 3 a 1 sobre as russas, time de José Roberto Guimarães pode até perder para as japonesas por 3 a 1 ou 3 a 2, neste domingo, que fica com o título

Por Tóquio, Japão

Com uma virada sensacional, a seleção brasileira feminina de vôlei bateu a Rússia por 3 sets a 1 (parciais de 18/25, 25/18, 25/22 e 25/19) na manhã deste sábado, em Tóquio, e ficou muito perto de levar pela segunda vez a Copa dos Campeões. Invicto e líder do torneio com 12 pontos, o Brasil decide o título da competição, na manhã deste domingo, contra o Japão, podendo até perder o jogo por 3 a 2 ou 3 a 1 (dependendo do saldo de pontos) para sair como vencedor. O SporTV transmite a "final" a partir das 7h10m.

A ponteira Fernanda Garay foi eleita a melhor jogadora da partida e ainda foi quem mais pontuou, com 17 acertos. O Brasil está muito perto de conquistar o bicampeonato da Copa dos Campeões e o quinto título da temporada. Em 2013, as brasileiras venceram os torneios de Montreux, Alassio, o Grand Prix e o Sul-Americano.

- Tirando o primeiro set, fizemos uma boa partida e conseguimos manter uma regularidade no passe e no ataque. Isso nos fez entrar no jogo. Demoramos um pouco para nos acostumarmos com o bloqueio delas. Quando colocamos pressão no saque, elas baixaram a guarda e conseguimos levar o jogo - comentou Natália, que marcou 13 pontos no jogo.


Depois que as brasileiras saíram de quadra, as japonesas entraram para fazer 3 sets a 0 sobre a República Dominicana, com parciais de 25/17, 25/19 e 29/27. O Japão chegou aos 9 pontos na classificação. Para alcançar o Brasil em pontos, precisam vencer as atuais campeãs olímpicas por 3 a 1 ou 3 a 0, somando assim três pontos para igualar os 12 das rivais.

Então, o primeiro critério de desempate passa a ser o saldo de sets. Se o Japão vencer o Brasil por 3 a 0, chega ao saldo de nove sets, contra sete do Brasil. Em caso de vitória japonesa por 3 a 1, as duas equipes empatam com oito sets cada. Assim, quem tiver o maior saldo de pontos no torneio fica com o título.

Com muita força ofensiva, as russas começaram melhor, chegando para a primeira parada técnica com 8 a 5 a seu favor. O Brasil, no entanto, se encontrou e foi buscar a virada para 11 a 10. Mas o embate, como esperado, era parelho demais. Novamente, o time europeu tomou à frente, fazendo 16 a 14. Com alguns erros seguidos, principalmente de Natália, a seleção viu a aumentar para 21 a 16 a vantagem das adversárias, que fecharam o primeiro set com 25 a 18.

Sheilla, Brasil x Rússia, Copa dos Campeões (Foto: Divulgação / FIVB) 
Mais uma vez, a categoria de Sheilla foi vital, e o Brasil venceu outra na Copa dos Campeões 
(Foto: Divulgação / FIVB)

De ânimo novo e com Natália também revigorada, a equipe brasileira entrou a todo vapor na segunda parcial, logo conseguindo impressionantes 8 a 1. Mas a parada técnica fez bem às russas, que fizeram quatro pontos seguidos e depois, aproveitando-se de uma recepção irregular do Brasil, reduziram para a diferença mínima: 11 a 10. Fernanda Garay, no entanto,  foi para o saque e a seleção deslanchou novamente, disparando 16 a 10. Após seguir no controle, o quadro nacional fechou o set depois de um erro de Sokolova,: 25 a 18 e troco dado.

As meninas mantiveram o ritmo no início da terceira parcial. Sheilla venceu o bloqueio rival e fez 4 a 0. A Rússia, entretanto, voltou a reagir e chegou ao empate em 6 a 6, passando à frente depois em 11 a 10. Mostrando uma defesa muito forte, o time europeu chegou a fazer 16 a 13, encaminhando a vitória no set. O Brasil voltou a reagir e, com um belo bloqueio de Fabíola, empatou em 16 pontos. E, com uma colocada mortal de Fê Garay, fez 25/22, virando o placar no Metropolitano de Tóquio.

Para fechar o jogo, a seleção partiu forte no quarto set e nem uma estéril reação da equipe russa, que igualou em 9 a 9, abalou a confiança das meninas comandadas por José Roberto Guimarães. O Brasil abriu 13 a 9 e, com as rédeas debaixo do braço e no último lance um mortal bloqueio triplo, fechou em 25 a 19, despachando o incômodo rival e se aproximando de mais uma conquista.

O Brasil entrou em quadra com a levantadora Fabíola, Fabiana, Sheilla, Fernanda Garay, Adenizia, Natália e a líbero Fabi. Entraram no decorrer Michelle, Monique, Tandara e Walewska.
Confira os duelos deste sábado

EUA 3 x 2 Tailândia (13/25, 27/25, 25/22, 21/25 e 15/13)
Brasil 3 x 1 Rússia (18/25, 25/18, 25/22 e 25/19)
Japão 3 x 0 República Dominicana (25/17; 25/19 e 29/27)
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Definitivo

Definitivo
 
Definitivo, como tudo o que é simples.
Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.

Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.

Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.

Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável,um tempo feliz.

Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso:

Se iludindo menos e vivendo mais!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento,perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional... 
 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Quais os descontos que seu empregador pode fazer no seu salário?


Todo trabalhador que possui "carteira assinada" sabe que tem dois tipos de salários: o salário bruto (valor do salário e benefícios sem nenhum desconto) e o salário líquido (valor restante após os descontos). Isso não é segredo, entretanto as dúvidas surgem quanto à quais descontos o empregador pode realizar no salário do trabalhador.
Existem os descontos previstos em lei, como IR (Imposto de Renda), INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e contribuição sindical, mas há empregadores que realizam descontos não permitidos em lei e sem consentimento do funcionário, como relata uma perita trabalhista que não quis se identificar, a qual afirma já ter se deparado com desconto de financiamento de veículo, filtro solar fornecido ao trabalhador, uniforme, vales sem assinatura, quebra de caixa e outros, os quais foram questionados em juízo. 

Para entender melhor como funcionam os descontos na folha de pagamento, o Yahoo consultou o advogado pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, Ricardo Edgard. Quanto aos descontos permitidos por lei, Edgard esclarece que os mais comuns são o Imposto de Renda que, dependendo do salário, pode variar entre 7% e 27,5% e o INSS que pode variar entre 8% e 11%, sendo estas, contribuições comuns a todos os cidadãos que possuem carteira assinada. Entretanto, pode haver o desconto de 6% referente ao vale transporte e, ainda, a contribuição sindical, a qual normalmente é paga anualmente e é opcional ao trabalhador. 

Além dos descontos autorizados por lei, só poderão ser realizados descontos do empregado com sua autorização expressa. Por exemplo, plano de saúde, odontológico e empréstimo pessoal. Desta forma, recomenda-se, muita cautela às empresas que disponibilizam convênios aos seus empregados com desconto em folha, devendo arquivar toda a documentação pertinente, especialmente, o Termo de Autorização para desconto assinado pelo empregado e os contratos de empréstimos, financiamentos e operações de arrendamento mercantil, reitera Edgard. 

Simulação
Para um salário bruto de R$ 2.000,00 temos os seguintes descontos: 9% de INSS, totalizando R$ 180,00 e IR. Para o cálculo do IR é preciso descontar o valor do INSS, ficando o salário base, R$ 1820,00. Considerando que o trabalhador não possua nenhum dependente, a alíquota do IR será de 7,5%. Até 1710,78 o empregado é isento. Logo, o valor base para o desconto do IR é de R$ 109,22, totalizando o valor de R$ 8,19 a ser pago de imposto. Depois destes descontos, o trabalhador que tem um salário bruto de R$ 2.000,00 recebe efetivamente, R$ 1.811,80. 

Supondo um trabalhador que possua dependentes, este deve deduzir 171,97 por dependente (de acordo com informação na página da Receita Federal) do salário base para o cálculo do IR para o ano de 2013. Neste caso, se possuir apenas 1 dependente, o salário base cai de R$ 1.820,00 para R$ 1.648,03, ficando o trabalhador isento de IR. Assim, o salário líquido do trabalhador é de R$ 1820,00. Lembrando que, os descontos considerados foram apenas o INSS e o Imposto de renda. 

Porém o trabalhador pode ter outros descontos, autorizados por ele (como empréstimo consignado) ou pela justiça, como no caso da pensão alimentícia, a qual pode ser descontada em folha. Lembrando que todos os descontos devem estar devidamente discriminados no holerite.
Corre lá no seu holerite e verifique quais descontos são realizados em sua folha de pagamento e, em caso de algum desconto que você não tenha autorizado ou desconheça, procure orientação da empresa, sindicato ou Ministério do trabalho. 




FONTE: YAHOO BRASIL

DICA DE SAÚDE: Controle a dieta e aproveite os feriados sem engordar

Confira oito dicas para saciar sua fome sem ganhar quilos extras

Quando os peregrinos celebraram o primeiro Dia de Ação de Graças, a preocupação principal era em ter comida suficiente para sobreviver ao inverno.

Hoje em dia, os tempos mudaram, e temos que nos preocupar em "sobreviver" aos feriados, onde normalmente a oferta de comida é muito maior do que as nossas necessidades.

O feriado parece ser uma grande armadilha para os excessos alimentares. Eu sei que durante o feriado, é praticamente impossível não comermos mais do que queremos, mas na prática poderíamos adotar algumas atitudes a fim de aproveitarmos o feriado sem ficar com uma enorme culpa e um aumento do peso na balança.

Segue abaixo mais algumas dicas que podem ser úteis:

-Tome cuidado com o que come nas semanas que o antecedem, diminuindo a ingestão de gorduras, carboidratos refinados e calorias, e lembre-se de se exercitar mais.

- Coma algo antes. Se não comer durante o dia inteiro, na hora da festa você poderá estar faminto e perder o controle. Coma algo de baixo valor calórico, mas saciador : uma maçã, algum biscoito feito com farinha integral ou uma tigela pequena de sopa ou cereal integral. 
  • Coloque em seu prato 20% a menos de alimentos de alto teor calórico e 20% a mais de frutas, verduras e legumes. Estudos mostram que provavelmente você não notará a diferença.
  • Escolha alimentos que deixam pistas como, por exemplo: ossos de asas de frango no seu prato, pois desta forma você comerá menos.
  • Tente não colocar mais do que dois a três itens em seu prato de cada vez, pois comemos mais quando o alimento está na nossa frente.
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Lembre-se: quanto mais rápido comemos, mais comemos! Após a refeição o cérebro demora 20 minutos para perceber que o corpo está saciado. Beba um pouco de água entre as mordidas. As refeições, durante os feriados festivos, costumam demorar mais e se você comer vorazmente, seu prato ficará vazio quando outras pessoas ainda estão comendo, o que o levará a repetir. Se beber um gole de água a cada duas mordidas, isso o desacelerará. Você não comerá tanto e não se sentirá empanturrado.
  • Se tiver escolha, use um prato menor e tente sempre se servir ! Você deve ter noção do que coloca no seu prato.
  • Tome cuidado com o álcool, que é rico em calorias e desacelera o metabolismo. O álcool também prejudica o julgamento, portanto, quanto mais você beber, mas irá comer.
  • Boa sorte! Tenho certeza de que você irá aproveitar muito bem os próximos feriados sem alterar o peso da sua balança. Seja feliz!



FONTE: YAHOO BRASIL BELEZA E SAÚDE

15 de novembro - Dia da Proclamação da República

Dom Pedro II e o Marechal Deodoro da Fonseca

Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a república do Brasil.

Na época, o país era governado por D. Pedro II e passava por grandes problemas, em razão da abolição da escravidão, em 1888.

Como os negros não trabalhavam mais nas lavouras, os imigrantes começaram a ocupar seus lugares, plantando e colhendo, mas cobravam pelos trabalhos realizados, o que gerou insatisfação nos proprietários de terras.

As perdas também foram grandes para os coronéis, pois haviam gasto uma enorme quantidade de dinheiro, investindo nos escravos e o governo, após a abolição, não pagou nenhuma indenização aos mesmos.

A guerra do Paraguai (1864 a 1870) também ajudou na luta contra o regime monárquico no Brasil. Soldados brasileiros se aliaram aos exércitos do Uruguai e da Argentina, recebendo orientações para implantarem a república no Brasil.

Os movimentos republicanos também já aconteciam no país, a imprensa trazia politização à população civil, para lutarem pela libertação do país dos domínios de Portugal. Com isso, vários partidos teriam sido criados, desde 1870.

A Igreja também teve sua participação para que a república do Brasil fosse proclamada. Dois bispos foram nomeados para acatarem as ordens de D. Pedro II, tornando-se seus subordinados, mas não aceitaram tais imposições. Com isso, foram punidos com pena de prisão, levando a igreja a ir contra o governo.

Com as tensões aquecendo o mandato de D. Pedro II, o mesmo dirigiu-se com sua família para a cidade de Petrópolis, também no estado do Rio de Janeiro.

Porém seu afastamento não foi nada favorável, fez com que fosse posto em prática um golpe militar, onde o Marechal Deodoro da Fonseca conspirava a derrubada de D. Pedro II.

Boatos de que os responsáveis pelo plano seriam presos fizeram com que a armada acontecesse, recebendo o apoio de mais de seiscentos soldados.

No dia 15 de novembro de 1889, ao passar pela Praça da Aclamação, o Marechal, com espada em punho, declarou que a partir daquela data o país seria uma república.

Dom Pedro II recebeu a notícia de que seu governo havia sido derrubado e um decreto o expulsava do país, juntamente com sua família. Dias depois, voltaram a Portugal.

Para governar o Brasil República, os responsáveis pela conspiração montaram um governo provisório, mas o Marechal Deodoro da Fonseca permaneceu como presidente do país. Rui Barbosa, Benjamin Constant, Campos Sales e outros, foram escolhidos para formar os ministérios.


Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
BRASIL ESCOLA

Mensagem de Reflexão: É hora de recomeçar

É hora de recomeçar
 
 
Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar". Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo. É renovar as esperanças na vida e o mais importante: acreditar em você de novo.


Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado. Chorou muito? Foi limpeza da alma. Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia. Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os outros. Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora. Pois é! Agora é hora de iniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo. Que tal um novo emprego? Uma nova profissão? Um corte de cabelo arrojado, diferente? Um novo curso, ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa?


Olha quanto desafio. Quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando. Tá se sentindo sozinho? Besteira! Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento", tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você. Quando nos trancamos na tristeza nem nós mesmos nos suportamos. Ficamos horríveis. O mau humor vai comendo nosso fígado, até a boca ficar amarga.


Recomeçar! Hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar? Ir alto. Sonhe alto, queira o melhor do melhor, queira coisas boas para a vida. Pensamentos assim trazem para nós aquilo que desejamos. Se pensarmos pequeno, coisas pequenas teremos. Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida.


E é hoje o dia da Faxina Mental. Fique pronto para a vida! 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Restos mortais de Jango são transportados do RS para Brasília

 Restos mortais de Jango são levados para DF (Márcio Luiz/G1)

Perícia no DF tentará apurar a causa da morte do ex-presidente.
Exumação em cemitério de São Borja durou mais de 18 horas.

Márcio Luiz e Josiane Pimentel Do G1 RS e da RBS TV
Avião da Força Aérea Brasileira faz o transporte até Brasília (Foto: Josiane Pimentel/RBS TV)Avião da Força Aérea Brasileira faz o transporte até Brasília (Foto: Josiane Pimentel/RBS TV)

O tralsado dos restos mortais do ex-presidente João Goulart para Brasília foi iniciado na manhã desta quinta-feira (14), em um avião da Força Aérea Brasileira. Inicialmente previsto para decolar às 6h, o avião deixou o aeroporto de São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, às 7h40. A viagem deve durar cerca de quatro horas, com a presença dos peritos.

Um outro avião se prepara para partir com familiares e autoridades. Este voo fará uma escala em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, para que os passageiros façam a troca para o avião presidencial.

Urna com caixão de Jango vai direto para Brasília  (Foto: Josiane Pimentel/RBS TV)Urna com caixão de Jango vai direto para Brasília (Foto: Josiane Pimentel/RBS TV)
 
Como a exumação demorou mais de 18h, as autoridades e a polícia alteraram a programação. Antes, o plano era levar o corpo até Santa Maria, por via terrestre, para depois seguir em um voo até a capital federal.

Após a exumação, que começou por volta das 8h de quarta (13) no cemitério Jardim da Paz, a urna com os restos mortais do ex-presidente foi colocada em um caminhão da Defesa Civil gaúcha por volta das 2h30 da madrugada, com honras militares e coberto por bandeiras do Brasil e de São Borja.

Segundo a ministra Maria do Rosário, a solenidade em Brasília, onde os restos mortais de Jango serão recebidos com honras de chefe de Estado, está mantida para as 10h desta quinta. A presidente Dilma Rousseff e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Collor de Mello e José Sarney participarão da cerimônia, informou o Palácio do Planalto. Fernando Henrique Cardoso não deverá comparecer, pois se recupera de uma diverticulite.

Após o término dos trabalhos em Brasília, os restos mortais de Jango voltam para São Borja no dia 6 de dezembro, data de sua morte.

O objetivo do procedimento é esclarecer se Jango morreu de ataque cardíaco, como consta na documentação oficial, ou se foi assassinado por envenenamento. Nos últimos anos, surgiram evidências de que o ex-presidente pode ter sido mais uma vítima da Operação Condor, a aliança entre as ditaduras do Cone Sul para eliminar opositores dos regimes além das fronteiras nacionais.

Morte ocorreu em exílio na Argentina
 
Deposto no golpe militar de 1964, Jango morreu em 6 de dezembro de 1976 em sua fazenda em Mercedes, na Argentina. Cardiopata, ele teria sofrido um infarto, mas uma autópsia nunca foi realizada. Na última década, novas evidências reforçaram a hipótese de que o ex-presidente teria sido envenenado por agentes ligados à repressão uruguaia e argentina, a mando do governo brasileiro.

A principal delas foi o depoimento dado pelo ex-espião uruguaio Mario Neira Barreiro ao filho de Jango, João Vicente Goulart, em 2006. Preso por crimes comuns, ele cumpria pena em uma penitenciária de Charqueadas, no Rio Grande do Sul, quando disse que espionava Jango e que teria participado de um complô para trocar os remédios do ex-presidente por uma substância mortal.

Em 2007, a família de Jango solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) a reabertura das investigações. O pedido de exumação foi aceito em maio deste ano pela Comissão Nacional da Verdade (CNV). Tanto o governo federal quanto membros da família Goulart acreditam que há indícios de que o ex-presidente possa ter sido assassinado.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Cruzeiro é campeão brasileiro

A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
 
 Cruzeiro é campeão brasileiro (Douglas Magno/O Tempo/Estadão Conteúdo)

Contam-se nos dedos os títulos tão bem saboreados quanto este do Cruzeiro. Foi uma conquista a conta-gotas, a conta-rodadas, jogo após jogo, um pouquinho de cada vez. Faz tempo que a torcida celeste se celebra como grande vencedora do Campeonato Brasileiro de 2013. Afinal, a Raposa não foi campeã (tricampeã!) nesta quarta-feira, 13 de novembro, com o triunfo de 3 a 1 sobre o Vitória em Salvador, como diz a matemática, fria por natureza. Não, não: ela vem sendo campeã há meses.

O que aconteceu no Barradão foi uma formalidade, quase uma burocracia – a assinatura final na lista de façanhas do time cruzeirense. Melhor: do timaço cruzeirense, essa equipe que é mecânica sem ser quadrada, que é agressiva sem ser afobada, que joga bonito sem cair na tentação da firula. Desde 2003, quando o próprio Cruzeiro ganhou o primeiro Brasileirão por pontos corridos, poucos títulos foram tão inquestionáveis. De Fábio a Borges, de Dedé a Everton Ribeiro, a Raposa sobrou.

E foi campeã fazendo aquilo que mais sabe, aquilo que mais repetiu: vencendo. Nem precisava. A derrota de 2 a 1 do Atlético-PR para o Criciúma já garantia o título ao Cruzeiro. Mas campeão é campeão (tricampeão é tricampeão). Contra um adversário forte, mergulhado na batalha por vaga na Libertadores, foi lá e venceu. Já no intervalo, com o fim da partida no Heriberto Hülse, os jogadores celestes festejaram o título - mesma ação da torcida azul mundo afora.

Por outro lado, o resultado foi péssimo para o Vitória. A equipe baiana precisava dos três pontos. É curioso: o jogo da confirmação do título do Cruzeiro era mais importante para o Leão do que para os mineiros. Com a derrota, a equipe de Ney Franco estacionou nos 51 pontos, na sexta colocação, cinco atrás do G-4. A Raposa foi a 74, inacreditáveis 16 a mais que o Atlético-PR, o segundo colocado. Os gols da partida foram marcados por Willian, Julio Baptista e Ricardo Goulart para o Cruzeiro e Dinei para o Vitória.

Willian comemora gol do Cruzeiro contra o Vitória (Foto: Marcos Ribolli)Willian comemora primeiro gol do Cruzeiro contra o Vitória (Foto: Marcos Ribolli)
 
Primeiro tempo de um quase campeão
O Cruzeiro foi a campo munido da leveza que só é conhecida por aqueles que sabem que são campeões. Quando começou o jogo em Salvador, o Atlético-PR já perdia por 2 a 0 em Criciúma. Aí os mineiros puderam jogar com a maior naturalidade do mundo. O Vitória, claro, tentou partir para cima. Foi o primeiro a ameaçar, em chute de longe, e para longe, de Ayrton. Insistiu com Dinei, em boa defesa de Fábio. Levou perigo com Marquinhos, em outra ótima participação do goleiro do Cruzeiro. Quase fez novamente com Dinei, da marca do pênalti – por cima.

Mas quem marcou foi o Cruzeiro. Willian já tinha ameaçado uma vez. E Borges em outra, quase num golaço de voleio. E aí não teve erro. Aos 35 minutos, Dagoberto recebeu chutão da defesa e logo acionou Willian. Ele bateu forte, com precisão: 1 a 0 para o campeão.

Segundo tempo de um campeão absoluto
No intervalo, dentro de campo, os jogadores do Cruzeiro ergueram os braços para o céu, começaram a se abraçar, passaram a gritar. Eram campeões - com o encerramento do jogo em Criciúma. Restava um segundo tempo de festa. E de grande futebol.

O Vitória conseguiu reagir. Empatou com Dinei, logo a cinco minutos, em falha da defesa celeste. Mas imaginar que o Cruzeiro tiraria o pé, jogaria menos, se mostrou um grande equívoco. Foi o contrário: jogou mais, jogou como um campeão absoluto.

Julio Baptista, aos 25 minutos, voltou a colocar a Raposa na frente. Dagoberto, garçom da noite, recebeu na área e só desviou para o colega, que empurrou para o gol. Depois, foi a vez de Ricardo Goulart, que bateu de primeira dentro da área: 3 a 1.

O resto foi comemoração, foi festa e futebol de campeão. De tricampeão. De tricampeões que saborearam um título como poucas vezes se viu.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: O Último Discurso

O ÚLTIMO DISCURSO
 
Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, o gentil... negros... brancos.

            Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.

            O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.  A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

            A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloquente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: “Não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.

            Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!

            Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, mas dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.

            É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!

            Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontrares, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo – um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergue os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos! 
(AUTOR DESCONHECIDO)


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Lojas abrem em horário especial na sexta

FERIADO. Consumidores devem aproveitar para compras de fim de ano

Lojas abrem em horário especial na sexta
Por: CARLOS NEALDO - EDITOR DE ECONOMIA
 
As lojas do centro de Maceió irão funcionar em horário especial na próxima sexta-feira, feriado da Programação da República. De acordo com a Aliança Comercial, o horário de funcionamento será das 9h às 13h. Para garantir a segurança dos consumidores e dos próprios lojistas, a Polícia Militar reforçará a segurança no local, que deve receber, segundo a entidade do setor, um grande número de pessoas em busca das compras de fim de ano.

Conforme pesquisa divulgada ontem, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o comércio varejista deve obter bons números para o Natal de 2013. O volume de consultas ao SPC, inclusive, deve crescer 5% na comparação com o final do ano passado. Essa perspectiva foi apresentada pelo presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior. Até agora, no entanto, a alta estimada no número de consultas era de 4,5%. O valor médio dos gastos, entretanto, deve cair entre 5% e 10%, variando de acordo com a área varejista.





FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Beneficiários devem se recadastrar no Bolsa Família

EXIGÊNCIA. Prazo vai até o próximo dia 13 de dezembro
Beneficiários devem se recadastrar no Bolsa Família
Por: BLEINE OLIVEIRA - REPÓRTER
 
Cerca de 10% das 438 mil famílias alagoanas beneficiadas pelo Programa Bolsa Família têm prazo até o dia 13 de dezembro próximo para atualizar as informações referentes a seus cadastros. Se isso não for feito, o benefício referente ao mês de janeiro será suspenso. Se continuarem com o cadastro desatualizado, o benefício será cancelado, em fevereiro.

O alerta vale principalmente para aquelas inscritas em Maceió, onde está o maior número de beneficiários do programa: são 91 mil famílias. Desse total, cerca de 9 mil precisam atualizar as informações, uma exigência que deve ser atendida a cada dois anos. A coordenadora estadual do Bolsa Família em Alagoas, Maria José Cardoso, disse que desde junho os beneficiários estão sendo alertados para essa necessidade.

EXTRATO

"No próprio extrato que tiram todos os meses sai a informação de que precisam se recadastrar. De todo modo, vamos fazer a divulgação mais ampla, para evitar tumulto e correria no fim do prazo", disse ela, explicando que ainda não tem informações sobre o número exato de famílias de Alagoas que ainda não atenderam ao chamamento.



FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Morre ator Antônio Firmino, no Rio

O Evandro de 'Sangue bom' foi encontrado morto dentro de casa.
Não há informações sobre as circunstâncias da morte.

Do G1 Rio
 Ator de 'Sangue bom' é achado morto no Rio (Reprodução/TV Globo)

O ator Antônio Firmino foi encontrado morto dentro de casa, na Gardênia Azul, Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira (11). O artista interpretou o personagem Evandro na novela "Sangue Bom" e Apolo, em "Duas Caras".

Não há informações sobre as circunstâncias da morte do ator.

Também não há informações sobre o velório, nem sobre o enterro de Firmino, que nasceu em Belo Horizonte. A família ainda não decidiu em qual das duas cidades vai ocorrer a cerimônia.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO


Com o apoio de Lula, Rui Falcão é reeleito presidente do PT

Deputado será responsável por articulação de alianças para reeleger Dilma.
Mandato vai até 2017; disputaram eleição interna outros cinco candidatos.

Roney Domingos e Filipe Matoso Do G1, em São Paulo e Brasília

O deputado estadual Rui Falcão (SP) foi reeleito presidente nacional do PT, com novo mandato até o fim de 2017. Com 80% das urnas apuradas, ele já havia obtido 236.879 votos (70,16%) e, matematicamente, não podia mais ser alcançado pelo segundo colocado, Paulo Teixeira (66.809 votos; 19,8%). Além de Falcão e Teixeira, também concorreram ao comando nacional Markus Sokol, Valter Pomar, Renato Simões e Serge Goulart.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (12) pelo secretário nacional de organização do partido, Florisvaldo Souzana, na sede do PT em São Paulo. Os números finais do Processo de Eleição Direta (PED), destinado a renovar as direções nacional, estaduais e municipais do partido, deverão ser divulgados à 0h desta quarta.

As eleições estão definidas na maioria dos estados, mas em alguns deve haver segundo turno, entre os quais, Pará, Rio Grande do Sul e  Amazonas. Rio de Janeiro e Pernambuco também estavam em situação indefinida.

Embora o PT informe ter 1,7 milhão de filiados, 806 mil estavam habilitados para votar. A previsão é que, ao final da apuração, tenha sido registro o comparecimento de cerca de 450 mil.

"O voto hoje é mais criterioso, as pessoas precisam passar por atividade partidária, tem que efetuar contribuição financeira. É um processo muito mais complexo. No PT, não é só voto. As pessoas têm que participar efetivamente do processo", disse Florisvaldo de Souza.

Rui Falcão afirmou logo após o anúncio da vitória que a prioridade do partido daqui em diante deve ser a reeleição da presidente Dilma Rousseff, ampliar as bancadas do partido na Câmara e no Senado e eleger os governos. Também destacou a necessidade de reforma política.

O deputado deverá conduzir as negociações das alianças políticas para a disputa da eleição de 2014, que determinarão a formação dos palanques nos estados para a candidatura à reeleição de Dilma.

O presidente reeleito do PT contou com o apoio do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e das principais lideranças do partido. Ele representa o grupo político majoritário no PT, formado pelas correntes Construindo um Novo Brasil, Novo Rumo e PT de Luta e de Massas, reunidas na chapa Partido que Muda o Brasil.

Rui Falcão, que já havia presidido o PT em 1994, voltou a ocupar a presidência em 2011, após o afastamento do então presidente, José Eduardo Dutra, por motivos de saúde. Antes dos dois, o PT já foi presidido por Lula (1980-1994); pelo ex-ministro José Dirceu (1995-2002); pelo deputado federal licenciado José Genoino (2002-2005); pelo governador Tarso Genro (2005); pelo deputado federal Ricardo Berzoini (2005-2006 e 2007-2010); e por Marco Aurélio Garcia (2006-2007), assessor de Assuntos Internacionais da presidente Dilma Rousseff.

Leia abaixo os principais temas que Falcão abordou em entrevista concedida nesta terça:
 
Dilma
"Temos de dar conta das tarefas para o próximo período. Entre as tarefas, a principal delas é a reeleição da presidente Dilma em condições com base em apoio no partido e na sociedade para que ela possa avançar ainda mais nas conquistas que tivemos nesse período desde o presidente Lula."
 
Alianças
"Vamos nos atirar agora à formalização das alianças com os partidos da base aliada. É uma tarefa que já se iniciou ao longo do PED, mas essas definições só se farão no ano que vem."
 
Lula
“Queria fazer um reconhecimento ao presidente Lula que incentivou a nossa candidatura, nos apoiou e como sempre é uma pessoa que nos orienta, que lidera o nosso partido e que seguramente vai ter um papel muito forte na campanha do ano que vem."
 
Objetivos eleitorais
"Nós temos  como meta no ano que vem, além da reeleição da presidenta Dilma, aumentar as nossas bancadas, tanto nas assembleias, na Câmara e no Senado, manter os governos que temos hoje e eleger mais alguns. Essa é a nossa meta eleitoral. "
 
Mídia e reforma política
"Nós temos muita ênfase na continuidade da nossa campanha pela reforma política; recorrer mais a instrumentos de participação previstos na Constituição, como é o caso dos referendos, dos plebiscitos e da iniciativa popular legislativa e também nossa insistência para que a gente possa ter uma mídia mais democrática no Brasil, regulamentando a Constituição nos artigos que tratam da comunicação, banindo e evitando qualquer tipo de censura, inclusive nessa questão das biografias."

PSD
"Eu não tenho conhecimento se esses funcionários estavam lá desde a gestão Kassab ou se estavam lá desde a gestão Serra. Não tenho essa informação. De qualquer maneira, investigações sobre condutas de funcionários envolvidos em atividades irregulares dizem respeito à Corregedoria e ao Ministério Público e não dizem respeito à nossa tática eleitoral e às nossas alianças. Primeiro é preciso ver se o PSD tem a ver com as irregularidades apontadas. Não há nenhuma denúncia de que o partido faça parte ou que as pessoas investigadas sejam filiadas ao PSD."
 
Secretário em São Paulo
“Fui informado pelo secretário [de Governo, Antonio] Donato, cuja reputação para nós é inatacável, em quem nós depositamos toda a confiança, de que, por conta dessa bateria de denúncias infundadas que partem de pessoas que estão fazendo delação premiada, para ele não criar nenhum tipo de dificuldade para o governo e para fazer sua defesa com maior liberdade, iria se afastar do cargo de secretário. A decisão é de foro estritamente pessoal. “



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Despertar da vida

Despertar da vida
 
É importante perceber que o despertar da vida depende de você.
Libere seu coração e deixe que ele construa seu destino.
A felicidade é uma experiência ligada à sabedoria. Sua vida muda quando você muda.
Deixe as pessoas do passado no passado, a melhor cura do baixo- astral é abrir os olhos para o mundo. Enquanto você acreditar, o medo não vai se instalar.
Para viver intensamente é necessário conviver com os riscos.
Por isso acredite sempre, por pior que seja a situação.
Não deixe a dúvida tomar conta de você.
Nosso maior adversário está dentro de nós.
É preciso entrar pra valer nos projetos da vida, até que o rio se transforme em mar.
Poder é ser dono de sua atenção.
Alguém já disse que visão é a arte de ver o invisível.
Nós é que transformamos a semente em árvore para poder colher os frutos.
A primeira ponte é a do sentido da vida.

 
A segunda ponte é a do silêncio.
A terceira ponte é a da simplicidade.
A quarta ponte é a do sentimento.
Você é a pessoa que escolhe ser.
Um dos segredos da felicidade é saber criar condições para que a vida dependa de nós.
Viver é a arte de realizar sonhos.
Viver é ser o artista da auto-criação.
As mudanças ficam mais fáceis quando o que se passa dentro de você é explicado.
O grande néctar da vida é a possibilidade de realizar o divino que existe dentro de cada um de nós. 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Jovem Cassiano dos Santos volta ao convívio de sua família

 
Cassiano dos Santos, de 14 anos de idade.


Depois de deixar muitas pessoas preocupadas com seu desaparecimento, o jovem Cassiano dos Santos, de 14 anos, que reside com sua mãe Maria Zuleide dos Santos na Rua Formosa, nº 114, centro desta cidade, apareceu vivo e são ao convívio de sua família e de seus colegas e amigos daqui de Campo Alegre - Alagoas.

Assim que o Blog do Renilton Silva tomou conhecimento do desaparecimento desse jovem, através de uma nota do Conselho Tutelar de Campo Alegre, município do estado de Alagoas, divulgou essa nota no blog e facebook, ampliando o comunicado e pedindo informações ao povo em prol do comparecimento de Cassiano dos Santos. 

Várias pessoas ficaram preocupadas e comovidas com esse episódio; percebemos também pelos acessos no blog e facebook, onde todos queriam à volta desse rapaz.

Lembramos que Cassiano dos Santos ultimamente estudava na Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias; pois há dias que estava desaparecido.

Felizmente, Cassiano dos Santos voltou com vida, graças a Deus.

Esperamos que ele não nos deixe preocupados de novo, pois segundo informações, é de costume sair de casa e passar alguns dias fora da família sem avisar.

Agradecemos a Deus pela vinda de Cassiano dos Santos e ao público em geral que se comoveu com essa causa.

OBS.: Em cumprimento ao nosso dever e obrigação, hoje estamos dando esta boa notícia, já que antes tínhamos abraçado essa causa.



RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Felipe Massa assina contrato e é anunciado pela Williams para 2014

Brasileiro comparece à sede do time em Grove nesta segunda-feira e firma vínculo de dois anos com opção de mais um. Ele substituirá Maldonado e fará dupla com Bottas

Por Grove, Inglaterra
Felipe Massa e Frank Williams F1 (Foto: Reprodução / Instagran)Felipe Massa e Frank Williams (Foto: Reprodução / Instagran)
 
O Brasil não corre mais o risco de ficar sem representantes na Fórmula 1 pela primeira vez desde 1969. Um dia após ganhar uma festa de despedida da Ferrari, Felipe Massa foi anunciado em sua nova casa em 2014: a Williams. O contrato foi assinado na manhã desta segunda-feira em Grove e é válido por dois anos, com opção de renovação por mais um. O piloto brasileiro entrará no lugar do venezuelano Pastor Maldonado e fará dupla com o finlandês Valtteri Bottas.

- A Williams é uma das mais bem sucedidas e importantes equipes de todos os tempos da Fórmula 1.Quando era criança, sempre sonhei em correr por Williams, Ferrari ou McLaren. Estou feliz em assinar com outro ícone do esporte, após minha sequência na Ferrari – disse o piloto, destacando o passado glorioso da escuderia, uma das maiores campeãs da história da categoria, dona de nove títulos do Mundial de Construtores e sete de Pilotos.

Felipe Massa na sede da Williams, em Grove (Foto: Reprodução) 
Felipe Massa na sede da Williams, em Grove (Foto: Reprodução)

Desde que Maldonado manifestou o desejo de romper com a Williams, Massa viu no time de Grove uma boa oportunidade para a próxima temporada e iniciou os contatos. As negociações ganharam contornos decisivos durante o fim de semana do GP de Abu Dhabi, no início de novembro. Massa acertou as bases do acordo e finalmente assinou um pré-contrato com a equipe inglesa. Entretanto, a conclusão da negociação ainda dependia do distrato entre a Williams e a PDVSA, petrolífera venezuelana. A saída de venezuelano foi, enfim, acertada na última semana. No entanto, em razão do rompimento precoce por parte de Maldonado, a petrolífera PDVSA que apoia o piloto terá que arcar com boa parte dos R$ 93 milhões (€30 milhões) devidos pelo contrato que vigoraria até o fim da temporada de 2015. A equipe agradeceu os serviços de Maldonado, especialmente à surpreendente vitória no GP da Espanha de 2012, a primeira do time em oito anos.

- Estamos muito felizes em confirmar nossa dupla de 2014 e dar as boas-vindas a Felipe na família Williams. Ele é um talento excepcional e um verdadeiro lutador dentro da pista – comemorou o chefe e fundador da equipe, Sir Frank Williams.

felipe massa fábrica williams (Foto: Reprodução / Twitter)Brasileiro posa com futuro parceiro Valtteri Bottas na fábrica da Williams (Foto: Reprodução / Twitter)

No início de setembro, Massa anunciou que, após oito anos de Ferrari, não teria seu contrato renovado para 2014 pela escuderia de Maranello. O vice-campeão de 2008 passou então a negociar com equipes com potencial de construir um carro competitivo para a próxima temporada, que terá profundas mudanças de regulamento, com a entrada da nova geração de motores V6 turbo no lugar dos atuais propulsores V8. Além de Williams, Massa negociou com Lotus, McLaren, Force India e Sauber.

Felipe Massa festa depedida Ferrari (Foto: AP) 
Felipe Massa ganhou uma festa de despedida da Ferrari neste domingo, na Itália (Foto: AP)

Massa será o sexto piloto brasileiro a defender a Williams, dando sequência a uma história que contou com Nelson Piquet, Ayrton Senna, Antônio Pizzonia, Rubens Barrichello e Bruno Senna. O ex-piloto da Ferrari será o sétimo a trabalhar com Sir Frank, já que seu compatriota José Carlos Pace defendeu, em1972, a Team Williams Motul, da Frank Williams Racing Cars, time que precedeu a atual equipe Williams.

- É muito bom lembrar que alguns dos melhores pilotos brasileiros correram pela Williams e cimentaram uma forte ligação nacional com o time – destacou Massa.

Antes de se juntar definitivamente à Williams, Massa terá ainda dois GPs para se despedir da Ferrari, sua casa por doze anos, oito como titular. O primeiro será no GP dos EUA deste fim de semana e o último, no dia 24 de novembro, diante da torcida brasileira em Interlagos.
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO