sábado, 11 de novembro de 2017

Campo-alegrense Ramilson Alexandre é eleito vice-presidente da FEDEFAL

 Da esquerda à direita: Presidente da FEDEFAL, João Ferreira; vice-presidente, Ramilson Alexandre






Em uma disputa bastante acirrada a chapa intitulada como ''Juntos Somos Mais Fortes'', composta pelo presidente João Ferreira Lima e do vice-presidente Ramilson Alexandre, foi eleita  para presidir a Federação de Entidades de Pessoas com Deficiência Física do Estado de Alagoas - FEDEFAL.

A eleição ocorreu na manhã da última sexta-feira (10) e contou com a participação de 12 entidades aptas para votação. A atual diretoria será composta por:

Diretoria Executiva

João Ferreira Lima – Presidente
Ramilson Alexandre – Vice-presidente
Edna Rosario – 1ª Secretária
José Daniel Magalhães – 2º Secretário
Carlos Roberto Dias da Cunha – 1º Tesoureiro
Ieda Beserra Oliveira Beserra – 2ª Tesoureira

Conselho Fiscal

Membros Titulares

Cícero de Almeida – Presidente
Josenilson Rodrigues
Ednaldo Tigre

Membros Suplentes

Graça Dias
Edna Merêncio
Antônio Roseando

Coordenações

Venus Maria Maria - Coordenadora de comunicação
Eudocia Ciqueira - Coordenadora de Eventos
Marlone Barbosa- Coordenador de Esporte
Manoel Simeão - Coordenador de Patrimônio

FONTE: BLOG DO RÔMULO MELO


O Sr. João Ferreira Lima já faz parte da ADEFAL - Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, localizada em Maceió, entidade que atende várias pessoas especiais no atual estado. Já o Sr. Ramilson Alexandre é presidente da ADEFICAL - Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre, instituição que já existe desde o ano de 2007, que tem como vice, Claudival Medeiros. João Ferreira Lima passa a ser o novo presidente da FEDEFAL, junto com seu vice, Ramilson Alexandre, quando irão trabalhar juntos em prol de políticas públicas para as pessoas com deficiência.

Parabéns aos dois! Desejo felicidade e sucesso!

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Alunos da Escola Miguel Matias, representando a Sala de Leitura apresentam programa de rádio em homenagem aos radialistas - 07 de novembro - Dia do Radialista


Foto: Da esquerda à direita, fileira detrás: Artur Lima, Vitória Eduarda, Maria Eduarda e Renilton Silva. À frente: Monalisa Soares, Érica Veríssimo, Janielly Silva, Ane Maria e Ryan Félix.




























A equipe da Sala de Leitura da Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, escola esta localizada no centro da cidade de Campo Alegre – Alagoas vem trabalhando alguns projetos focados à leitura, através dos textos escritos e falados, onde tem a oportunidade de apresentar ao público. Esse trabalho é uma iniciativa dos professores: Deise Matias e Renilton Silva.

Em se tratando do atual trabalho, focando aos textos radiofônicos, alunos, professores, diretores, coordenadores e demais profissionais apoiam a ideia.

Recentemente nove (9) alunos, representando os 3ºs, 4ºs e 5ºs anos matutino da Miguel Matias apresentaram a um telejornal, mês passado, quarta-feira, 25 de outubro. E foi ao ar o Jornal Miguel TV, programa esse que se tratou de assuntos das festividades, eventos e comemorações desta escola. Mediador e responsável, o professor Renilto. Foi um sucesso!

E para comemorar o Dia do Radialista - 07 de novembro, esta semana, oito (8) alunos, representando os 1ºs, 2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs anos, apresentaram a um programa de rádio, em homenagem aos radialistas, pela Rádio Miguel Matias FM 108.1 MHZ (nome fictício). Foi um sucesso! Os participantes foram: Ryan Félix, aluno da professora Girlene; Janielly Silva, aluna da professora Lucineide; Maria Eduarda, aluna da professora Sandra; Erica Veríssimo, aluna da professora Djanete; Monalisa Soares, aluna da professora Bibi; Ane Maria, aluna da professora Glaucinede; Artur Lima, aluno da professora Marilene e Vitória Eduarda, aluna da professora Keila.

FICHA TÉCNICA:
Vinheta: Ryan Félix, aluno da professora Girlene
Locutora: Janielly Silva, aluna da professora Lucineide
Mensagem do programa: Maria Eduarda, aluna da professora Sandra
Comercial 1: Erica Veríssimo, aluna da professora Djanete
Comercial 2: Monalisa Soares, aluna da professora Bibi
Comercial 3: Ane Maria, aluna da professora Glaucinede
Reportagem: Artur Lima, aluno da professora Marilene
Entrevistadora: Vitória Eduarda, aluna da professora Keila
Entrevistado: Renilton Silva, da sala de leitura
Homenagem aos radialistas: Artur Lima, aluno da professora Marilene
Organizadora do nome da rádio e do prefixo: Professora Paula Juliana (Paulinha)
Colaboração: Professora Samille Gama

Trabalho de áudio: Murilo Bispo

Locutores, repórteres, alunos e professores deram um show! Parabéns a todos e obrigado pela participação!



História do rádio

O Rádio: Definição e Características

O rádio é um veículo de comunicação, baseado na difusão de informações sonoras, por meio de ondas eletromagnéticas, em diversas frequências. Ele pode ser caracterizado como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação do binômio: voz (locução) e música.

O rádio entre os meios de comunicação em massa, pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance do público, não só no Brasil, mas no mundo, isso pela capacidade que o homem tem em ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente e não ter de interromper as suas atividades e se dedicar exclusivamente à audição. 

A invenção do rádio


Tudo começou com Michael Faraday, grande sábio inglês que descobriu em 1831 a indução magnética.


James C. Maxwell que descobriu matematicamente a existência das ondas eletromagnéticas diferente somente em tamanho, das ondas de luz, mas com a mesma velocidade (300.000 Km/s).

Outro personagem que marcou a história das comunicações foi Thomas A. Edison quando em 1880 descobriu que colocando em uma ampulheta de cristal um filamento e uma placa de metal separada entre si e ligando-se o filamento ao negativo e uma bateria e a placa ao positivo, constatava-se a passagem de uma corrente elétrica da placa para o filamento e nunca em sentido contrário.

O professor alemão Heinrich Rudolph Hertz que comprovou na prática em 1890 a existência das ondas eletromagnéticas, chamadas hoje de “Ondas de Rádio¨.

Mais tarde em 1893 o padre, cientista e engenheiro gaúcho Roberto Landell de Moura testa a primeira transmissão de fala por ondas eletromagnéticas, sem fio.


Todavia, o primeiro mundo reconhece o cientista Guglielmo Marconi como o “descobridor do rádio”. Marconi, natural de Bolonha, Itália, realizou em 1895 testes de transmissão de sinais sem fio pela distância de 400 metros e depois pela distância de 2 quilômetros. Ele também descobriu o princípio do funcionamento da antena. Em 1896 Marconi adquiriu a patente da invenção do rádio, enquanto Landell só conseguiria obter para si a patente no ano de 1900.
No início do século XX, em que o primeiro mundo credita aos irmãos Wright, dos EUA, a invenção do veículo aéreo, embora tenha sido o mineiro Alberto Santos Dumont seu pioneiro (Os Wright não registraram imagens e suas experiências de voo, enquanto Dumont realizou testes com seu 14-Bis diante de multidões em Paris, França, em 1906).

ROQUETE PINTO - O Pai do Rádio no Brasil

Conhecido como um dos principais antropólogos do Brasil, Edgard Roquete Pinto, "o pai do rádio" no País, demonstrou grande interesse em relação aos meios de comunicação, em especial ao rádio. Em situação embrionária no Brasil, Roquete previu imediatamente o seu uso como um difusor de cultura popular. O sucesso da primeira irradiação no Brasil, em 1922, durante as Comemorações do Centenário da Independência, realizada no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, transmitindo o discurso do então presidente Epitácio Pessoa, foi a gota d´água para os planos da primeira emissora brasileira, embora na cronologia da comunicação eletrônica de massa brasileira o surgimento do rádio no Brasil é marcado com a fundação da Rádio Clube de Pernambuco por Oscar Moreira Pinto, no Recife, em 6 de abril de 1919.

FONTE: - REVISTA ANTENNA - JAN/FEV/1969 - ESCRITO DO ENGENHEIRO ELETRÔNICO-ELETRICISTA NICOLAS DACHIN.



O dia 7 de novembro é uma das datas em que se comemorar o Dia do Radialista. A data foi instituída em homenagem ao aniversário do músico e radialista Ary Barroso, nascido em 7 de novembro de 1903. Além disso, o dia 21 de setembro é um dos que são reservados para homenagear os radialistas.
A comemoração em novembro foi instituída através da lei 11.327, de 27 de julho de 2006. Ary Barroso é o compositor do grande sucesso “Aquarela do Brasil”, música que conquistou não só o país, mas até hoje é lembrada como um grande sinônimo do povo brasileiro em qualquer lugar do mundo.
No rádio, Ary Barroso trabalhou na Rádio Philips como pianista, locutor esportivo, humorista e animador de programa. Ele também fez parte da equipe da Rádio Cosmos, Rádio Cruzeiro do Sul e também da Rádio Tupi. Ary faleceu em 1964, na época do Carnaval.
O profissional radialista, homenageado nesta terça-feira (7), é responsável em apresentar os programas e informativos radiofônicos, que entretêm os ouvintes com suas características vozes marcantes.

FONTE: RÁDIO CIDADE

Com uma mudança imposta por uma lei federal em 2006, os radialistas passaram a ter duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio (25 de setembro). O dia 21 de setembro virou uma data simbólica e 7 de novembro a oficial. A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso.

Um dos nossos objetivos: No despertar e no desenrolar de uma boa leitura para assim facilitar os prosseguimentos da escrita e da leitura.

OBS.: Lembramos que a qualquer momento postaremos o programa de rádio completo, que fizemos em homenagem aos radialistas, com a participação de 8 (oito) alunos da Escola Miguel Matias. Aguarde!

Nosso Objetivo Geral

·        Despertar e desenvolver no aluno, o prazer pela leitura e a escrita através dos textos, levando a compreensão para si e para a sociedade.





Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias - Educando com Responsabilidade.
Localizada na Rua Senador Máximo, centro, Campo Alegre - Alagoas

Diretores: Professor, Luciano Torres; professora, Giselma Vieira e professora Quitéria Silva


Coordenadoras: Professoras Patrícia Ferreira, Selma Oliveira, e Irisdelma Gomes


terça-feira, 7 de novembro de 2017

Assista a um trecho de um programa feito nesta terça-feira, 07 de novembro, em homenagem aos radialistas:




A aluna Vitória Eduarda, de um dos 5ºs anos matutino da Educação Básica, da turma da professora Keila, da Escola Miguel Matias, em Campo Alegre – AL, entrevistou o professor e radialista, Renilton Silva, nesta terça-feira, 07 de Novembro - Dia do Radialista.


Lembramos que a qualquer momento postaremos o programa de rádio completo, que fizemos em homenagem aos radialistas, com a participação de 8 (oito) alunos da Escola Miguel Matias.


Parabéns a todos os radialistas de Campo Alegre, de Alagoas e do Brasil!


Feliz Dia do Radialista!


domingo, 5 de novembro de 2017

Neste domingo, 05 de novembro, Programa Domingo Musical, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM 105.9 MHZ, das 13 às 18 horas

Renilton Silva, no comando do Domingo Musical


Aos domingos, das 13 às 18 horas, Programa DOMINGO MUSICAL, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, 105.9 MHZ. Muita alegria, músicas, informações, notícias, mini-especial, músicas variadas atuais e do passado; e prestação de serviço. Apresentação, locução, comunicação e técnica de som - Renilton Silva, o locutor das emoções.

O seu Domingo fica mais recheado, com DOMINGO MUSICAL: Um programa feito com muito carinho para você. Acompanhe pelo som do seu rádio. 

Lembramos que neste ano de 2017, tivemos os seguintes mini-especiais:

*08 de janeiro: Cantor Zé Ramalho
*15 de janeiro: Cantor Bezerra da Silva
*22 de janeiro: Grupo Kaoma
*29 de janeiro: Dupla sertaneja Tonico e Tinoco
*05 de fevereiro: Grupo Chiclete com Banana
*12 de fevereiro: Cantor Reginaldo Rossi
*19 de fevereiro: Banda Cidade Negra
*26 de fevereiro: Não houve mini-especial, em virtude do ''Especial Carnaval 2017''
*05 de março: Cantora Amelinha
*12 de março: Grupo Os Travessos
*19 de março: Cantor Alceu Valença
*26 de março: Banda 14 Bis
*02 de abril: Banda Roupa Nova
*09 de abril: Cantor Ritchie
*16 de abril: Cantor Fábio Júnior
*23 de abril: Cantor Edson Gomes
*30 de abril: Cantor Jerry Adriani
*07 de maio: Cantor Alípio Martins
*14 de maio: Não houve mini-especial, em virtude do ''Especial Dia das Mães''
*21 de maio: Não houve mini-especial, em virtude do ''Especial Músicas Nacionais Inesquecíveis''
*28 de maio: Não houve mini-especial, em virtude do ''Especial Músicas Internacionais Inesquecíveis''
*Mês de junho, não houve mini-especial, em virtude do ''Especial Forrozão 2017''
*02 de julho: Cantor Djavan
*09 de julho: Cantor Adelino Nascimento
*16 de julho: Nosso programa não foi ao ar
*23 de julho: Banda Biquíni Cavadão
*30 de julho: Cantor José Orlando
*06 de agosto: Cantora Aline Barros
*13 de agosto: Não houve mini-especial, em virtude do dia dos pais
*20 de agosto: Nosso programa não foi ao ar, porque estive anunciando o bingo do George
*27 de agosto: Grupo Aqua
*03 de setembro: Não houve Mini-especial
*10 de setembro: Cantor Almir Sater
*17 de setembro: Cantora Angélica
*24 de setembro: Banda Yahoo
*1º de outubro: Cantor Caetano Veloso
*08 de outubro: Cantora Sarajane
*15 de outubro: Não houve mini-especial, em virtude do dia dos professores
*22 de outubro: Não houve o Programa Domingo Musical, por motivos superiores
*29 de outubro: Cantor Padre Zezinho

Atenção: O nosso Programa Domingo Musical, foi ao ar pela primeira vez, no dia 14 de abril de 2002. Hoje já são 15 anos de existência e sucesso. 

Obrigado a todos(as) pela sintonia!


RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA