quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A Volta da Escola Estadual Dom Constantino Lüers



  Escola Estadual Dom Constantino Lüers, em Campo Alegre - Alagoas

Várias escolas do estado de Alagoas, a exemplo da Escola Estadual Dom Constantino Lüers, em Campo Alegre, passaram e estão passando por situações caóticas, devido à falta de atenção e compromisso do governo do estado para com seus professores, diretores, alunos, pais de alunos e comunidade alagoana; atraso nos pagamentos dos profissionais da educação e devido às reformas que não foram realizadas na data prevista.

Desde os anos 80 que a Escola Estadual Dom Constantino Lüers vem passando por situações imprevistas, quando na época seus profissionais aderiram à greve e de lá pra cá, funcionários e alunos dessa instituição vêm sofrendo com os descasos da Educação no estado.

Em agosto de 2011, o teto de uma das salas de aula da Escola Dom Constantino desabou e alguns alunos ficaram feridos. Por sorte que não houve vitíma fatal. Com esse triste acontecimento, a escola acabou fechando as portas por tempo indeterminado. Em seguida o prédio da mesma teve que passar por reformas imediatas. Iniciou-se a reforma que terminaria no prazo de 90(noventa) dias, mas devido à incompetência do Senhor Teotonio Vilela Filho, da firma contratada e de várias autoridades políticas de Campo Alegre, não houve reforma imediata.

Com esses imprevistos, os alunos dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do ensino médio, tiveram que estudar nas escolas deste município (Escolas Municipais) , com o apoio da gestão municipal anterior e da Secretaria Municipal de Educação e da gestão atual.

Nesse período que a Escola Estadual Dom Constantino Lüers esteve sem condições de funcionamento, o Grupo Movimento sem teto – Lema: Sorrir faz parte da vida, estudar também, juntos com vários alunos e pais de alunos, fizeram uma manifestação cívica pelas principais ruas de Campo Alegre cobrando do Governo Estadual e das demais autoridades, a conclusão da reforma da escola.

O que intristece bastante é saber que muitas autoridades políticas deste município; professores; alunos dessa escola e outras pessoas, não fizeram nada em prol da reforma e nem acompanharam aos movimentos pelas ruas; alegando que a responsabilidade é do Estado e não do próprio município.
Sabemos que a responsabilidade maior para o bom funcionamento dessa e de outras escolas, é do Estado, mas devemos entender, por exemplo, que a Escola Estadual Dom Constantino Lüers é construída no município de Campo Alegre e todas as autoridades competentes podem ajudar nessa situação, pois toda a população sai ganhando com isso.


 

Hoje conversei com alguns alunos e os mesmos afirmavam que é um absurdo o Estado tão rico que é e não ter funcionários para zelar da escola. Obs.: Segundo informações, muitos alunos foram ajudar na limpeza da escola por vontade própria.

Uma aluna que faz o 3º ano do ensino médio, disse-me que alguns alunos da Escola Municipal Hildebrando Veríssimo Guimarães, do centro, chamaram os alunos da Dom Constantino de EMPRESTADOS. O diretor dessa escola do município tomou conhecimento do fato e eticamente não concordou com o tal termo: EMPRESTADOS.


Que absurdo! Todos têm o direito de estudar.


Segundo informações, hoje a Escola Dom Constantino está pronta para retornar aos seus trabalhos diários e acolher a seus alunos e equipe.

Esperamos que todas as atividades desse estabelecimento voltem a funcionar com mais brilho e determinação; que os alunos e equipe da escola sejam felizes e realizados. Pois a população só tem a ganhar com isso.

Felicidade para todos! 


(RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA)













Nenhum comentário:

Postar um comentário