sábado, 25 de janeiro de 2014

Cachorro picado por cobra ao salvar dono tem alta e volta para casa

Toquinho já se levanta e se alimenta sozinho, mas ainda é medicado.

Despesas com o tratamento foram quitadas com doações, em Goiânia.


Do G1 GO

Cachorro picado por cobra ao salvar dono tem alta e vai para casa em Goiânia, Goiás (Foto: Daniel Martins/Arquivo Pessoal)Toquinho já se alimenta sozinha e está em casa (Foto: Daniel Martins/Arquivo Pessoal)
 cachorro Toquinho teve alta da clínica veterinária onde estava internado, em Goiânia. Ele foi picado por uma cobra ao defender um dos donos. De acordo com o estudante Daniel Martins, o animal de estimação da família voltou pra casa na noite de quinta-feira (23). "Não esperava que ele fosse se recuperar tão rápido. Estou muito feliz", comemora.
De acordo com o veterinário e proprietário da clínica, Ronaldo Medeiros de Azevedo, Toquinho respondeu bem ao tratamento."Ele ainda tinha uma leve infecção renal, mas já se alimentava sozinho e pôde ser tratado em casa", explica.
A família contou que não tinha condições financeiras de pagar o tratamento do "cão-herói". O caso sensibilizou pessoas de vários estados do país, que fizeram doações. Com isso, os irmãos Daniel e Danilo conseguiram pagar todas as despesas com internação, exames e os remédios.Segundo o dono, a picada deixou um leve sinal na testa de Toquinho, próximo aos olhos. Ele já se levanta, mas ainda está sendo medicado e deve passar por novos exames na próxima sexta-feira (30).
Picada
Toquinho foi picado na testa, próximo ao olho, na noite de sexta-feira (17), no Setor Iris Ville II. Dono do animal, o estudante Daniel Martins, de 16 anos, estava no quarto, usando o computador, quando a cobra entrou. “Quando ela foi dar o bote, o cachorro entrou na frente e a cobra picou ele”, conta. Após ser picado, o cão latiu para a cobra duas vezes antes de se esconder sob uma cama, gemendo de dor.

O padrasto do estudante matou a cobra, de cerca de 1,5 metro, com um pedaço de pau. Segundo Daniel, era uma cascavel. Eles socorreram Toquinho, que foi levado ao veterinário por um vizinho. Daniel se emociona ao lembrar do que aconteceu e se diz muito grato ao animal de estimação:  “Ele salvou minha vida”.
Cachorro salva dono, mas é picado por cobra, em Goiânia, Goiás (Foto: Danilo Martins/Arquivo Pessoal)Após picar cachorro, cobra foi morta a pauladas (Foto: Danilo Martins/Arquivo Pessoal)


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: O que é Paz?

O que é Paz ?



Paz não é apenas a ausência de guerra entre os países.

Paz é garantir que todas as pessoas tenham moradia, comida, roupa, educação, saúde, amor compreensão,ou seja, boa qualidade de vida.

Paz é cuidar do ambiente em que vivemos, garantir a boa qualidade de água, o saneamento básico, a despoluição do ar, o bom aproveitamento da terra.

Paz é buscar a serenidade dentro da gente para viver com alegria os bons momentos, ter força e boas ideias para enfrentar os problemas e resolver as dificuldades.

Isso tudo sem precisar fugir.

Acima de tudo, PAZ é criar um clima de harmonia e bem-estar na família e na comunidade, lembrando-se sempre de que onde há amor, há paz.

Onde há paz, há Deus e onde há Deus, nada falta. 



(AUTOR DESCONHECIDO)

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Livros didáticos são jogados no lixo

OURO BRANCO. Parte do material estava lacrado e datado de 2013
 
Por: GAZETAWEB
Livros didáticos são jogados no lixo
 
Centenas de livros didáticos foram encontrados, na manhã de ontem, no lixão da cidade  de Ouro Branco, localizado no interior do estado. O vereador Sandro Amorim (PSD) fez a denúncia do que classifica como descaso da prefeitura e mostrou por meio de fotos que muitos livros ainda estão lacrados com plástico, em alguns deles é possível observar que material é datado de 2013.

De acordo com o vereador, a situação chama atenção frente aos péssimos indicadores sociais que o município apresenta ao longo dos anos. Já que, segundo ele, o material colocado no lixo poderia ter uma melhor utilização, sendo destinado para a educação de crianças, adolescentes e jovens.

“São mais de cinco mil livros que foram colocados no lixo sem nenhum critério. Lamento profundamente que esse material não tenham uma destinação melhor. Não adianta dizer que os livros tão sem validade, pois muitos deles ainda são de 2013. É preciso que as autoridades observem com a atenção essa situação”, destacou o vereador.
 
 
 
 
FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Mensagem de Reflexão: A Força da Fé

A Força da Fé
 
Vou buscar, meu Deus, nem que em águas distantes, nem que preciso for mover céus e terras estranhas, desbravar as matas, enfrentar perigos angustiantes, lutar sem armas, galgando as mais altas montanhas.
 
Vou buscar, Senhor, um porto novo e seguro,
onde o barco de minha vida ancore com firmeza, onde meus pés não encontrem
caminho impuro e os meus anseios se emoldurem pela natureza.
 
Vou buscar, Senhor, esta paz tão almejada,
expandindo todo o ser que meu peito habita.

Vou em busca da quimera por demais sonhada
e chegar até onde meu caminhar permita.
 
Vencerei as angústias de perguntas sem respostas.

Inverterei o rumo que não me foi destinado.

Despojada do fardo que pesava em minhas costas, seguirei tranqüila ao amanhã tão esperado!
 
Levarei, Senhor, comigo somente os sonhos
eivados de esperança e do verdadeiro amor.
Deixarei para trás os restos tristonhos de um passado sem vida, sem rumo, sem cor...
 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)
 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Secretaria de Educação inicia matrículas da Educação de Jovens e Adultos

 
A Secretaria Municipal de Educação do município de Campo Alegre - AL informa que já estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA.
 
As matrículas estão sendo realizadas na Escola Municipal Miguel Matias no horário das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.
 
Os interessados comparecer munidos de certidão de nascimento ou casamento, carteira identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4.
 
 
Educação de jovens e adultos
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se caracteriza como educação pública para pessoas com experiências diferenciadas de vida e de trabalho. É uma modalidade da Educação Básica que garante a jovens e adultos (a partir de 15 anos) o direito à formação na especificidade de seu tempo humano e assegura-lhes a permanência e a continuidade dos estudos ao longo da vida.
 
 
 
 
 
 
FONTE: SITE DA PREFEITURA DE CAMPO ALEGRE - ALAGOAS

Mensagem de Reflexão: Mais um Pouco

Mais um Pouco
 
Quando estiveres à beira da explosão na cólera, cala-te mais um pouco e o silêncio nos poupará enormes desgostos.
 
Quando fores tentado a examinar as consciências alheias, guarda os princípios do respeito e da fraternidade mais um pouco e a benevolência nos livrará de muitas complicações.
 
Quando o desânimo impuser a paralisação de tuas forças na tarefa a que foste chamado, prossegue agindo no dever que te cabe, exercitando a resistência mais um pouco e a obra realizada ser-nos-á bênção de luz.
 
Quando a revolta espicaçar-te o coração, usa a humildade e o entendimento mais um pouco e não sofreremos o remorso de haver ferido corações que devemos proteger e considerar.
 
Quando a lição oferecer dificuldades à tua mente, compelindo-te à desistência do progresso individual, aplica-te ao problema ou ao ensinamento mais um pouco e a solução será clara resposta à nossa expectativa.
 
Quando a ideia de repouso sugerir o adiamento da obra que te cabe fazer, persiste com a disciplina mais um pouco e o dever bem cumprido ser-nos-á alegria perene.
 
Quando o trabalho te parecer monótono e inexpressivo, guarda fidelidade aos compromissos assumidos mais um pouco e o estímulo voltará ao nosso campo de ação.
 
Quando a enfermidade do corpo trouxer pensamentos de inatividade, procurando imobilizar-te os braços e o coração, persevera com Jesus mais um pouco e prossegue auxiliando aos outros, agindo e servindo como puderes, porque o Divino Médico jamais nos recebe as rogativas em vão.
 
Em qualquer dificuldade ou impedimento, não te esqueças de usar um pouco mais de paciência, amor, renúncia e boa vontade, em favor de teu próprio bem-estar.
 
O segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte do aprender, imaginar, esperar e fazer mais um pouco.
 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Três anos após acidente, Shaolin não consegue se movimentar

A esposa do humorista contou que por meio do movimento dos olhos Shaolin escolhe as visitas que quer receber (Foto: …

 
O humorista paraibano Francisco Jozenilton Veloso, conhecido como Shaolin, está consciente, segundo contou sua esposa, Laudiceia Veloso ao 'G1'. “Ele não consegue executar alguns comandos do corpo dele, como externar a voz. Mas ele responde através de sinais. Ele reage a coisas que aconteceram há muito tempo, mostra que lembra, escolhe as roupas dele”, disse ela.

Alguns testes feitos com o humorista em 2012 descartaram a possibilidade de que ele estivesse em coma vigil, quando há reações involuntárias. Segundo Laudiceia ele tem consciência, mas não consegue interagir e nem se movimentar. Não há previsão para que Shaolin se recupere, mas ele se comunica com os olhos e tem feito fisioterapia e fonoaudiologia.

O humorista sofreu um grave acidente na rodovia federal BR-230 em janeiro de 2011. Shaolin foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses no Hospital das Clínicas. Hoje ele permanece em sua casa sob os cuidados da família.





FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

Ônibus do grupo Raça Negra sofre acidente em Pernambuco

 
Luiz Carlos sofreu uma torção no braço (Reprodução: Facebook)
 
O ônibus da banda Raça Negra derrapou e tombou na BR-101, próximo à cidade de Goiana, em Pernambuco.

Segundo o portal "G1", o acidente ocorreu na madrugada desta segunda-feira (20). Pelo menos onze integrantes da equipe e o vocalista do grupo de pagode ficaram feridos, como informou a Polícia Rodoviária Federal de Igarassu, Grande Recife.

Os músicos estavam vindo de um show realizado em Natal, no Rio Grande do Norte. Seis deles foram para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista. De acordo com a emergência do local, dois integrantes estão no bloco cirúrgico e quatro em atendimento emergencial. Já na Unidade de Pronto Atendimento de Igarassu, outros seis passageiros foram encaminhados, dentre eles o vocalista, Luiz Carlos, 56, que teria sofrido uma torção no braço direito.

Com quadro estável, todos os artistas já receberam alta, segundo informação de um enfermeiro que trabalha na UPA.





FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

42 sobreviventes da boate Kiss ainda lutam para respirar



Kellen Ferreira, de 20 anos, estudante de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está entre os 42 sobreviventes da boate Kiss socorridos em estado grave na madrugada da tragédia. Quase um ano após aquele 27 de janeiro, todos ainda lutam para expelir a fuligem acumulada nos pulmões, contaminados pela fumaça tóxica que matou, por asfixia, a maior parte das 242 vítimas do incêndio. A voz deles perdeu potência, a tosse nunca para e o cansaço chega depois de poucos passos.
Alguns sobreviventes passam o dia com um gosto de “borracha queimada” na boca. Outros relatam sentir, quando respiram, o mesmo cheiro da fumaça que tomou conta da boate em menos de três minutos - eles tomam medicamento para expelir um catarro negro. “É como se eles tivessem fumado por mais de cem anos”, diz Ana Cervi Prado, médica coordenadora do Centro Integrado de Assistência às Vítimas de Acidente (Ciava), um ambulatório montado exclusivamente para recuperar os feridos, onde vão ficar por mais cinco anos.

Kellen tenta retomar os movimentos das mãos, além de passar por inalações diárias. Ela se tornou um dos símbolos dos sobreviventes. Durante 78 dias - 20 deles em coma, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) -, a estudante ficou internada em Porto Alegre, com queimaduras de 3.º grau em 20% do corpo. A jovem de 20 anos teve parte da perna direita amputada e enxertos aplicados nos braços. Antes de deixar o hospital.

Quase um ano após aquela madrugada de horror, a jovem de Alegrete voltou às aulas, está novamente morando sozinha e parece pouco se importar com as cicatrizes. “Estou melhorando, até em boate eu já fui de novo, acredita? Só que agora eu fico bem perto da porta de saída”, conta. O que ela mais quer de volta são os cabelos longos. “Os médicos falaram que foi meu cabelo comprido que salvou as costas das queimaduras.”

De muletas e tosse constante, Kellen tenta seguir com bom humor uma rotina de exames, fisioterapia e atendimento psicológico no Ciava, onde há 28 profissionais. Das 145 pessoas hospitalizadas após o incêndio, 71 passaram pelo centro, das quais 29 tiveram alta. A fumaça liberada pela espuma sintética, que deixou as sequelas nos sobreviventes, é de uso proibido pela legislação do Rio Grande do Sul e tinha gás cianídrico, altamente tóxico. Foi um gás mortal, segundo a polícia.

Amizades e nova vida. É na sala de espera do ambulatório, no Hospital Universitário da UFSM, que muitos sobreviventes se tornaram amigos e confidentes. É ali que os jovens de idade média de 23 anos encontram sintonia e compreensão para desabafos de uma vida que não para de oscilar entre momentos de alegria, pela nova chance de viver, e a angústia gerada por uma rotina pouco comum entre universitários.

No Ciava, Kellen, por exemplo, conheceu Bárbara Feledeto, de 24 anos, que no dia da tragédia completava 1 mês de fim de namoro. Depois, nos 40 dias que ficou internada entre a vida e a morte em Porto Alegre, o ex-namorado se tornou a pessoa mais presente. Em julho, reataram. Agora, casada, está grávida de 4 meses e ainda trata de uma lesão pulmonar grave.

“Os primeiros seis meses de recuperação foram muito difíceis. Mas é incrível como a gravidez colocou novo rumo na minha vida e trouxe uma esperança de tudo novo”, diz Bárbara.

Recomeço. Desde outubro, quando começou a namorar, o tratamento contra a lesão no pulmão se tornou menos angustiante para a estudante Camille Kirinus, de 22 anos, que ficou 9 dias na UTI após o incêndio. Na tragédia, ela perdeu 13 amigas. “Se não fosse meu namorado não estaria aguentando. Ele não sai do meu lado, me apoia demais. Estou feliz.”

Camille espera ganhar autorização médica para praticar esportes e mergulhar no mar. Kellen também não vê a hora de poder ir à praia.

“Enquanto isso, em casa, chorando na minha cama, é que não vou ficar. Quero terminar minha faculdade. Quem sabe não consigo fazer mestrado no exterior, né?” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.






FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

Profissão de mototaxista ganha espaço entre as mulheres no AC

Profissões antes masculinas, passam a ser ocupadas por mulheres no AC.
"As mulheres sempre são mais cautelosas no trânsito", diz passageira.

Do G1 AC

 
Mototaxista no Acre (Foto: Reprodução/TV Acre)Maria Souza de Azevedo, de 42 anos, é mãe de dois jovens, e é mototaxista (Foto: Reprodução/TV Acre)
 
Uma profissão antes ocupada somente por homens, começa a fazer a 'cabeça' das mulheres na capital acreana. Trânsito difícil, sol e muitas vezes preconceito, são algumas das dificuldades enfrentadas pela mototaxista Maria Souza Azevedo. Segundo ela, que é mãe de dois jovens e está com 42 anos, o primeiro turno de trabalho começa às 7h, na hora em que arruma a casa e somente depois, sai para o trabalho.

Maria, que atua como mototaxista há dois anos, diz que a rotina de trabalho é puxada. "Chego em casa geralmente às 19h, 20h. Mas já teve dia em que cheguei às 22h, isso trabalhando direto, sem nem vir em casa almoçar", diz.
 
A mototaxista conta que ainda é comum encontrar pessoas que têm preconceito ao vê-la nesta profissão. "Uma vez chegou um rapaz e perguntou de quem era a vez. Um dos colegas disse que era minha, então, o passageiro simplesmente virou as costas e foi pegar um mototáxi em outro ponto.

Isso ainda acontece, pois, existe preconceito com as mulheres. Algumas pessoas acham que mulher no trânsito não dirige tão bem quanto o homem, mas eu acho que mulher dirige igual, ou melhor", fala.

A estudante Carolina Alcântara, de 18 anos, conta que já pegou mototáxi várias vezes com mulheres e que a sensação de segurança é maior. "As mulheres sempre são mais cautelosas no trânsito, elas não furam sinal, não ultrapassam em velocidade, enfim, são mais cuidadosas no volante", afirma.


Cursos direcionados às mulheres

 De acordo com o Sindicato dos Mototaxistas do Acre, hoje, são 13 mulheres que exercem a profissão em Rio Branco. Mas, já é possível encontrar cursos profissionalizantes direcionados comente às mulheres que se interessam em exercer essa profissão.

Um dos cursos de mototaxistas voltado para as mulheres vai começar em fevereiro e é oferecido pelo Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte (Sest/Senat).

A diretora do órgão, Socorrro Vale, explica que o número de inscritos é de acordo com a procura e o curso é uma aposta nas mulheres. "Nós vemos que hoje, a mulher tem se destacado muito nas áreas profissionais e estamos investindo para qualificá-las, também na área de transporte. Isso faz com que muitas mulheres que estão em situação de risco, por exemplo, saiam e tenham uma profissão", ressalta.

A mototaxista Maria Souza Azevedo deixa um recado para àquelas que desejam entrar nesse mercado de trabalho. "Encarem esse desafio com firmeza, força, e coragem, porque nós mulheres somos capazes de tudo, basta querer", finaliza.

Colaborou Daniel Scarcellos, daTV Acre.





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Um ano após tragédia na Kiss, lei nacional ainda não saiu do papel

Pronto há mais de sete meses, projeto ainda não foi votado na Câmara.
No Rio Grande do Sul, nova lei foi aprovada, mas falta regulamentação.

Márcio Luiz Do G1 RS
Incêndio na casa noturna matou 242 pessoas (Foto: Felipe Truda/G1)Incêndio na casa noturna matou 242 pessoas (Foto: Felipe Truda/G1)
 
A tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, alertou para a necessidade de aprimorar a legislação de prevenção a incêndios e reforçar a fiscalização sobres casas noturnas, bares e similares. Um ano depois, no entanto, a lei nacional prometida pelos deputados para unificar as normas de segurança em todo o país ainda não foi votada.

Mesmo a nova legislação do Rio Grande do Sul, aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador no final de dezembro, ainda depende de regulamentação e pode levar meses até que seja aplicada na prática. Enquanto isso, nada impede que a sucessão de falhas que deixou um saldo de 242 mortos em Santa Maria se repita em outro lugar.

Desta segunda (20) até sexta-feira (24), o G1 conta como vivem sobreviventes e familiares de vítimas e o que mudou na lei, nos hábitos e na vida das pessoas um ano depois do incêndio na Kiss.

A tragédia de 27 de janeiro de 2013 matou 242 pessoas.
 
Nos dias seguintes ao incêndio, a Câmara dos Deputados anunciou a criação de uma Comissão Externa para acompanhar os desdobramentos da tragédia e apresentar uma proposta legislativa sobre o tema. Mas a mobilização inicial dos parlamentares perdeu força ao longo dos meses. Concluído em junho passado, o projeto de lei aguarda há mais de sete meses para ser levado à votação em plenário.

De acordo com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que coordenou a comissão, outras proposições consideradas prioritárias passaram à frente da pauta de votações, como o programa Mais Médicos, a minirreforma eleitoral e o Marco Civil da Internet. Mas também faltou sensibilidade dos deputados para o tema, na avaliação do parlamentar.
 
“Tivemos um semestre difícil, mas acho que o motivo principal (para a demora) é que talvez o impacto do que aconteceu seja diretamente proporcional à proximidade das pessoas com o fato. Eu, como morador de Santa Maria, convivo muito com a tragédia, mas para outros deputados há um certo distanciamento. E talvez isso efetivamente tenha feito com que a Casa não tenha compreendido a importância de que tivéssemos completado um ano da tragédia já com uma nova legislação em vigor no país”, justifica.

Pimenta diz que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), assumiu o compromisso de que o projeto será votado em fevereiro, na volta do recesso parlamentar, e que já há acordo de líderes de bancada para aprovação. O deputado federal também afirma que senadores do Rio Grande do Sul e de outros estados prometeram analisar rapidamente a proposta, que depois ainda passará pela sanção presidencial.

Entre outras normas, o texto define as responsabilidades de bombeiros e agentes públicos na fiscalização dos estabelecimentos, prevê a criminalização da superlotação em casas noturnas e similares e extingue o sistema de pagamento com comandas, todos fatores que contribuíram para o horror de Santa Maria. Estados e municípios continuarão a ter suas próprias leis próprias, mas terão que adaptá-las às normas e exigências da lei federal.

"O projeto enfrenta principalmente a questão de impunidade, essa dificuldade que a gente tem hoje de saber com clareza quem foram os responsáveis, esse verdadeiro jogo de empurra que existe no poder público. Define com clareza a responsabilidade da prefeitura, dos bombeiros, dos proprietários, dos técnicos que aprovam projetos e estabelece um padrão mínimo de exigência que deve ser observado em todo o Brasil", diz Pimenta.

Lei estadual espera regulamentação e dará mais autonomia a bombeiros

 Também formulada por uma Comissão Especial, a nova lei estadual de prevenção a incêndios foi aprovada em 11 de dezembro e sancionada pelo governador Tarso Genro no dia 26 do mesmo mês.

As novas normas estão em vigor desde então, mas para serem aplicadas de fato ainda dependem da regulamentação, que vai definir prazos para cumprimento, valor de multas e sanções, entre outros itens.

Adão Villaverde presidiu comissão deu origem a nova lei de incêndios (Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS)Adão Villaverde presidiu comissão deu origem a nova lei de incêndios do Rio Grande do Sul (Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS)
 
De acordo com o deputado Adão Villaverde (PT), presidente da comissão e autor da proposta, o Executivo se comprometeu a publicar o decreto regulamentar ainda no primeiro semestre. Procurada pela reportagem para comentar o assunto, a assessoria de imprensa da Casa Civil não respondeu aos questionamentos.
 
A regulamentação depende da criação de um conselho estadual formado por entidades relacionadas à prevenção de incêndios, como Corpo de Bombeiros, Conselho de Engenharia e Agronomia (Crea) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau), entre outras. Essa conselho irá detalhas como a lei será aplicada e também terá um papel normativo, consultivo e atualizador da legislação, mas ainda não foi criado.

O comandante do Corpo de Bombeiros do estado, coronel Eviltom Pereira Diaz, diz que comissões internas foram formadas em todos os comandos regionais para elaborar as normas técnicas que darão subsídios à lei, além de outras sugestões da corporação. Esse trabalho, iniciado no começo de janeiro, deve se encerrado até o final da semana.

Entre as principais novidades da nova lei gaúcha estão a ampliação do número de itens obrigatórios a serem considerados na elaboração do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), a exigência de brigadistas treinados no combate a incêndios em locais com 200 ou mais pessoas e a exigência do alvará dos bombeiros para funcionamento do imóvel.

Uma das maiores críticas dos bombeiros à legislação anterior era de que ela não permitia que a boate Kiss, por exemplo, fosse interditada. Na nova versão, os bombeiros terão amplos poderes de interdição e também poderão contar com um quadro técnico de especialistas para atuar na fiscalização, que não necessitará de vínculo com a Brigada Militar.

“O nível de exigência da nova lei é infinitamente superior à legislação anterior. Não haverá autorização de funcionamento de qualquer edificação sem o alvará de prevenção contra incêndio. Sob a nova legislação, a Kiss estaria fechada, a tragédia seria evitada. Se o bombeiro detectou que na edificação não há o cumprimento do que foi exigido, ele pode chegar lá e fazer a interdição”, diz o deputado Villaverde.

Caminhões de bombeiros no quartel central do Corpo de Bombeiros de Santa Maria (Foto: Felipe Truda/G1)Caminhões de bombeiros no quartel central do Corpo de Bombeiros de Santa Maria (Foto: Felipe Truda/G1)
 
Bombeiros e especialistas concordam. Para o engenheiro civil Telmo Brentano, professor da UFRGS e PUCRS e especialista em combate a incêndio em edificações, a nova lei deixou descobertas algumas brechas, mas parte de um texto base bom, sobretudo quando trata das atribuições e responsabilidades do poder público.

“O que vai melhorar é a fiscalização, que era mito precária por parte das prefeituras e Corpo de Bombeiros. A legislação do Rio Grande do Sul era uma das piores do Brasil, mas se tivessem sido obedecidas as leis ou fiscalizado a boate adequadamente, esse tragédia não teria acontecido”, analisa o especialista.

A preocupação de setores do Corpo de Bombeiros agora é em como atender a demanda de fiscalização imposta pela lei. Segundo o coordenador da Associação dos Bombeiros do Rio Grande do Sul (Abergs), a corporação está presente em apenas 20% dos 497 municípios do estado e falta efetivo e equipamentos.

“Com certeza existe essa preocupação por parte dos comandantes e servidores dos bombeiros. A legislação é positiva, é construtiva em fiscalizar os estabelecimentos, mas estamos preocupados em como atender a essa demanda. Até porque, por parte do estado, ainda se não mostrou preocupação em aumentar o efetivo e oferecer melhores condições de trabalho”, critica.

Procura por PPCI subiu 236% em um ano
Se por um lado a resposta do poder público e da Justiça ao drama de Santa Maria tem sido lenta – até agora ninguém foi responsabilizado pelas 242 mortes, tanto na esfera civil quanto na criminal e militar –, por outro já é possível notar o aumento na cultura da prevenção e na conscientização da sociedade em relação a incêndios.

Segundo dados do Crea-RS, o número de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) de PPCIs cresceu 236% no estado em um ano, passando de 6.679 em 2012 para 22.482 em 2013. Em Santa Maria, o número saltou de 282 para 834 no mesmo período, o equivalente a um crescimento de 195%.

A quantidade de ARTs recolhidas pelo Crea-RS indica que profissionais habilitados estão sendo procurados para elaborar os planos de prevenção contra incêndio. Segundo o engenheiro Luciano Ramos Fávero, que trabalha com a elaboração de PPCIs, muitos empresários do setor de entretenimento foram obrigados a regularizar seus imóveis após as blitze de fiscalização deflagradas por prefeituras em todo o país. Mas também há quem tenha procurado a orientação de profissionais por conta própria.  

“Aumentou bastante a procura por PPCIs. As pessoas se sensibilizaram, as empresas se sensibilizaram. O aumento da fiscalização também provocou isso. No meu caso, fui procurado por empresas que tinham demandas reprimidas no domingo de manhã, logo após o evento na Kiss. Houve aumento da procura pela regularização. Teve empresas que estavam com processos relativamente parados que resolveram quase que imediatamente seguir com os processos”, atesta o engenheiro.

As novidades nas novas leis contra incêndio

 Projeto de lei federal

- A lei abrange casas noturnas, bares, cinemas, teatros e estabelecimentos similares com capacidade igual ou superior a 100 pessoas, além de prédios públicos.

- Proíbe o sistema de comandas para o pagamento de entrada e consumo.

- Estabelece a exigência do alvará de prevenção e proteção contra incêndio emitido pelo Corpo de Bombeiros para que o poder público municipal forneça o alvará de licença.

- Estados e municípios terão que observar as normas técnicas expedidas pela ABNT, Inmetro ou Conmetro nas legislações contra incêndio.

- Determina a contratação de seguro de acidentes pessoais, pelos proprietários dos estabelecimentos, tendo como beneficiários os seus clientes.

- O poder público municipal e o Corpo de Bombeiros deverão manter disponíveis na internet as informações referentes aos alvarás de licença ou autorização dos estabelecimentos.

- Torna crime, com pena de seis meses a dois anos de detenção e multa, aqueles que descumprirem as determinações do Corpo de Bombeiros ou do poder público quanto à prevenção e combate a incêndios.

- Donos dos estabelecimentos e agentes públicos que deveriam fazer a fiscalização podem ser responsabilizados em caso de incêndio em locais irregulares.

- Prefeitos e oficiais dos bombeiros podem responder por improbidade administrativa se não obedecerem a legislação e os prazos de vistoria e fornecimento de alvarás.

Projeto de lei estadual
- A lei aplica-se a todas os imóveis que não sejam unifamiliares exclusivamente residenciais.

- Estabelece a exigência do alvará de prevenção e proteção contra incêndio emitido pelo Corpo de Bombeiros para que o poder público municipal forneça o alvará de licença.

- Torna mais rígida a obtenção de alvarás de prevenção contra incêndios no estado. As edificações passam a ser classificadas por categorias (baixo, médio ou alto risco de incêndio) e cada uma delas terá exigências diferentes de normas e itens de segurança.

- Passa a considerar o tipo de uso das edificações, a lotação máxima, a capacidade de controle e extração de fumaça e a carga de incêndio para a elaboração do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI).

- Estabelece o prazo de validade para o alvará contra incêndio dos bombeiros, de um ano para locais onde há reunião de público, com carga de incêndio média e alta e elevado risco de incêndio, e três anos para as demais edificações.

- Estabelece a exigência de um ou mais brigadistas treinados no combate à incêndio em eventos com mais de 200 pessoas.

- As punições para infração variam entre notificação, multa, interdição e embargo. As três primeiras serão aplicadas pelo Corpo de Bombeiros, enquanto o embargo fica a cargo da prefeitura.

Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. A tragédia matou 242 pessoas, sendo a maioria por asfixia, e deixou mais de 630 pessoas feridas. O fogo teve início durante uma apresentação da banda Gurizada Fandangueira e se espalhou rapidamente pela casa noturna, localizada na Rua dos Andradas, 1925.

O local tinha capacidade para 691 pessoas, mas a suspeita é de que mais de 800 estivessem no interior do estabelecimento. Os principais fatores que contribuíram para a tragédia, segundo a polícia, são: o material usado para isolamento acústico (espuma irregular), a utilização do sinalizador em ambiente fechado, saída única, indício de superlotação, falhas no extintor, e exaustão de ar inadequada.

Estão em andamento os dois processos criminais contra oito réus, sendo quatro por homicídio doloso e tentativas de homicídio e outros quatro por falso testemunho e fraude processual. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo juiz Ulysses Fonseca Louzada. Sete bombeiros estão respondendo pelo incêndio na Justiça Militar. O número inicial era de oito, mas um deles fez acordo e deixou de ser réu.

Entre as pessoas que respondem por homicídio doloso, na modalidade de dolo eventual, estão os sócios da boate Kiss, Elissandro Spohr (Kiko) e Mauro Hoffmann, além dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira, o vocalista Marcelo de Jesus dos Santos e o funcionário Luciano Bonilha Leão. Os quatro chegaram a ser presos nos dias seguintes ao incêndio, mas a Justiça concedeu liberdade provisória em maio do ano passado. Entre os bombeiros investigados está Moisés da Silva Fuchs, que exerceu a função de comandante do 4º CRB de Santa Maria.

Atualmente, a Justiça está na fase de depoimentos dos sobreviventes da tragédia. O próximo passo será ouvir as testemunhas. Os réus serão os últimos a falar sobre o incêndio ao juiz. Quando essa fase for finalizada, o juiz deverá fazer a pronúncia, que é considerada uma etapa intermediária do processo. Se o magistrado pronunciar o réu, vai a júri. Senão, é absolvido. Outra possibilidade é a chamada desclassificação, quando o juiz não manda o réu para júri, mas reconhece que houve algum tipo de crime. Neste caso, ela vai julgar a causa de forma individual. Também existe a chance de absolvição sumária dos réus. Em todas as hipóteses cabe recurso.

No âmbito das investigações, três estão sendo conduzidas pela Polícia Civil. Além dos documentos sobre as licenças concedidas à boate, um inquérito apura as atividades da empresa Hidramix e outro uma suposta fraude no documento de estudo de impacto na vizinhança do prédio onde ficava a casa noturna. O Ministério Público, por sua vez, investiga as responsabilidades de servidores municipais na tragédia.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Irmãos em perigo

Irmãos em perigo
 
Os que pretendem transformar o próximo, de um dia para outro, a golpes verbais.
 
Os que descobrem pareceres inteligentes e bons conselhos para todas as pessoas, distraídos dos problemas que lhes são próprios.
 
Os que colocam a mente em outro mundo, de maneira absoluta, sem atender aos deveres do mundo em que respiram.
 
Os que permanecem incessantemente preocupados em se defenderem.
 
Os que fazem dez projetos maravilhosos por dia sem concretizar nenhum deles em dez anos.
 
Os que reconhecem a grandeza das verdades divinas, mas que jamais dispõem de tempo para cultivá-las, em favor da própria iluminação.
 
Os que adiam indefinidamente para amanhã o serviço da compreensão e do amor ao próximo.
 
Os que se sentem senhores exclusivos de todos os trabalhos no campo da caridade, sem distribuir oportunidades de serviço aos outros.
 
Os que declaram perdoar a ofensa, mas que nunca conseguem esquecer o mal.
 
Os que encontram ensejo de se entediarem da vida.
 
 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

domingo, 19 de janeiro de 2014

PROGRAMA DOMINGO MUSICAL, PELA RÁDIO CAMPO ALEGRE FM, DAS 13:00 ÀS 18:00 HORAS

 
 
 
Renilton Silva
 
 
Fique ligado no Programa DOMINGO MUSICAL, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, das 13:00 às 18:00 horas; comunicação - Renilton Silva.

O seu Domingo fica mais recheado, com Domingo Musical, locução Renilton Silva.

 Acompanhe pelo som do ...rádio ou através do site da Campo Alegre FM - www.campoalegrefm.com

DOMINGO MUSICAL, um programa feito com muito carinho para você: Temos mensagem do dia; resumo das datas comemorativas; mini especial; músicas atuais; dica de saúde; músicas do passado e muito mais.

VEJA O QUE JÁ APRESENTAMOS NO MINI ESPECIAL - (meia hora de atração musical) NESSA NOVA FASE 2013:

Dia: 27/outubro - Cantor Roberto Carlos
Dia: 03/novembro - Cantor Elton John
Dia: 10/novembro - Cantor Zé Ramalho
Dia: 17/novembro - Grupo Abba
Dia: 24/novembro - Forró pé de serra, em homenagem ao radialista Zé do Rojão
Dia: 1º/dezembro - Banda Legião Urbana
Dia: 08/dezembro - Grupo A-ha
Dia: 15/dezembro - Cantora Ivete Sangalo
Dia: 22/dezembro - Cantor Reginaldo Rossi
Dia: 12/janeiro - Cantor Nelson Ned
 
 Renilton Silva

 Programa Domingo Musical, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM - Com muita música, informações, notícias, curiosidades, entretenimento e prestação de serviço; apresentação: RENILTON SILVA, o locutor das emoções. Obrigado pela sintonia!

OBSERVAÇÃO: Hoje, dia 19 de janeiro de 2014, teremos Diana Ross,  no Mini Especial.
 
 
 NOTA: Não houve Mini Especial nos dias 29 de dezembro do ano passado e 05 de janeiro deste ano em virtude do programa DOMINGO MUSICAL ESPECIAL.
 
 
 
 
 
 
 
RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA
 

Cachorro salva dono, mas acaba sendo picado por cobra, em Goiânia

"Toquinho" foi atingido na testa e está internado em clínica veterinária.
Família vive drama por não ter como pagar tratamento do animal de estimação.

Luísa Gomes Do G1 GO
Cachorro salva dono, mas é picado por cobra, em Goiânia, Goiás (Foto: Danilo Martins/Arquivo Pessoal)Após picar cachorro, cobra foi morta a pauladas (Foto: Danilo Martins/Arquivo Pessoal)
 
Um cachorro sem raça definida foi picado por uma cobra ao defender um dos donos, na noite de sexta-feira (17), no Setor Iris Ville II, em Goiânia. Toquinho, como é chamado, foi picado na testa, próximo ao olho, e agora passa por tratamento em uma clínica veterinária na Avenida Paranaíba, no Setor Central. “Ele salvou minha vida”, afirmou emocionado o estudante Daniel Martins, 16.

O rapaz estava no quarto, sentado usando o computador, quando a cobra entrou. “Quando ela foi dar o bote o cachorro entrou na frente e a cobra picou ele”, conta Daniel. Após ser picado, o cão latiu para a cobra duas vezes antes de se esconder sob uma cama, gemendo de dor.

Em seguida, o padrasto do estudante matou a cobra, de cerca de 1,5 metros, com um pedaço de pau. Eles socorreram Toquinho, que foi levado ao veterinário. O cachorro toma soro, está sob medicação e a urina é coletada por sonda.

O drama da família é conseguir manter o animal de estimação internado, já que o custo da diária é de R$ 190. “Ele está estável, mas tem que deixar lá se não ele não sobrevive. Tem que ficar no mínimo até segunda. Esse é o problema. Não temos condições de pagar”, afirma o outro dono do cachorro, Danilo Martins, 16.

Cachorro salva dono, mas acaba sendo picado por cobra, em Goiás, Goiânia (Foto: Danilo Martins/Arquivo Pessoal)Cachorro está internado, mas família não tem como pagar tratamento (Foto: Danilo Martins/Arquivo Pessoal)
 
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Erre Auxiliando

Erre Auxiliando
 
Ainda mesmo por despeito, auxilie sem descansar, na certeza de que, assim, muitas vezes, poderá você conquistar a cooperação dos próprios adversários.
 
Ainda mesmo por inveja, auxilie infatigavelmente, porque, desse modo, acabará você assimilando as qualidades nobres daqueles que respiram em Plano Superior.
 
Ainda mesmo por desfastio, auxilie espontaneamente aos que lhe cruzam a estrada, porque, dessa forma, livrar-se-á você dos pesadelos da hora inútil, surpreendendo, por fim, a bênção do trabalho e o templo da alegria.
 
Ainda mesmo por ostentação, auxilie a quem passa sob o jugo da necessidade e da dor, porque, nessa diretriz, atingirá você o grande entendimento, descobrindo as riquezas ocultas do amor e da humildade.
 
Ainda mesmo sob a pressão de grande constrangimento, auxilie sem repouso, porque, na tarefa do auxílio, receberá a colaboração natural dos outros, capaz de solver-lhe os problemas e extinguir-lhe as inibições.
 
Ainda mesmo sob o império da aversão, auxilie sempre, porque o serviço ao próximo dissolver-lhe-á todas as sombras, na generosa luz da compreensão e da simpatia.
 
Erre auxiliando.
 
Ainda mesmo nos espinheiros da mágoa ou da ilusão, auxilie sem reclamar o auxílio de outrem, servindo sem amargura e sem paga, porque os erros, filhos do sincero desejo de auxiliar, são também caminhos abençoados que, embora obscuros e pedregosos, nos conduzem o espírito às alegrias do Eterno Bem. 
 
 
 
 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)