sexta-feira, 15 de março de 2019

Aline Ferro e demais profissionais mulheres participam de encontro em busca da equidade de gênero






Na tarde da última segunda-feira, 11 de março, o auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) sediou o I Encontro das Profissionais de Áreas Tecnológicas do Sistema Confea/Crea-AL. Iniciado no mês da mulher, o evento estipulou um calendário de reuniões com o público feminino que visa combater preconceitos e fortalecer a equidade de gênero no mercado de trabalho.
A engenheira eletricista, única conselheira mulher do Crea-AL e coordenadora da comissão de ética, Ana Constantina, ressaltou a importância de aproximar as mulheres que fazem parte do Sistema. “Juntas, vamos identificar ações necessárias na dimensão profissional, ética e humana do exercício de cada profissão, considerado imprescindíveis para a participação das mulheres nas atividades desse Regional”, disse.
Presente na abertura do evento, o presidente do Crea e engenheiro civil Fernando Dacal, reforçou a luta feminina e colocou a instituição à disposição para acabar com formas de preconceitos que tantas mulheres sofrem por serem engenheiras em vários ambientes. 
O evento contou com a participação especial dos presidentes Nacional da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais e engenheiro civil, Paulo Guimarães, onde relembrou que a primeira vice-presidente da história do Confea foi a alagoana, Ana Constantina. Enquanto vice-presidente, Ana começou um programa, junto ao Governo Federal, sobre equidade de gênero. 
Os presidentes da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Jubson Uchoa e do Clube de Engenharia, Aloísio Ferreira, e o conselheiro federal Zerisson Oliveira também participaram da abertura do evento.
Na segunda parte do encontro, as profissionais participaram de um bate-papo onde se apresentaram e contaram um pouco de suas experiências como mulher e desafios enfrentados no ambiente profissional.
Exemplo desses obstáculos de vida, veio da engenheira mecânica, Aline Ferro, que trabalha em uma oficina de caminhão no município de Campo Alegre - AL. Ela destacou sobre a falta de acolhimento no ambiente de trabalho.
“Eu estou muito feliz de estar aqui vocês para poder compartilhar um pouco da minha rotina. Adianto para vocês que não é fácil, pois encontramos hoje muitos homens trabalhando na área da mecânica. A maioria deles machistas. Meu pai que não queria que eu fizesse engenharia mecânica, mas eu resolvi pular as ordens dele e hoje trabalho e administro a oficina dele”, falou.

Laudo de vistoria de caminhão e ônibus, é com Aline Ferro, engenheira mecânica, na AL – 220, Km 36, na Oficina do Sr. Petrúcio

Aline Ferro ,Engenheira Mecânica, profissional competente que faz um serviço extraordinário; laudo de vistoria de caminhão e ônibus para facilitar a circulação de suas viagens. Laudo e vistoria com assinatura de um engenheiro profissional.

Aline ferro, Engenheira Mecânica
Endereço: AL – 220, Km 36 , na Oficina do Sr. Petrúcio
Telefone (Watsapp): (82) 99337 - 9001 – Campo Alegre – AL

Ana Karine é tecnóloga em gestão ambiental e trabalha como servidora pública na cidade de Craíbas. No município, exerce a função de fiscal ambiental. Ela exaltou a iniciativa e pediu para que mais eventos como estes ocorra no Crea. 
“Essa diversidade já é um diferencial que precisa ser pautado sempre. É a pluralidade que eu sinto falta no meu trabalho, porque eu sou mulher e toda vez que eu preciso notificar alguém, apesar de ser a minha função, um colega homem do mesmo segmento, precisa dar um aval da minha atuação, mesmo a responsabilidade técnica sendo minha”, desabafou.
Ao fim do evento foi construído um calendário de reuniões para encontros mensais que visam fortalecer o público feminino e criar um movimento para cobrar a equidade de gênero. O próximo bate-papo ficou marcado para o dia, 10 de abril, às 18h30, no auditório do Conselho.
A conselheira Ana Constantina incentiva todas as mulheres para convidar colegas de trabalho para comprar a ideia e fazer um movimento que lute para garantir direitos igualitários a todos.

13 de março de 2019  Notícias

domingo, 10 de março de 2019

Miss Minas Gerais Júlia Horta vence o concurso Miss Brasil 2019


 

 


A Miss Minas Gerais, Júlia Horta venceu o concurso Miss Brasil 2019 na noite deste sábado (9) em São Paulo. Jornalista, apresentadora, blogueira e influenciadora digital, Júlia Horta, de 24 anos, natural de Juiz de Fora, irá representar o Brasil no Miss Universo.

A modelo Luana Lobo, de 24 anos, que representou o estado do Ceará, ficou em segundo lugar. Em terceiro lugar ficou a também modelo, estudante de direito e Miss São Paulo, Bianca Lopes, de 22 anos.

O concurso reuniu 27 candidatas no Centro de Exposições São Paulo Expo.

A nova Miss Brasil recebeu uma coroa em ouro branco, cravejada de pedras e uma esmeralda, avaliada em R$ 52 mil, das mãos da amazonense, Mayra Dias, Miss Brasil 2018, e também ganhou um cruzeiro pelo Nordeste. As três finalistas também ganharam joias e uma semana em hotel de luxo em Campos do Jordão, no interior de São Paulo.

Das 27 candidatas, 15 seguiram na disputa após a primeira etapa: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Na segunda eliminatória, seguiram na disputa as representantes de Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

As cinco semifinalistas foram as misses Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Elas tiveram de responder a perguntas dos jurados. A Miss Ceará respondeu sobre diversidade de gênero. A Miss Rio Grande do Sul falou sobre a legalização do aborto. A Miss São Paulo respondeu sobre estratégias para ganhar o Miss Universo. A Miss Rio Grande do Norte falou sobre os diferentes tipos de formação familiar. Miss Minas Gerais respondeu sobre como descrever o atual cenário do país para um estrangeiro.

Na final, foram classificadas as representantes do Ceará, Minas Gerais e São Paulo, cuja classificação ficou assim:

·         Miss Minas Gerais - 1º lugar - Miss Brasil 2019
·         Miss Ceará - 2º lugar
·         Miss São Paulo - 3º lugar

Antes da definição da vencedora, quatro ganhadoras anteriores do Miss Brasil falaram sobre a violência contra a mulher e o feminicídio. "Lute como uma garota, lute como uma mulher, lute como uma miss", foi o lema do concurso.

O júri do concurso foi composto pelo estilista Alexandre Herchcovitch; consultores de beleza Marcos Proença e Wanderley Nunes; empresárias Luiza Brunet, Rachel Maia e Leila Schuster; Miss Brasil 2007 Natália Guimarães; jornalistas Mônica Salgado e Ricky Hiraoka; e o youtuber Taciele Alcolea.


G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO