quarta-feira, 1 de março de 2017

Portela é a campeã do carnaval 2017 do Rio após 33 anos de jejum

Escola apresentou as lendas dos rios na avenida. Com 22 títulos, Portela é a que mais vezes foi campeã no carnaval do Rio.


A Portela quebrou um jejum de 33 anos e é a grande campeã do carnaval do Rio de 2017. No segundo ano com o carnavalesco Paulo Barros, a escola de Madureira desfilou na avenida as lendas dos rios. Agora com 22 títulos, a Portela é a escola que mais vezes foi campeã. A Mocidade ficou em segundo lugar.

O G1 acompanhou ao vivo a apuração das notas, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (1º), diretamente da Marquês de Sapucaí. 

Com o título, a festa tomou conta da escola de samba em Madureira, que ficou lotada ainda à tarde durante a apuração. Assim que foi proclamada a campeã, Luis Carlos Magalhães, presidente da agremiação, sacramentou o fim do jejum. "Acabou essa história".

Baluarte da escola, Tia Surica prometeu feijoada em dobro para celebrar o título. "Eu tô chorando de alegria! E vou tomar todas!", garantiu.

Por volta de 20h, chegou a haver tumulto na porta da quadra. Uma pessoa desmaiada foi colocada numa viatura policial e houve empurra-empurra.

Ficaram em último lugar a Unidos da Tijuca e a Paraíso de Tuiuti, mas a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) decidiu não rebaixar nenhuma escola este ano por causa dos acidentes que ocorreram com carros das duas escolas no sambódromo.

Fim do jejum

"Acabou o jejum, não se fala mais nisso. Estamos aqui para cultivar as raízes do samba, formar novos compositores, crianças", disse o presidente da Portela, Luís Carlos Magalhães, sobre o fim do período sem títulos para a escola.

"Nós merecemos muito, nós trabalhamos muito, nós somos a que merece mais [...] O carnaval precisa da Portela, a cultura brasileira precisa da Portela", afirmou. "A vítória não é só da Portela, é de todas as escolas que precisam defender a bandeira do samba."

Com a vitória, Paulo Barros conquistou o seu 4º título pelo Grupo Especial. Antes, ele tinha sido tricampeão pela Unidos da Tijuca (2010, 2012 e 2014) e campeão da Série A pela Estácio de Sá (2006). No ano passado, em sua estreia em Madureira, a Portela ficou em 3º lugar.

A última vez que a Portela ganhou sozinha o carnaval foi em 1970, com o enredo "Lendas e Mistérios da Amazônia". Em 1980, três escolas dividiram o campeonato: Portela, Beija-flor e Imperatriz. Em 1984, ela dividiu o título com a Mangueira.



Desfile

A Portela foi a penúltima escola a pisar na Marquês de Sapucaí e fez um desfile sobre as lendas dos rios: Iara, Boiúna, cobra-grande, boto cor de rosa e deuses deram as caras na avenida.

A escola de Madureira começou falando das nascentes e de como os rios foram dando início a povoados, aldeias e civilizações. O clássico de Paulinho da Viola, "Foi um rio que passou em minha vida", também fez parte do enredo.

Carros e fantasias jogaram água na Sapucaí. A comissão de frente representou uma piracema, com componentes vestidos de peixe e nadando em direção à nascente. Uma das alas era de "crocodilos" que rastejaram na avenida. O quarto carro trocou o azul das águas pelo marrom, para lembrar como ficou o Rio Doce após o desastre ambiental de Mariana (MG).

A águia, símbolo da escola, veio no tradicional abre-alas. Imponente, ela parecia tomar conta de uma fonte e borrifava água.

Desfilaram pela Portela 3,4 mil componentes em 31 alas. O carro abre-alas mostrou a "Fonte da vida", com uma mensagem de preservação das matas em torno das nascentes.

O segundo carro fez uma homenagem ao Rio Nilo, o mais extenso do mundo. Outro famoso rio, o americano Mississipi, foi lembrado em uma ala que botou um pouco de blues no desfile. Mas foi com samba, é claro, que a escola arrancou gritos de "É campeã!" no setor 1 da Sapucaí.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO


Acadêmicos do Tatuapé é a campeã do carnaval 2017 de SP

Escola foi vice-campeã em 2016. Agora, levou a taça no critério de desempate com a Dragões da Real, que obteve a mesma pontuação e ficou com o vice.


A Acadêmicos do Tatuapé é a escola campeã do carnaval 2017 de São Paulo. Depois do vice em 2016, a escola da Zona Leste levou seu primeiro título com uma homenagem à Mãe África. O campeonato veio no critério de desempate: a escola ficou com a mesma pontuação da Dragões da Real (269,7 pontos), mas teve melhor desempenho no quesito samba-enredo.

O presidente da agremiação, Eduardo Santos, agradeceu os integrantes pelo empenho na conquista do primeiro título. "Nós viemos aqui e mostramos para esse povo o que é a festa africana. O continente que mais sofre no mundo, mas que sabe fazer festa", disse.

"Agora nós somos campeões do carnaval. Ninguém pode escrever a história do carnaval de São Paulo sem passar por 2017 e sem citar o nosso nome", afirmou o presidente da Tatuapé. O presidente minimizou a polêmica da troca dos jurados e avaliou que as notas foram coerentes com os nomes das escolas apontadas como destaques.

O G1 acompanhou ao vivo a cobertura da apuração das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo. A apuração das notas aconteceu na tarde desta terça-feira (28), no Anhembi, na Zona Norte da cidade.

Exaltação ao povo africano


A Tatuapé foi a quarta escola a desfilar na primeira noite de carnaval. Comandada pelo carnavalesco Flávio Campello, a Tatuapé fez uma exaltação do povo africano, de sua cultura e dos seus deuses com o enredo: "Mãe-África conta a sua história: Do berço sagrado da humanidade ao abençoado menino da terra do ouro".

Na madrugada do sábado (25), contou com 3,2 mil componentes, cinco alegorias e completou seu desfile com 61 minutos — a 4 minutos do limite. Suas fantasias representavam os diferentes grandes reinos da história do continente e seus países atuais, além das religiões africanas, como o candomblé, o cristianismo e o islamismo.

Aos 72 anos de idade, Leci Brandão foi responsável por abrir o desfile, sambando e cantando à frente da comissão de frente, composta por 14 guerreiros protetores da árvore do Baobá, símbolo da força e da resistência do povo africano.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira Diego e Jussara desfilaram pelo sexto ano na escola, e conquistaram uma nota 10 e outras três 9,9.

O carro abre-alas simbolizava "A Matriz da Vida" e apresentava a África como berço da humanidade. Nas alas seguintes, a escola apresentou componentes que representavam reinos africanos: Egito, Mali, Songhai, Iorubá, Benin e Marrocos. O segundo carro da escola representava "África de todos os reinos", destacando as preciosidades encontradas nesses diferentes povos.



Na sequência a escola trouxe alas que representavam as religiões: candomblé, cristianismo, islamismo, hinduísmo e judaísmo. O terceiro carro, uma espécie de templo do ecumenismo, foi batizado de "África de todos os deuses".

O desfile seguiu com uma ala dedicada para cada uma das formas de expressão: pintura, escultura, poesia e literatura, musicalidade e carnaval. Estas alas foram acompanhadas do quarto carro, "Da África: samba, congada e maracatu", uma síntese das manifestações culturais que unem o Brasil à África.

Encerrando o desfile, uma homenagem ao Zimbabwe, com cinco — de suas 21 — alas e um carro alegórico dedicado à história do país, desde o Império Monomotapa, passando por sua colonização até o país que é hoje. O final ainda teve direito a paradão da bateria com a escola cantando sem os instrumentos.

Trajetória da escola


A Acadêmicos do Tatuapé retornou ao Grupo Especial em 2013 e foi a vice-campeã no ano passado. A agremiação foi fundada em 1952 e está sediada na Rua Melo Peixoto, no bairro de mesmo nome. O título chega após 5 anos seguidos desfilando no Grupo Especial. Em seu retorno à elite do carnaval de São Paulo em 2013, a Tatuapé ficou apenas na 11ª colocação. Em 2014, ficou em 6º lugar. Em 2015, terminou na 12ª colocação.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO


Mensagem de Reflexão: Seja mais feliz

Seja mais feliz

Imagem relacionada


Se hoje o seu dia já começou difícil, lembre-se que essa dificuldade que você está encontrando talvez seja resultado de frutos mal resolvidos em sua vida.

Mas é preciso dar um basta e corre pra frente sem medo de ser feliz.

Faça por onde aconteçam seus momentos de glória.

Lute para ser mais feliz, hoje, amanhã e sempre.

Felicidade para todos!



(AUTOR RENILTON SILVA)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Campeã do Carnaval de SP será conhecida nesta terça-feira

Apuração começa às 16h no Anhembi; Liga das Escolas de Samba definiu o primeiro quesito de desempate: samba-enredo.





A apuração das notas das escolas de samba de São Paulo ocorre na tarde desta terça-feira (28), a partir das 16h, no Anhembi. Assim, serão conhecidas as novas campeãs dos grupos especial e de acesso.

Em reunião nesta segunda-feira (27), a Liga das Escolas de Samba definiu o primeiro quesito de desempate: samba-enredo. As notas serão lidas na seguinte sequência: fantasia, bateria, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, alegoria, evolução, enredo e samba-enredo. Para desempate, a ordem é inversa.

O presidente da Liga, Paulo Sérgio Ferreira, disse a leitura vai "começar quente".

"Já vai começar com emoção a apuração. Você vem com dois quesitos determinantes. Fantasia não é fácil. E no segundo [quesito] vem a logo a bateria pra começar a esquentar a temperatura e os ânimos", disse.

Durante a reunião, estavam na sala os presidentes das escolas concorrentes. O sorteio ocorreu da seguinte forma: nove bolinhas foram retiradas de um globo, cada uma representando um quesito.



Nenhuma punição

Após uma segunda reunião a portas fechadas, a Liga e os presidentes das escolas decidiram não aplicar nenhuma punição. Assim, todas as concorrentes entrarão para apuração podendo atingir a nota máxima.

Na madrugada do domingo (26), a escola Vai-Vai apresentou um carro com uma espécie de cachoeira com água, que vazou na pista. A Nenê de Vila Matilde, escola que entraria na sequência, atrasou seu desfile em cerca de 1h10 devido às condições da avenida, o que aumentou os rumores de uma possível punição.

De acordo com Ferreira, a reunião defendeu que uma nova regra seja incluída no regulamento.

"Na realidade é uma proposta que foi colocada para que se abra uma discussão de que a escola não tenha o tempo livre para entrar na pista", disse. De acordo com Ferreira, será debatido um limite de 15 ou 20 minutos para início do desfile além dos já 15 minutos de aquecimento da bateria.





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO


Nota de utilidade pública: Leonardo Correia Costa perdeu uma carteira contendo vários documentos

Resultado de imagem para Fotos de Nota de utilidade pública:


O jovem Leonardo Correia Costa perdeu uma carteira contendo vários documentos: CPF, Carteira de Identidade, cartão de crédito e outros, nos últimos dia deste mês, fevereiro.

Ele pede por gentileza, quem encontrou ou encontrar, entregar na Rua Formosa, nº 70, em Campo Alegre – AL ou na Rádio Comunitária Campo Alegre FM.


Desde já, agradecemos a colaboração de todos. 



RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA


Hoje, dia de carnaval

Carnaval

Carnaval
Muitas pessoas se fantasiam de Palhaço
O carnaval é uma festa popular do povo brasileiro. É uma festa móvel sem dia determinado, porém antecede a quaresma.
Esta festa acontece no país todo, sendo que em cada localidade prevalece um tipo característico.
O mais conhecido é o carnaval de rua. Desde os tempos mais antigos, as pessoas se juntavam em grupos, chamados blocos, e se caracterizavam com roupas engraçadas e divertidas. Saíam com seus grupos de batucada, dançando, cantando as marchas carnavalescas e se divertindo muito.
 
Carnaval de rua antigo
Com o passar dos anos a festa de carnaval mudou muito.
No Rio de Janeiro há o predomínio dos sambas, pagodes e os sambas enredo apresentados pelas escolas de samba. Este carnaval é conhecido mundialmente em razão das belezas das fantasias, como das baianas, mestre-sala e porta-bandeira, passistas, além das alegorias, carros enfeitados, variando de acordo com o enredo ou tema da escola de samba.
 
Ala das Baianas – Rio de Janeiro
Uma outra festa bem conhecida mundialmente é a de Olinda e a de Recife, em Pernambuco, com apresentações de frevo, uma dança de ritmo eletrizante. Dançarinos fazem acrobacias e malabarismos dançando com sombrinhas e mostrando grande habilidade com as pernas. Existe ainda a disputa pelos bonecos gigantescos, caracterizados de personagens políticos, que fazem grande alegria da população.
 
Malabarismo e acrobacia da dançarina de frevo
O carnaval de Salvador diferencia-se desses outros por contar com os trios elétricos, que passeiam pelas ruas da cidade. Os trios são caminhões montados com grandes aparelhagens de som, muito potentes, para poderem se propagar nas ruas. Cantores famosos fazem a festa do povo, cantando e dançando em cima dos carros, puxando grandes multidões.

Trio elétrico arrastando multidões *


Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Mensagem de Reflexão: Sossego, paz e felicidade

Sossego, paz e felicidade

Resultado de imagem para Fotos de Sossego, paz e felicidade


Neste dia preserve bons modos e maneiras de viver e conviver na sociedade.

Não algazarre seu dia, traga sossego, plante a paz e busque a felicidade para animar e valorizar sua vida pessoal e profissional e as dos outros.

Valorize o sossego, a paz e a felicidade.

Que todos tenham muita alegria e animação no dia de hoje!






(AUTOR RENILTON SILVA)

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Hoje, Domingo Musical Especial Carnaval 2017, das 13 às 18 horas, com Renilton Silva, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, 105.9 MHZ

 

Fique ligado no Programa DOMINGO MUSICAL ESPECIAL CARNAVAL 2017. Hoje o nosso programa vai tocar vários ritmos: axé, samba, frevo, marchinhas carnavalescas e muito mais para animar sua tarde, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, 105.9 MHZ, das 13:00 às 18:00 horas; apresentação, comunicação e técnica de som - Renilton Silva, o locutor das emoções.

O seu Domingo fica mais recheado, com DOMINGO MUSICAL: Um programa feito com muito carinho para você: Temos mensagem do dia; resumo das datas comemorativas; mini especial; músicas atuais; dica de saúde; músicas do passado e muito mais.

Programa Domingo Musical, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM - Com muita música, informações, notícias, curiosidades, entretenimento e prestação de serviço. 

Acompanhe pelo som do seu rádio ou através do site da Campo Alegre FM - www.campoalegrefm.com - A gente é que se liga em você.



Obrigado a todos(as) pela sintonia!



RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA

Mensagem de Reflexão: Neste carnaval divirta-se pra valer, mas com moderação

Imagem relacionada


O período de carnaval é um momento de muita alegria e descontração.

Muita música, frevo no pé e marchinhas carnavalescas que animam a todos que curtem a esse momento.

No carnaval, as pessoas fanáticas e admiradoras dessa tradição se divertem a essa grande festa.

Neste carnaval, divirta-se pra valer, mas não esqueça de respeitar aos seus limites e aos limites alheios.

Saiba o que esteja fazendo para que algo esteja favorável aos seus momentos.

Como se dizem, se for beber não dirija, se for dirigir não beba.

Faça desse carnaval o melhor de todos.

Cuide de sua saúde, curta a esses ritmos com moderação e muito cuidado.

Que todos tenham um ótimo carnaval!



(AUTOR RENILTON SILVA)