sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

UM DOS REPRESENTANTES DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


QUADRINHOS     

Stan Lee completa 90 anos
Ele é uma das figuras mais importantes da cultura pop

Por Paulo Medeiros - 28/12/2012 00:00

O mestre Stan Lee
Simplesmente o criador mais famoso e importante do mundo dos quadrinhos. É verdade que há algumas controvérsias por aí, mas Stan Lee é, sem dúvida, um revolucionário das HQs e injetou nova vida ao gênero dos super-heróis, tão em voga nos dias de hoje. E ele está fazendo 90 anos neste dia 28 de dezembro.

Após criar personagens – ao lado, principalmente de Jack Kirby e Steve Ditko – como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Thor, Quarteto Fantástico, X-Men, Hulk, Demolidor, Os Vingadores e desenvolver histórias clássicas com estes mesmos super-heróis, Stan Lee permanece na ativa até hoje trabalhando em várias mídias como cinema, games, quadrinhos e desenhos animados. Lee é um dos últimos grandes criadores das HQs ainda vivo e é um verdadeiro símbolo desta indústria.

O nome verdadeiro de Stan Lee é Stanley Martin Lieber e ele nasceu em 28 de dezembro de 1922, em Nova York. É filho de Celia Solomon e Jack Lieber, dois imigrantes judeus vindos da Romênia. A família de Lee era bem pobre e seu pai estava quase sempre desempregado, principalmente após a depressão de 1929. Durante a infância do garoto, os Lieber viveram em lugares de famílias pobres, de baixa renda. Quando viviam em Washington Heights, em Manhattan, nasceu Larry Lieber, irmão mais novo de Stan. Algum tempo depois, eles se mudaram para o Bronx, onde o filho mais velho começou a estudar na escola DeWitt Clinton High School.

Stan sempre gostou do ler e isso o levou a escrever, o que já fazia quando era adolescente. Para ganhar um dinheiro extra, o menino escrevia obituários para os jornais e também comunicados à imprensa para a National Tuberculosis Center. E não era só isso: Lee entregava sanduíches no Rockefeller Center, foi office-boy, lanterninha de cinema e até vendia assinatura para o jornal New York Tribune.

FONTE: UOL.COM



Nenhum comentário:

Postar um comentário