quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

DICA DE SAÚDE




Foto: ThinckStock
Minha filha de 7 anos tem a pele sensível. Todo verão ela fica com coceiras e irritações no pescoço e no peito. O que devo fazer?
(Laura)

O verão é um desafio para a pele sensível das crianças, principalmente as com pele ressecada e propensa a alergias. O suor decorrente do calor excessivo pode desencadear irritações, principalmente no pescoço, na parte superior do tórax e nas dobras de braços e pernas. É a dermatite: a pele nessas regiões fica com lesões avermelhadas e ásperas, que coçam bastante. E esses sintomas pioram quando a família aproveita as férias para uma temporada na paia ou para ir mais ao clube. Além do suor, a pele da criança enfrenta piscina e produtos químicos como filtro solar e repelentes. É hora de tomar alguns cuidados:

O que fazer?

1. Na praia ou piscina, use filtro solar indicado para bebês, que contém menos química na formulação. Geralmente são produtos mais espessos, mais brancos e que não espalham tão facilmente.

2. Depois da praia ou piscina, dê uma ducha de água fria para remover sujeira, suor, areia e cloro.

3. No banho, evite água quente. Use sabonete suave, como o de glicerina. Existem também sabonetes apropriados para pele sensível, ressecada e propensa a alergias, e o dermatologista ou o pediatra podem auxiliar na escolha.

4. Não use bucha ou esponja de banho.

5. Depois do banho, é fundamental o uso de hidratante. Escolha um sem perfume. Se o hidratante causar ardor na pele, evite o que contém ureia. Se ainda assim o hidratante arder, insista no uso. A hidratação é fundamental para a melhora da dermatite e reduz o desconforto causado pelo problema.

6. Não use perfume ou colônia, nem mesmo as apropriadas ao uso infantil.

7. A criança deve vestir-se com roupas leves e arejadas, que permitam a evaporação do suor, que agrava a dermatite. Prefira tecidos leves e de fibra natural, como o algodão. Essas recomendações valem também na hora de dormir. O pijama deve ser leve, e a criança não pode estar coberta demais, para não suar durante o sono.

8. Cremes à base de hidrocortisona são úteis quando a pele está avermelhada, áspera e ardendo. Eles melhoram rapidamente o incômodo e podem ser usados nos momentos de crise, mas não devem ser usados no dia a dia. O uso de cremes à base de cortisona deve ser monitorado por um médico.

Por Lucia Mandel
FONTE: REVISTA VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário