Exercícios de Relaxamento
Todo relaxamento deve ser feito em local calmo e tranquilo, e com música
ambiente calma. A gestante deve se preparar para relaxar o coro e a mente,
tendo por objetivo uma gravidez melhor e um melhor parto, já que a gestante
relaxada, calma e tranquila consegue realizar um parto bem mais rápido e
melhor, além de transmitir ao bebê sua tranquilidade.
Relaxar é fazer cessar totalmente toda a atividade muscular, física e psíquica, através de um ato consciente e auto-dirigido.
A gestante pode utilizar-se de quaisquer técnicas de relaxamento, desde que aprenda a fazê-la sozinha, para que possa utilizá-la na hora do parto.
Procure ficar numa posição bem confortável, bem à vontade, sentada ou deitada na posição com a qual sentir-se melhor. Durante os exercícios de relaxamento, não utilize nada que possa apertar ou incomodá-la. Deve-se afrouxar bem as roupas e retirar os sapatos. Feche seus olhos e procure não abri-los até o final do exercício.
Comece concentrando sua atenção em um ponto imaginário, situado à frente de seus olhos, tente ver um ponto, uma marcha, um círculo, uma zona clara, situada a um ou dois metros de distância de seus olhos. Você pode imaginar esta situação sem qualquer esforço, solte-se completamente, respire calmamente e entregue-se por inteiro ao relaxamento.
Comece relaxando seu rosto, soltando toda a musculatura da face. Ao relaxar o rosto, a boca fica um pouquinho aberta. Isto acontece sem nenhum esforço, independente de qualquer contração de seus músculos, pois o relaxamento não exige força física. A melhor maneira de se relaxar é deixar-se levar pelo exercício.
Relaxe agora seus ombros, um pouco mais, um pouquinho mais e . . . muito bem ! Perceba o relaxamento de sua nuca, os braços estão relaxados. Todo o seu corpo está relaxado. Respire suavemente, gostosamente, mentalizando forças positivas para você e seu bebê, levando sangue e oxigênio para o novo ser. Perceba a sensação de serenidade, tranquilidade, isolamento e de descanso profundo, sentindo-se muito à vontade. Procure perceber seu próprio relaxamento. Se seu corpo está pesado, ou sem peso algum, você mesma vai sentindo-se mais e mais relaxada.
Imagine agora uma situação relaxante pela qual você já tenha passado, a situação que lhe tenha sido mais agradável. O relaxamento é seu.
Você é quem escolhe a situação relaxante. . . Um dia no campo, um dia na praia. . . Você deve tentar revivenciar realmente estas situações. Onde está você ? Quem está a seu lado ? O que está acontecendo ao seu redor ?
Siga vivenciando todos os detalhes. Perceba que você vai conseguindo sentir a mesma tranquilidade, paz e felicidade daqueles momentos. Sinta a paz e o descanso que esta situação está lhe trazendo. Você está sentindo-se cada vez mais relaxada e à vontade.
Agora sem pressa, quando você quiser, termine o seu relaxamento. Lembre-se que se deve terminar de uma forma progressiva. Primeiro você deve elevar seu tônus muscular que está baixo, você consegue isto abrindo e fechando suas mãos, mexendo seus pés, movendo um pouco suas pernas e o rosto. Assim você vai gradativamente saindo de seu estado de relaxamento. Agora, faça lentamente três respirações profundas. Você sentirá todas as sensações vividas durante o relaxamento e, que pouco a pouco, elas vão desaparecendo, ficando somente a sensação de ter descansado profundamente.
Finalmente, ao abrir seus olhos, você encontrar-se-á muito bem. Abra-os quando quiser.
"Aumente seu otimismo e sua alegria de viver, pois mãe alegre e saudável, significa filho também alegre e saudável".
FONTE: BRASIL ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário