quinta-feira, 11 de abril de 2013

Reino Unido ignora Argentina em funeral de Margaret Thatcher

Presidente Cristina Kirchner não foi convidada, segundo fonte do governo.
Funeral da ex-premiê será na próxima semana.

Da Reuters
O Reino Unido decidiu não convidar a presidente argentina, Cristina Kirchner, para o funeral de Margaret Thatcher na próxima quarta-feira, disse uma fonte do governo britânico à agência Reuters, nesta quinta-feira (11), em uma decisão que deve aprofundar a disputa diplomática entre os dois países sobre a soberania das Ilhas Malvinas.

Flores e fotos foram deixados por admiradores do lado de fora da casa da ex-ministra britânica Margaret Thatcher no centro de Londres. (Foto: Will Oliver/AFP)Flores e fotos foram deixados por admiradores do lado de fora da casa da ex-ministra britânica Margaret Thatcher no centro de Londres. (Foto: Will Oliver/AFP)
 
A fonte disse que o protocolo normal seria convidar para o funeral representantes de todos os países com os quais o Reino Unido mantém relações diplomáticas "normais", mas disse que a família de Thatcher se opôs a convidar Cristina.
"Trata-se de atender ao desejo da família", disse a fonte, acrescentando que estavam ocorrendo discussões para determinar se um outro representante da Argentina poderia ser convidado no lugar da presidente.
 
Thatcher, que morreu na segunda-feira aos 87 anos, liderou o Reino Unido na guerra das Malvinas, em 1982, ordenando que as Forças Armadas britânicas expulsassem tropas argentinas que invadiram  arquipélago do Atlântico Sul, que os britânicos chamam de Falklands, e que [e ainda hoje contestado pelos dois países.
 
Cristina tem comandado uma campanha internacional pedindo a renegociação da soberania sobre o território.
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário