sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Morre fundador do Festival de Jazz de Montreux



Da France Presse
 
Claude Nobs, fundador e diretor do Festival de Jazz de Montreux, morreu na noite desta quinta-feira (10) em um hospital de Lausanne, na Suíça, aos 76 anos, anunciou a imprensa local.

Nobs estava em coma desde as festas de final de ano, após um acidente de esqui em Caux, próximo a Montreux.

Depois do acidente, Nobs conseguiu voltar para casa por conta própria, mas se sentiu mal e foi levado de helicóptero para um hospital de Lausanne, onde entrou em coma após ser operado e faleceu.

Fundador em 1967 do Festival de Montreux, que rapidamente se converteu em um dos mais importantes do mundo, Nobs iniciou o evento com um orçamento de apenas 10 mil francos suíços (8 mil euros hoje), com o apoio dos irmãos Ahmet e Nesuhi Ertegun, da Atlantic Records de Nova York, descobridores de vários talentos musicais.

 Claude Nobs em 15 de junho de 2011 (Foto: AFP)
Claude Nobs em 15 de junho de 2011 (Foto: AFP)

Eclético, Nobs chamou Count Basie, Miles Davis, James Brown, Quincy Jones, Ray Charles, Eric Clapton, Prince, David Bowie, Bob Dylan, B.B. King, Oscar Peterson, Nina Simone, Leonard Cohen, Santana e Keith Jarett para Montreux.

Admirador da música brasileira, Nobs levou a Montreux Gilberto Gil, Elis Regina, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Hermeto Pascoal, Paralamas do Sucesso, Titãs, Alceu Valença, Elba Ramalho, Rita Lee, Marisa Monte, Milton Nascimento e até o grupo de axé 'É o Tchan'.

FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO



Nenhum comentário:

Postar um comentário