Corte suspendeu propaganda de Dilma no rádio que atacava Aécio.
Para Toffoli, horário eleitoral gratuito deve ser 'propositivo e programático'.
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta
quinta-feira (16) que as propagandas eleitorais gratuitas em cadeia
nacional de rádio e TV não podem servir para "atacar" candidato
adversário, mas sim para debater propostas. A proibição não abarca
outros meios pelos quais a propaganda pode ser realizada nem atinge
debates, entrevistas e outras manifestações dos candidatos em campanha.
A decisão ocorreu no julgamento de um pedido da coligação do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, para que fosse suspensa propaganda de rádio da candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff.
A decisão ocorreu no julgamento de um pedido da coligação do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, para que fosse suspensa propaganda de rádio da candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff.
Por 4 votos a 3, o TSE acolheu a solicitação do tucano e suspendeu a
publicidade da petista. A propaganda, veiculada no rádio em 15 de
outubro, traz o depoimento de uma ex-presidente do sindicato dos
jornalistas de Minas Gerais em que ela acusa Aécio Neves de "ameaçar" o emprego de profissionais que publicavam reportagens críticas ao governo de MG.
A coligação do tucano alegou que a peça era ofensiva e atingia a honra
do candidato. A maioria dos ministros do TSE entendeu que o horário
eleitoral gratuito tem a finalidade de apresentar propostas ao eleitor e
não pode ser utilizada para ataques, menos ainda com a veiculação de
depoimentos de terceiros.
A decisão atinge o caso concreto, mas abre precedente para que o TSE
proíba todos os eventuais ataques que sejam feitos a candidatos no
horário gratuito. "Essa decisão altera jurisprudência da Corte e caminha
no bom sentido de estabelecer que, nos programas eleitorais gratuitos,
as campanhas têm que ser programáticas e propositivas. Tem que se
reformatar isso e acabar com essa pirotecnia", afirmou o presidente do
tribunal, José Dias Toffoli.
O ministro Gilmar Mendes, que também defendeu suspender a propaganda,
criticou a atuação de "marqueteiros" nas campanhas eleitorais. "É
preciso garantir o horário gratuito sem o artifício desse marketing, que
acaba por manipular, inclusive atribuindo ideias que o próprio
candidato não tem."
Novos pedidos contra coligação de Dilma
Novos pedidos contra coligação de Dilma
Nesta quinta-feira, a coligação do candidato tucano protocolou na Procuradoria-Geral Eleitoral duas representações com pedido para que a candidata petista seja investigada por supostos crimes de calúnia, difamação e injúria. Uma das queixas da campanha de Aécio é o fato de Dilma ter afirmado, em debate de TV na terça-feira (14), que durante o mandato do tucano como governador de Minas Gerais foram desviados R$ 7,6 bilhões da área de saúde.
“A afirmação da candidata petista, além de sabidamente inverídica, foi feita de forma irresponsável e maliciosa”, afirmou por meio de nota o coordenador jurídico da campanha do PSDB, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).
Na segunda representação na Procuradoria, a coligação pede que se faça
investigação e abertura de ação penal devido à acusação que Dilma fez,
também durante o debate de TV, de que Aécio teria praticado nepotismo. A
coligação caracteriza a declaração de difamação, quando se declara algo
contra a reputação de alguém.
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
PALAVRAS DE RENILTON SILVA: Infelizmente ataques verbais e não verbais em horário eleitoral e em palanques, é o que mais tem acontecido na política partidária brasileira de todos os partidos nos últimos tempos. É uma vergonha para os telespectadores assistirem às ofensas de muitos políticos, que querem ser eleitos com ódio, fazendo da política, um comércio - Um meio de vida. Sem contar com o Nepotismo que existe descaradamente em todos os partidos e políticos.
Obs.: Essa reflexão que acabo de fazer nem favoreço Dilma, nem Aécio, nem político nenhum.
RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA
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