terça-feira, 14 de outubro de 2014

Brasil pega Japão com reformulação da equipe acelerada por problemas

Lesões e indisciplina podem levar Dunga a escalar time com mais da metade de jogadores que não estavam na Copa do Mundo, antes do que ele imaginava

Por Cingapura

O discurso, as convocações e opções de Dunga desde que ele reassumiu a seleção brasileira deixaram clara sua estratégia para começar a juntar os cacos do vexame na Copa do Mundo. Era preciso dar o primeiro passo de uma reformulação, porém, com alicerces mais experientes para que ela se sustentasse em longo prazo.

O técnico só não contava com os problemas. Nesta terça-feira, o Brasil enfrenta o Japão em Cingapura, possivelmente, com mais da metade do time titular formado por jogadores que não participaram do Mundial. Uma reformulação mais rápida do que ele pretendia, motivada por lesões e questões comportamentais.

O sistema defensivo, por exemplo, poderia ter Maicon, Thiago Silva e David Luiz. Só que o lateral-direito se apresentou com 11 horas de atraso, após uma folga entre um jogo e outro nos Estados Unidos, no mês passado, e foi desligado do grupo. Thiago ainda nem pôde ser convocado em razão de lesão na coxa direita. 

miranda treino seleção brasileira (Foto: Heuler Andrey/Mowa Press)Miranda torna-se referência na defesa da Seleção comandada pelo técnico Dunga (Foto: 
Heuler Andrey/Mowa Press)


David Luiz, também com dores na coxa, tem suspeita de lesão e poderá desfalcar a equipe diante dos japoneses. Se isso se confirmar, à frente do goleiro Jefferson, toda a linha defensiva será formada por atletas que não disputaram a Copa: Danilo, Miranda, Gil e Filipe Luís.

Outra novidade está no meio-campo. Elias deverá ser mantido ao lado de Luiz Gustavo após a vitória por 2 a 0 sobre a Argentina. O titular, Ramires, e a primeira opção de substituição, Fernandinho, foram cortados das partidas na Ásia. 

Neymar treina no estádio em Cingapura (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)Neymar treina no Estádio Nacional de Cingapura (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)
 
Só o setor ofensivo está dentro do que Dunga havia planejado inicialmente: Willian, Oscar e Neymar, remanescentes do Mundial, dão suporte a Diego Tardelli, o camisa 9 com características mais adequadas ao que o técnico imagina para a Seleção.

Para tranquilizar a comissão técnica, a equipe tem resistido bem às mudanças “forçadas”. Tem 100% de aproveitamento em três jogos, e não sofreu gols. Se é assim, Dunga prefere não mexer mais do que já está sendo obrigado, pelo menos na formação inicial.

- Temos que dar confiança aos jogadores que entram bem, senão não teremos nem uma coisa nem outra - defendeu o comandante.

Depois do Japão, a Seleção ainda terá mais duas partidas no ano: dia 12 de novembro contra a Turquia, em Istambul, e 18 diante da Áustria, em Viena.

FICHA TÉCNICA

BRASIL Jefferson, Danilo, Miranda, David Luiz (Gil) e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Willian e Oscar; Neymar e Diego Tardelli. Técnico: Dunga

JAPÃO Nishikawa, Sakai, Shiotani, Morishige e Nagatomo; Hosogai, Tanaka e Shibasaki; Honda, Muto e Okazai. Técnico: Javier Aguirre

Data: 14/10/2014 (terça-feira)

Horário: 7h45 (de Brasília)

Local: Estádio Nacional, em Cingapura

Árbitro: Ahmad A’Qashah (CIN)

Auxiliares: Lim Kok Heng e Ong Chai Lee (CIN)

Transmissão: A TV Globo, o Sportv e o GloboEsporte.com exibem a partida ao vivo. O site também acompanha em Tempo Real. 






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário