sexta-feira, 10 de maio de 2013

Tragédia em treino mata o campeão olímpico britânico Andrew Simpson

Velejador treinava com a equipe do AC72, quando caiu da embarcação de 72 pés e acabou preso debaixo do barco, na baía de São Francisco

Por GLOBOESPORTE.COM São Francisco, EUA
Andrew Simpson vela medalha (Foto: Reuters)Andrew Simpson com a medalha de ouro
em Pequim 2008 (Foto: Reuters)
 
O campeão olímpico de vela Andrew "Bart" Simpson, 36 anos, morreu nesta quinta-feira, num acidente durante um treino para a America's Cup, na Baía de São Francisco, nos Estados Unidos, a bordo do barco da equipe sueca AC72. Britânico, Simpson foi ouro em Pequim 2008 e prata em Londres 2012, na classe star, ao lado de Iain Percy. Ele deixa filho e esposa.

A tragédia aconteceu durante o treino. Segundo testemunhas, o vento estava acima do normal. Andrew, que havia se mudado por seis meses para os Estados Unidos para treinar, ficou preso - acredita-se que por cerca de dez minutos - sob o catamarã de 72 pés (quase 22 metros), que virou perto da Treasure Island, próximo a uma antiga estação naval, de acordo com a guarda costeira americana. Após o resgate, a equipe médica tentou reanimá-lo em terra, mas sem sucesso.

- É com imensa tristeza que a Artemis confirma a trágica morte do tripulante Andrew "Bart" Simpson hoje em São Francisco - disse um comunicado oficial do evento.

Ele era um dos 11 tripulantes do AC 72 Artemis. Todos os outros atletas foram resgatados com vida da baía de São Francisco pelo barco Oracle Racing e levados para a sua doca. Um deles teve ferimentos leves. Em 1999 Martin Wizner, do barco espanhol Spanish Challenge faleceu quase que instantaneamente quando foi atingido por um pedaço quebrado do barco.

Iain Percy e Andrew Simpson vela medalha (Foto: AP)O AC72 ficou completamente virado na Baía de São Francisco (Foto: AP)
 
O velejador conheceu o esporte aos seis anos, junto do pai. A parceria com Iain, diretor de vela da equipe na America's Cup, começou em 2007, quando foram campeões mundiais na classe star. Um ano depois, foram campeões olímpicos em uma regata dramática contra o brasileiro Robert Scheidt e Bruno Prada. No ano passado, em Londres, foram prata na classe star, em prova que Scheidt levou o bronze ao lado de Prada.

Ele tinha como ídolo o ex-jogador de críquete Ian Botham, de 57 anos. Quando garoto, foi jogador de futebol e era torcedor fanático do Tottenham Hotspur.

- Toda a equipe de corrida da Artemis ficou arrasada com o que aconteceu. Nossas condolências estão com a esposa e a família de Andrew - frisou o CEO da Artemis Paul Cayard.

Iain Percy e Andrew Simpson vela medalha (Foto: AP) Corpo de Andrew Simpson coberto após o trágico acidente (Foto: AP)
 
robert scheidt e Prada, Vela (Foto: Agência Reuters)Andrew foi prata em 2012 e Scheidt e Prada levaram o bronze. Os suecos foram ouro (Foto: Agência Reuters)



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário