domingo, 5 de maio de 2013

Compositor cubano César Portillo morre aos 90 anos

Autor de 'Contigo en la distancia' e 'Tú mi delirio' morreu neste sábado (4).


Nat King Cole, Caetano Veloso e Luis Miguel regravaram suas canções.

Da France Presse
César Portillo na capa do disco 'Un momento con Portillo de La Luz' (Foto: Reprodução)César Portillo na capa do disco 'Un momento con
Portillo de La Luz' (Foto: Reprodução)
 
O compositor e cantor de bolero cubano César Portillo de la Luz, autor de temas antológicos como "Contigo en la distancia" e "Tú mi delirio", morreu neste sábado em Havana, aos 90 anos, informou o ministério da Cultura, sem precisar a causa do falecimento.

"Portillo de la Luz, o lendário autor de clássicos como 'Contigo en la distancia', morreu na manhã deste sábado em Havana, aos 90 anos", e atendendo a sua vontade o corpo será "cremado", revelou o ministério, citado pela agência cubana Prensa Latina.

Nascido em Havana em 31 de outubro de 1922, Portillo de la Luz começou a cantar aos 19 anos e entre 1940 e 1950 seu trabalho como compositor ganhou fama nas casas noturnas da capital cubana.

Caracterizadas pelo lirismo de seus textos e por um amplo sentido harmônico, as canções de Portillo de la Luz foram interpretadas por cantores de todas as gerações, entre eles Nat King Cole, Caetano Veloso, José José, Lucho Gatica, Plácido Domingo, Luis Miguel e Christina Aguilera.

"Sua vasta obra autoral enriqueceu o patrimônio cultural de Cuba com temas como 'Contigo en la distancia' e 'Tú mi delirio', que contam com mais de 100 versões", destaca a enciclopédia digital cubana EcuRed.

Portillo de la Luz compôs mais de 30 canções, entre elas "Amor es eso", "Canción para este día", "Interludio", "Son al son", "Sabrosón", "Noche cubana", "Realidad y fantasía" e "Perdido amor".



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário