quarta-feira, 27 de março de 2013

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam ao RJ em abril


Cruz e Ícone de Nossa Senhora passaram por mais de 250 dioceses.
Cerca de 75 milhões pessoas já tiveram contato com os símbolos da Jornada.



Andressa Gonçalves Do G1 Rio
 
Depois de quase dois anos de peregrinação, o Comitê Organizador Local se prepara para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude no estado do Rio de Janeiro em 21 de abril. A cruz e o ícone de Nossa Senhora foram entregues aos jovens brasileiros na última Jornada em Madri, na Espanha. Até hoje, os símbolos já passaram por mais de 250 dioceses em todo o Brasil. Nesta quarta-feira (27), eles estão na Diocese de Caraguatatuba (SP).

 Uruguai (Foto: Tiago Miranda)
Cruz e Ícone de Nossa Senhora na Diocese de Minas Gerais (Foto: Tiago Miranda/Arquivo Pessoal)

Padre Jefferson Merighetti, diretor do Setor Pré-Jornada, responsável pela peregrinação dos símbolos e pela Semana Missionária, período que antecede a Jornada, explica que os símbolos são uma herança do Papa João Paulo II, criador da Jornada. "Quando João Paulo II teve a inspiração de criar a Jornada, em 1984, ele entregou a cruz e pediu que a juventude de Roma pudesse levá-la adiante com todo plano de evangelização. E agora, ela se tornou uma relíquia do beato", explicou.

 Pe Jefferson é diretor do Setor  Pré-Jornada  (Foto: Andressa Gonçalves)
Padre Jefferson Merighetti é diretor do Setor Pré-Jornada (Foto: Andressa Gonçalves/G1)

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica perto do altar principal na Basílica de São Pedro. A partir de 1994, a juventude começou a carregá-la pelas dioceses do país-sede da JMJ, como meio de preparação para o grande evento. Em 2003, foi acrescido ao símbolo, o ícone de Nossa Senhora, que representa a mãe que acompanha seu filho a cada dia.

O diretor do setor conta ainda que quando Bento XVI mandou os símbolos para o Brasil, fez um pedido especial. "Ele pediu que deixássemos que os jovens tocassem na cruz de Cristo. Foi o que tentamos fazer e até hoje 250 dioceses já puderam viver isso. Nos preocupamos em fazer com que os próprios brasileiros pudessem monitorar, acompanhar e viver essa experiência."


Cruz no Brasil
É costume acabar as jornadas e os símbolos voltarem ao Vaticano. O Papa espera até o Domingo de Ramos para entregá-los à próxima comissão organizadora. Mas de acordo com padre Jefferson, a organização no Brasil conseguiu quebrar o protocolo. "Como o Brasil tem dimensões continentais, assim que terminou a Jornada em Madri, nós pedimos autorização especial para que eles viessem direto para cá. E desde o dia 18 de setembro de 2011, quando chegaram ao Campo de Marte, em São Paulo, já estão peregrinando pelo país."

A passagem dos símbolos para o Rio de Janeiro será marcada por um grande evento chamado Hallel em Aparecida, que vai acontecer logo depois da Assembléia dos Bispos. "De 21 de abril até o início da jornada, a gente chega a um dos momentos mais especiais do Setor Pré-Jornada, nós vibraremos muito", comemora padre Jefferson.

 Cuiabá (MT) (Foto: Felipe Rodrigues)
Passagem de símbolos pela arquidiocese de Cuiabá (Foto: Felipe Rodrigues/Arquivo Pessoal)
Cruz no Rio

Dentro do estado do Rio de Janeiro, os símbolos vão passar por dez dioceses. Com exceção de Niterói e Itaguaí, eles ficam em cada local por uma semana. "Niterói e Itaguaí vão ficar com os símbolos por mais tempo porque Niterói vai sediar o Bote Fé, evento de música que marca a passagem dos símbolos. E Itaguaí porque marcará a passagem dos símbolos para a Arquidiocese do Rio", explica.

A pedido de Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, os símbolos serão acolhidos pelo bairro da cidade de Santa Cruz, onde começa uma programação intensa dos 18 dias que antecedem a jornada. "O bairro histórico tem uma cultura religiosa muito forte e também uma história da força dos jesuítas", justificou o arcebispo.

Onde os símbolos passam eles deixam um rastro de esperança e  jovialidade."
Padre Jefferson Merighetti


Peregrinação
Em cada diocese, cerca de 300 mil pessoas participaram dos eventos envolvendo os símbolos. No total, cerca de 75 milhões pessoas tiveram contato com a Cruz e o Ícone. Durante toda a peregrinação, os símbolos visitaram diferentes realidades em que os jovens vivem em situação de risco social, entre elas, casas de detenção para menores, penitenciárias, hospitais, comunidades indígenas e quilombolas e escolas e universidades públicas.

"Do Norte ao Nordeste do Brasil, pudemos registrar lindas experiências. As mais marcantes para mim foram em presídios. Em Recife, os presos cantaram, criaram raps e fizeram uma festa. Em outra casa de custódia, aproximamos a cruz das celas para que eles tocassem. Em outra penitenciária, uma detenta que revelou que não conseguia a liberdade, logo recebeu liberação depois de tocar no ícone de Nossa Senhora. Onde os símbolos passam eles deixam um rastro de alegria, esperança e de jovialidade."

Veja por onde os símbolos ainda vão passar:

21/4 - Hallel de Aparecida (passagem dos símbolos para o estado do Rio)
21/4 até 28/4 – Barra do Piraí
28/4 até 05/5 - Valença
05/5 até 12/5 - Nova Friburgo
12/5 até 19/5 – Campos dos Goytacazes e Administração Apostólica
19/5 até 02/6 – Niterói (Bote Fé, na Praia de Icaraí)
02/6 até 09/6 – Duque de Caxias
09/6 até 16/6 - Petrópolis
16/6 até 23/6 - Nova Iguaçu
23/6 até 06/7 - Itaguaí
06/7 até 28/7 - Rio de Janeiro



FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário