quinta-feira, 28 de março de 2013

Com décadas de atraso, mulher de 106 anos recebe diploma nos EUA



Reba Williams ficou sem diploma do ensino médio por não ler um livro.
Conselho de Educação da cidade decidiu corrigir o erro neste mês.

Do G1, em São Paulo

 Reba Williams, de 106, recebe o diploma do ensino médio décadas depois de concluir seus estudos (Foto: News Journal/Associated Press)
Reba Williams, de 106, recebe o diploma do ensino médio décadas depois de concluir seus estudos (Foto: News Journal/Associated Press)

A americana Reba Williams, que em janeiro completou 106 anos de vida, se formou oficialmente no ensino médio no último dia 14, muitas décadas depois de sair do colégio. Ela recebeu o diploma na cama da casa em que vive, no estado de Ohio, das mãos do superintendente do Distrito Escola de Mount Vernon, Steve Short. Segundo a agência de notícias Associated Press, Reba completou todos os 12 anos de educação formal nos Estados Unidos, mas ficou sem o diploma porque se recusou a fazer a última tarefa que seu professor lhe deu: ler um livro que ela já tinha lido e não queria reler.

Ao jornal Mansfield News Journal, a filha de Reba, Lavata, que hoje tem 78 anos, afirmou que a escola deu à mãe a chance de ler o livro durante o verão após o fim do ensino médio, mas mesmo assim ela se recusou.

"[Ela] disse que o livro não valia a pena, que ela já o tinha lido uma vez e não tinha gostado dele, e não ia lê-lo novamente", afirmou a filha ao diário.

 Reba Williams, de 106, com seu diploma do ensino médio (Foto: News Journal/Associated Press)
Reba com seu diploma do ensino médio (Foto: News Journal/Associated Press)

O Conselho de Educação de Mount Vernon ficou sabendo da história de Reba no início do ano e, em 18 de fevereiro, aprovou uma moção para entregar o diploma à ex-aluna.

A entrega aconteceu em 14 de março, em uma cerimônia dentro do próprio quarto de Reba. Mesmo deitada na cama, a idosa vestiu um capelo branco para receber o documento das mãos do superintendente.

Reba, segundo Lavata, é neta de um escravo e, depois do colégio, começou a trabalhar como doméstica na fazenda do escritor Louis Bromfield, que hoje se tornou um parque estadual em Ohio. Ela depois foi promovida a cozinheira. Sua filha Lavata cresceu na fazenda e terminou seus estudos com o certificado, de acordo com o jornal.



FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO















Nenhum comentário:

Postar um comentário