Alemão da RBR também vacila, perde a ponta para Webber, mas recupera no fim e assume a liderança do Mundial. Brasileiro da Ferrari larga mal
Por GLOBOESPORTE.COM Kuala
Lumpur, Malásia
Em um GP da Malásia recheado de trapalhadas, quem
errou menos levou a melhor. Sebastian Vettel viu Fernando Alonso abandonar logo na segunda volta após insistir
em ficar na pista com a asa da Ferrari quebrada, viu também Lewis Hamilton, hoje na Mercedes, pagar um mico daqueles ao
tentar parar nos boxes de sua ex-equipe, a McLaren. O alemão da RBR também
aprontou das suas. Parou muito cedo para colocar pneus de pista seca e perdeu a
liderança para Mark Webber. Mas recuperou a ponta de forma magistral, após um
lindo duelo com o australiano nas voltas finais, para vencer a corrida e
assumir a liderança do campeonato.
Felipe Massa foi outro que não passou ileso à
movimentada corrida no circuito de Sepang. Viu suas chances de vitória irem
embora logo nos primeiros metros, ao largar mal e despencar para sexto. No fim,
ainda recuperou uma posição e terminou em quinto.
Sebastian Vettel levou a
melhor sobre Mark Webber e venceu GP da Malásia (Foto: Reuters)
Saia justa entre dupla da RBR
E a "briga" entre a dupla da RBR
continuou para fora da pista. Apesar da dobradinha, clima de saia justa entre
Vettel, Webber e os funcionários da equipe austríaca. Vencedor, o alemão
manteve o semblante sério após a prova e ouviu reclamações de Webber. No pódio,
os dois esboçaram sorrisos constrangidos e sequer se cruzaram ao estourar o
champanhe. O único que celebrou o pódio foi Hamilton, seu primeiro pela
Mercedes.
E por falar em Mercedes, os pilotos do time
alemão também protagonizaram uma bela disputa até o chefe do time Ross Brawn
interferir e mandar a dupla “levar os carros para casa”. Duelo que também
rendeu pano para manga. Rosberg não ficou nada satisfeito com a interferência
de Brawn e disse que “guardaria o episódio” para usar a seu favor no futuro.
A Fórmula 1 volta no dia 14 de abril para o GP da
China. A TV Globo exibe a terceira etapa da temporada ao vivo às 4h e o
GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real com vídeos.
A corrida
As esperanças de vitória para Massa acabaram
cedo. O brasileiro não largou bem, foi superado por Alonso, e ainda despencou
para sexto nas primeiras curvas. Mas a boa partida do espanhol não adiantou
nada. Ele danificou a asa dianteira ao tocar levemente na RBR do pole Vettel.
Com o bico quebrado, insistiu em permanecer na pista, mas a peça quebrou de vez
na reta principal na abertura da segunda volta. Alonso foi parar na brita e
abandonou a prova.
Sem chuva, a pista secava rapidamente e o até
então Vettel resolveu parar na quinta volta. Mas a opção se mostrou precoce
demais. Com dificuldades para guiar em um asfalto ainda úmido, o alemão perdeu
diversas posições. Quem se deu bem foi Mark Webber, que esperou algumas voltas
para colocar os compostos duros e tomou a liderança do companheiro de RBR.
Na primeira rodada de pit stops, uma cena antológica: por força do costume, Lewis Hamilton parou nos boxes de sua ex-equipe, a McLaren. Apesar o mico, o britânico ainda voltou em terceiro, seguido por Rosberg, Button e Hulkenberg. Nesse momento, Massa era apenas em sétimo.
Na 14ª volta, Pastor Maldonado fez o seu já
tradicional passeio fora da pista. Ele danificou o bico da Williams e caiu para
último. A 11 voltas do fim, o venezuelano faria outra visita na brita, dessa
vez para abandonar definitivamente.
Apesar de estar com pneus duros, teoricamente os
mais resistentes, Webber precisou fazer uma segunda parada precoce na 19ª
volta. A liderança ficou momentaneamente com Vettel, mas voltou para o
australiano após o alemão ir para os boxes. Após seu pit stop, Massa retornou à
pista em sétimo, mas logo ganhou a posição de Hulkenberg e subiu para
sexto. Após a segunda rodada de paradas, a ordem era a seguinte: Webber,
Vettel, Hamilton, Rosberg, Button e Massa.
A corrida chegava à metade de suas 56 voltas. Os
carros da RBR e da Mercedes possuíam ritmos muito semelhantes. A diferença
entre o líder Webber e o quarto Rosberg era de menos de dois segundos. Nesse
momento, Vettel se aproximou muito do australiano e pediu à equipe, pelo rádio,
para o companheiro deixá-lo passar. A RBR respondeu: “Tenha calma, você ainda
está na metade da corrida”.
Do pelotão da frente, Hamilton foi o primeiro a
fazer seu terceiro pit stop. E na hora de entrar nos boxes, por pouco não
acertou a RBR de Vettel. O alemão parou duas voltas, viu seu carro dar uma leve
engasgada depois do pit e acabou voltando atrás do inglês da Mercedes. Nesse
meio tempo, Webber também trocou pneus e voltou atrás de Button, que ainda não
tinha feito o terceiro pit. O australiano fez a ultrapassagem sobre o piloto da
McLaren para reassumir a ponta na 35ª volta.
A esperança de Button conseguir um bom resultado
com o fraco carro da McLaren durou pouco. No pit stop, a roda dianteira direita
não foi colocada corretamente e o piloto parou metros depois, ainda nos boxes.
Os mecânicos recolheram o carro, corrigiram o problema e mandaram Button de
volta à pista, em 14º. Melhor para Massa, que ganhou mais uma posição e subiu
para quinto.
Na ponta, Webber abria boa vantagem, de 4s para o
companheiro Vettel, enquanto o alemão também conseguia se afastar da dupla da
Mercedes.
Na 43ª volta, Vettel fez seu quarto e último pit
stop. Webber parou uma passagem depois e retornou imediatamente à frente de seu
companheiro. Na sequência, a dupla travou um lindo duelo, disputando, uma série
de curvas lado a lado. O tricampeão mundial mostrou ousadia e levou a melhor,
reassumindo a ponta. Um pouco mais atrás, outra bela briga entre parceiros de
equipe. Rosberg chegou a ultrapassar Hamilton duas vezes, mas levou o troco.
Pelo rádio, disse que estava mais rápido e que o inglês deveria deixa-lo passar
para ele tentar alcançar os carros da RBR. O chefe da equipe, Ross Brawn, negou
o pedido e ainda mandou Rosberg parar de tentar a ultrapassagem.
Enquanto isso, Massa passava um sufoco para
conseguir a quinta posição. Após o quarto pit stop, voltou em oitavo e precisou
superar, na pista, Grosjean e Raikkonen, da Lotus, que fizeram uma parada a
menos, além de Pérez, da McLaren, que fez a quarta parada apenas na penúltima
volta.
Após superar Webber, Vettel ficou com pista livre
para acelerar e abrir vantagem. O alemão recebeu a bandeirada em primeiro,
quatro segundos à frente do companheiro. Hamilton cruzou a linha de chegada em
terceiro, seguido de perto por Rosberg.
1- Sebastian Vettel (ALE/RBR)
2- Mark Webber (AUS/RBR) - a 4s298
3- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 12s1
4- Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 12s640
5- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 25s6
6- Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 35s5
7- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 48s4
8- Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 53s0
9- Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 72s3
10- Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - a 87s1
11- Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 88s6
12- Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
13- Jules Bianchi (FRA/Marussia - a 1 volta
14- Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
15- Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 1 volta
16- Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas
Não completaram:
17- Jenson Button (ING/McLaren)
18- Daniel Ricciardo (AUS/STR)
19- Pastor Maldonado (VEN/Williams)
20- Adrian Sutil (ALE/Force India)
21- Paul di Resta (ESC/Force India)
22- Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
Melhor volta: Sergio Perez (MEX/McLaren) - 1m39s199
FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
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