quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Municípios de Alagoas podem enfrentar racionamento

ABASTECIMENTO DE ÁGUA. Situação é mais grave em Estrela de Alagoas e Minador do Negrão

Por: EDUARDO ALMEIDA - IVAN NUNES / COORDENADOR DA GAZETAWEB - REPÓRTER
Embora não enfrente uma crise hídrica como acontece em São Paulo, a Companhia de Saneamento e Abastecimento de Alagoas (Casal) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) acenderam o alerta amarelo para os níveis dos reservatórios de água no Estado. De acordo com as empresas, seis municípios podem enfrentar racionamento nos próximos meses, caso não chova dentro do volume esperado.

A situação é mais crítica nos municípios de Estrela de Alagoas e Minador do Negrão, onde o nível do reservatório está abaixo de 50%. O problema, segundo o gerente de Negócios da Casal, Antônio Fernando, é que a capacidade da barragem que abastece o local é pequena e, provavelmente, não conseguirá suprir a necessidade da população, até o mês de abril, quando tem início o período chuvoso.

Na mesma situação estão os municípios de Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Satuba. Nesta área, conforme o gerente, há um projeto em andamento, tocado em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura. No entanto, não há a definição de quando ele será concluído e, portanto, as três cidades também podem enfrentar racionamento de água, caso o quadro não seja revertido.

“A tendência é que o nível dos reservatórios baixe cada vez mais. Normalmente, eram registradas chuvas neste período do ano. Mas, devido às mudanças climáticas, elas não estão chegando, o que pode comprometer o abastecimento. Nesse caso, a distribuição teria de ser complementada com carro-pipa”, explica Antônio Fernando, que é responsável pelo abastecimento no interior do Estado.

Cidades que têm água captada do Rio São Francisco não devem sofrer com o problema, de acordo com Antônio. “A situação é mais confortável em municípios na região do Baixo São Francisco, nas imediações de Arapiraca e até mesmo da Bacia Leiteira. Palmeira dos Índios, embora não seja abastecida pelo São Francisco, também não deve enfrentar problemas. A situação está sob controle”.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário