Grupo de brasileiros já está em Roma para assistir à canonização dos papas João Paulo II e João XXIII (Foto: Destine/Divulgação)
Os médicos Maria Luiza e José Wanderley Fonseca, que vão assitir à canonização (Foto: Arquivo pessoal/Maria Luiza Fonseca)
Eles já estiveram outras vezes no Vaticano, mas nunca conseguiram ver o Papa João Paulo 2º, pois ele estava fora do país durante as visitas do casal.
“Ele era um papa muito carismático. E o João XXIII não é da minha época, mas minha mãe comentava muito sobre ele. Ela dizia que era um papa santo, mesmo antes de se falar em canonização”, lembra ela, que comprou o pacote há mais de cinco meses.
O grupo em que Maria Luiza está saiu do Brasil no último dia 22. A viagem inclui também visitas a Veneza, Pádua, Assis, Lisboa e Fátima, entre outras cidades, com a presença de um guia que fala português em todo o trajeto. “Unimos o útil ao agradável. Eles vão visitar outros santuários, outras atrações turísticas e, no dia da canonização, estarão em Roma”, diz Luiz Scavone, proprietário da operadora de turismo Destine, que organizou a viagem.
A empresa, especializada em viagens religiosas, lançou o pacote no fim do ano passado. “Assim que saíram as datas já realizei os bloqueios nas empresas aéreas”, diz Scavone.
Também voltada para o turismo religioso, a operadora Século XXI ofereceu não uma, mas sete opções de pacotes para a canonização.
O mais simples, de cinco noites em Roma, era voltado para os turistas que queriam viajar apenas com o objetivo de participar da cerimônia. Os outros pacotes incluem outras cidades dentro da Itália e também outros países europeus.
“Tivemos reservas para todas as datas de saídas. Não houve procura de grandes grupos, mas tivemos muitos passageiros individuais, casais ou grupos pequenos de parentes ou conhecidos da mesma paróquia”, afirma Pedro Martinez, presidente da operadora, que também lançou os pacotes assim que soube da data da canonização.
Segundo o Vaticano, a cerimônia de canonização dos dois papas será bem mais “sóbria” do que a cerimônia de beatificação de João Paulo II, ocorrida em 2011, que durou três dias e custou cerca de US$ 1,65 milhão.
As igrejas do centro de Roma ficarão abertas durante toda a noite do dia 26 para vigílias e confissões.
No dia 27, às 10h, está prevista uma missa e a cerimônia de canonização presididas pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro. O papa emérito Bento XVI afirmou que participará da cerimônia.
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário