terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Família e Escola: uma construção no desenvolvimento social educativo




Por: Euzimar Oliveira

 

A família é a base social do desenvolvimento educativo, na construção humana nesse processo educativo, é a primeira mediadora entre homem e cultura. Assim a família constitui a unidade das relações afetivas no social e cognitivo. Sendo, portanto uma matriz da aprendizagem humana, ensinando as práticas culturais próprias gerando modelos de relações interpessoais nas construções individuais e coletivas.

Nessa construção de conhecimentos e as experiências familiares propiciam a formação do pensamento, nas resoluções de problemas pessoais, na interação e nos diferentes ambientes que compõe os sistemas sociais, dentre as quais a escola é o primeiro fator preponderante para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Nesse ambiente em que o individuo está inserido favorecem as mudanças na estrutura, na organização das normas e padrões que estão interligadas no seu desenvolvimento educativo.

A escola é uma instituição de desenvolvimento humano coletivo transformando os conhecimentos didáticos com a realidade social. Desse modo a escola propõe uma diversidade de conceitos que será trabalhado na construção do ensino aprendizagem para ampliar seus pensamentos na criticidade, na socialização coletiva. Visto que é na escola que se trabalha a socialização respeitando as etnias culturais e a pluralidade ética no envolvimento sócio educativo que reúnem regras e valores para o entendimento pessoal e social.

Segundo Bock (2004 p.249):

“A família, do ponto de vista do individuo e da cultura, é um grupo tão importante que, na sua ausência, dizemos que a criança ou o adolescente precisa de uma “família substituta ou devem ser abrigados em uma instituição que cumpra suas funções materna e paterna, isto é, as funções de cuidados para a posterior participação na coletividade.
 
FONTE: BRASIL ESCOLA

RRA sabedoria do tempo

Nunca


Nenhum comentário:

Postar um comentário