A estudante Beatriz Alcântara não larga o iPad
Foto: PEI FON
Por: LUANA MARTTINA* - ESTAGIÁRIA
Em 2007, os netbooks foram
a atração do mercado, trazendo uma proposta inovadora: menos potência, tamanho
reduzido, mais leves e mais baratos. Devido ao sucesso,
analistas chegaram a prever que essas máquinas revolucionariam a indústria de
computadores. No entanto, no início deste ano, a era dos netbooks chegou ao
fim. Segundo informou o site Digitimes, a Asustek — pioneira no setor — e a
Acer encerraram a produção desses computadores.
Até então, as duas empresas taiwanesas eram as únicas fabricantes que mantinham a produção de netbooks. No auge do sucesso, outras gigantes do setor, como HP, Samsung e Dell, também investiram em computadores de baixo custo, mas aos poucos foram substituindo essa produção para investir nos tablets e ultrabooks.
A ERA DOS NeTBOOKS CHEGA AO FIM
Os analistas acreditam que o lançamento do iPad foi fator determinante para o fim dos netbooks. Em janeiro de 2010, a Apple lançou no mercado o primeiro tablet. Bastou um ano para sentir o impacto dessa novidade. Em 2011, a ABI Research mostrou que foram vendidos 13,6 milhões de tablets contra apenas 7,3 milhões de netbooks.
Com as vendas em queda, rapidamente as fabricantes abandonaram o barco. Em dezembro de 2011, a Dell anunciou que deixaria de produzir netbooks para investir em ultrabooks, computadores mais potentes e caros. Em seguida, HP e Samsung tomaram a mesma decisão.
* Sob supervisão da editoria do Digital.
Até então, as duas empresas taiwanesas eram as únicas fabricantes que mantinham a produção de netbooks. No auge do sucesso, outras gigantes do setor, como HP, Samsung e Dell, também investiram em computadores de baixo custo, mas aos poucos foram substituindo essa produção para investir nos tablets e ultrabooks.
A ERA DOS NeTBOOKS CHEGA AO FIM
Os analistas acreditam que o lançamento do iPad foi fator determinante para o fim dos netbooks. Em janeiro de 2010, a Apple lançou no mercado o primeiro tablet. Bastou um ano para sentir o impacto dessa novidade. Em 2011, a ABI Research mostrou que foram vendidos 13,6 milhões de tablets contra apenas 7,3 milhões de netbooks.
Com as vendas em queda, rapidamente as fabricantes abandonaram o barco. Em dezembro de 2011, a Dell anunciou que deixaria de produzir netbooks para investir em ultrabooks, computadores mais potentes e caros. Em seguida, HP e Samsung tomaram a mesma decisão.
* Sob supervisão da editoria do Digital.
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