Qual papel a família e a comunidade têm desempenhado na Escola ao longo
dosanos?
O sentido da entrada e da
participação da família e da comunidade no interior da escola temmudado
muito através dos tempos em função de vários fatores.Houve um tempo, que
poderíamos dizer anterior aos anos 80, em que a presença da família naescola se
dava apenas nas festas comemorativas, nos momentos solenes marcantes da vida
escolar ou em reuniões organizadas para “chamar a atenção” dos pais para o rendimento
dos seus filhos.Qualquer presença da família e da comunidade fora dessas
chamadas era considerada umainconveniência, uma presença incômoda. Essa
distância manteve-se por muito tempo, pois acreditava-se ou queria-se fazer
acreditar que o espaço escolar era espaço exclusivo daqueles que neletrabalhavam. Assim, a comunidade era convidada a
participar de alguns momentos para ver o que aescola estava produzindo
de bom, de apresentável. Ou convidada para ser responsabilizada por aquiloque a
escola determinava ser a causa de problemas e fracassos. Uma distância fora
criada esedimentada fortemente. Um sentimento de presença indesejada impedia os
pais de participarem dodia-a-dia da escola e da vida de seus filhos.A partir
dos anos 80, com o crescimento da força dos movimentos sociais, a escola é
atingidapor essa onda de desejos e de necessidade de participação. Os próprios
profissionais da educação,engajados na luta
por mais liberdade, mais democracia e melhor educação pública, defenderam aabertura
dos portões da escola para a entrada das comunidades. Ao passo que a
consciência dedireitos avançava na sociedade, mais particularmente entre os
setores populares, aumentava a clarezade que a escola deveria ser um espaço
público, do encontro dos pais, alunos e trabalhadores emeducação. Os pais dos
alunos percebem o quanto é importante ocupar esse lugar na escola epressionam
para essa abertura. A escola seria o ambiente favorável para exercer a
democracia,construir acordos, conquistar vitórias, realizar sonhos etc. Vários
segmentos sociais poderiam seencontrar e,
através da criação, modificação e fortalecimento de instâncias de participação,
propiciar ascondições para que todos saíssem beneficiados,
principalmente, com a qualidade de uma educaçãopública acessível a todos. As famílias,
no entanto, tiveram que continuar enfrentando muitas dificuldadespara o ingresso
irrestrito nas escolas.
*Esse texto foi tirado da internet, do II Congresso
Político-Pedagógicoda Rede Municipal de Ensino/Escola Plural
FONTE: Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte/2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário