terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

RELAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA/COMUNIDADE



 

Qual papel a família e a comunidade têm desempenhado na Escola ao longo dosanos?



O sentido da entrada e da participação da família e da comunidade no interior da escola temmudado muito através dos tempos em função de vários fatores.Houve um tempo, que poderíamos dizer anterior aos anos 80, em que a presença da família naescola se dava apenas nas festas comemorativas, nos momentos solenes marcantes da vida escolar ou em reuniões organizadas para “chamar a atenção” dos pais para o rendimento dos seus filhos.Qualquer presença da família e da comunidade fora dessas chamadas era considerada umainconveniência, uma presença incômoda. Essa distância manteve-se por muito tempo, pois acreditava-se ou queria-se fazer acreditar que o espaço escolar era espaço exclusivo daqueles que neletrabalhavam. Assim, a comunidade era convidada a participar de alguns momentos para ver o que aescola estava produzindo de bom, de apresentável. Ou convidada para ser responsabilizada por aquiloque a escola determinava ser a causa de problemas e fracassos. Uma distância fora criada esedimentada fortemente. Um sentimento de presença indesejada impedia os pais de participarem dodia-a-dia da escola e da vida de seus filhos.A partir dos anos 80, com o crescimento da força dos movimentos sociais, a escola é atingidapor essa onda de desejos e de necessidade de participação. Os próprios profissionais da educação,engajados na luta por mais liberdade, mais democracia e melhor educação pública, defenderam aabertura dos portões da escola para a entrada das comunidades. Ao passo que a consciência dedireitos avançava na sociedade, mais particularmente entre os setores populares, aumentava a clarezade que a escola deveria ser um espaço público, do encontro dos pais, alunos e trabalhadores emeducação. Os pais dos alunos percebem o quanto é importante ocupar esse lugar na escola epressionam para essa abertura. A escola seria o ambiente favorável para exercer a democracia,construir acordos, conquistar vitórias, realizar sonhos etc. Vários segmentos sociais poderiam seencontrar e, através da criação, modificação e fortalecimento de instâncias de participação, propiciar ascondições para que todos saíssem beneficiados, principalmente, com a qualidade de uma educaçãopública acessível a todos. As famílias, no entanto, tiveram que continuar enfrentando muitas dificuldadespara o ingresso irrestrito nas escolas.

 


*Esse texto foi tirado da internet, do II Congresso Político-Pedagógicoda Rede Municipal de Ensino/Escola Plural

FONTE: Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte/2002



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