quinta-feira, 2 de maio de 2013

DICA DE SAÚDE: No Dia da Voz, conheça algumas dicas para manter a saúde vocal

Cantores, atores e professores têm a voz como essencial para o trabalho.
Fonoaudióloga Glenda Santiago explica o que é prejudicial.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Quem nunca ficou rouco ou já perdeu a voz no fim do dia? Isso, no entanto, pode ser um sintoma de que o uso da voz não está sendo feito corretamente.

A fala é um das principais formas de comunicação humana. Por isso, a voz é um instrumento tão precioso. Cantores, atores, professores, comunicadores são alguns dos profissionais que tem a voz como objeto de trabalho.

São os chamados profissionais da voz que mais devem primar pelos cuidados, isso porque eles dependem dela, e acabam usando muito mais que qualquer outra pessoa. Há 40 anos trabalhando no rádio, o radialista Geraldo Castro afirma que toma cuidado com o seu instrumento de trabalho. "Procuro de toda forma não gripar, não ficar rouco, senão a gente perde a qualidade da voz".

Na Rua Grande, em São Luís, há os que trabalham gritando. São os vendedores de porta de lojas. 

Franklin Carvalho é um deles, que usa toda a animação para atrair a clientela. “No fim do dia a voz fica um pouco forçada, mas a gente toma uns remedinhos e depois volta de novo”, disse.

O centro da capital maranhense é tomado por estes locutores de porta de loja. Antes, eles usavam microfones e caixas de som, mas o material foi proibido recentemente. Então o esforço aumentou mesmo.

Alguns sabem o que fazer pra evitar danos à voz. “Eu como maça, bebo muita água”, disse Geilson Sousa, comerciário.

Para esses e todos os demais profissionais que tem a voz como meio de trabalho, a fonoaudióloga Glenda Santiago, faz o alerta: “falar por muito tempo, falar com competição sonora, gritar e cantar sem técnica são abusos vocais e isso pode ter como consequência uma patologia. Uma doença na prega vocal, que pode ser cirúrgica ou tratada com fonoterapia”, disse.

Àqueles com voz rouca, Glenda esclarece: “nem sempre a rouquidão é decorrente de alterações na prega vocal. Ela pode ser decorrente de uma gripe, que em duas semanas vai passar. Caso não passe nesse prazo, é importante procurar um profissional especializado”, conclui.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO


Nenhum comentário:

Postar um comentário