sexta-feira, 3 de maio de 2013

Consultoria lista hábitos que mais irritam os chefes no escritório

Fofocas, atrasos em reuniões e sujeira nas mesas estão entre práticas mais criticadas por gerentes de empresas na Grã-Bretanha.

Da BBC
Chegar atrasado e deixar sujeira na mesa são alguns dos hábitos mais criticados (Foto: PA)Chegar atrasado e deixar sujeira na mesa são
alguns dos hábitos mais criticados (Foto: PA)
 
Você se atrasa para reuniões e não resiste a participar da última fofoca do escritório? Então saiba que você pode estar deixando muitos chefes irritados.

Pelo menos é isso o que constatou uma consultoria britânica, que entrevistou 2 mil gerentes na Grã-Bretanha para identificar os hábitos mais irritantes no local de trabalho.


Segundo o Institute of Leadership & Management (ILM), as práticas que mais incomodam são:
- Chegar atrasado em reuniões (citado por 65% dos gerentes)
- Deixar pratos e outros recipientes sujos sobre a mesa após o almoço (63%)
- Fofocar sobre os colegas (60%)
- Discutir abertamente assuntos confidenciais da empresa (54%)
- Mandar um e-mail para alguém sentado bem na sua frente (56%)
- Deixar o celular tocar alto (42%)
- Fazer muitos intervalos para fumar (39%)
- Ir trabalhar doente, em vez de ficar em casa (34%)
- Levar os filhos pequenos ao trabalho (27%)

O mau uso dos e-mails está entre os hábitos mais irritantes no escritório, diz o levantamento - segundo o qual 57% dos entrevistados odeiam aquelas mensagens coletivas, enviadas para todo o escritório.

"Pense nas melhores formas de se comunicar", sugere o relatório do ILM. "E-mails muitas vezes são impessoais e pouco claros. Às vezes, a interação cara a cara ou o bom e velho telefonema podem ser mais apropriados."


Roupas impróprias e jargão
Roupas inadequadas e o uso excessivo de jargão também prejudicam o ambiente de trabalho, aponta a pesquisa britânica.

Quase um em cada quatro entrevistados se queixou do fato de colegas exagerarem no emprego de termos como "pensar fora da caixa" e "vamos manter contato", entre outras expressões típicas do universo dos escritórios.

"Muitas vezes essas expressões são vagas e imprecisas", queixou-se um trabalhador britânico entrevistado pela BBC.

Para o ILM, o uso excessivo de jargão "aliena as pessoas e nem sempre é a melhor forma de se comunicar".

No que diz respeito ao vestuário, 27% dos gerentes entrevistados disseram terem sido forçados a dar bronca em seus funcionários que usaram, por exemplo, roupas muito ousadas ou sandálias muito informais.


Pequenas mudanças
Essas pequenas irritações no ambiente profissional podem prejudicar o rendimento, mas soluções simples fazem grande diferença, de acordo com a pesquisa.

O hábito de levar um bolo para os colegas aniversariantes ou preparar-lhes chá e café melhora a convivência para praticamente a maioria dos entrevistados.

"A pesquisa mostra que gestos simples significam muito no escritório, como ouvir um 'obrigado' após realizar uma tarefa e dar-se ao trabalho de dizer 'oi' e 'tchau' aos colegas", diz o ILM.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário