Do UOL, em São Paulo
Claudia Sender, 1ª mulher a assumir empresa aérea no Brasil
Claudia era vice-presidente da unidade de negócios domésticos da TAM Linhas Aéreas, e vai se dedicar integralmente às operações aéreas de passageiros no território brasileiro.
A executiva se destacou dentro da empresa por conseguir executar um plano de segmentação de tarifas, que basicamente consiste em implementar um sistema de vendas que identifique e ofereça passagens mais baratas aos clientes que viajam a lazer e mais caras aos que viajam a negócios.
Com essas estratégias, a empresa conseguiu elevar a sua taxa de ocupação dos voos domésticos de 62,7% para 73% em um ano e ganhar um ponto percentual de mercado mesmo com uma redução de 11% na oferta de assentos no período.
Engenheira química formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), ela tem MBA pela Harvard Business School.
A executiva tem o desafio de buscar resultados em um setor que passa por uma séria crise. Em 2012, a TAM teve prejuízo de R$ 1,2 bilhão, que representa um crescimento de 272% em relação ao ano anterior (quando havia perdido R$ 335 milhões).
Antes da TAM, Claudia Sender foi vice-presidente de marketing da Whirlpool (das marcas Brastemp e Consul).
FONTE: UOL ECONOMIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário