quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

'Paraíso' das antas na América Latina tem mais de 14 mil animais, diz ONG



Do Globo Natureza, em São Paulo
 
Uma equipe de pesquisadores da ONG Wildlife Conservation Society diz haver descoberto um "paraíso" na América Latina para um tipo de animal, cuja população na área, na fronteira entre o Peru e a Bolívia, é estimada em 14,5 mil indivíduos: as antas.

Usando uma combinação de armadilhas fotográficas, observações, informações de guardas florestais e moradores que caçam para subsistência, os cientistas identificaram uma grande quantidade de antas, que circulam entre cinco parques ambientais interligados, situados entre o noroeste boliviano e o sudeste peruano.

 Anta se refresca em rio enquanto pássaro pousa em sua cabeça, em 'santuário' na América Latina (Foto: Mileniusz Spanowicz/WCS)
Anta se refresca em rio enquanto pássaro pousa em sua cabeça, em 'santuário' na América Latina (Foto: Mileniusz Spanowicz/WCS)

Uma série de estudos sobre os animais foi publicada no periódico "Integrative Zoology", na edição de dezembro. Os dois principais parques que funcionam como "santuário" para as antas, e que foram analisados por 12 anos, são o Parque Nacional Madidi, na Bolívia, e a Reserva Nacional Tambopata, no Peru.

As antas são classificadas como vulneráveis pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Considerados os maiores mamíferos terrestres da América do Sul, estes animais chegam a pesar 300 kg. Sua dieta se baseia em frutas e folhas.

Registros das armadilhas fotográficas revelaram que as antas são mais numerosas em áreas ambientais protegidas do que em regiões sem proteção, na fronteira entre a Bolívia e o Peru.

Num local em que houve medição de dados por um longo período do tempo, próximo ao rio Tuichi, a população de antas que estava declinando se recuperou após a criação de uma área preservada - o Parque Nacional Madidi, criado em 1995, de acordo com os cientistas.

FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO









Nenhum comentário:

Postar um comentário