quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dica de Saúde: Asma



Asma

 


O controle da doença pode ser feito a partir de corticóides inalatórios.

A asma é uma doença crônica caracterizada pela inflamação dos pulmões e provocada pela obstrução crônica do fluxo de ar nas vias respiratórias. É classificada como controlada, não controlada e parcialmente controlada. Tal doença induz a contração da musculatura das vias aéreas, a grande produção de mucosa e os broncoespasmos (contrações) fazendo com que o ar passe com grande dificuldade para os pulmões, que realizam maior força para receber o ar, gerando cansaço, chiado no peito, tosse e respiração difícil (falta de ar).

A asma pode ocorrer por hereditariedade, alergias, alterações climáticas, gripes ou resfriados e outros. Dessa forma, as causas da doença variam de acordo com cada organismo, sendo que, independente da origem, a doença deve ser tratada, pois o não tratamento compromete o bom funcionamento do organismo e a qualidade de vida.

Os sinais apresentados pela doença além da falta de ar são: tosse, chiado no peito, cansaço, catarro, ardência no peito e aversão a cheiros fortes. A partir do aparecimento dos sinais o especialista utiliza alguns exames para facilitar o diagnóstico. Normalmente utiliza-se radiografia do tórax, mas ainda podem ser realizados exames de sangue, de pele, teste de bronco e espirometria.

O tratamento é feito utilizando medicamentos broncodilatadores, para facilitar a passagem do ar dilatando as vias aéreas; e corticoides inalatórios, para combater a inflamação. Para evitar crises de asma, que podem ocorrer a qualquer momento, as pessoas que possuem a doença devem estar atentas ao ambiente, ao combate de agentes que induzem as alergias e à prevenção de doenças.
 
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola









Nenhum comentário:

Postar um comentário