domingo, 20 de janeiro de 2013

Obama toma posse formalmente para seu segundo mandato nos EUA



Do G1, em São Paulo

 

O presidente dos EUA, Barack Obama, tomou posse oficialmente neste domingo (20) de seu segundo mandato.

O juramento ocorreu em uma cerimônia discreta e privada no Salão Azul da Casa Branca, na capital, Washington.

"Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir fielmente as funções de presidente dos Estados Unidos e, em toda a extensão da minha capacidade, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos", disse o democrata, assumindo formalmente o cargo para mais um período de quatro anos.

 O presidente dos EUA, Barack Obama, presta juramento para tomar posse formalmente de seu segundo mandato, neste domingo (20), na Casa Branca (Foto: AFP)
O presidente dos EUA, Barack Obama, presta juramento para tomar posse formalmente de seu segundo mandato, neste domingo (20), na Casa Branca (Foto: AFP)

Obama estava acompanhado da primeira-dama, Michelle, e de suas filhas, Sasha e Malia.

O juramento foi prestado diante do magistrado John Roberts, presidente da Suprema Corte dos EUA -que já havia participado do primeiro juramento de Obama, em 2009.

Obama prestou o juramento com a mão esquerda sobre uma Bíblia de propriedade da família de sua mulher.

Posse em dois dias

A Vigésima Emenda da Constituição dos EUA determina que a posse formal de um novo presidente americano ocorra sempre no dia 20 de janeiro.

Mas, quando o dia cai em um domingo como agora, a cerimônia pública, com o tradicional discurso de posse, além de um novo juramento nas escadarias do Capitólio, sede do Congresso, ocorre no dia seguinte.

Obama foi reeleito em 6 de novembro do ano passado, após vencer o rival republicano Mitt Romney nas urnas em uma disputa acirrada.

Mais cedo, o vice-presidente Joe Biden já havia prestado seu juramento, também em uma cerimônia privada.

  Cercado pela família, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, presta juramento neste domingo (20) em Washington para tomar posse de seu segundo mandato na Casa Branca; cercado pela família, Biden prestou juramento para a juíza da Suprema Corte Sonia Sotoma (Foto: AFP)
Cercado pela família, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, presta juramento neste domingo (20) em Washington para tomar posse de seu segundo mandato na Casa Branca; cercado pela família, Biden prestou juramento para a juíza da Suprema Corte Sonia Sotomayor (Foto: AFP)

FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário