quarta-feira, 14 de maio de 2014

"Se a Copa começasse hoje, creio que estaríamos prontos", diz Aldo Rebelo

Por Brasília

A exatos 30 dias do início da Copa do Mundo, os preparativos seguem em ritmo acelerado em todas as cidades-sedes. Governos e empresas correm para concluir obras de infraestrutura e até mesmo três estádios que ainda não foram completamente entregues: Arena Corinthians, Arena da Baixada e Arena Pantanal. Mas, para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, se a partida de abertura estivesse marcada para esta terça-feira, o país estaria preparado para receber o Mundial.

- Se começasse hoje, creio que estaríamos prontos. Já tínhamos uma infraestrutura grande e estádios no país que foram reformados ou construídos. Acho que o Brasil faria, sim, a Copa, como já fizemos a Copa das Confederações, que foi um esforço grande, e o país demonstrou que tem capacidade de realizar. O Brasil, na verdade, já fez coisas mais difíceis e importantes que a Copa do Mundo - afirmou o ministro em entrevista exclusiva.

Aldo Rebelo ministro do Esporte (Foto: Fabrício Marques) 
Para ministro do Esporte, Aldo Rebelo, Brasil está pronto para receber a Copa (Foto: 
Fabrício Marques)

Questionado sobre os estádios que ainda estão em obras, Aldo Rebelo minimizou e disse que eles ainda vão passar por testes, mas já estão preparados para receber partidas.

- Esses três estádios ainda vão passar por eventos-testes, mas todos já tiveram jogos. O de Cuiabá recebeu jogos oficiais. O do Paraná também já fez um evento-teste e vai realizar o segundo esta semana. O do Corinthians fez um jogo de veteranos e agora vai realizar outra partida pelo Campeonato Brasileiro.

Sobre os atrasos em obras de infraestrutura, Aldo Rebelo garantiu que tudo o que for necessário para a Copa será concluído e também afirmou que a realização do Mundial já está gerando inúmeros benefícios ao país.

- Acho que tudo foi superado e teremos as obras essenciais para a Copa entregues. O país vai celebrar este grande evento esportivo, que é também uma grande oportunidade. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta que a Copa vai gerar 3,6 milhões de empregos. Os negócios dentro do Brasil terão uma projeção. 

Vai melhorar nossa mão de obra, que sairá mais qualificada da Copa. As cidades receberão impacto grande com as obras de mobilidade. O país já é vitorioso por conta da Copa do Mundo, independentemente de ganhar o sexto título, que é algo que tenho confiança de que vai acontecer também, críticas dos estrangeiros

Reprodução revista Der Spiegel (Foto: Reprodução / revista Der Spiegel)Capa de revista alemã critica a organização do Mundial (Foto: Reprodução / revista Der Spiegel)
 
A confiança demonstrada por Aldo Rebelo não vem se refletindo em jornais e revistas internacionais, que têm abordado com frequência os problemas enfrentados pelo Brasil na organização da Copa do Mundo. Em algumas reportagens, o panorama apresentado é catastrófico, como foi o caso da revista alemã “Der Spiegel”, que estampou nesta terça-feira uma capa com o título "Morte e jogos", em referência ao Mundial. Para o ministro, essas reportagens são fruto de interesses e muitas vezes contêm má vontade, preconceito e desinformação.

-O Brasil é um país que incomoda naturalmente. Isso não é novidade. Quando fui relator do Código Florestal, também se espalhava a mesma onda. Quando íamos investigar, eram os concorrentes europeus que financiavam Ongs internacionais para fazerem campanha contra o país por interesse comercial. Temos que procurar corrigir nossas deficiências no esforço de construir esse evento e não ficar impressionado com campanhas contra que são feitas dentro e fora do país. Lá fora é natural que haja uma dose de má vontade. Contêm (as reportagens estrangeiras criticando a Copa) um pouco de má vontade, um pouco de preconceito e um pouco de desinformação.

Sobre as críticas vindas dos próprios brasileiros, Aldo Rebelo recorreu a Nelson Rodrigues.

- Nelson Rodrigues, célebre cronista, já nos advertia para o sentimento do "Narciso às avessas". São aqueles que cospem na própria imagem.
matriz de responsabilidades, VIOLÊNCIA e seleção

Durante a entrevista, Aldo Rebelo também falou sobre as obras previstas na Matriz de Reponsabilidades da Copa e que não serão concluídas a tempo da Copa do Mundo. O ministro ainda afirmou que torcedores violentos devem ser proibidos de entrar no país para acompanhar o Mundial. Colega do técnico Luiz Felipe Scolari, Rebelo também aprovou a convocação da Seleção e colocou o Brasil como grande favorito ao título. Veja abaixo os principais trechos:

Atrasos nas obras
"A Matriz é composta de obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. É um programa pré-Copa. Ele não estava vinculado à Copa do Mundo no Brasil. Essas obras seriam executadas independentemente do Mundial. O que houve foi que o governo federal, os estados e os municípios resolveram antecipar algumas dessas obras, para que ficassem prontas antes da Copa. Muitas já foram entregues. Eu comecei a participar da entrega dessas obras ainda em 2011, em Belo Horizonte. De lá para cá, nunca paramos de entregar obras. Nem todas ficaram prontas, mas as que não ficaram prontas continuarão e serão concluídas depois da Copa.

As obras no Brasil são submetidas a muita fiscalização. Isso leva a um atraso. Aliás, muitas delas multiplicam de preço porque são mais demoradas"
Aldo Rebelo

As obras no Brasil são submetidas a muita fiscalização. Pega o caso do Maracanã, onde foram 11 órgãos de controle fazendo cada um uma exigência. As obras no Brasil obedecem a um planejamento, que é feito pelo executivo e seus engenheiros, e outro planejamento de órgãos de controle, que param uma obra a todo momento. Tudo isso interfere no calendário. Há no Brasil muitas vezes um abuso em relação a obras que estão sendo executadas e são paralisadas. Isso leva a um atraso. Aliás, muitas delas multiplicam de preço porque são mais demoradas". 

Torcedores violentos serão barrados na Copa
"Torcedores violentos não só podem, como devem ser barrados. Recebemos, inclusive, apelos de associações de vítimas de violência no futebol, como no caso da Argentina. Estamos trabalhando com as organizações policiais de todo o mundo e com a Interpol para evitar que esses torcedores possam vir para a Copa e criem problemas no Brasil. É uma medida mais do que legítima, mas necessária para proteger os torcedores da ação dos violentos, que lamentavelmente existem no mundo inteiro. Isso demanda de nossa parte uma atenção muito grande".

Preocupação com torcidas brasileiras
"Todos os países fazem um esforço para conter a violência. Quando você vê uma final de Copa da Itália com o estádio em convulsão é porque as autoridades querem? Não. Com certeza, procuram evitar. As mortes de torcedores na Argentina, eles procuram evitar, mas nem sempre conseguem. O que devemos fazer é redobrar as medidas para combater, coibir e, principalmente, punir. A prisão de um torcedor violento, como esse que atirou um vaso sanitário em Pernambuco ou daqueles envolvidos na briga em Santa Catarina, no jogo entre Atlético-PR e Vasco, já podem ajudar a inibir a ação de outros".

Convocação e favoritismo do Brasil
"São jogadores que foram convocados para a Copa das Confederações, com uma exceção ou outra. Alguns demonstraram capacidade para integrar o grupo mais recentemente. Acho que é um time experiente, com jogadores maduros, na sua maioria acima de 25 anos. E temos um jogador excepcional, que está no nível dos melhores do Mundo, que é o Neymar. Acho que jogando com o apoio da torcida temos uma vantagem que nenhuma outra seleção tem. O próprio treinador da Espanha revelou que na decisão da Copa das Confederações o Brasil ganhou o jogo quando a torcida cantou o hino com os jogadores.

Jogadores Brasil posado cantando hino final copa das confederações (Foto: Agência Reuters)Jogadores da Seleção cantam o hino na final da Copa das Confederações: exemplo de força 
(Foto: Agência Reuters)
 

O adversário que chegar à final vai chegar com muita força. Temos aquelas seleções que podem crescer durante a Copa, como a Itália, que já fez isso em 1982. Temos a Argentina, que tem o melhor jogador do mundo e é uma grande seleção. A própria Espanha tem jogadores da vitória de 2010, e a Alemanha é uma seleção madura, com parte do time disputando sua terceira Copa. Essas seleções, na minha visão, são as que tem capacidade de alcançar o vice-campeonato".
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário