quinta-feira, 15 de maio de 2014

DICA DE SAÚDE: Verrugas: mitos e verdades

Verrugas: mitos e verdades

Você sabia que aquela verruga no nariz, indispensável na descrição de qualquer bruxa de contos de fada, pode nem ser uma verruga de verdade? A verruga é causada pelo vírus HPV — o que as bruxas têm no nariz, trata-se de um simples nevo, ou o que chamamos de pinta.


Verrugas: mitos e verdades 

A seguir, confira este e outros mitos que foram desvendados pela dermatologista Juliana Barberatto:

O que é uma verruga e como elas surgem?
Trata-se de uma lesão de pele muito comum e benigna que atinge todas as idades.

As verrugas são causadas pelo HPV (papilomavirus humano), o mesmo que causa vários problemas na saúde da mulher e é causador do câncer de colo do útero. Porém nem todas as verrugas são transmitidas pelo contato sexual. Na realidade, qualquer contato com a pele pode ser suficiente para transmitir o vírus.

Existe um jeito de eliminá-las em casa?
É importante alertar que não se deve tentar retirá-las em casa, pois, por serem causadas por um vírus, há chance de se proliferarem ao invés de serem eliminadas. Quem suspeita ter verrugas, deve sempre consultar um dermatologista para diferenciá-las de outras lesões de pele como nevos (pintas) ou carcinomas.

O tratamento é somente cirúrgico?
Mito. Existem vários tipos de tratamento de acordo com o número de lesões, tamanho e localização. Substâncias queratolíticas, cauterização química, crioterapia (congelamento), uso de imunomoduladores, laserterapia e excisão cirúrgica são algumas formas de tratamento. Aliás, hoje em dia já existem até vacinas contra HPV.

Só há um tipo de verruga?
Mito. Existem diversos tipos e subtipos de verrugas, os subtipos mais agressivos do HPV podem causar câncer — principalmente de colo de útero e pênis. Por isso é importante o uso de preservativo nas relações sexuais

Nem toda lesão é uma verruga?
Verdade, existem várias lesões normalmente benignas como pólipos (lesões pedunculadas que grande parte das pessoas erroneamente denominam como verrugas) e nevos (as famosas pintas).

Os animais transmitem verrugas?
Mito. O HPV atinge somente a espécie humana.

Já que são benignas, posso viver com uma verruga sem me preocupar?
Mito. É importante ir ao médico para ver se há necessidade de remoção, especialmente as verrugas localizadas em região genital.

É comum ter mais de uma verruga ao mesmo tempo?
Verdade. Por ser transmitida por um vírus, qualquer contato de pele com pele pode ser suficiente para sua transmissão

Contar estrelas causa verruga nos dedos?
Mito. Trata-se de apenas uma crença popular.






FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário