BARCELONA - Lewis Hamilton ganhou pela quarta vez seguida na atual
temporada da Fórmula-1. E foi uma vitória maiúscula do líder do
campeonato, com um 'pega' nas últimas voltas contra o companheiro de
Mercedes, Nico Rosberg. A diferença entre eles na bandeirada foi mínima
(0s6), em mais um show da equipe, que domina com ampla vantagem sobre as
demais o campeonato deste ano.
A RBR ficou com as duas posições seguintes ao fim da corrida: Daniel Ricciardo foi o terceiro e o tetracampeão Sebastian Vettel, em prova espetacular, de recuperação e muitas ultrapassagens, chegou em quarto, depois de largar em 15º.
O brasileiro Felipe Massa não teve sorte nas estratégias de parada e, com desgaste grande nos pneus, terminou a prova apenas na 13ª posição.
- A estratégia principal eram três paradas, se eu não ultrapassasse muitos carros na largada. Larguei bem, mas perdi todas as posições que ganhei. Então, optamos por seguir a estratégia do começo. Ficar sempre atrás de algum carro aumentou o desgaste dos pneus, e minha corrida não valeu no final. Perdemos posições e foi dificil de recuperar no fim, com os pneus usados - comentou Massa, em entrevista à TV Globo.
A próxima etapa da temporada 2014 será daqui a duas semanas, dia 25, no tradicionalíssimo circuito de Mônaco.
Como foi a corrida:
Na largada, a maioria das posições se manteve, com Massa saindo bem e conseguindo ultrapassar Button, subindo para oitavo. Bottas foi para terceiro, deixando Ricciardo para trás, enquanto Alonso passou a pressionar Raikkonen. Ao fim da primeira volta, Hamilton e Rosberg já haviam aberto grande distância, com 3 segundos e meio para o terceiro colocado. Vettel seguia abrindo o pelotão de trás, ultrapassando diversos adversários nas dez primeiras voltas. Na frente, Hamilton e Rosberg já tinham 15 segundos de vantagem em relação a Bottas, o terceiro colocado.
Na sétima colocação, uma briga caseira por posições. Raikkonen e Alonso aumentavam o ritmo a cada volta e o espanhol chegou até mesmo a fritar os pneus e quase bater na hora de tentar ultrapassar o finlandês, sem sucesso, na saída dos boxes.
Na volta de número 40, Rosberg passou a apertar o ritmo sobre Hamilton, na tentativa de ganhar a posição nos boxes. Quatro voltas depois, Hamilton parou nos boxes, mas teve uma parada muito ruim, voltando 18 segundos atrás de Rosberg.
Na 46ª volta, Rosberg parou e retornou à pista segundos atrás de Hamilton. Mas, com pneus mais macios, teve novas chances para atacar o inglês, que saiu com compostos duros. Bottas parou nos boxes e teve problemas no acerto do carro, retornando em sexto, atrás de Alonso e Vettel. Na 48ª volta, Massa, que seguia em oitavo, fez sua terceira e última parada, voltando em 14º com pneus duros.
Mercedes x Mercedes e Ferrari x Ferrari
Rosberg diminuía a cada volta a distância para Hamilton, mas os pneus passavam a ficar mais gastos. Em cinco voltas, o alemão reduziu dois segundos e meio para o inglês. A seis voltas do fim, a distância entre os líderes era de apenas 1 segundo, e os pneus de Hamilton já não aguentavam mais a pressão de Rosberg.
Com quatro voltas para o fim, chegou a vez de outra briga caseira, entre Alonso e Raikkonen, pela sexta colocação. O espanhol atacou o finlandês, que tentava de todas as maneiras se defender das investidas do bicampeão mundial. A duas voltas do fim, após dividirem quatro curvas, Alonso conseguiu uma bela ultrapassagem sobre Raikkonen, pulando para sexto.
Na última volta, ficou claro o domínio da Mercedes na Fórmula-1, sendo que os dois pilotos da equipe deram uma volta sobre Kimi Raikkonen, o sétimo colocado. Ainda assim, a briga entre os dois seguia dura. Na última volta, porém, Rosberg errou em uma curva e permitiu que Hamilton abrisse distância. Na reta, Hamilton se deu ao luxo de "dançar" com o carro na pista, chegando poucos milésimos à frente de Rosberg.
Confira as posiçõesa finais do GP da Espanha:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), com 1h41m05s155
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +0s636
3) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +49s014
4) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +1m16s702
5) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +1m19s293
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +1m27s743
7) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +1 volta
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +1 volta
9) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1 volta
10) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1 volta
11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +1 volta
12) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1 volta
13) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +1 volta
14) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +1 volta
15) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1 volta
16) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) +1 volta
17) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) +1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +2 voltas
19) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +2 voltas
20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) +2 voltas
Não completaram:
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) com 34 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) com 24 voltas
A RBR ficou com as duas posições seguintes ao fim da corrida: Daniel Ricciardo foi o terceiro e o tetracampeão Sebastian Vettel, em prova espetacular, de recuperação e muitas ultrapassagens, chegou em quarto, depois de largar em 15º.
O brasileiro Felipe Massa não teve sorte nas estratégias de parada e, com desgaste grande nos pneus, terminou a prova apenas na 13ª posição.
- A estratégia principal eram três paradas, se eu não ultrapassasse muitos carros na largada. Larguei bem, mas perdi todas as posições que ganhei. Então, optamos por seguir a estratégia do começo. Ficar sempre atrás de algum carro aumentou o desgaste dos pneus, e minha corrida não valeu no final. Perdemos posições e foi dificil de recuperar no fim, com os pneus usados - comentou Massa, em entrevista à TV Globo.
A próxima etapa da temporada 2014 será daqui a duas semanas, dia 25, no tradicionalíssimo circuito de Mônaco.
Como foi a corrida:
Na largada, a maioria das posições se manteve, com Massa saindo bem e conseguindo ultrapassar Button, subindo para oitavo. Bottas foi para terceiro, deixando Ricciardo para trás, enquanto Alonso passou a pressionar Raikkonen. Ao fim da primeira volta, Hamilton e Rosberg já haviam aberto grande distância, com 3 segundos e meio para o terceiro colocado. Vettel seguia abrindo o pelotão de trás, ultrapassando diversos adversários nas dez primeiras voltas. Na frente, Hamilton e Rosberg já tinham 15 segundos de vantagem em relação a Bottas, o terceiro colocado.
Na sétima colocação, uma briga caseira por posições. Raikkonen e Alonso aumentavam o ritmo a cada volta e o espanhol chegou até mesmo a fritar os pneus e quase bater na hora de tentar ultrapassar o finlandês, sem sucesso, na saída dos boxes.
Na volta de número 40, Rosberg passou a apertar o ritmo sobre Hamilton, na tentativa de ganhar a posição nos boxes. Quatro voltas depois, Hamilton parou nos boxes, mas teve uma parada muito ruim, voltando 18 segundos atrás de Rosberg.
Na 46ª volta, Rosberg parou e retornou à pista segundos atrás de Hamilton. Mas, com pneus mais macios, teve novas chances para atacar o inglês, que saiu com compostos duros. Bottas parou nos boxes e teve problemas no acerto do carro, retornando em sexto, atrás de Alonso e Vettel. Na 48ª volta, Massa, que seguia em oitavo, fez sua terceira e última parada, voltando em 14º com pneus duros.
Mercedes x Mercedes e Ferrari x Ferrari
Rosberg diminuía a cada volta a distância para Hamilton, mas os pneus passavam a ficar mais gastos. Em cinco voltas, o alemão reduziu dois segundos e meio para o inglês. A seis voltas do fim, a distância entre os líderes era de apenas 1 segundo, e os pneus de Hamilton já não aguentavam mais a pressão de Rosberg.
Com quatro voltas para o fim, chegou a vez de outra briga caseira, entre Alonso e Raikkonen, pela sexta colocação. O espanhol atacou o finlandês, que tentava de todas as maneiras se defender das investidas do bicampeão mundial. A duas voltas do fim, após dividirem quatro curvas, Alonso conseguiu uma bela ultrapassagem sobre Raikkonen, pulando para sexto.
Na última volta, ficou claro o domínio da Mercedes na Fórmula-1, sendo que os dois pilotos da equipe deram uma volta sobre Kimi Raikkonen, o sétimo colocado. Ainda assim, a briga entre os dois seguia dura. Na última volta, porém, Rosberg errou em uma curva e permitiu que Hamilton abrisse distância. Na reta, Hamilton se deu ao luxo de "dançar" com o carro na pista, chegando poucos milésimos à frente de Rosberg.
Confira as posiçõesa finais do GP da Espanha:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), com 1h41m05s155
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +0s636
3) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +49s014
4) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +1m16s702
5) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +1m19s293
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +1m27s743
7) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +1 volta
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +1 volta
9) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1 volta
10) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1 volta
11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +1 volta
12) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1 volta
13) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +1 volta
14) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +1 volta
15) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1 volta
16) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) +1 volta
17) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) +1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +2 voltas
19) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +2 voltas
20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) +2 voltas
Não completaram:
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) com 34 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) com 24 voltas
FONTE: JORNAL O GLOBO
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