sexta-feira, 19 de abril de 2013

Escola Miguel Matias, de Campo Alegre, no Dia Nacional do Livro Infantil

 
 Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias


Esta semana a Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, localizada no Centro da cidade de Campo Alegre - Alagoas, que funciona com turmas de 3ºs, 4ºs e 5ºs Anos da Educação Básica, está vivendo A Semana do Livro Infantil, junto com seus alunos, professores e equipe.

Foto
 Ambiente montado dedicado à leitura

 .
Música Brincar de Índio, da cantora e apresentadora Xuxa

A Semana do Livro Infantil na Escola Miguel Matias teve início na última segunda-feira, dia 15 de abril, nos turnos Matutino e Vespertino.

Durante a semana já comapareceram várias turmas de alunos do respectivo estabelecimento, Escola Miguel Matias, com seus professores para fazer leituras e trabalhos, usando a leitura e criatividade dos alunos. Lembramos que professores e alunos dos turnos Matutino e Vespertino já marcaram presença com seus alunos: Turmas das professoras Bibi, Rosa, Edivânia, Olga, Ana Cleide, Agda, Varleny, Irisdelma, Turma do professor Nelson e outras mais.


 18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil.
Ontem algumas turmas fizeram participação aqui na Semana do Livro Infantil, ideia organizada pela escola Miguel Matias; onde lembraram da data importantíssima, 18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil.
Foto: Meu grandee amigoo !
 Alunos do 3º Ano Vespertino da professora Varleny. E dando assistência, professor Renilton Silva


 Agda IsabeleEstá é a professora Agda, da turma do 3º Ano Vespertino, da nossa escola; que na oportunidade levou seus alunos para o nosso cenário e deu um show de explicação e interpretação, lendo um pouco da história de Monteiro Lobato e mostrando para seus alunos alguns livros do autor que nasceu no dia do livro, 18 de abril.


 No corredor da escola foi montada uma espécie de Sala de Leitura, onde cada professor(a) traz sua turma para fazer leituras em grupo ou individual; desenhos e pinturas; produção de texto; dramatização e outros trabalhos; utilizando como suporte os livros infantis, infanto-juvenil expostos; obras de outros autores, inclusive de Monteiro Lobato.

  Alunos encantados com a leitura. Renilton Silva incentivando.

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por Monteiro Lobato que demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Veja um dos alunos da professora Varleny, PEGANDO O LIVRO DO AUTOR MONTEIRO LOBATO. Isso é encantador!!!

Como eles gostam de ler! 

 


Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
  Foto
Professora Deise Matias e eu sentado na cadeira incentivando à leitura dos alunos
 

A leitura, que é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas, com a invenção da imprensa, tornou-se uma atividade extremamente importante para a civilização, atendendo múltiplas finalidades.
 
 Letra da música Emília, da cantora Baby Consuelo


.
Alunas da professora Varleny, fantasiadas de Emília, um dos personagens do autor Monteiro Lobato
 
Alunos da professora Varleny, fantasiados de Visconde de Sabugosa, um dos personagens do autor Monteiro Lobato
.
 
 



Livro é um volume transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro.
Professora Varleny, com fantoches e acompanhando a leitura com seus alunos 

Em ciência da informação o livro é chamado monografia, para distingui-lo de outros tipos de publicação como revistas, periódicos, teses, tesauros, etc.

O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento e expressões individuais ou colectivas. Mas também é nos dias de hoje um produto de consumo, um bem e sendo assim a parte final de sua produção é realizada por meios industriais (impressão e distribuição). A tarefa de criar um conteúdo passível de ser transformado em livro é tarefa do autor. Já a produção dos livros, no que concerne a transformar os originais em um produto comercializável, é tarefa do editor, em geral contratado por uma editora. Outra função associada ao livro é a coleta e organização e indexação de coleções de livros, típica do bibliotecário. Finalmente, destaca-se também o livreiro cuja função principal é de disponibilizar os livros editados ao público em geral, vendendo-os nas livrarias generalistas ou de especialidade. Compete também ao livreiro todo o trabalho de pesquisa que vá ao encontro da vontade dos leitores.

Escola Miguel Matias: Ao centro, diretores e professores Luciano e Giselma; nas laterais, coordenadoras e professoras Patrícia e Selma

 

Um pouco da História do Livro

A história do livro é uma história de inovações técnicas que permitiram a melhora da conservação dos volumes e do acesso à informação, da facilidade em manuseá-lo e produzi-lo. Esta história está intimamente ligada às contingências político-econômicas e à história de idéias e religiões.



RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário