quinta-feira, 26 de setembro de 2013

I MIGUEL MATIAS CULTURAL – PROJETO A CASA DE CORDEL, NO SEU SEGUNDO DIA


 
Hoje pela manhã e à tarde, houve apresentações de peças teatrais, na Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, no segundo dia da I MIGUEL MATIAS CULTURAL - PROJETO A CASA DE CORDEL. 
 
Desde ontem, 25 de setembro, que alunos dos 3ºs, 4ºs, 5ºs anos, educação inclusiva, juntos com professores e equipe Miguel Matias participam desse evento e nesta quinta-feira, 26 de setembro, participaram das apresentações do Projeto A Casa de Cordel; dramatizando: A árvore do dinheiro; O vaqueiro que não sabia mentir; A bela donzela e a fera do cangaço; Coco verde e melancia - iniciando às 8:00 horas e alguns minutos desta manhã até aproximadamente às 11:00 horas. Alguns visitantes, alunos, professores e pais de alunos se fizeram presentes. À tarde iniciando às 2:00 horas e alguns minutos, seguindo mais peças teatrais: A moça que dançou depois da morte; Branca de Neve em cordel; História de Trancoso; O encontro de Lampião, Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré no portão do céu. Escolas convidadas; a SEMED - Secretaria Municipal de Educação, representada pelas professoras Jane Cleide e Rosa; Secretário de Cultura Carlos Olodum; demais pessoas assistiram ao evento.
   
 
Veja o significado de Literatura de Cordel:
 
A literatura de cordel são contos e lendas escritas em prosa e versos, impressos em livrinhos comuns nas feiras nordestinas, onde aparecem pendurados em barbantes ou cordéis, nas portas das lojas.
A literatura de cordel é classificada em três tipos: Os folhetos são os livros de 8 páginas, os romances são os de 16 ou 24 páginas e as histórias, de 32 a 48 páginas.
Os assuntos são os mais variados, desde acontecimentos marcantes, aventuras, temas de ficção, até religião, romance, etc.
Nas feiras aparecem também os vendedores de literatura de cordel, que arrumam sua mercadoria sobre esteiras ou caixotes, escolhem um livro e começam a declamar os versos para atrair os compradores.
 
 
VEJA ALGUMAS FOTOS DA 1ª MIGUEL MATIAS CULTURAL, NO PROJETO A CASA DE CORDEL (Neste carro de som, eu Renilton Silva, estou fazendo a locução do desfile desse projeto, pelas ruas da cidade)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ACOMPANHE UM TRECHO DA PROGRAMAÇÃO DA I MIGUEL MATIAS CULTURAL QUE ENCERRA-SE AMANHÃ:

27/09/2013 – Sexta-feira
 
Apresentações de Stands
 
Manhã 8:00 às 11:00 horas
 
Vespertino 14:00 às 16:30 horas
 
*Canta e encanta – Cordel
*Bumba meu boi
*Cordel encantado
*Cordel com a corda toda
*Rei do Cangaço
*Rei do baião
*Cordel na educação
*A árvore do dinheiro
*Acorda cordel
*O cangaço
*Oficina com as turmas dos 4ºs anos

 
 
 

I MIGUEL MATIAS CULTURAL - PROJETO A CASA DE CORDEL
Participe com a gente! 

Um trabalho organizado pela Escola Municipal de Educação Básica Miguel, nas pessoas dos professores Luciano Torres e Giselma Vieira, da direção. Coordenação: Professoras Patrícia e Selma, e equipe Matias Matias.


Obrigado a todos que direta ou indiretamente estão colaborando para essa realização!


 Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias - Educando com responsabilidade.
Localizada no centro da cidade de Campo Alegre - Alagoas




RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário