domingo, 22 de setembro de 2013

Cadeirante sofre há 15 anos com rua sem acessibilidade em Boa Vista

Indignado com a situação, aposentado diz que perdeu o direito de ir e vir.
Neste dia 21 é comemorado Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes.

Valéria Oliveira Do G1 RR
Ao sair de casa, aposentado enfrenta os buracos na rua sem asfalto. (Foto: Valéria Oliveira/ G1)Ao sair de casa, aposentado enfrenta os buracos na rua sem asfalto. (Foto: Valéria Oliveira/ G1)

Com 65 anos de idade, dos quais 15 sobre uma cadeira de rodas, o aposentado José Pereira  afirma que seu maior sofrimento não é ter perdido o movimento das pernas, mas a dificuldade que ele encontra para sair da própria casa, localizada no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste de Boa Vista.

Conhecido pela vizinhança como 'Zuza', ele diz que perdeu o direito de ir e vir. Para o aposentado sair de onde mora sempre é necessária a ajuda de algum familiar ou vizinho. Segundo o cadeirante, que mora na rua há 18 anos, ele já perdeu as contas de quantas vezes procurou o poder público para resolver o problema da rua esburacada.

Ele se diz injustiçado com a situação. "Estou com 65 anos, há 45 anos contribuo para que os políticos dessa cidade sejam eleitos. O que eu peço é respeito a mim e à minha família. Muitos já vieram nessa rua, mas somente olhar e não fazer nada não adianta", desabafou.

O cadeirante relatou ainda que ele mesmo já tentou resolver o problema, construindo rampa na saída de sua casa e comprando barro para tapar os buracos que se formaram na rua que, segundo ele, é tanto no inverno quanto no verão.

"Quando chove é só lama, tudo alaga. Quando tem sol, aparecem os buracos. É uma situação insuportável. Aqui é um sufoco!", acrescentou Zuza emocionado ao falar da luta diária.

Apesar da dificuldades encontradas, ele tem esperança que o problema de asfalto na rua seja resolvido. "Eu sei que uma andorinha só não faz verão. Espero que um dia algum político tenha compaixão e dê as mínimas condições para que eu possa viver como qualquer cidadão desse país. Não estou pedindo nada que não esteja ao alcance deles", concluiu.

Prefeitura
Por nota, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou) informou que todas as ruas do bairro Senador Hélio Campos foram incluídas nos projetos de obras de drenagem, pavimentação e recapeamento.

Essas obras serão licitadas e devem ser iniciadas em 2014. Enquanto isso, ainda segundo a nota, a Secretaria trabalha com equipe própria em ações paliativas, como tapa-buracos em ruas já asfaltadas e terraplenagem naquelas que não são pavimentadas.

Informa ainda que, diante da reclamação do morador cadeirante, a Secretaria de Obras e a Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges) irão atuar com prioridade para resolver o problema de locomoção de José Pereira.

Zuza se diz que situação é 'insuportável' (Foto: Valéria Oliveira/ G1)Zuza diz que situação é 'insuportável' (Foto: Valéria Oliveira/ G1)
 

 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário