sábado, 8 de novembro de 2014

Enem 2014# 24: Dicas em 1 minuto sobre chutar ou não no Enem

Deixar a questão é branco é um erro, diz especialista.
Entenda como funciona a pontuação das provas objetivas.

O especialista em avaliação educacional Tadeu da Ponte diz no vídeo acima que deixar uma questão do do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em branco é equivalente a errar, portanto o candidato deve 'chutar' quando não souber a resposta.

"Criou-se o mito de que chutar no Enem prejudica a sua nota, seja errando ou acertando a resposta. Na metodologia do Enem cada questão tem apenas dois possíveis resultados: acertou ou erro. Uma resposta em branco é a mesma coisa que errar."

Entenda a pontuação do Enem

Ponte explica que quando o candidato acerta, ainda que as questões tenham pesos diferentes, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Ítem (TRI), usada nas provas objetivas do Enem, sempre vai contar uma nota positiva. "Então quando o candidato não sabe a resposta deve recorrer ao chute. muitas vezes é possível eliminar alternativas absurdas, aumentando assim as probabilidades de acerto."
 
Pela metodologia usada no Enem, não é possível chegar na nota mil no Enem mesmo se o candidato acertar todas as questões das provas objetivas. A nota de um aluno mede a posiçao em relação a uma média de referência.

Se a prova tem 45 questões e o candidato acerta 30 delas, este número pode ser uma nota boa ou ruim, depende de qual foi a média dos outros candidatos. Se a média de acertos foi 20, acertar 30 vai dar uma nota muito boa.

Acertar as 45 questões significa que você foi muito bem na prova e vai representar o quanto você está distante da média dos outros candidatos. Se for muito distante da média de referência, pode ser convertido em uma nota 908, por exemplo.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário